[Ajuda] Aspirar ou Turbinar - CHT
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[Ajuda] Aspirar ou Turbinar - CHT
Opa pessoal, tranquilos?
Então, tenho um gol1.3 CHT, to com uma graninha guardada e queria saber a opnião de voces sobre aspirar e turbinar..
As questoes em si seriam:
- Aspirar é mais barato que Turbinar $$?
- Qual me daria mais problemas? quebras? dor de cabeça?
- A potencia adquirida em cada um, e tem muita diferença entre elas?
E pra quem for da Região do ABC, uma mecanica boa e de confiança para mecher nesse motor ( CHT ).
Sou meio leigo com carros, a vida toda foi encima de moto, agora que vendi, comprei o golzinho, espero aumentar sua potencia.
Obrigado e no aguardo
Então, tenho um gol1.3 CHT, to com uma graninha guardada e queria saber a opnião de voces sobre aspirar e turbinar..
As questoes em si seriam:
- Aspirar é mais barato que Turbinar $$?
- Qual me daria mais problemas? quebras? dor de cabeça?
- A potencia adquirida em cada um, e tem muita diferença entre elas?
E pra quem for da Região do ABC, uma mecanica boa e de confiança para mecher nesse motor ( CHT ).
Sou meio leigo com carros, a vida toda foi encima de moto, agora que vendi, comprei o golzinho, espero aumentar sua potencia.
Obrigado e no aguardo
Quando a arma que mata é a mesma que defende os direitos e a liberdade, os Anjos choram mais não acusam.
entao vo aspirar mesmo, me falaram pra por um comando 282 e um 2e que ja dava uma boa mudança, e o valor ja não seria alto, e mais pra frente colocaria um 4x1 que eh mais difcil de achar, será que compensa ?
Quando a arma que mata é a mesma que defende os direitos e a liberdade, os Anjos choram mais não acusam.
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- Black Melo
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Eu to pensando em turbinar o meu...
Ele é todo original as configurações vou por abaixo
Cht 1.6 gásolina
Carb. Brosol Blfa h30-34
acho que é isso que interessa...
Gostaria de saber se eu posso meter um kit turbo nele sem ter que mudar meu carburador, só deixar ele turbo mesmo, talvez por uma bomba eletrica ou algo assim, mas nada de mais. Isso é possível?
Obrigado desde já
Ele é todo original as configurações vou por abaixo
Cht 1.6 gásolina
Carb. Brosol Blfa h30-34
acho que é isso que interessa...
Gostaria de saber se eu posso meter um kit turbo nele sem ter que mudar meu carburador, só deixar ele turbo mesmo, talvez por uma bomba eletrica ou algo assim, mas nada de mais. Isso é possível?
Obrigado desde já
Gol 92
CHT 1.6
CHT 1.6
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O meu, eu fi assim:
CHT 1.3 turbo
comando xr3 formula
apl 240, .36/.42, 1.2kg de pressão
Fueltech Multiponto / Corte de GIRO : 7100 RPM
Sonda Wideband
4 bicos IWP 115
1 Bico monoponto suplementar(dentro da tbi)
varetas de valvulas do opala
intercooler gol 1000 c/ caixas de aluminio
Junta da Admissao/Escapamento de aluminio, se nao ela queima direto
Já andei com alguns AP aspiradinhos e não passei vergonha não velocidade final a 7200rpm(eu desabilitei o corte de giro pra fazer isso) 190Km/H
Ta muitoooooo bom de andar gostoso quando a turbina enche vc sente aquela puxadinha em segunda vc escuta ele cantando pneu em terceira 130 em quarta 160 em quinta depois de um tempinho eh claro 190 a 7200 rpm...
DICA: nao esqueca dos freios.... esse eh o principal problema dos nossos golinhos, os freios do meu nao fiz ainda.. a essa velocidade nem arrisquei frear soltei o acelerador , so freiei depois que a velocidade baixou dos 160 kkkk eh meu proximo passo fazer os freios
Agora qt a custo nao gosto nem de falar .. kkkkkk estrapolou R$7k
CHT 1.3 turbo
comando xr3 formula
apl 240, .36/.42, 1.2kg de pressão
Fueltech Multiponto / Corte de GIRO : 7100 RPM
Sonda Wideband
4 bicos IWP 115
1 Bico monoponto suplementar(dentro da tbi)
varetas de valvulas do opala
intercooler gol 1000 c/ caixas de aluminio
Junta da Admissao/Escapamento de aluminio, se nao ela queima direto
Já andei com alguns AP aspiradinhos e não passei vergonha não velocidade final a 7200rpm(eu desabilitei o corte de giro pra fazer isso) 190Km/H
Ta muitoooooo bom de andar gostoso quando a turbina enche vc sente aquela puxadinha em segunda vc escuta ele cantando pneu em terceira 130 em quarta 160 em quinta depois de um tempinho eh claro 190 a 7200 rpm...
