Motor CHT - conclusoes pessoais sobre este motor
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Motor CHT - conclusoes pessoais sobre este motor
Senhores, de tanto ver perguntas sobre o motor cht, e eu tendo um gol cht 1.6 resolvi volta-lo ao original e passo as dicas pra quem tem esse motor e quer mexer nele.
1 - ganho consideravel de potencia (9 a 8 ate 10 cv´s) - somente trocando o cabecote pelo xr3. O lado ruim eh o consumo de alcool que ficou en torno de 4 a 5 litros.
2 - filtro esportivo 1 a 2 cv´s - so comprar o filtro conico e tirar uma abracadeira que segura o filtro de ar original e pode ate aproveitar a parte de baixo da caixa do filtro de ar, para evitar de puxar a agua nos dias de chuva.
se quiser ele um pouco mais esperto ande sem o filtro de ar, por contata e risco. O caro responde mais rapido.
3 - carburador - bem o meu eh o BLFA 30/34, mas em todos o que pode ser feito eh colocar o segundo estagio para mecanico ou mesmo para o vacuo mas mudando o sistema das magueiras.
4 - Turbo - nao fiz no meu motor, mas acompanhei 2 um 1000, e 1.6 os dois queimaram a junta do cabecote e vazaram oleo. Ambos preferiram trocar o motor pelo ap 1.8. Entao gastaram dinheiro somente!
5 - Ponto de ignicao e a ajuste de valvulas - 90% dos 1.6 que aquecem demais quando nao tem problema na valvula ou na bomba da augua, eh falha no ajuste de valvulas!!! Descobri isso com um mecanico da ford aqui em goiania, no manual fala pra deixar em 0,15 admissao e 0,20 escape! O ideal para o cht 1.6 eh 0,20 admissao e 0,30 escape ou ate mesmo 0,20 admissao e 0,35 escape. to usando a primeira configuracao com o avanco do vacuo a 13 graus a 1000 rpm.
6 - CHT eh o melhor motor que foi criado para a sua concepcao, economia e torque em baixa rotacao. Akela historia do CHT FORMULA, existe mas eh o seguinte o motor era utilizando apenas uma vez, em uma unica corrida, depois dela eram trocados, pistoes, aneis e camisa. quem eh que tem 600,00 pra ficar torrando todo mes com um CHT??????????????
7 - Aprendi, que pra mexer em todo cht, sao necessario apenas torquimetro, chave 13, chave 11, chave 10, chave 17, uma chave de fenda e um alicate. Com isso vc faz tudo!!!! desmonta o bichim por completo! Bacana ne? esse conjunto fica em torno de 50 pilas e para os mexanicos eh barbada, para ajustar valvulas e trocar componentes!
8 - So escrevi isso depois de teimar muito e gastar quase R$ 3000,00 em pecas e mao de obra.
E por ultimo, para os cht´s 1000 o que resta eh trocar pelo kit do 1.6 fica barato, o consumo nao altera, e o motor fica show. Entao quem tem um gol cht quase fundindo o motor eh um otimo negocio realizar a compra do mesmo bem barato e fazer a troca do kit gastando no maximo 800,00! e ter um carro para mais 5 a 10 anos.
1 - ganho consideravel de potencia (9 a 8 ate 10 cv´s) - somente trocando o cabecote pelo xr3. O lado ruim eh o consumo de alcool que ficou en torno de 4 a 5 litros.
2 - filtro esportivo 1 a 2 cv´s - so comprar o filtro conico e tirar uma abracadeira que segura o filtro de ar original e pode ate aproveitar a parte de baixo da caixa do filtro de ar, para evitar de puxar a agua nos dias de chuva.
se quiser ele um pouco mais esperto ande sem o filtro de ar, por contata e risco. O caro responde mais rapido.
3 - carburador - bem o meu eh o BLFA 30/34, mas em todos o que pode ser feito eh colocar o segundo estagio para mecanico ou mesmo para o vacuo mas mudando o sistema das magueiras.
4 - Turbo - nao fiz no meu motor, mas acompanhei 2 um 1000, e 1.6 os dois queimaram a junta do cabecote e vazaram oleo. Ambos preferiram trocar o motor pelo ap 1.8. Entao gastaram dinheiro somente!
