Motores preparados... e o câmbio ?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Motores preparados... e o câmbio ?

Mensagem por Renato3377 »

A gente sempre fala de motores preparados, aspirados ou turbinados, mas esquece que o bom conjunto de motor para render bem, tb precisa de um bom conjunto de transmissão e tração.
Já tive aspirados, turbos e voltei para aspirado. Atualmente uso um 2.1 aliviado, cabeçote completo, Weber 40, coletor 4x1, ignição e comando de vávulas adequados. Um canhão de rua que ficou MUITO melhor com o escalonamento das marchas, blocante, suspensão mais travada... Turbo tem que ter mais de 1 kg para andar junto...
Uma receita básica é encurtar as relações e diferencial para aspirados, outra é alongar um pouco para turbinados.
Eu uso 1a e 2a originais, com 3a, 4a e 5a do gol 1000 16v. Blocante de 70%. Uso pneus 195/55 (mais altos) para compensar um pouco a relação final. Achei show para aspirado com comando mais alto (como o meu).
Alguém tem modificações de câmbio ou queiram discutir??
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

renato...esse realmente eh um ponto q nao se fala mto aki...pelo menos nao vi ate agora...

eu queria fazer uma preparaçaozinha leve...um comandinho 276 ou um 49g
mas o meu eh cambio ps (longo bagarai) axo q teria q dar uma encurtada neh

abraço..
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ranjas
entao.. curto muito meu cambio com ele aspiradinho ..
to de comandinho pekeno (49 G) masss vou te falar..
kkkkkkkkk ficou masaaa pra caramba..
49g 2e e 4x1 ... foi a combinação perfeita..
dei pau em um gts com comando 288 , e cambio curto original do gts..
tipo assim.. enquanto o cara tava se matando trocando marcha.. eu tava soh esticando a minha..
kkkkkkkkkkkkkk 1º a 60 2 º 105 3º 140 ... essse cambio longo ps do meu voyage eh fora de serio.. curto ele pra caramba..

coloca um comandinho no seu .. vc vai ver como fica .. eh massa..

Abraçoo..
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
msjunior46
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2858
Registrado em: 11 Jun 2007, 23:10
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP / Filial ABC

Mensagem por msjunior46 »

Eu canso de ver aqui membros, que possuem as vezes umagoleta turbo, onde a turbina é pequna e acaba logo e os caras querem um cambio mais longo....hehehe

No meu uso um cambio escalonado mais curto, porém de inicio eu utilizaria uma turbina menor só que meu projeto mudou muito e eu ja havia mandado fazer o cambio agora tenho motor pra trocar com
7500 RPM e meu cambio é curto hehe, em breve vira um cambio reto sapinho.

Outra coisa que não se fala muito aqui é com relação ao carro ter "chão" em interlagos no dia 20/6 fiquei besta nenhum carro ali tem suspensão todos dão aquela erguida de frente...hehe


Em cima de tudo isso fica a pegunta "O que adianta ter um haras no carro se a porteira esta aberta?".



Abraços
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Ranjas,
Para aproveitar melhor o comando, o ideal é encurtar o câmbio. Caso utilize a 4a e 5a do câmbio do GTS já fica melhor, principalmente se pensar num 276. Como eu disse, eu usava antes o câmbio do GTS. Depois de modificar e encurtar ainda mais, o carro ficou outro! Mas uso comando alto.

