Urgente, SUB fraco e Kit 2 vias e triaxias fortes, ajuda na

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Urgente, SUB fraco e Kit 2 vias e triaxias fortes, ajuda na

Mensagem por marquin »

Bom dia Pessoal, é o seguinte... Com prei a alguns dias um Modulo Stetsom de 4x50 4ohms e 4x60 2ohms... Nesse modulo BOSTER foi ligado 1 kit duas vias de 60Wrms 4ohms em saidas 50Wrms de 4ohms e triaxiais e coaxiais somando 55Wrms a 2ohms ligado em 60Wrms a 2 omhs no amplificador... O som esta ótimo. porém o kit 2 vias fica com um barulho como se fosse estourar mais os triaxiais e doaxiais ficam normais.....

O som tem uma ótima qualidade mais comprei um outro modulo da Falcon e um SUB bravox de 200Wrms.

O modulo que puxa os fones pequenos é BOSTER e o que puxa o SUB é um MOSFET, sendo assim, o Boster tem que ligar direto no input e o MOSFET no "RCA"...

Notei que os fones ficam altos mais o SUB sempre fraquinho....

Sera que alguem pode me ajudar?

Eu gostária que o SUB fosse forte, é um modulo a 200Wrms a 4ohms e eu comprei um SUb da Bravos Premiun mais não toca nada...

Já aumentei o ganho no maximo e mesmo assim não esta alto e nem com qualidade...
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

ele é Bobina simples de 4ohms de 200Wrms ligados em brigde de .200Wrms a 4ohms, ou seja, a imperdancia ta compativel e a potencia também... No modulo eu tenho a opção de hi-pass e lo-pass porém quando eu ligo como hi-pass ele da um grave melhorzim mais funciona como médio tipo woffer e quando ligo em lo-pass ele da um som grave mais fica bem mais fraco....

Quando eu digo que o grave ta fraco é fraco mesmo eu consigo ouvir os graves dos kit 2 vias melhores que os da mala... Desliguei o médulo dos fones e ai consegui almentar mais o volume do som e mesmo assim os graves não são essas coisas...

o equipamento é esse aqui:

Amplificador Falcon HS980M c/ cabo MP3 e iPod
Subwoofer Bravox Premium IIe Export PSW 12

As especificações para grave refoçado que veio no manual junto ao fone são:

50litros com um duto de 4"/20 com dimenções externas de altura 39, largura 40 e profundidade 45 com madeira de 2,0mm

Dai eu fiz uma trapezoidal com essas medidas:

55litros com duto de 4"/20 com dimenções externas de 35 de altura, 80 de largura, 18 de profundidade em cima e 33 de profundidade em baixo com madeira de 1,5mm
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

que probleminha né cara .. verifica cabos rca, se estao bons, aterramento, cabo positivo é de q/tos mm? essa cx acho q ta meio grande, mas é pra bater, pode ser q o modulo tbm esteje bixado, poderia testar o teu sub em um carro de um colega pra ver como q bate.

da uma verificada nos cabos e retorna ai dai.. .. abç
Editado pela última vez por Bibes em 08 Abr 2010, 09:52, em um total de 1 vez.
leandroreis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 518
Registrado em: 21 Mai 2009, 10:43
Carro:
Localização: ribeirao preto

Mensagem por leandroreis »

decha eu ve se entendi, os kit duas vias esta ligad um em cada canal, dai sobra o outrsao dois do stetsom q ta ligado os triaxias e os coaxias?

sobre o modulo do sub. ve se ta ligado td certo novamento, ve se não tem cabo rca junto com fio de energia isso não pode, tenta liga o subwoofer no stetsom, se o subwoofer toca mais no stetsom.concerteza é o modulo da falcon que está com problemas, a caixa ta de tamanho certo...ve se nun tem alguma coisa meio que "desconectada"...

falows
abraxx;;;
Avatar do usuário
chris_tommy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 339
Registrado em: 20 Mai 2008, 22:11
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por chris_tommy »

Cara,

quando vc diz que o 2way parece que vai estourar, o que parece o midbass ou o tweeter....?

outra coisa, vc disse que ligou os dois amplificadores nas saidas pré-amplificadas "de fio" e o mosfer na RCA.... agora teu player tem saída pra sub? ou vc ligou o mosfet em uma saida RCA traseira/dianteira...?

tb não entedi direito como vc fez as ligações dos ampli booster... vc usou bridge alguma coisa.....


abraços...
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

valeu ai galera... É o seguinte o meu modulo Boster é um Stetsom com 4 canais de 50Wrms tenho um kit 2 vias de 60W e um kit de coaxias de 15W que eu já tinha aqui em casa e um kit de triaxias de 40W. Liguei cada fone e twiter do kit em um canal e no caso dos triaxiais pra não ligar 40 em 50 eu joguei os coaxiais junto dando 55W em 2ohms para 60W 2 ohms. O som ficou muito bom mesmo.

