[Duvida] Gol C, Gol Dacon??? hum???

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Alison
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[Duvida] Gol C, Gol Dacon??? hum???

Mensagem por Alison »

Galera quadrdeira, eu estava dando uma olhada no
documento do meu Gol e la tem
na marca e modelo

VW/GOL C

e vi na net um Gol chamado

GOL DANCON

eu sempre vi Gol CL, GL, PLUS...

alguem me acende uma luz
por que tow viajando nessa onda.

http://www.carrosdecolecionadores.com.b ... emId=32462

imagens do Gol Dancon.
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Mensagem por Mano Velho »

eu ainda não tinha visto isso não... hehehe
Aprecie com moderação!!

Minha goleta => http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 17460.html

[x] Alarme
[x] Trava
[x] Manivela do Vidro Cromado
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Soundmax
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Mensagem por Soundmax »

DACON

No Brasil temos histórias de tuners famosos como a Dacon, concessionária famosa da marca Volkswagen que nas décadas de 70/80 que faziam diversos modelos modificados conhecidos pelos mais velhos.

Imagem
Karmann-Guia “tunado” pela concessionária Dacon

A Dacon “tunava” Brasilias e Fuscas com motores Porsche, porém os carros eram refeitos para as novas condições. A Dacon corria em diversos campeonatos de turismo no Brasil e assim como na Europa as pistas eram grandes laboratórios para testes.

Alguns modelos eram completamente modificados como as versões do Passat e Gol que tinham a carroceria completamente modificada. O Passat teve um modelo muito conhecido, o Passat Dacon 180D.

Imagem
Passat 180D: Versão 3 volumes criado pela concessionária Dacon

Haviam outras variantes que a Dacon criava em cima do Passat, vejam abaixo:

Imagem
Passat 180s: para quem desejava maior exclusividade

ImagemPassat Dacon-Break: Versão desejada por muitos fãs do Passat

Imagem
Passat Dacon que seria utilizado pelo Netinho como limousine da princesa caso o programa existisse na época

Já o Gol ganhava uma charmosa versão conversível que era totalmente modificada pela empresa. Ganhava o motor 1.6 com comando mais bravo do Passat TS e outros acessórios para ficar mais luxoso, já que era um automóvel popular.

Imagem
Gol conversível fabricando pela Dacon no início dos anos 80

A banalização da palavra tuning infelizmente fez com que houvesse no Brasil uma separação de categoria dos veículos. Hoje temos carros preparados e carros tunados, que na verdade em sua maioria das vezes são piorados em relação ao original.
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Alison
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Mensagem por Alison »

muitos tuning estragam de mais os carros...
a galera acha que ta em NFSU...

Mais e sobre o Gol C?? tem alguma informação
ele é 1987.
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cavanhasm
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Mensagem por cavanhasm »

Coheço o Passat Dacon... meu tio teve uns a muito tempo atraz.
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
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Mensagem por Fets »

tinha tbm o gol extreme, feito pela sopave, era tipo um gol versão Trail ou coisa assim...

e uma outra concessionária vendia santanas turbo, feito por elas! antes os caras tinham mais liberdade e poder, hoje se não seguir a lei da montadora, está fora!
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Mensagem por sidney0 »

Meu pai comprou um dacon depois q teve q vender um puma gts pra globo...
vou ver se acho uma foto...
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sidney0
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Mensagem por sidney0 »

Achei!
Falei que meu pai teve um ZERO KM!
Conversei com meu tio e ele falou que o meu pai vendeu o puma GTS para a Rede globo gravar a novela "Roque Santeiro", pois precisavam de um puma vermelho e demoravam mêses na fila de espera.

Com o $$$ meu pai queria outro conversível.
Naquela época, assim como agora, são raros e caros os conversíveis, com isso meu tio fez meu pai pegar esse aki:

Imagem

Na foto é a minha mãe em sua lua de mel com meu pai nos pampas gaúchos em gramado. Tudod bem q foto naquela época não era o forte do meu pai.
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Mensagem por Fábio Vinícius »

Sim Exite essa versão muito limitada do GOl C.