Fala Guilherme,
Com certeza se vc usar o câmbio do GTS seu carro vai andar mais. O Zé do GTS que vc acelerou se estiver usando só o comando 288 em motor original, pode andar até menos do que se tivesse com o 049g. O ideal é que faça o conjunto. Não adianta ter um comando violento, se a carburação, compressão, exaustão, centelha, câmbio, etc, não acompanham... Os comandos altos (acima de 280) tem uma faixa de utilização ideal pequena, por isso a necessidade de encurtar o câmbio, para ficar sempre na melhor faixa de torque e potência.
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Moderador,
Já tive motor 2.0 turbo beeemm forte (420 cv em dinamômetro) que utilizava turbina .50 fria e .70 quente, além de cabeçote trabalhado e comando específico. O que a gente observa na curva de torque e potência desses motores com turbina grande é que tb possuem uma melhor faixa de uso reduzida, justificando um câmbio com relações mais curtas de 3a, 4a e 5a (podendo usar diferencial longo para compensar).
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Renato3377 ..
e aeee renatao beleza..
intaooo.. o foda eh ke o zé do gts levo quase a cidade inteira.. =//
ele levou 1.9 com 296 e carburação 3e , cabeçote preparado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele levo grandao ainda..
levou um passatao 288
levou um voyajão de 49g
ou sejaa.. ele era a lenda da cidade.. e ficava tipo me intimando..
eu falei vamooo (axando ke ia perde feio) falei vamos soh pra ver a diferença.. pois eu pensava em por um 288 .. ai fomos tah ai a surpresa..
kkkkkkkkkkkkkkkk anda junto sussa o meu. .

intaooo depois dessa foi foda neh o cara se a lenda da cidade e nao conseguir pegar o voyajão meu kkkkkkkkkk
de 49 g cambio ps original , e 2e :lala:

intao.. como diz o preparador...
todo motor eh diferente.. uns aceitam alguns comandos e ficam otimos.. outros nao aceitam tanto e ficam um lixo kkkkkkkkk
tipo uma coisa pesssoal do motor ta ligado ? ahuashsohsao


mas aiii abraçaooo.. e valeuuu !!!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

o cambio ps pro cambio pv do gts oq muda eh so a 4 e 5 nao eh??? ou talvez a 3 tb???
pq 1 e 2 sao iguais nao sao???

renato ....tava pensando em por cambio do gts...será q vira mais só trocar a 4 e 5??
abraço
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

só a primeira é igual o resto é diferente... o pv é mais curto de segunda pra baixo.

Deem uma olhada:
http://www.golquadrado.com.br/forum/cam ... t4985.html
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

eu vi aki no forum msm e os numeros mudavam da terceira ate quinta ou so quarta e quinta...nao lembro

vi no link ae cavanhasm
o quinta do pv eh quase a quarta do ps ou vice versa huahuauhauha
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

eh massa.. eu soh esticando ee ele trocando marcha akaksoksasko
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
cavanhasm
Membro
Membro
Mensagens: 294
Registrado em: 15 Dez 2008, 23:04
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por cavanhasm »

pois é mas depende muito pq se o tiro for curto ñ da tempo de esticar...
aí o cambio mais curto leva vantagem.
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
4x1 GIBA
Bobina MI
Velas frias Grau 8
Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Guilherme,
Em time que tá ganhando não deve mexer, cuide bem do motor! Provavelmente é motor de 4a feira após vitória do Flamengo na 3a! rs.
O que pode acontecer é que numa linha de montagem, as peças podem vir com mínimas diferenças de peso e balanceamento. Quando colocadas juntas, pode dar a sorte de ser tudo bem casado no seu motor. Quantas vezes não vimos carros originais idênticos, com tocada semelhante, andando um mais que o outro?!

Fala Ranjas,
O colega Cavanhasm forneceu uma tabela com as relações. Se quiser mudar o câmbio, sugiro trocar apenas as engrenagens de 4a e 5a da sua caixa, com uma boa revisão das outras peças, troca de óleo da caixa e juntas. Melhor trabalhar a sua do que correr o risco de pegar um caixa PV semi-nova total-velha ...
Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Aí Guilherme,
Outra sugestão simples na hora de acelerar de novo com o Zé: Melhore a relação peso/potência do seu carro retirando os bancos traseiros, estepe, macaco ou qualquer coisa sem necessidade (provisória) de dentro do carro. Vai saltar um pouco mais na frente dele!
Boa sorte!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Renato3377
hsaosahsasaahosoh pode crer... verdade..
mas o principal eu nem tirei kkkkkkkk mas vou tirar da proxima..
a tampa de cima do carburador... isso mesmo .. a tampa do filtro la..
quando eu for bota pra anda com alguem denovo.. vou tirar tudo isso.. e pricipalmente a tampa pra respira melhor sahuosahsao..
axo ke se eu tivessse tirado.. pularia na frenteee mais ainda..

