[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

ae...qto ao cabeçote nao sei dizer...axo q muda so valvulas...mas como nao sei...melhor esperar alguem q tenha certeza doq ta falando...

agora pro amigo q tava querendo um passat....vai na fé q eh um carro bom....eu se conseguisse um passatao bom aki preferia 1000x doq o gol...
pássatao eh loko d+++
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:É cara ainda tenho que comer muito feijão com arroz pra chegar nesse tempo !!! Fico feliz com os seus resultados.

Finalmente consegui todas as peças do cambio, ai vou montá-lo semana que vem, já com o blocante que comprei na Zanini, dei sorte pois comprei um blocante Sapinho por 170 pilas. Na própria Sapinho eles vendem por 350 no varejo e 280 no atacado, por isso o pessoal da Zanini vai parar de trabalhar com esse blocante ta muito caro para revender ai eles estão queimando !!! Vou aproveitar e por logo o volante + embreagem nova, acredito que este up seja o que vai me trazer maior resultado dos que fiz até agora, minha embreagem ta trepidando horrores !!!

Não sei se te perguntei alguma vez sobre o meu cabeçote: Vc acha que da para montar esse cabeçote novo no meu motor atual so para ver como fica, antes mesmo de virar um milinove ???
Vai fazer muita diferença no 1.6 ou só vão aparecer os pangarés no 1.9 ???

Depois da cambio, só vão faltar o motor e os acertos finais, mas esse processo evolutivo tem sido muito importante para o meu desenvolvimento tb, por isso pensei em por o cabeçotão !!!!@#$%¨&*()

Bom cara ... Vamos nos falando

Um abração
Fala André!!

Com câmbio no esquema, metade do desempenho do carro agradece! Vc vai ver como o blocante faz diferença, não muito no 1.6, mais perceptível quando estiver com o 2.0.

Acho que dá pra colocar o cabeçote novo sim, com comando e tudo. Vc já está com o 4x1, né?! O câmbio já vai estar no esquema (exceto pelo diferencial que ficaria melhor o 4,1 pro 1.6). Basta colocar tb o coletor de admissão proporcional com sua 3e. Vai moooeeeeerr, né?!?!? rsrsrs! O Cavalo sabe acertar?? Prepare-se pra trocar de marcha a 7000 rpm!!

Por outro lado vai ser interessante tb passar essa experiência de preparação completa no 1.6 pra galera!

Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renatão ...

Na realidade tenho 2 coletores trabalhados para o meu cabeçotão, um do 3E e outro do Weber. Nesse estágio o weber vai ser muito, então vou mandar mesmo o coletor com 3E, vamos ver como fica, deve girar muito. Acredito que para o outro final de semana já esteja tudo no lugar ai é sair moeeeeeendooooooooo muito .... risos ...

É mesmo, assim posso dizer ao pessoal como ficou tudo no 1.6, trocar experiências vale muito !!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Há ... Ja comprei tb o Hallmeter, acho que o Cavalo não vai ter moleza !!! Risos

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
ricardoCL
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 26 Out 2008, 10:41
Carro:
Localização: Franca-SP - Filial CDGQ!

Mensagem por ricardoCL »

Renato3377 escreveu:Fala galera!!

Tirei uma foto da bomba mecânica cabeçuda do santana 2.0, que acompanha muito bem vários estágios de preparação aspirada. Bom custo/benefício!
Imagem
tai uma coisa q eu não sabia é essa da bomba mecânica do santana...
pode usar dosador nela?? vc sabe a diferença de pressão dela pra uma comum de 1.6????
Imagem
GTS 1.8/90/Prata
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

ricardoCL escreveu:
Renato3377 escreveu:Fala galera!!

Tirei uma foto da bomba mecânica cabeçuda do santana 2.0, que acompanha muito bem vários estágios de preparação aspirada. Bom custo/benefício!
Imagem
tai uma coisa q eu não sabia é essa da bomba mecânica do santana...
pode usar dosador nela?? vc sabe a diferença de pressão dela pra uma comum de 1.6????
Fala Ricardo!
Não precisa nem de dosador, basta trocar pela sua mecânica. Essa bomba dá 0,4 tranquilos, mas independente da pressão, dá maior vazão (volume) do que as originais do 1.6 e 1.8. Pra vc ter uma idéia, meu motor 2.1 com cabeçote, Weber 40 e comando 284 ficou sempre bem alimentado. Só agora com comando 290 que a necessidade da elétrica surgiu.
Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

RENATO,

ESTOU COMPARANDO UM MOTOR 1.6 E O 1.8.
Minha dúvida seria a seguinte: é preferivel pegar um 1.6 taxadinho ou 1.8 destxado?
Sera que o 1.6 taxado é melhor que 1.8 destaxado?
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

difersilva escreveu:RENATO,

ESTOU COMPARANDO UM MOTOR 1.6 E O 1.8.
Minha dúvida seria a seguinte: é preferivel pegar um 1.6 taxadinho ou 1.8 destxado?
Sera que o 1.6 taxado é melhor que 1.8 destaxado?
E ae cara blza? Então pela minha percepção eu acredito que o 1.6 taxado original a alcool renda mais que o 1.8 gasolina, pois pela taxa acredito que o motor irá render mais, mas dai tb tem que pensar depois nos ups de preparação, pois o 1.6 acredito que tenha q gastar mais $$$ do que o 1.8 para chegar num milenove ou até um 2.0..rsrsrs Mas vamos aguardar alguem que entenda opinar sobre isso....Diego, surgiu 2 oportunidades p vc de carros? Posta ai p gnt saber q carro q é q vc achou.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Bilulpg,

