Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
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Para quem tem quadrado com ar-condicionado. Ajuda!
Caros,
tenho um voyage 89 gls (com ar) e no meu essa peça existe, mas acho que os fios foram cortados por algum dos antigos donos. Não sei o porquê!!
Alguém com um quadrado com ar pode postar uma foto (e/ou informações) do fundo da ventoinha do radiador para eu ver essa ligação elétrica?
A peça em questão é essa que está marcada com uma seta abaixo:
Vou tirar fotos de como está no meu carro e coloco aqui para vocês verem.
Marcus
tenho um voyage 89 gls (com ar) e no meu essa peça existe, mas acho que os fios foram cortados por algum dos antigos donos. Não sei o porquê!!
Alguém com um quadrado com ar pode postar uma foto (e/ou informações) do fundo da ventoinha do radiador para eu ver essa ligação elétrica?
A peça em questão é essa que está marcada com uma seta abaixo:
Vou tirar fotos de como está no meu carro e coloco aqui para vocês verem.
Marcus
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Fala Marcus,
Pela foto parece que é a resistência que comanda as velocidades do ar, não é não ???
O meu não tem ar condicionado, mas essa peça fica alí embaixo da churrasqueira, perto do motor do ventilador interno ....
Para vc ter certeza se é ou não é só vc perceber se as velocidades do seu ar funcionam certinho, ou ele tem apenas uma velocidade, se for isso com certeza essa é a peça que controla a velocidade ....se não me engano ela tem tres saídas para se colocar os fios, não tem ??
Fui ....
Pela foto parece que é a resistência que comanda as velocidades do ar, não é não ???
O meu não tem ar condicionado, mas essa peça fica alí embaixo da churrasqueira, perto do motor do ventilador interno ....
Para vc ter certeza se é ou não é só vc perceber se as velocidades do seu ar funcionam certinho, ou ele tem apenas uma velocidade, se for isso com certeza essa é a peça que controla a velocidade ....se não me engano ela tem tres saídas para se colocar os fios, não tem ??
Fui ....
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Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
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Boa !!!
Realmente pode ser sim, ele liga a ventoinha automaticamente qdo liga o ar, né ....
Eu tinha me esquecido dessa função, ó ...
Pode ser até a mesma peça que faz o que descrevi antes, só que aplicada em outro lugar !!!
Realmente o Haruji_Sato deve estar com a razão !!!
Abraços !!!
Realmente pode ser sim, ele liga a ventoinha automaticamente qdo liga o ar, né ....
Eu tinha me esquecido dessa função, ó ...
Pode ser até a mesma peça que faz o que descrevi antes, só que aplicada em outro lugar !!!
Realmente o Haruji_Sato deve estar com a razão !!!
Abraços !!!
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Haruji_Sato,Haruji_Sato escreveu:Pelo que sei esse resistor comanda as duas velocidades da ventoinha do radiador.
É essa peça mesmo, agora tirei uma foto do meu para vocês verem:
Notem que os ela tem dois "plugues" (1) e tem esses dois fios (2) aí perto (um vermelho com listra preta e outro vermelho com listra verde) que acho que pegam nela, certo? Eles vêm desse chicote que tem os da cebolinha.
Pelo que o Bill disse, para testar devo verificar se chega corrente apenas quando o ar-condicionado está ligado, certo?
E para saber se a resistência está funcionando? A ventoinha fica mais forte, é isso?
Valeu pessoal,
Marcus
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Marcus,
A função dessa resistência é a de ligar a ventoinha automaticamente qdo vc liga o ar.
Se vc tiver um multímetro é só medir a resistência para ver se ela esta boa, e acho que nesse caso cada fio desse vermelho deve ir em um lado da resistência, aí ele teria dois sistemas de ativação da ventoinha paralelos, ou seja, ela é acionada qdo vc liga o ar e tb qdo o motor aquece .....
Para ver se ficou beleza, ligue os vermelhos nela e ligue o ar, se ligar esta tudo beleza !!! Aí confirme se qdo vc desligar ela tb vai desligar a ventoinha, se fizer tudo isso esta beleza !!! E, se não fizer vc vai acabar descobrindo o motivo do antigo dono ter descartado ela do circuito !!!
Abraço !!!
A função dessa resistência é a de ligar a ventoinha automaticamente qdo vc liga o ar.