O meu aparelho não tem saida para SUB eu liguei na saida RCA traseira, ele tem duas saidas de 120W a 2ohms ou 200W a 4ohms ligando em brigde, dai o que eu fiz foi o seguinte liguei o sub Bravox de 200W a 4ohms bobina simples em brigde no amplificador a 200W a 4ohms.

Quando digo que vai estourar é o seguinte quando ligo só o stetsom com os fones fica muito bom quando configuro o grave a +4 ele não passa do volume 26 que poque os fones já ficão fazendo um barulho tipo forçado mais não destorçe o som, quando tiro o grave ele vai até o 38. Sempre alto...

Quando liguei o Falcon com o Bravox praticamente não senti diferença, dependendo da musica da pra sentir um pouco de grave na mala com o som no maximo que os kits e triaxiais aguentão mais com o volume mais baixo tipo 10 ou 15 sem se percebe o som...

Em relação ao fio de energia sim ele esta junto ao RCA.
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

vc pode cortar o grave dos kit colocando um capacitor de 100x100 neles
esse stetsom q vc tem é o CL1000?
Avatar do usuário
chris_tommy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 339
Registrado em: 20 Mai 2008, 22:11
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por chris_tommy »

ahh... entendi o som agora....

só pra confirmar o 2way vc ligou com crossover certo? pq se não fica meio ruim mesmo e pode causar o problema q vc fala neles....

outra coisa... vc juntando os falantes (coaxial e triaxial), não dá uma conta tão exata assim... mas de qualquer maneira se tá bom, blzs....

o que pode estar acontecendo com o seu sub é a ligação na saida traseira... já que tem outros falantes usando a saida, não dá pra regular direito....

a que aconselho é partir pros testes.... tenta não utilizar a saída pré-amplificada (de fios) pra nenhum falante e tenta regular (tipo mandar mais som pra trazeira).... tenta mudar o ampli (como o pessoal citou aqui)....

o que é bom dar uma olhada também é a regulagem do ganho no amplificador, a maioria dos amplificadores Mosfet tem regulagem de ganho neles mesmo...
só cuidado com essas regulangens, tanto no amplificador quanto no player, pq já vi varios falantes queimando por má regulagem no ganho....

sobre os fios RCA e energia estarem juntos, não causa perda de potência... somente interferencia no falante..... mas não é o indicado mesmo.....
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

Bibes escreveu:vc pode cortar o grave dos kit colocando um capacitor de 100x100 neles
esse stetsom q vc tem é o CL1000?
Sim é o CL1000, muito bom por sinal... Em relação a ligar o Sub nele não da bronca não? Por que vi que nele não tem opão de Brigde e ligar um SUB de 200 numa saida de 50 pra teste não ficaria fraco também?

vou colocar os capacitores de 100x100, duvida, esses capacitores são ligado no fio positivo do fone? E em relação aos triaxiais var ter necessidade de colocar também?

Comprei mais 1 par de triaxial e 1 par de coaxial vou mudar a ligação do CL1000 vou ligar assim 1kit 2 vias mais um coaxial 60+30=90Wrms 2ohms para cada saida frontal de 60Wrms 2ohms do amplificador e vou ligar dois triaxiais 40+40=80Wrms 2ohms para cada saida traseira de 60Wrms 2ohms

O falcon ta só para o SUB...

Em relação ao ganho do amplificador esta no maximo e mesmo assim o som ta muito fraco.
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

Mudei o duto e coloquei um de 4" com 22cm e me parece que melhorou o grave, montei também uma caixa na tampa da mala para colocar os outros fones, terminei agora 12:20 da noite então não tenho como ligar alto para ver heheheh mais parece que o grave melhorou depois do duto e do ajuste no equalizador....

Amanha eu digo como ficou.
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

sim o capacitor vc liga no positivo, pode ligar em todo os falantes, menos o sub claro..hehe, ele é um filtro que corta os graves, o que vc pode fazer tbm é o seguinte, liga o cl100nas saidas dianteiras do player, unindo os as entradas e deixa a saida traseira só pro sub, nos RCA, ai vc pode regular o FADER mais pra tras ai o sub vai toca mais..
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

quer dizer que eu posso juntar duas saidas do modulo para uma do som? Tipo o modulo é de 4 saidas, posso ligar as 4 em 2 do aparelho?

É o seguinte mudei o duto e o som dentro ta dando um grave nao muito forte mais da pra sentir um pouco o grave, quando abre a mala ele fica mais fraco pra dentro e pra fora...

