[MOTOR] Regular as valvulas

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Mathias
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 18 Jun 2007, 01:05
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo / SP

[MOTOR] Regular as valvulas

Mensagem por Mathias »

Olá pessoal :D

Bom, vamos a questão, estes dias vou ter que trocar a junta da tampa das valvulas porque esta vazando um pouco de óleo ( com R$ 5,00 compro uma junta nova... pra que vou ficar jogando óleo atoa... )

Mas ja como vou estar com a tampa aberta pensei que eu poderia regular as valvulas, mas o problema é que eu não sei fazer isto

Mas pretendo aprender como outras tantas coisas que não sabia e fui aprendendo

Ouvi dizer que é necessario umas tais "laminas" para regular as valvulas e que este motor a regulagem é por "pastilhas" acredito que não deve ser nada de outro mundo...

em todo o caso, mesmo que eu não consiga regular as valvulas, o que eu posso fazer estando com a tampa aberta em relação a limpeza?

Obrigado a todos !
Feliz EX-proprietario de um GOL 1000 @ 1300 CHT 95 e proprietário de um GOL Bola 1.8
Avatar do usuário
_verdinelli
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 827
Registrado em: 26 Abr 2007, 10:54
Carro:
Localização: Jaú - SP
Contato:

Mensagem por _verdinelli »

limpa a tampa pinta ela.. faz uma graça e monta dinovo.. aeoiaehiaeohea nao deveria tentar regular as valvulas...
... no assinatura ...
Avatar do usuário
Mathias
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 18 Jun 2007, 01:05
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo / SP

Mensagem por Mathias »

Estava pensando nisto mesmo hehe mas se não for algo tão impossivel hehe ...

Pelo menos um pouco da borra vou tentar tirar, alias, qual tinta eu uso para pintar a tampa ?
Feliz EX-proprietario de um GOL 1000 @ 1300 CHT 95 e proprietário de um GOL Bola 1.8
Avatar do usuário
_verdinelli
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 827
Registrado em: 26 Abr 2007, 10:54
Carro:
Localização: Jaú - SP
Contato:

Mensagem por _verdinelli »

eu usei akelas pra temperatura qdo pintei as do passat meti um prata cromo nele
... no assinatura ...
Avatar do usuário
DIEGOALISSON
Moderador - Orkut
Moderador - Orkut
Mensagens: 684
Registrado em: 14 Abr 2007, 19:46
Carro:
Localização: são paulo Zona norte

Mensagem por DIEGOALISSON »

_verdinelli escreveu:eu usei akelas pra temperatura qdo pintei as do passat meti um prata cromo nele

Opa Verdinelli, fala ai qual é essa tinta manda o modelo dela e as especificações, alás, explica ai o que vc usou para pintar a sua tampa d válvula, ela fica cromada mesmo?? pq a minha tá uma calamidade, toda descascada!!!


E Mathias, não vai se meter a regular as válvulas, pq como o meu mec disse, tem um gabarito certo, e só os caras da retífica tem a manha d regular as válvulas!!!
"Carro bom é carro mal educado, Vc pisa e ele responde!!!"
Imagem
Pé de Pano!!!
Avatar do usuário
Mathias
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 18 Jun 2007, 01:05
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo / SP

Mensagem por Mathias »

É, o meu falou a mesma coisa ¬¬

eu comprei a tal "tinta altas temperaturas" e pintei a tampa e mais algumas coisinhas ( dps q começa a pintar é dificil parar hehe )

CROMADOOOOOOOOO não fica... mas eu gostei pra caramba
Feliz EX-proprietario de um GOL 1000 @ 1300 CHT 95 e proprietário de um GOL Bola 1.8
Avatar do usuário
Rnaldo
Membro
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 17 Mai 2007, 10:08
Carro:
Localização: São Paulo Z/L - ABC

Mensagem por Rnaldo »

retirei de um outro forum:
Para retirar a tampa é simples, remover as 3 porcas da tampa e soltar o cabo do acelerador e do respiro do óleo.
Imagem
Após a retirada, limpar a tampa internamente e trocar a junta (de borracha) do seu alojamento. Como as válvulas ficarão à mostra, se necessário pode-se proceder a regulagem das mesmas.

Tomando a foto abaixo como base, onde está marcado no cabo de vela o número 1, a válvula da direita é de escape e a da esquerda é de admissão. No número 2, inverte-se a posição, sendo a da direita admissão e a da esquerda escape. Número 3, inverte-se novamente, esquerda admissão e direita escape. Número 4, direita admissão e esquerda escape.
Imagem

Observar que os balancins devem estar "livres" de pressão (sem estarem pressionando a válvula) para regulá-los. Para isso siga este procedimento: freio de mão solto, quarta marcha engatada e empurrando o carro para frente ou para trás, se o espaço permitir (e no plano), assim consegue-se girar o motor e consequentemente o comando de válvulas. Procure deixar no ponto médio de aliviamento, ou seja, gire o motor até que o ponto de aliviamento fique na metade entre os dois pontos onde fica tensionada.