Se vc tiver um multímetro é só medir a resistência para ver se ela esta boa, e acho que nesse caso cada fio desse vermelho deve ir em um lado da resistência, aí ele teria dois sistemas de ativação da ventoinha paralelos, ou seja, ela é acionada qdo vc liga o ar e tb qdo o motor aquece .....
Para ver se ficou beleza, ligue os vermelhos nela e ligue o ar, se ligar esta tudo beleza !!! Aí confirme se qdo vc desligar ela tb vai desligar a ventoinha, se fizer tudo isso esta beleza !!! E, se não fizer vc vai acabar descobrindo o motivo do antigo dono ter descartado ela do circuito !!!
Abraço !!!
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Pessoal,
testei hoje e só chega energia quando ligo o ar-condicionado: um primeiro bom sinal!
Agora a dúvida é se a resistência está funcionando. Não entendo de multímetros, mas que valores ele tem que acusar?
Mas de qualquer forma, deixei a ligação feita.
PS. Sei que vou acabar levando em outra loja de ar, mas é que gosto de saber antes para não me enrolarem, pois na primeira não deixaram o ar "gelando".
Marcus
testei hoje e só chega energia quando ligo o ar-condicionado: um primeiro bom sinal!
Agora a dúvida é se a resistência está funcionando. Não entendo de multímetros, mas que valores ele tem que acusar?
Mas de qualquer forma, deixei a ligação feita.
PS. Sei que vou acabar levando em outra loja de ar, mas é que gosto de saber antes para não me enrolarem, pois na primeira não deixaram o ar "gelando".
Marcus
- Bill
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Marcus,
Vc já fez a ligação, né ....
Pois então, se qdo vc liga o ar a ventoinha liga e qdo vc desliga o ar ela tb desliga, beleza, esta funcionando !!!
Não precisa testar com o múltimetro, pois vc já fez o teste na prática rsrsrs
Abraço !!!
Vc já fez a ligação, né ....
Pois então, se qdo vc liga o ar a ventoinha liga e qdo vc desliga o ar ela tb desliga, beleza, esta funcionando !!!
Não precisa testar com o múltimetro, pois vc já fez o teste na prática rsrsrs
Abraço !!!
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Agora descobri porque algum antigo dono desligou a resistência, ela não funciona.Bill escreveu:Marcus,
Vc já fez a ligação, né ....
Pois então, se qdo vc liga o ar a ventoinha liga e qdo vc desliga o ar ela tb desliga, beleza, esta funcionando !!!
Não precisa testar com o múltimetro, pois vc já fez o teste na prática rsrsrs
Abraço !!!
Se os fios ficarem ligados na resistência a ventoinha não dispara nem pelo aquecimento normal nem ao ligar o ar-condicionado.
Vou atrás dessa peça em consessionária para ver se acho, mas por ora voltei a ligação direta dos fios.
Mas minha dúvida agora é: qual a funcionalidade dessa resistência já que funciona com a ligação direta. Dá alguma diferença?
Marcus
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A função dessa peça é possibilitar 2 estágios da ventoinha quando acionados pelo cebolão, ou seja, quando a água atinge determinada temperatura, é acionado o primeiro estágio com rotação mais baixa por causa da resistência (diminui a tensão nos terminais do eletroventilador). Caso a temperatura da água não abaixe e suba um pouco mais, o segundo estágio será acionado e a ventoinha funcionará na sua velocidade nominal.
Quando vc liga o ar condicionado, a ventoinha funciona diretamente no 2 estágio...a resistência não irá interferir no funcionamento do A/C caso esteje defeituosa.
Se eu não me engano o pressostato deste carro é de dois fios e somente desarma o compressor na hipótese de alta pressão do gás (se a ventoinha não funcionar, por exemplo).
Quando vc liga o ar condicionado, a ventoinha funciona diretamente no 2 estágio...a resistência não irá interferir no funcionamento do A/C caso esteje defeituosa.
Se eu não me engano o pressostato deste carro é de dois fios e somente desarma o compressor na hipótese de alta pressão do gás (se a ventoinha não funcionar, por exemplo).
Gol, uma paixão.
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Não, quando tu liga o A/C a ventoinha já funciona na 1ª velocidade, e quando a pressão sobe (se nõ me engano, 220psi) aciona o pressostato de alta ligando a 2ª velocidade. O compressor desliga só quando a pressão subir até uns 400psi.gusgol escreveu: Quando vc liga o ar condicionado, a ventoinha funciona diretamente no 2 estágio...a resistência não irá interferir no funcionamento do A/C caso esteje defeituosa.