abração.. e eessa eh minha duvida.. mexer no time... kkkkkkk
tava pensando em por apenas uma 3e e umas velas de rd 350 e uma bobina de mi ...
mas e o medo dee naooo continuar a mesma coisa ?? sgagisgiagsisa


ABraçãoo e brigado pelas ideiasss hauhauashos
c vc morasse perto eu ia fala pra vc cola pra caaa.. pra bota o terror nos carros daki kkkkkkkkkkk..
eh nois !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala guilherme,
Sobre o time, a bobina do MI de 2 pinos vale a pena, a diferença é sutil, mas basta andar um pentelho na frente do Zé que já é vitória, não é?!?! Com a bobina nova, não precisa trocar cabos ou até mesmo as velas. As velas de RD são frias de mais para a sua configuração de motor e pode até gerar falhas. Use as velas originais e atenção apenas na sua manutenção.
Sobre o time de novo, sugiro trocar pelo 3E apenas se for aumentar o comando ou trabalhar o cabeçote, fora isso, o 2E (como vc sabe) já manda bem!
Outra dica de aquisição não tão cara e que melhoram bem a tração: Barra inferior no quadro e buchas de poliuretano nas bandejas. Se puder, tem aqueles kits de barra de tração que tb ajudam muito.
Outra dica na arrancada de rua: Baixe a pressão dos pneus dianteiros para 18 a 20 psi e aumente a pressão dos traseiros para 34 a 36 psi. A sua tração na 1a e 2a melhora, evitando um pouco a queimada. Mas lembre-se, só para arrancar em linha reta! Sobre o peso tb, quando for arrancar, vá com 1/4 a 1/2 tanque de combustível, lembre-se que tanque cheio tb é peso! Na maioria das vezes, a arrancada é definida nas 1a e 2a marchas!! Pense sempre na relação Peso X potência X tração !!

Meu golzinho tem preparação aspirada completa "de rua", com váaaarios detalhes ... Pra turbo andar junto tem que ter mais de 1kg. Não é só pelo motor, mas tb pelo conjunto de câmbio, suspensão, peso, etc. Posso passar para quem quiser investir mais!
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

renato..
nossa cara kkkkkkkkkk sao varios detalhes massa..
vc entende bastante..
mas entao.. eh ke o zeh la vai coloca uma 3e e com 288 creio ke ira responder pra caramba..
quanto a por a 3e no meu axo ke ficaria legal com esse comandinho tbm.. poiss.. um amigo meu tinha essa configuração , e vou ti falar..
atropelou eu com o audi do meu primo.. nem de final consegui pegar kkkkkkkkkkkkk sai na frente ainda tomei ralo feio =// (com o a3 do meu primo) mas agora a parati ta bem forte.. comando 296 , 3e de opala, bobina, velas, cabo, cabeçote preparado, volante aliviado, embreagem de ceramica.. e varios outros segredos..
esta andando forte.. porem nao amaciou ainda.. e estou intimando ele pra gente puxar junto..
soh pra ver kkkkkkkk..
bom a bobina vai ser um passo.. sera ke as velas nao keimariam mais ??
intao.. se eu for colocar comando mais forte...vc axa ke compensa ou nao ??? e se nao der o mesmo resultado ke esta dando com o 49g???
Abraço !!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Guilherme,
Quanto à bobina estragar as velas originais, não se preocupe. Pense em colocar velas mais frias apenas se for aumentar a taxa e colocar um comando maior. Pra vc ter uma idéia, eu uso a bobina Mallory Promaster junto com o MSD 6AL na ignição. Minha taxa é bem alta e uso comando > 280. As velas que uso são do Celta Flex NGK BPR 8 ES, ou seja, menos frias que as da RD. A durabilidade é a mesma ... e funciona muito bem. Caso coloque a 3E + aumento de taxa + comando (um pouco) maior, pode usar as velas NGK BPR 7 que tá tranquilo!
O seu resultado com o 049g está bom por estar relativamente casado com seu câmbio (poderia ser melhor com o PV). Se colocar um comando maior vc vai perder torque apesar do aumento da potência. Com o PS, quando esticar uma 3a e passar para a 4a, vai sentir um buraco no desempenho. Um comando muito bom para rua que fica bom com 3e + 4x1 + taxa + PV é o 276 com lobe de 109 e levante de 11,2 da Sam Cams (nacional). Se montar, use a mesma regulagem da polia se ela fosse fixa, sem atrasar ou adiantar se for a móvel.
Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Renato3377
mais uma vezzzzzzz dalhe renatão..
Valeuuu parsero pelas dicas..
agora dexa eu te falar..
ontem intimei a parati la do meu truta..
4x1 3e de opala, comando 296 º , velas de rd , cabeçote preparado, volante do motor aliviado ... e 2 mil e poucos km rodados (nao esta tao amaciado... inclusive o meu tbm esta na faixa de 2900 a 3000 km .. poiz fiz o motor inteirinhoo.. dexei zero hsaosahso.. )