Para regular é muito fácil. É so medir a folga do válvula (utilize um calibre de lâminas como o da foto) de um lado do balancim e ajustar com o parafuso e contra-porca do outro.
Imagem
Os valores das folgas nas válvulas de admissão e de escape seguem na tabela abaixo:
Motor AP 1800/1800S
admissão ............. 0,20 ± 0,05 mm
escapamento ....... 0,40 ± 0,05 mm
Motor AE 1600
admissão ........................ 0,15 mm
escapamento .................. 0,20 mm

Valores para regulagem com o motor frio.



Com a junta nova na tampa, encaixe a tampa no lugar com cuidado para que a junta fique em seu alojamento e e bem assentada no cabeçote (não pode ficar virada, senão vaza). Com as novas borrachas e arruelas das porcas (sim , tbm devem ser trocadas), fixe a tampa definitivamente. O aperto deve ser firme, porém não muito pois a tampa pode amassar.

Remonte o cabo do acelerador e o respiro de óleo.
Chine in Box & Cheese T
Imagem
Avatar do usuário
Cassiano Amui
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 20 Jun 2007, 19:48
Carro:
Localização: Atibaia-SP

Mensagem por Cassiano Amui »

E aí Mathias!!

Cara, eu aconselho você levar seu carro pra fazer essa regulagem de válvulas em alguém especializado nisso!!!
Tive que fazer no meu!!!! As válvulas de escape do cilindro 1 e 4 estavam presas e a caranga não tava andando nada!!!!
As válvulas do meu ficaram bem reguladas e a caranga agora tá andando normalmente!!!
Parece fácil!!!! Mas não é tão simples assim, só pra quem conhece!!!
Valeu!!!
Abraços!!!
Avatar do usuário
Mecânico
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Jun 2008, 19:00
Carro:
Localização: Cariacica - ES

Mensagem por Mecânico »

Legal... só uma dúvida.

Apertar a tampa..... "apertar firme, mas não apertar demais para não empenar a tampa." OK! Mais quanto seria esse "apertar firme"?
Se eu utilizar um torquimetro, quando de carga posso colocar? 5... 10...15...20...100 Newtons?

Tô precisando saber isso para trocar a junta do meu (GOL-CL-1.8-94).

Obrigado!
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

amigo aperta ateh encosta e vc sentir q pegou um tork e ja era
e outra compra junta boa hem esse d 5 reais ta parecendu mutiu barata
pq c naum logo vc vai ter q compra outra pq eskenta muitu
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
Avatar do usuário
Mecânico
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Jun 2008, 19:00
Carro:
Localização: Cariacica - ES

Mensagem por Mecânico »

Opa...

Bom tanquilo então quanto ao aperto...

Com relação ao preço, bom aki no meu estado o preço é mais ou menos esse mesmo... R$ 5.00 para as juntas de cortiça e R$ 18 para a de borracha (na concessionária da VW).

Bom... meu AP é 94, mais acho que não tem nada a ver o ano de fabricação do motor, com o material da junta. Na verdade a junta do meu é original e é de cortiça.

Será que tem alguma diferença ou algo que me impessa de colocar uma junta de borracha?

Desculpe-me se falei besteira... só não quero cometer erros com meu AP :)

T+
Avatar do usuário
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 327
Registrado em: 04 Fev 2009, 19:58
Carro:
Localização: Caçapava/SP

Mensagem por marceloquinsan »

amigo junta eh coisa seria c eu fosse vc comprava a mais kra
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
duda288
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Jan 2009, 02:09
Carro:
Localização: porto alegre

Mensagem por duda288 »

Mecânico escreveu:Opa...

Bom tanquilo então quanto ao aperto...

Com relação ao preço, bom aki no meu estado o preço é mais ou menos esse mesmo... R$ 5.00 para as juntas de cortiça e R$ 18 para a de borracha (na concessionária da VW).

Bom... meu AP é 94, mais acho que não tem nada a ver o ano de fabricação do motor, com o material da junta. Na verdade a junta do meu é original e é de cortiça.

Será que tem alguma diferença ou algo que me impessa de colocar uma junta de borracha?

Desculpe-me se falei besteira... só não quero cometer erros com meu AP :)

T+
CARA SEGUINTE ''MECANICO'' PRA COLOCAR JUNTA DE BORRACHA
VC TAMBEM TEM QUE COMPRAR OS PRISIONEIROS QUE VAI NO CABEÇÓTE POIS PRA CURTIÇA É UM TIPO PRA JUNTA DE BORRACHA É OUTRA OK !!!!!
o_moreno
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 18 Set 2007, 08:36
Carro:
Localização: Rio Claro/SP

Mensagem por o_moreno »

Bom Dia!

Pessoal, poderiam me ajudar visualizando as imagem colocadas pelo nosso colega Rnaldo, onde mostra os balancins, quais delas são admissão e de escape? E possivel vocês passarem a sequência?

Atte.
Reinaldo
Avatar do usuário
AzEiToNeX
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 1929
Registrado em: 17 Jun 2007, 09:41
Carro: não tenho
Localização: São Paulo / SP - Penha ZL
Contato:

Mensagem por AzEiToNeX »

Titulo Editado conforme as Regras de Postagem do Fórum CdGQ!

[MOTOR]

Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html


Atenciosamente

Equipe CdGQ!
Santana 2000Mi - 1999
Rodas 17" - Perfil - 205/40/17

Fotos do meu Santanão:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=26601
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”