Se eu não me engano o pressostato deste carro é de dois fios e somente desarma o compressor na hipótese de alta pressão do gás (se a ventoinha não funcionar, por exemplo).
E também tive de trocar esse resistor, saiu por R$38,00.
Gol "1200 GLi"+A/C
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Sim é adaptado, afinal o Gol 1000 nunca teve A/C. Só peguei o sistema completo de uma Parati. A parte elétrica foi copiado do original com todos relés, comandos e com os 3 pressostatos que vai no filtro secador.gusgol escreveu:Muito provavelmente seu ar é adaptado, pois na época não se tinha esse conceito de pressostato de 4 fios para o gol.
Já vi ar original de gol gti quadrado e o ar condicionado acionava diretamente no 2 estágio.
Os pressostatos são de:
- Baixa: se não tiver pressão suficiente, o compressor não liga;
- De alta: Que aciona a 2ª velocidade.
- De alta: Que desliga o compressor.
http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-1.jpg
http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg
Gol "1200 GLi"+A/C
- gusgol
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Esse diagrama que vc disponibilizou confirma o que eu falei.
Na figura http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg você pode verificar que o fio (vermelho-preto) que sai do "relé do sistema de arrefecimento" vai direto para o "motor elétrico do sistema de arrefecimento" após o negativo do relé ser aterrado pelo pressostato de alta pressão, ou seja, quando o botão A/C é acionado, o relé será atracado após alguns segundos (após o aumento de pressão no sistema) e terá uma diferença de potencial de 12V direto na ventoinha...não passa pela resistência. A resistência vc vê somente ligada diretamente ao cebolão, bem como a opção de acionamento do segundo estágio caso a temperatura suba mais.
A opção de colocar um pressotato de "dois estágios" é válida, mas lembre-se que o sistema foi projetado de outra maneira, provavelmente pq a ventoinha do gol não tem potência suficiente para refrigerar o condensador e radiador em outra velocidade a não ser a nominal.
Aqui no Rio de Janeiro, neste verão infernal, se eu colocar a ventoinha do meu gol pra funcionar com uma velocidade mais baixa (antes do acionamento do pressostato de alta) prejudicará o funcionamento do ar condicionado. Afirmo isto pq já testei o funcionamento com 2 estágios e não deu certo. Se eu ficar parado no engarrafamento a ar não sairá gelado como antes até o segundo estágio ser acionado.
Me tira uma dúvida, no seu carro vc substituiu a ventoinha pelo modelo com A/C ou trocou o modelo completo (radiador + defletor + ventoinha)?
Abraço
Na figura http://i20.photobucket.com/albums/b208/ ... /272-2.jpg você pode verificar que o fio (vermelho-preto) que sai do "relé do sistema de arrefecimento" vai direto para o "motor elétrico do sistema de arrefecimento" após o negativo do relé ser aterrado pelo pressostato de alta pressão, ou seja, quando o botão A/C é acionado, o relé será atracado após alguns segundos (após o aumento de pressão no sistema) e terá uma diferença de potencial de 12V direto na ventoinha...não passa pela resistência. A resistência vc vê somente ligada diretamente ao cebolão, bem como a opção de acionamento do segundo estágio caso a temperatura suba mais.
A opção de colocar um pressotato de "dois estágios" é válida, mas lembre-se que o sistema foi projetado de outra maneira, provavelmente pq a ventoinha do gol não tem potência suficiente para refrigerar o condensador e radiador em outra velocidade a não ser a nominal.
Aqui no Rio de Janeiro, neste verão infernal, se eu colocar a ventoinha do meu gol pra funcionar com uma velocidade mais baixa (antes do acionamento do pressostato de alta) prejudicará o funcionamento do ar condicionado. Afirmo isto pq já testei o funcionamento com 2 estágios e não deu certo. Se eu ficar parado no engarrafamento a ar não sairá gelado como antes até o segundo estágio ser acionado.
Me tira uma dúvida, no seu carro vc substituiu a ventoinha pelo modelo com A/C ou trocou o modelo completo (radiador + defletor + ventoinha)?
Abraço
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Ole atentamente o arquivo "272-1", quando tu acionar a tecla "A/C" ou "BI-LEV" e a alavenca no "azul", aciona o "relé do climatizador" que liga o fio vermelho/verde e vai no n° "20". (lá em baixo tá alinhado com a coluna 15)
Olhando no "272-2", lá em baixo n coluna 20 e indo pra cima tem um fio de cor vermelho/verde e o n° "15" (notou a continuação do diagrama?) e este passa pelo resistor e pela ventoinha. Ou seja quando tu liga o A/C, já liga direto na 1ª velocidade.