O ganho do modulo esta no maximo...

meu aparelho é um pionner DEH2280UB

A bateria eu troquei por uma propria para som com 80 amperes. Mesmo assim só ta aguentando umas 4 horas de som até arriar
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

up
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

fala marquim.
o que vc pode unir é as entradas, ligando as 2 saidas do dianteira do player na entradas do CL1000 , pega as quatro entradas do cl vai ter
2 conectores certo? então vc pega a entrada "R" de um e une a "R" do outro (azul com azul e cinza om cinza) ai vc pega a entrada "L" de um e une a "L" do outro (azul com azul e cinza com cinza)

ai o modulo cl fvai fica separado do que vc tem pro sub, ai vc pode controlar o fader dando mais som pra traseira e assim o sub baterá mais.


vc ja fez o teste ligando apensa o sub, , ele bate bem??
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

eu fiz o seguinte, peguei a frontal do aparelho de som e liguei as 2 entradas esquerdas do modulo em uma saida esquerda do aparelho e o mesmo com o direito, liguei o modulo do SUB na traseira e ficou muito bom pois com o fade da pra colocar mais pra o sub ou menos e assim deu pra regular ele batendo bem.

O sub agora ta dando uma pancada boa mais notei o seguinte o meu sub apesar de ta dando potencia agora ele não tem aquela pancada seca mais sim uma coisa meio abafada... Sempre que almento ele de mais fico com dor de cabeça por que ele da um grave abafado e meio aguniado, queria saber se tem como deixar ele com uma pancada SECA.

Sera a caixa? Já rodei na net em busca de informação desse SUB numa caixa trapozoidal mais não achei nada.
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

isso mesmo ligação certa..hehe

questão do sub é caixa 45l e duto de 3" x 18 de comprimento se nao me engano e 50l e duto de 3" x 25 de comprimento, o comprimento do duto é muito importante e é ai q o pessoal erra. coloca apensa o "acabamento" de duto

calculo vc acha no site da bravox
http://www.bravox.com.br/portal/calc_dimensoes.asp
, ou procura no google eu tinha um site bom mas não to ach
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

a minha esta com 55L e com um duto de 4" x 26 sendo que o final do duto acompanha a forma do fundo trapesoide.
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

se eu revestir com espuma dentro da caixa mesmo sem diminuir a litragem sera que da alguma diferença? Tenho medo de diminuir e ficar pior ou de aumentar e ficar pior. Mais ta dando um grave legal só não ta dando aquele grave seco... Eu não sei como descrever como ta o grave agora mais sei que é tipo abafado.

eu estou com o seguinte problema, a minha bateria arriou e ta complicado pra carregar dai eu percebi que o meu auternador é de 35A e a minha bateria de 80A e o som ainda não vi mais tem um Pionner DEH2280UB, um Stetsom CL1.000 e um Falcon HS980M, eu tinha uma bateria de 60A e aconteceu isso pensei que fosse a bateria então joguei fora e comprei essa nova e aconteceu o mesmo ela guentou um dia de som depois arriou e eu ainda não consegui carregar direito.

Resumindo eu queriainstalar um voltimetro e amperimetro, mais com o que li aqui no forum não vai ter necessidade de um amperimetro apenas um voltimetro. Eu queria apenas saber quando a minha bateria esta arriando pra não deixar o SOM zerar ela...

Notei também que mesmo quando ela arrea a ponto de não dar na partida ainda o SOM ainda aguenta uns 15 minutos auto e se eu baixar o volume ainda aguenta mais uns 15 minutos, sera que tem alguma bronca com a partida?

Estou pensando em comprar essa Fonte aqui ôh Fonte X-Force de 140A http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -30000-_JM
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Mensagem por Bibes »

não cara a bateria q enfraquece demais a ponto de nao dar partida.., o que vc pode fazer é trocar teu alternador por algum moderno de 90A ou levar em algum eletricista q aumente a potencia do teu prorio alternador,, vc tbm poderia colocar duas baterias, uma só pro som.. ai vc nao fica sem arranque, com esquema de rele q carrega ela q/do o carro tiver ligado..

ta bom o teu som quenta 4 hs.. o meu num quenta nem meia..heheh
é q nao deu tempo$$$$$$$$$$ de colocar outra bateria e alternador.. eu to procurando um de 120A
marquin
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Fev 2010, 12:15
Carro:
Localização: Araripina - PE

Mensagem por marquin »

só achei de 70 aqui e no valor de 180 reais

coloquei e testei o de 70, com o carro apenas ligado sem acelerar e com o som no maximo e com o farol alto ele ta segurando 12/14V, segundo o eletricista ele esta segurando o som e ainda carregando a bateria
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”