5 - Ponto de ignicao e a ajuste de valvulas - 90% dos 1.6 que aquecem demais quando nao tem problema na valvula ou na bomba da augua, eh falha no ajuste de valvulas!!! Descobri isso com um mecanico da ford aqui em goiania, no manual fala pra deixar em 0,15 admissao e 0,20 escape! O ideal para o cht 1.6 eh 0,20 admissao e 0,30 escape ou ate mesmo 0,20 admissao e 0,35 escape. to usando a primeira configuracao com o avanco do vacuo a 13 graus a 1000 rpm.
6 - CHT eh o melhor motor que foi criado para a sua concepcao, economia e torque em baixa rotacao. Akela historia do CHT FORMULA, existe mas eh o seguinte o motor era utilizando apenas uma vez, em uma unica corrida, depois dela eram trocados, pistoes, aneis e camisa. quem eh que tem 600,00 pra ficar torrando todo mes com um CHT??????????????
7 - Aprendi, que pra mexer em todo cht, sao necessario apenas torquimetro, chave 13, chave 11, chave 10, chave 17, uma chave de fenda e um alicate. Com isso vc faz tudo!!!! desmonta o bichim por completo! Bacana ne? esse conjunto fica em torno de 50 pilas e para os mexanicos eh barbada, para ajustar valvulas e trocar componentes!
8 - So escrevi isso depois de teimar muito e gastar quase R$ 3000,00 em pecas e mao de obra.
E por ultimo, para os cht´s 1000 o que resta eh trocar pelo kit do 1.6 fica barato, o consumo nao altera, e o motor fica show. Entao quem tem um gol cht quase fundindo o motor eh um otimo negocio realizar a compra do mesmo bem barato e fazer a troca do kit gastando no maximo 800,00! e ter um carro para mais 5 a 10 anos.
Editado pela última vez por welson.as em 27 Jul 2007, 17:43, em um total de 1 vez.
Goleta 1.6 motor AE/CHT - ALCOOL -
- Rogeriocps
- Membro
- Carro:
- rafael monteiro
- Membro - 1.6
- Carro:
cara eu tenho o meu há dois anos.. e nunca tive problemas com ele.. e eu sempre ando com o pé pesado.!!rs.. pra ter idéia.. nunnca abri se quer o tampão.. a galera condena esse motor e talz.. mas tipow.. eu gosto muito dele principalmente pela economia... e nunca senti falta de motor não... pelo menos torque ele tem e muuuuito..(1.6 gasolina..) a única diferença é que ele não é um motor pra altas rotações.. e talz.. como o "ap"... té agora não tenho do que falar mau do meu....!!!
faloww!!
faloww!!
cara, eu tb gosto muito do meu CHT 1.6, o meu mesmo sendo a álcool e meu carro sendo pesadão (quase 1t) ele é bastante economico e bem facil de mexer, até eu que sou iniciante em mecanica consigo fazer a manutenção dele bem sussa, ta certo que ele não anda essas coisas , mas pra andar dentro da cidade e dirigindo com calma, ele é exelente...
agora, eu não entendi essa história do CHT Fórmula... como assim era usado só uma vez?
agora, eu não entendi essa história do CHT Fórmula... como assim era usado só uma vez?
-
- Membro - 1.6
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Devo ter me expressado incorretamente.
Tambem gosto do cht, tanto que vou voltei-o para o original e fiz uma viagem pequena 450 km e pasme, o goleta com 4 pessoas e bagagem fez 11 km no alcool!!!! :uia: :uia:
O problema eh que a maioria dos proprietarios dos cht´s recebem um tipo de lavagem cerebral pois todo mundo fala que o ap que eh bom, troca o motor etc. Eu cai nessa e quis apenas alertar que de para MIM FOI SOMENTE PERCA E DINHEIRO.
:quebra: :quebra: :quebra:
Agora sobre o motor ele eh otimo eh torque, quem tem curiosidade eh apenas verificar o torque dele em comparcao ao ap 1.6.
Agora me desculpem falar que o 1000 (mil) cht eh uma coisa horivel, isso sim eh verdade!
Tambem gosto do cht, tanto que vou voltei-o para o original e fiz uma viagem pequena 450 km e pasme, o goleta com 4 pessoas e bagagem fez 11 km no alcool!!!! :uia: :uia:
O problema eh que a maioria dos proprietarios dos cht´s recebem um tipo de lavagem cerebral pois todo mundo fala que o ap que eh bom, troca o motor etc. Eu cai nessa e quis apenas alertar que de para MIM FOI SOMENTE PERCA E DINHEIRO.
:quebra: :quebra: :quebra:
Agora sobre o motor ele eh otimo eh torque, quem tem curiosidade eh apenas verificar o torque dele em comparcao ao ap 1.6.