DICA: nao esqueca dos freios.... esse eh o principal problema dos nossos golinhos, os freios do meu nao fiz ainda.. a essa velocidade nem arrisquei frear soltei o acelerador , so freiei depois que a velocidade baixou dos 160 kkkk eh meu proximo passo fazer os freios
Agora qt a custo nao gosto nem de falar .. kkkkkk estrapolou R$7k
pra atingir 7100 RPM, vc apenas colocou as varetas do Opala? não precisou de nenhuma modificação nos balancins nem nas molas?bugalaws escreveu:O meu, eu fi assim:
CHT 1.3 turbo
comando xr3 formula
apl 240, .36/.42, 1.2kg de pressão
Fueltech Multiponto / Corte de GIRO : 7100 RPM
Sonda Wideband
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varetas de valvulas do opala
intercooler gol 1000 c/ caixas de aluminio
Junta da Admissao/Escapamento de aluminio, se nao ela queima direto
Já andei com alguns AP aspiradinhos e não passei vergonha não velocidade final a 7200rpm(eu desabilitei o corte de giro pra fazer isso) 190Km/H
Ta muitoooooo bom de andar gostoso quando a turbina enche vc sente aquela puxadinha em segunda vc escuta ele cantando pneu em terceira 130 em quarta 160 em quinta depois de um tempinho eh claro 190 a 7200 rpm...
DICA: nao esqueca dos freios.... esse eh o principal problema dos nossos golinhos, os freios do meu nao fiz ainda.. a essa velocidade nem arrisquei frear soltei o acelerador , so freiei depois que a velocidade baixou dos 160 kkkk eh meu proximo passo fazer os freios
Agora qt a custo nao gosto nem de falar .. kkkkkk estrapolou R$7k
Fujiwara escreveu:pra atingir 7100 RPM, vc apenas colocou as varetas do Opala? não precisou de nenhuma modificação nos balancins nem nas molas?bugalaws escreveu:O meu, eu fi assim:
CHT 1.3 turbo
comando xr3 formula
apl 240, .36/.42, 1.2kg de pressão
Fueltech Multiponto / Corte de GIRO : 7100 RPM
Sonda Wideband
4 bicos IWP 115
1 Bico monoponto suplementar(dentro da tbi)
varetas de valvulas do opala
intercooler gol 1000 c/ caixas de aluminio
Junta da Admissao/Escapamento de aluminio, se nao ela queima direto
Já andei com alguns AP aspiradinhos e não passei vergonha não velocidade final a 7200rpm(eu desabilitei o corte de giro pra fazer isso) 190Km/H
Ta muitoooooo bom de andar gostoso quando a turbina enche vc sente aquela puxadinha em segunda vc escuta ele cantando pneu em terceira 130 em quarta 160 em quinta depois de um tempinho eh claro 190 a 7200 rpm...
DICA: nao esqueca dos freios.... esse eh o principal problema dos nossos golinhos, os freios do meu nao fiz ainda.. a essa velocidade nem arrisquei frear soltei o acelerador , so freiei depois que a velocidade baixou dos 160 kkkk eh meu proximo passo fazer os freios
Agora qt a custo nao gosto nem de falar .. kkkkkk estrapolou R$7k
exato, deu problema logo que botei pra funcionar o motor, o suporte dos balanceiros soltou eu pensei que iria me dar problamas mas aí reapertei e não deu mais problema até agora...o unico detalhe eh o comando do xr3 formula que favorece o torque mais em alta.. fora isso tudo original.. agora eu vou desmontar ele pra dar uma revisada conforme for vou colocar umas molas das valvulas novas, mas as originais mesmo pois girar mais que isso o CHT os mancais não aguentam nao...