Bom.. fomos pra rodovia.. alinhamos e vaiiiiiiiiiiiiiiii..
kkkkkkkkkkkkk cara.. fui surpreendido...
ele saiu antes de mim.. coisa de meio carro.. e eu cantei pneu coisa de meio carro tbm cantando pneu.. (e olha ke eu muchei como voce me disse kkkkkkkkk ) =/ mas sai ruim e ainda atras..
sabe qual foi a diferença nos 400 ???
nem um carro inteiro pra tras..
vamos supor ke se tivesse saido juntoo.. eu axo ke dava pra ficar na porta dele.. (a frente do meu carro na porta dele) kkkkkkkkkk
bom.. intaoo ja deu uma alegria neh ?
pensa comigo
meu carro quase original (1.8) chegando colado com a rapaziada do 1.9 futricado ..
tah bom neh ??
to pensando em um 276 .. ou de principio soh a 3e...
pq vou mexer em outras coisas.. (o meu time nao ta perdendooo Feio tah quase igual dos times classe a.. ) intaoo o maximo vai se ruma 3e de opala por inquanto e uma bobininha neh ??
o q axa ??

ABração..
e pode te certeza.. estou ssatisfeitissimo com meu carro...
o meu truta ainda falo pra mim.. gui foi mauuuu mano ter saido na frente .. vamos por fim de semana denovo..
e seu carro ta amaciado jaaaa seu viadooooooo ..
ashuosahosa ele falando pra mim .. kkkkkkkkk
mas beleza..
estamos aii.. andando na frente.. digamos ke a parceria eu e ele estamos levando varios carrinhos aii...


valeuuuuuuu ....!!!!!!!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala Guilherme,
Se tivessem saído realmente lado a lado e se vc não tivesse fritado a largada, chegariam juntos no final! Usou todas as dicas ?! Sentiu diferença ?!
A 3E de opala no AP só aconselho com maior cilindrada, cabeçote feito e comando, se não vai ficar superdimensionado pro seu motor, aumentando o consumo sem grandes diferenças do desempenho. Tente a 3E do santana mesmo, lembre-se que seu carro esta andando bem de 2E!
Com o preço da 3E e comando + mão de obra, pro seu conjunto, acho que ficaria melhor e mais econômico colocar um volante aliviado e trocar as 4a e 5a engenagens do câmbio pelo do PV. Melhor ainda se comprar e instalar um blocante de 70% (Uns 170 reais na Fôlego Turbo SP, despacha pra todo lugar) e buchas de poliuretano (uns 70 reais o jogo). Com isso vai melhorar muito a tração em 1a e 2a, a subida de giro e o embalo na troca de 3a para 4a (nos 400m ajuda muito)! Acho que vc vai gostar mais! Mantendo o time do motor ainda intacto.
Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”