Agora me desculpem falar que o 1000 (mil) cht eh uma coisa horivel, isso sim eh verdade!
Goleta 1.6 motor AE/CHT - ALCOOL -
- ricardo-ce
- Membro - 1.6
- Carro:
- Rel
- Membro - 1.6
- Carro: MEU PINTO
ótimo tópico, moderadores podiam colocar fixo , pra esclarecer dúvidas da galera..

Outro feliz proprietario de um GOL 1000 CHT 93
Outro feliz proprietario de um Peugeot 206 SW 1.6 16v Aspirado
design ? www.h3design.com.br
hosting ? www.sunwave.com.br
- Luiz GTS
- Filial CdGQ!
- Carro:
Eu era dakeles que reclamava do motor CHT sem ao mínimo ter andando com ele alguma vez, mas depois que andei vi que pelo propósito que foi construído é um ótimo motor, não é motor pra pegada forte, mas pra ficar andando na boa e de vez em qdo dar umas esticas é um motor excelente...
Basta deixar ele sempre bem reguladinho...
Flw
Basta deixar ele sempre bem reguladinho...
Flw
O homem tem 3 fases na vida:
1° Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
2° Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
3° Tem dinheiro, tem tempo, mas ai já não tem mais vontade
1° Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
2° Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
3° Tem dinheiro, tem tempo, mas ai já não tem mais vontade
- Rolemaum
- Membro - 1.6
- Carro:
bom eu ainda num conheço nimguem ke tenhu um CHT ki nem o meu ainda so novo no fórum
eu fiz uma preparação média pro meu
carbura 2E
embreagem de seramica, diferencial de ap por o original num guento uma semana
comando 286º
cabos de vela 10mm
filtro esportivo e muita regulagem pra roda firmeza
posso dize ki fico melhor doke eu espera só to cum problema de coxim ki o original lateral do motor num aguenta 3 puchada forte
será ki um de poliuretano resolve?
carbura 2E
comando 286º
cabos de vela 10mm
posso dize ki fico melhor doke eu espera só to cum problema de coxim ki o original lateral do motor num aguenta 3 puchada forte
- ricardo-ce
- Membro - 1.6
- Carro:
legal tua preparação. Básica e deve ter aumentado ai uns 8cv? Tem ideia de quanto aumentou?Rolemaum escreveu:bom eu ainda num conheço nimguem ke tenhu um CHT ki nem o meu ainda so novo no fórum
carbura 2E
comando 286º
cabos de vela 10mm
É alcool o teu? Qual o consumo dele depois dessa preparação? Tenho vontade de fazer algo no meu, so de leve, sem aumentar o consumo, porque é carro pro dia-a-dia ai fica pesado consumindo muito. No dia que eu por gas eu acho que vou dar uma aspirada basica, porque quando eu quiser esticar eu taco pra gasosa e piso hehe..
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
- Rolemaum
- Membro - 1.6
- Carro:
legal tua preparação. Básica e deve ter aumentado ai uns 8cv? Tem ideia de quanto aumentou?
É alcool o teu? Qual o consumo dele depois dessa preparação? Tenho vontade de fazer algo no meu, so de leve, sem aumentar o consumo, porque é carro pro dia-a-dia ai fica pesado consumindo muito. No dia que eu por gas eu acho que vou dar uma aspirada basica, porque quando eu quiser esticar eu taco pra gasosa e piso hehe..
----------------------------------------------------------------------------------------
bom a questaum é assim 8CV é muito pouco vc num acha
o meu tinha 75cv agora ta com 115cv
a questaum de gasto ele ta fazendo 9 dentro da cidade andanu sem estica isso porke é alcool ainda
eu tb uso praticamente no dia a dia todo dia eu saiu com ele a noite pelomenos, a questaum é ki esse comando 286º é tanto pra alta como pra baixa intaum eu falei pro preparador coloka mais pra alta doke pra baixa dai o baixo baixo consumo sem estica mais si vc finca o pé paiz é gostoso dimais v carro 2.0 comendo poeira de cht
um conselho bom pra qq um que for preparar um cht muita atenção com regulagem e com manutenção pelomenos todo mes eu do uma passadinha na preparado pra veriifica se esta tudu em ordem
fazem dois meses ke tenho o carro assim e até agora oke kebro foi diferençial por erro meu e o coxim do motor que naum aguenta o tranco da embrea de ceramica
----------------------------------------------------------------------------------------
a questaum de gasto ele ta fazendo 9 dentro da cidade andanu sem estica isso porke é alcool ainda
eu tb uso praticamente no dia a dia todo dia eu saiu com ele a noite pelomenos, a questaum é ki esse comando 286º é tanto pra alta como pra baixa intaum eu falei pro preparador coloka mais pra alta doke pra baixa dai o baixo baixo consumo sem estica mais si vc finca o pé paiz é gostoso dimais v carro 2.0 comendo poeira de cht
um conselho bom pra qq um que for preparar um cht muita atenção com regulagem e com manutenção pelomenos todo mes eu do uma passadinha na preparado pra veriifica se esta tudu em ordem
fazem dois meses ke tenho o carro assim e até agora oke kebro foi diferençial por erro meu e o coxim do motor que naum aguenta o tranco da embrea de ceramica
- ricardo-ce
- Membro - 1.6
- Carro:
Rolemaum escreveu:legal tua preparação. Básica e deve ter aumentado ai uns 8cv? Tem ideia de quanto aumentou?