Aqui na região um membro do clube tem esse mesmo que o seu, vou pedir para ele postar aqui.

Abraços
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Fets
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Mensagem por Fets »

sidney0 escreveu:Tudod bem q foto naquela época não era o forte do meu pai.
você está coberto de razão! :doido:
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Soundmax
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Mensagem por Soundmax »

Jah vi 82 versão S, mas C nunca, mas deve ter, outro dacon que eu esqueci de citar, eh o 4p:

Imagem
Editado pela última vez por Soundmax em 25 Jun 2010, 00:54, em um total de 1 vez.
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Mensagem por Soundmax »

Alison escreveu: Mais e sobre o Gol C?? tem alguma informação
ele é 1987.
Resposta para versão C

Lançado em 1980, é considerado o maior sucesso da Indústria automobilística no Brasil de todos os tempos. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas , tornando-se, em fevereiro de 2001, o primeiro e único a superar o Fusca em vendas.

Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen em mercados internacionais, é líder de vendas absoluto por 22 anos consecutivos e é o modelo mais exportado da história do Brasil, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.

História
O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 1970 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e o Chevette. Os veículos produzidos pela matríz européia não atendiam as necessidades do mercado brasileiro devido as condições de estradas e hábitos dos consumidores, exigindo assim, uma plataforma mais resistente.

O departamento de engenharia da Volkswagen, localizada na Fabrica II, no bairro paulistano de Vila Carioca, passou a desenvolver o projeto desta plataforma com base no primeiro Polo, que fora, por sua vez, projetada na Alemanha, há alguns anos antes por Phillip Schmidt, que na ocasião, atuava na Volkswagen brasileira como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.

O projeto BX se deu início em maio de 1976, após Schmidt vencer a resistencia da matriz alemã devido aos insucessos dos veículos brasileiros. O nome Gol veio da tendência em que a Volkswagen tinha de dar nomes aos veículos associados a esportes (Polo, Golf, Derby).

Assim, este veículo adotou um nome baseado à paixão do brasileiro pelo futebol Sucessão ao Fusca Segundo o jornalista e ex piloto Bob Sharp, a Volkswagen deu inicio ao trabalho de preparação dos Gols durante suas participações em ralis de velocidade em 1984 onde se observou as exigências de resistência para a participação neste tipo de prova, como estradas de terras precárias e a necessidade de se trafegar em alta velocidade.

A Engenharia de Chassi da VW foi insistente em dizer que não seriam necessários reforços adicionais nas estruturas devido ao fato da estrutura do Gol ter sido superdimensionada. Para a surpresa da comissão técnica e do público em geral constatou-se, durante o Rally del Lago, no Uruguai, que o veículo não possuia reforços em sua estrutura nem na suspensão.

Um dos carros chegou, inclusive, a competir cinco anos sem substituição do monobloco e sem nenhuma deformação dianteira, que sempre podia ser verificada a cada operação de alinhamento de rodas. Primeira Geração (Projeto BX).

1980 estreou com motor carburado de corpo simples e refrigerado a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de "batedeira" devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L. A Plataforma era uma variação da plataforma B1, do primeiro Passat, com motor e câmbio longitudinais.

1981 Foi lançada a versão com motor 1600, também refrigerado a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300. A instalação do novo motor 1600 resultou na retirada da Brasília do mercado no ano seguinte.

A versão básica passava a se chamar S e a versão L passava a se chamar LS. Por fora, além de novos emblemas, reportagens da época já destacavam que uma das poucas alterações visuais para o Gol 81 eram os piscas traseiros na cor âmbar (apenas em 1980 eles eram vermelhos).

Surgiu a série especial chamada Gol Copa, com rodas de liga-leve, pára-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina e outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol (copa de 1982).

1984 Foi lançado o Gol GT com motor MD270 1.8 do Santana, em 1986 esse motor foi substituído pelo AP-1800 (Alta Performance). Curiosamente o Gol GT jamais teve aerofólio, mas vinha com a inscrição "GT" serigrafada em branco em toda a área inferior do vidro traseiro.