que interessante, não sabia que as varetas do Opala aguentavam alto giro, vou estudar o que precisa ser modificado além das varetas no motor pra poder alcançar giros ainda maiores, e já vou dar um jeito de arrumar essas varetas de Opala pro meu CHT, vamos ver quanto conseguimos fazer o CHT girar hehehe
já ouvi dizer que o problema não eh as veretas guentarem, essas de opala guentam bem pois a carga das molas do cht são um pouco menores que as do opala se quiser uma solução mais "bruta" tem as varetas do mercedes 680 que são de inox essas sim guentam com os dois pés nas costas.., o detalhe eh que se fizer girar muito mais que isso dizem(não sei eh é real ou mito) que as bronzinas de mancais e bielas giram.. ae ferrou-se tudo..Fujiwara escreveu:que interessante, não sabia que as varetas do Opala aguentavam alto giro, vou estudar o que precisa ser modificado além das varetas no motor pra poder alcançar giros ainda maiores, e já vou dar um jeito de arrumar essas varetas de Opala pro meu CHT, vamos ver quanto conseguimos fazer o CHT girar hehehe
o meu a quando passou de 7200 deu uma embrulhada creio que deva ter sido uma flutuada de válvulas.. agora a proxima vez que eu for pro sul vou desmontar tudo pra ver como que ta, e ja vou dar uma reassentada nas válvulas... o corte eu uso normalmente em 6800 quando to com espirito de "porco" eu ponho a 7100... assim ta 180km/h
- Biel Kawashima
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- Localização: Mogi das Cruzes-SP
Re: [Ajuda] Aspirar ou Turbinar - CHT
Olá Bugalaws o q me indicaria para um CHT 1.0 I plus original a Gasolina
tava pensando em fazer
Kit 1.6 camisa,pistão,juntas e tals ( só ñ sei se uso o kit a alcool e rodo na gasosa ou ponho o kit a gasosa msmo)
Comando de valvulas do Escort XR3 ou do 1.6 msmo (se tiver outro melhor manda ae)
cabos de vela Accel e velas frias Ngk
injetor monoponto(por enquanto)do corsa 1.4 oou equivalente
varetas de valvula do MB 608
Bobina Gol MI
ou ver se consigo algum mecanico que consiga algo em parecido com o Corcel Binno
Cabeçote: Seguir a receita de polir de dutos e equalizar que foi dada acima pelo Wako_TM. Sugiro conseguir um cabeçote de Corcel GT no ferro velho, ele já vem com valvulas maiores, fazer o trabalho nele e guardar o original. Outra sugestão seria usar um cabeçote do motor CHT do Escort XR3, mais moderno. Usar uma Taxa de Compressão de 9:1 a 9,5:1. É o limite para usar gasolina comum nesse motor. O Bino tinha em torno dessa taxa, e usava a gasolina azul da época, que era semelhante a atual comum.
Pistões: Trocar o Kit de camisa/pistões/anéis por um de 77 mm, utilizado no motor 1.6. Será necessário desmontar o motor e aumentar a base das camisas. Mantendo o virabrequim original, que também tem 77mm, você terá um motor quadrado, de 1440 cm3. Essa era a cilindrada do motor Bino. Para aumentar mais a cilindrada, (o limite é de 1555 cm3) já seria também necessário substituir bloco e virabrequim pelo dos corcel 1.6 a partir de 79 ( se for CHT sera necessário substituir o cambio também)
O Bino usava dois carburadores simples originais de corcel. Você pode tentar encontrar um coletor de admissão de formula ford para dupla carburação e seguir essa receita, ou trocar o carburador original de corpo simples por um corpo duplo, usando o coletor do 1.6 gasolina. Pode ser um 2E, 3E, Weber Mini Progressivo ou mesmo o solex 34/34 ou Weber 460 dos motores 1.6, trabalhando-os internamente para a nova configuração.
Comando: O Corcel 1.4 tem comando de 260º, previlegiando o torque em baixa rotação. O Comando do 1.6 já tinha 272º. Você poderia usar ainda um comando mais forte, como o do XR3 1.6, mas os colos terão que ser torneados para a medida do bloco original do corcel, pois o bloco do CHT é um pouco diferente. É oportuno dizer que, quanto mais forte for o comando, pior será o rendimento em baixas rotações, que é o forte do motor corcel original. A Bino na época vendia um comando fabricado por ela, e a cópia de um skenderian. Nenhum dos dois era extremamente bravo.
Escapamento: Hoje é difícil quem faça um dimensionado para corcel antigo. Mas você pode simplesmente trocar o último estágio do escapamento por um tipo Kadron ou do corcel GT.
O Resultado no Bino era uma potencia entre 90 e 100 HP à 6500 RPM. Melhorava bastante o desempenho em relação ao original da época. O Bino não podia ser utilizado na divisão 1, já que não era um motor original de fabrica, o que limitava sua participação às categorias de carros preparados.
bom é isso se tiver + sugestões mande ae
Ps: Pretendo por um turbinho ae tbm adicional
será q o CHT aguenta um desses http://www.dudemarch.com.br/materias/co ... quenos.htm
e desculpe o texto grandinho ae,mas CHT aki em sampa tá treta principalmente nas cidades Mogi das cruzes e Suzano!
fico no aguardo,uma otima semana pra ti!