No diagrama não deixa claro de o pressostato de alta (15 bares) é NA ou NF. Por experiência (e um multímetro) é NA quando o sistema está desligado, só alterna quando a pressão no sistema chegar a 15 bares (±250 Psi). Se o sistema estiver OK (sem vazamentos) a ventoinha liga na 2ª velocidade rapidamente.
Pode testar, desliga o fio que liga lá na embreagem do compressor, quando tu ligar o "A/C" ou "BI-LEV" e a alavanca totalmente no azul, a ventoinha do radiador vai ligar só na 1ª velocidade.
No meu troquei a ventoinha pelo modelo com A/C.
Olhando no "272-2", lá em baixo n coluna 20 e indo pra cima tem um fio de cor vermelho/verde e o n° "15" (notou a continuação do diagrama?) e este passa pelo resistor e pela ventoinha. Ou seja quando tu liga o A/C, já liga direto na 1ª velocidade.
No diagrama não deixa claro de o pressostato de alta (15 bares) é NA ou NF. Por experiência (e um multímetro) é NA quando o sistema está desligado, só alterna quando a pressão no sistema chegar a 15 bares (±250 Psi). Se o sistema estiver OK (sem vazamentos) a ventoinha liga na 2ª velocidade rapidamente.
Pode testar, desliga o fio que liga lá na embreagem do compressor, quando tu ligar o "A/C" ou "BI-LEV" e a alavanca totalmente no azul, a ventoinha do radiador vai ligar só na 1ª velocidade.
No meu troquei a ventoinha pelo modelo com A/C.
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Realmente vc está com a razão, pelo menos neste esquema elétrico há 2 estágios com o a/c ligado, eu apenas tinha visto a segunda folha em que há o acionamento direto do segundo estágio.
O seu ar tem um bom rendimento com a temperatura ambiente alta (como no verão, por exemplo)?
Já pensou na possibilidade de por um eletroventilador frontal ao seu condensador?
Em dias muito quentes o meu a/c não tem um rendimento satisfatório quando em trânsito lento ou engarrafado.
Quando vc trocou a sua ventoinha, vc trocou apenas o motor ou o conjunto (motor + defletor)? Pergunto isto pq não sei se o motor para ventoinhas com a/c cabem no deletor para carros sem a/c. O diâmetro do motor as ventoinhas para carro com a/c é um pouco maior se comparadas com as outras.
Sds
O seu ar tem um bom rendimento com a temperatura ambiente alta (como no verão, por exemplo)?
Já pensou na possibilidade de por um eletroventilador frontal ao seu condensador?
Em dias muito quentes o meu a/c não tem um rendimento satisfatório quando em trânsito lento ou engarrafado.
Quando vc trocou a sua ventoinha, vc trocou apenas o motor ou o conjunto (motor + defletor)? Pergunto isto pq não sei se o motor para ventoinhas com a/c cabem no deletor para carros sem a/c. O diâmetro do motor as ventoinhas para carro com a/c é um pouco maior se comparadas com as outras.
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Por problemas de vazamento, ainda não consegui usar direito o A/C...
Em trânsito lento realmente não vai "gelar" pois como a rotação é baixa não consegue funcionar a "todo vapor".
Só troquei a ventoinha, a "carcaça" mantive a original. A diferença é que com A/C ele é mais comprida. (Era de um 1989).
Em trânsito lento realmente não vai "gelar" pois como a rotação é baixa não consegue funcionar a "todo vapor".
Só troquei a ventoinha, a "carcaça" mantive a original. A diferença é que com A/C ele é mais comprida. (Era de um 1989).
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Este é o meu receio de usar uma velocidade menor, em trânsito pesado pode comprometer o funcionamento.
Pretendo instalar uma entoinha adicional na frente, daí uso ela em conjunto no primeiro estágio e no segundo a velocidade mais alta dará conta do resto sem problemas.
Mais pra frente postarei resultados aqui.
Abraço
Pretendo instalar uma entoinha adicional na frente, daí uso ela em conjunto no primeiro estágio e no segundo a velocidade mais alta dará conta do resto sem problemas.
Mais pra frente postarei resultados aqui.
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