pouts 115cv? Louco viu. 9km/l fica ótimo pra mim. Quanto foi o teu investimento total nisso ai? Depois mostrar umas fotos da tua goleta ai

Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
- Rolemaum
- Membro - 1.6
- Carro:
vo tira umas fotos oje si consgui posto elas amanha
intaum o investimento só nas peças saiu em torno de 1.200
até ki num foi caro mais oke mais fudeu foi ki fiko 2 semanas pra fika pronto eu tava ficando loko com a demora mais vlw a pena
vo tira umas fotos do motor tb
a mudança naum foi taum pouca assim do meu ponto de vista
eu ia optar por um kit turbo mais por aki o mais barato que eu encontrei foi 2.500 só o kit dai vem a instalação, manômetros e tal
respondendo a sua pergunta 2Shae ainda tem mais coisa pra vc fazer que pode i almentando um cavalo ali, um melhor torque aki é questaum de ter tempo pra regular e fazer uma boa pesquisa
uma coisa ke eu enfatizo e muito pra um cht aguenta e ele aguenta, tem que ser bem regulado
meu novo record pau a pau com um ap1.8 segundo estágio aberto e o cara meu amigo sem medo de fude o motor dele i eu tb
imagina o regaço ki fiko o asfalto na saida ja to quase sem pneu do lado eskerdo
intaum o investimento só nas peças saiu em torno de 1.200
até ki num foi caro mais oke mais fudeu foi ki fiko 2 semanas pra fika pronto eu tava ficando loko com a demora mais vlw a pena
vo tira umas fotos do motor tb
a mudança naum foi taum pouca assim do meu ponto de vista
eu ia optar por um kit turbo mais por aki o mais barato que eu encontrei foi 2.500 só o kit dai vem a instalação, manômetros e tal
respondendo a sua pergunta 2Shae ainda tem mais coisa pra vc fazer que pode i almentando um cavalo ali, um melhor torque aki é questaum de ter tempo pra regular e fazer uma boa pesquisa
uma coisa ke eu enfatizo e muito pra um cht aguenta e ele aguenta, tem que ser bem regulado
meu novo record pau a pau com um ap1.8 segundo estágio aberto e o cara meu amigo sem medo de fude o motor dele i eu tb
imagina o regaço ki fiko o asfalto na saida ja to quase sem pneu do lado eskerdo
VW Gol 92 CL1.6 CHT Branco (Valente até a biela voar)
GM Kadett 98 GLS 2.0 Prata (Aspiro forte de rua)
Ford Focus 2013 GL 1.6 Chumbo (rodas 20 e pregado no chão)
GM Astra GSI 2003 2.0 16V Prata (projeto em andamento)
- Rolemaum
- Membro - 1.6
- Carro:
aa ja ia eskecendonao sabia que mudando pouco assim no CHT ja dava pra dar tanta melhora nele, eu tenho um CHT turbo, que veio com valvulas maiores, taxa reduzida, comando formula, ta rendendo 120 cavalos, será que tem como eu mexer mais nele ou ele não vai aguentar?
na minha opinião acho ke até um 130CV que eu ja vi um cht aguenta sem muitas quebras
mais vc ja ta com 120 i como ta andando
quebra muito? oque quebra normalmente?
na sua ocasião tenhu ke dar o braço a torcer, se vc quer mais potençia ainda parte pra um ap2.0 que vc já começa com 115cv original dai o céu é o limite [/quote]
VW Gol 92 CL1.6 CHT Branco (Valente até a biela voar)