1985 Passou a usar o motor 1600 refrigerado a água do Passat chamado MD 270 (com faróis, grade, lanterna dianteiras e pára-choque dianteiro herdados do Voyage paralelo ao refrigerado a ar que ficou na versão básica chamada Gol BX.

Nesta nova motorização, o estepe que era abrigado no compartimento do motor, passou a ser alojado no porta-malas. Já na versão BX as lanternas de ré não possuiam lâmpadas, tendo a lente na mesma cor dos piscas traseiros, como já vinha ocorrendo na versão mais barata desde 1980. A produção do Gol BX perdurou até o fim de 1986.

Quando o Gol passou a usar o motor refrigerado a água, o estepe, que ficava junto com o motor, continuou a ficar no porta-malas até meados de 1994, quando foi lançada a segunda geração do veículo. Nesse mesmo ano, foi sorteado pela Phillips 15 veículos Gol com kits aerodinâmicos fabricados pela Souza Ramos, os kits eram oferecidos entre 84/86 para esse Modelo do Gol, chamado de "Chaleirinha" ou "Batedeira" por muitos, esse modelo tinha a Lanterna traseira menor e farois dianteiros sem piscas que invadiam a lateral do carro.

1987 Ocorre a primeira reestilização da primeira geração. O Gol ganha frente levemente mais baixa com capô redesenhado, novos faróis, grade, pára-choques envolventes, novas lanternas dianteiras e traseiras, essas agora com alojamentos para 6 lâmpadas em cada lado, embora o Gol GTS (e futuramente o GTi) viesse com 5 lâmpadas em cada lado e as demais versões com apenas 3 lâmpads em cada lado.

O Gol GT é substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois o modelo a gasolina deixava muito a desejar em questão de desempenho para um carro "dito esportivo". Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 99cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105cv e 110cv.

Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa. O GTS é o primeiro Gol a vir com aerofólio de fábrica.

:cop: Muda também a nomenclatura das demais versões: a S vira CL, e a LS vira GL. Em virtude do empréstimo compulsório estabelecido pelo governo para conter a alta do consumo decorrente do congelamento de preços imposto pelo Plano Cruzado, surge uma versão C, ainda mais básica que a CL, com câmbio de 4 marchas e apenas na cor branca e a álcool, destinada a frotas e órgãos governamentais, que durou apenas até o início de 1988. :cop:

1988 Um ano depois da primeira reestilização externa, o Gol finalmente deixa de usar o antigo painel de instrumentos da Variant e passa a usar um novo painel do Santana na versão CL e um outro novo painel mais sofisticado (o Satélite) para as versões superiores. Os retrovisores "sobem" para a área das janelas das portas, e as colunas dos quebra-ventos são um pouco recuadas para trás por causa desses novos retrovisores.

No final deste ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, é lançado o Gol GTi, primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O motor 2.0 do GTi (AP-2000i), somente a gasolina, tinha 120cv. No final do ano o Gol na versão CL perdeu o consagrado motor AP-1600, para usar um outro derivado do 1.6 CHT da Ford que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa das modificações na sua estrutura e união com este fabricante, união denominada Autolatina.

O Gol ficou um pouco menos potente, ao mesmo tempo em que alcançava recordes de baixo consumo, atingindo a marca de 16,5 km/l na estrada com um Gol CL. Para a versão GL ficou disponível apenas o motor AP-1800. 1991 Ocorre a segunda reestilização da primeira geração. A grade dianteira, os faróis e as lanternas dianteiras (agora com refletivo lateral âmbar em cada uma) ficam mais estreitos.

Na traseira as mudanças são bem discretas: os vincos em baixo-relevo existentes na tampa do porta-malas do Gol passam a ser bem mais suaves e os emblemas que ali estão ganham nova grafia. Dessa vez os pára-choques e as lanternas traseiras do Gol não mudam.

O Gol GTi ganha novas cores, ao invés de ser oferecido apenas na cor azul como ocorria de 1988 a 1990. Mesmo com a reestilização da linha Gol, a VW insiste em oferecer o Gol GTS com as lanternas tricolores. 1992 São disponíveis duas versões CL, ambas com o mesmo motor AE 1600. Uma mais simples, com painel sem relógio e hodômetro parcial, revestimentos das portas em plástico e rodas de 4,5 pol com pneus 155, e que foi comercializada apenas em 1992, enquanto não era lançado o Gol 1000.