tava pensando em fazer
Kit 1.6 camisa,pistão,juntas e tals ( só ñ sei se uso o kit a alcool e rodo na gasosa ou ponho o kit a gasosa msmo)
Comando de valvulas do Escort XR3 ou do 1.6 msmo (se tiver outro melhor manda ae)
cabos de vela Accel e velas frias Ngk
injetor monoponto(por enquanto)do corsa 1.4 oou equivalente
varetas de valvula do MB 608
Bobina Gol MI
ou ver se consigo algum mecanico que consiga algo em parecido com o Corcel Binno
Cabeçote: Seguir a receita de polir de dutos e equalizar que foi dada acima pelo Wako_TM. Sugiro conseguir um cabeçote de Corcel GT no ferro velho, ele já vem com valvulas maiores, fazer o trabalho nele e guardar o original. Outra sugestão seria usar um cabeçote do motor CHT do Escort XR3, mais moderno. Usar uma Taxa de Compressão de 9:1 a 9,5:1. É o limite para usar gasolina comum nesse motor. O Bino tinha em torno dessa taxa, e usava a gasolina azul da época, que era semelhante a atual comum.
Pistões: Trocar o Kit de camisa/pistões/anéis por um de 77 mm, utilizado no motor 1.6. Será necessário desmontar o motor e aumentar a base das camisas. Mantendo o virabrequim original, que também tem 77mm, você terá um motor quadrado, de 1440 cm3. Essa era a cilindrada do motor Bino. Para aumentar mais a cilindrada, (o limite é de 1555 cm3) já seria também necessário substituir bloco e virabrequim pelo dos corcel 1.6 a partir de 79 ( se for CHT sera necessário substituir o cambio também)
O Bino usava dois carburadores simples originais de corcel. Você pode tentar encontrar um coletor de admissão de formula ford para dupla carburação e seguir essa receita, ou trocar o carburador original de corpo simples por um corpo duplo, usando o coletor do 1.6 gasolina. Pode ser um 2E, 3E, Weber Mini Progressivo ou mesmo o solex 34/34 ou Weber 460 dos motores 1.6, trabalhando-os internamente para a nova configuração.
Comando: O Corcel 1.4 tem comando de 260º, previlegiando o torque em baixa rotação. O Comando do 1.6 já tinha 272º. Você poderia usar ainda um comando mais forte, como o do XR3 1.6, mas os colos terão que ser torneados para a medida do bloco original do corcel, pois o bloco do CHT é um pouco diferente. É oportuno dizer que, quanto mais forte for o comando, pior será o rendimento em baixas rotações, que é o forte do motor corcel original. A Bino na época vendia um comando fabricado por ela, e a cópia de um skenderian. Nenhum dos dois era extremamente bravo.
Escapamento: Hoje é difícil quem faça um dimensionado para corcel antigo. Mas você pode simplesmente trocar o último estágio do escapamento por um tipo Kadron ou do corcel GT.
O Resultado no Bino era uma potencia entre 90 e 100 HP à 6500 RPM. Melhorava bastante o desempenho em relação ao original da época. O Bino não podia ser utilizado na divisão 1, já que não era um motor original de fabrica, o que limitava sua participação às categorias de carros preparados.
bom é isso se tiver + sugestões mande ae
Ps: Pretendo por um turbinho ae tbm adicional
será q o CHT aguenta um desses http://www.dudemarch.com.br/materias/co ... quenos.htm
e desculpe o texto grandinho ae,mas CHT aki em sampa tá treta principalmente nas cidades Mogi das cruzes e Suzano!
fico no aguardo,uma otima semana pra ti!
Carro baixo e pista dura,tanto bate até que pula!
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- Membro - 1.6
- Mensagens: 329
- Registrado em: 03 Dez 2009, 00:49
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- Localização: Viamão/RS
Re: [Ajuda] Aspirar ou Turbinar - CHT
Biel você deve optar se irá fazer uma preparação aspirada ou turbo, pois terá que decidir a taxa do cabeçote, se usar pistão plano ficará taxado e não poderá usar quase nada de pressão se for turbinar, se usar pistão cavado, ficará destaxado ou com taxa original e poderá abusar da pressão do turbo, porém terá um desempenho "xoxo" para aspirado... Tenho algumas matérias de receita para cht aspirado, me envia teu e-mail por mp que passo elas.
Mas o ideal mesmo para CHT é meter um kit turbo... Anda com pressão média em torno de 0,8kg já ficará satisfatório e sem muito risco de quebras.
Abraço.
Mas o ideal mesmo para CHT é meter um kit turbo... Anda com pressão média em torno de 0,8kg já ficará satisfatório e sem muito risco de quebras.
Abraço.