A outra mais sofisticada, com interior mais parecido com o do GL, exceto pela ausência do painel satélite, revestimento das portas em tecido, e rodas de 5 pol com pneus 175. 1993 O plástico dos pára-choques de toda linha Gol passa a ser na cor cinza e o Gol GTS finalmente ganha lanternas fumês herdadas do GTi, permanecendo assim até o ano seguinte. Em 1993 é lançado o Gol 1000.

A Autolatina converte o AE 1600 para AE 1000, com isso passou a ser fabricado Gol CL com o AE 1600, e Gol 1000 com o AE 1000. Devido ao incentivo fiscal, o Gol 1000 com motor AE 1.0 de apenas 50 cv passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior aos demais. Esse modelo foi fabricado até o fim de 1996.

1994 Foi lançada a última série especial da primeira geração, o Gol Copa, em alusão à Copa dos EUA, e comercializado apenas na cor azul claro metálico. Este foi o último ano de fabricação da primeira geração do Gol, exceto para o Gol 1000 que continuaria a ser fabricado até 1996, convivendo com o Gol da segunda geração.

Em 1994 o Gol 1000 passava a ser ainda mais simplificado para que ficasse ainda mais competitivo no mercado de populares. Externamente suas únicas mudanças nesse ano foram a perda de seus frisos nas laterais e as lanternas dianteiras que passaram a ser totalmente na cor âmbar, e assim seguiria até o fim de sua fabricação.
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Gol C

Mensagem por god.pleaser »

Ae camarada, o gol C vou criado em 1987 em função do plano Cruzado e a produção foi de 1987 até o início de 1988. Ele foi criado para ser vendido para orgãos governamentais. Tambem tenho um desse Gol 1987 C.

Ae camarada, ta deixando o seu original ou mudou algo nele?
O meu eu mudei só o forro do piso, coloquei duas camadas de feutro betumado, uma camada de manta térmica e mais uma camada de carpete.

Só a lataria que tá meio avariada, mas logo dou o tratamento devido.

Ah, só pra constar, a informação passada pelo nosso amigo ai em cima foi extraida do wikipédia... ele esqueceu de mencionar aa fonte bibliográfica... mas eu também usei essa informação na comunidade CdGQ do Vale do Paraíba...

Abraços
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leoGOLcht
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Mensagem por leoGOLcht »

bah Soundmax, esse gt tá dificil de engolir ^^, nao leva a mal
acho q tu nao tinha visto essa foto

Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/for ... 17555.html e http://www.golquadrado.com.br/forum/post164118.html
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Mensagem por Soundmax »

leoGOLcht escreveu:bah Soundmax, esse gt tá dificil de engolir ^^, nao leva a mal
acho q tu nao tinha visto essa foto
Então mano, a foto que eu coloquei é projeção, tá ateh escrito nela, os 4p da dacon nunca sairam dos prototicos sem funilaria final, mas ela fez uns 4p, idem houve brazoka 4p, passat 4p, a dacon tentaria um gol 4p na mesma base do voyage antigo 4p, tendeu. A foto é uma projeção, que neste caso a dacon não conseguiu levar pras ruas.

Voyage conversivel a dacon conseguiu levar pras ruas:
Imagem

A sulam tb:
Imagem

Fora os VW mesmo.
A TL:
Imagem
A Brazoka:
Imagem

E não ficou apenas a VW nisso naum, outro exemplo, o maveco:
Imagem

Fora vários outros originais 4p, q se colocar todos num sobra mais espaço aqui.

Como o Gol, outros tiveram apenas versões prototicos, como o Corcel 2:
Imagem

Vou procurar o prototico do Gol 4P nos meus arquivos aqui, tenho uma foto do prototico original dacon, ainda em processo faltando funilaria final, que eu nem sei se a dacon concluiu.
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Mensagem por danilocmc »

calma lá.....

TL 4 portas não é DACON não....

ele é da VW mesmo......inclusive as portas dele são as mesmas do zé do caixão, que só existe na versão 4 portas.....

a brasilia também é VW e não protótipo dacon.....

a sacanagem da brasilia 4 portas, é que ela foi lançada a alcool, só que era 1300 e não 1600 como todas as outras, ai virou fiasco de venda.....já que carro 4 portas na nessa época era chamado de mico.....

mas até então ambos carros são projetos de fabrica e foram lançados para venda ao público sim....

inclusive a 4rodas foi fazer a capa de lançamento com a brasilia 4 portas, e foram brincar de ficar dando voltas no mesmo lugar, a brasilia acabou ficando em 2 rodas e até hoje essa história é lembrada pelos editores da época, que o reporter quase morreu do coração e não sabia o que fazer.....

Dacon trabalhava no mesmo esquema da Souza Ramos.....modificavam veiculos originais para consumidores mais exigentes e exclusivos hehehe....

Souza ramos fez escort tuning, escort turbo, e diversos Fords modificados....

abraços
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Mensagem por Alison »

Vlw galera...
Agora entendi um pouco mais do Golzin...

Viajava no emblema da Petrobrás que tem no painel
é tipo uma plaqueta...
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Re: Gol C

Mensagem por Alison »

god.pleaser escreveu:Ae camarada, o gol C vou criado em 1987 em função do plano Cruzado e a produção foi de 1987 até o início de 1988. Ele foi criado para ser vendido para orgãos governamentais. Tambem tenho um desse Gol 1987 C.

Ae camarada, ta deixando o seu original ou mudou algo nele?
O meu eu mudei só o forro do piso, coloquei duas camadas de feutro betumado, uma camada de manta térmica e mais uma camada de carpete.

Só a lataria que tá meio avariada, mas logo dou o tratamento devido.

Ah, só pra constar, a informação passada pelo nosso amigo ai em cima foi extraida do wikipédia... ele esqueceu de mencionar aa fonte bibliográfica... mas eu também usei essa informação na comunidade CdGQ do Vale do Paraíba...

Abraços
Num sei bem se tá todo original,
tem um jogo de roda aro 13 de 3 raios (Rodão)
e os faróis de neblina (redondos), acho que essas são as modificações
mais marcantes o resto tá normal...
Ele tá na familia desde 1996 e tow lutando pra que ele permaneça (ele tá pegando pesado com bolso hsaushaushaushasuha)...
Abraços Galera, valeu pelas dicas.
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Mensagem por Soundmax »

danilocmc escreveu:calma lá.....

TL 4 portas não é DACON não....

ele é da VW mesmo......inclusive as portas dele são as mesmas do zé do caixão, que só existe na versão 4 portas.....

a brasilia também é VW e não protótipo dacon.....

a sacanagem da brasilia 4 portas, é que ela foi lançada a alcool, só que era 1300 e não 1600 como todas as outras, ai virou fiasco de venda.....já que carro 4 portas na nessa época era chamado de mico.....

mas até então ambos carros são projetos de fabrica e foram lançados para venda ao público sim....

inclusive a 4rodas foi fazer a capa de lançamento com a brasilia 4 portas, e foram brincar de ficar dando voltas no mesmo lugar, a brasilia acabou ficando em 2 rodas e até hoje essa história é lembrada pelos editores da época, que o reporter quase morreu do coração e não sabia o que fazer.....

Dacon trabalhava no mesmo esquema da Souza Ramos.....modificavam veiculos originais para consumidores mais exigentes e exclusivos hehehe....

Souza ramos fez escort tuning, escort turbo, e diversos Fords modificados....

abraços
Vc não leu direito antes de postar, primeiro veja que sobre a TL e Brasoka, tah lah escrito, bonitinho:
"Fora os VW mesmo."
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Mensagem por gringo-tech »

pow

curti os golzim 4 portas....


show de bola


huahauhuahuaha :bronha:
Do CPT ao CdGQ!
Quão Grande é o Meu Deus, Eu Cantarei Quão Grande é o Meu Deus, Todos Verão Quão Grande é....... o Meu Deus!!!!



"" TUDO DEUS ""

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