A duvida me cerca cara.
Estou vendo algum para comprar.
Ja me surgui Passat 1.6 e 1.8.
Tem um 1.6 que está inteiro, e original a alcool com motor feitinho.
Esqueci de ver se é MD ou AP.
Como a minha intenção é dar uma preparadinha prefiro 1.8 taxado.
Meu tio tem um passat 1.8 no alcool, mas acho que o motor é adaptado, pois acho q 1.8 so saiu na linha pointer e outros menos popular apartir de 84
Alguem me informa quando saiu os primeiros 1.8??
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Galera !!!

Estou esperando o cálculo da taxa do cabeçote de 2.0 em um 1.8 a gasolina, para ajudar o meu amigo !!!

Me ajudem !!!

Vamos ver se consigo te ajudar...

Peguei uma junta de cabeçote hoje, mas do tipo comum (Taranto) sem ser a de aço e medi a espessura dela... Deu exatos 1,40mm, medindo no anel corta fogo. Esqueci de medir o diâmetro dos anéis pra ver... Mas como ela serve para 1.6 , 1.8 e 2.0, deve ter o diâmetro entre 83,50mm a 84,00mm, já que a última medida do 2.0 é 83,00mm.

Supondo o pior caso que fique mais destaxado que no caso é 84,00mm então vamos lá.

O ideal para se calcular aproximadamente o volume da câmara de combustão do cabeçote é se basear nos pistões de álcool pelo fato de serem de cabeça plana e facilitar o cálculo para achar o volume da camara de combustão. Sei que o Passat do seu amigo é gasolina portanto vai ter um volume na cabeça do pistão (cava).

Como medi a junta e tinha 1,4mm mais acho que pelo metal que me pareceu ser de certa forma macio, eu acho que ela chegue facilmente a 1,1mm.

******Cálculos para 1 pistão e motores álcool 2.0!!!! Para facilitar os cálculos e achar o volume da câmara que é o mesmo do motor a gasolina.

Usando os valores de 84,00 do diametro do anel e 1,1mm de espessura (comprimida), vou calcular o volume da junta.

Vjunta = (84,00)^2 * PI * 1,1
@@@@@------------------------- = 6,096ml
@@@@@@@@4 * 1000

Vcilindro = (82,50)^2 * PI * 92,8
@@@@@@--------------------------- = 496,073ml (AP 2.0)
@@@@@@@@@@4 * 1000


Nos motores AP 1.6 e 1.8 pelo manual de retifica da VW, originalmente tem 12,3:1 de taxa e no 2.0 tem originalmente 12,5:1, lembrando que todos álcool!!!! ***Valores retirados do manual de retifica destes motores.

Fórmula de taxa:

Taxa = Vcilindro + (Vcamara + Vjunta)
@@@@@-------------------------------------
@@@@@@@@(Vcamara + Vjunta)

Como já temos a taxa (12,5:1), ja temos o Vjunta (6,096ml) e já temos o Vcilindro (496,073ml) vamos achar Vcamara.

Melhorando a fórmula...

Vcamara = Vcilindro + Vjunta - Taxa * Vjunta
@@@@@@@----------------------------------------
@@@@@@@@@@@@@Taxa - 1

Vcamara = 496,073 + 6,096 - (12,5 * 6,096)
@@@@@@@----------------------------------------- = 37,04ml (AP 2.0)
@@@@@@@@@@@@@@12,5 - 1


----------------------------------------------------------------------------------

Agora calculando para 1.8

Vcilindro = (81)^2 * PI * 86,4
@@@@@@@-------------------------- = 445,22ml (AP 1.8 )
@@@@@@@@@@4 * 1000

Vjunta é o mesmo usado no AP 2.0

A taxa usada no 1.6 e no 1.8 (álcool os 2) é de 12,3:1 ***Valores retirados do manual de retifica destes motores.

Usando a mesma formula para calcular o volume da camara do 1.8

Vcamara = 445,22 + 6,096 - (12,3 * 6,096)
@@@@@@----------------------------------------- = 33,30 ml (AP 1.8 )
@@@@@@@@@@@@@12,3 - 1



Trocando em miúdos...

Vcamara do 2.0 é 37,04ml e Vcamara do 1.8 é 33,30ml

Portanto o cabeçote 1.8 deixa o motor mais taxado que o cabeçote 2.0 e vice-versa o 2.0 deixa mais destaxado.

Valores de taxa originais de fábrica. Todos os valores abaixo relacionados os motores carburados!!!

1.6 e 1.8 8,5:1 (gasolina) 12,3:1 (álcool) ----> usam os mesmos valores

2.0 9,0:1 (gasolina) 12,5:1 (álcool)


André uma coisa bem mais fácil para vc ajudar o seu amigo do Passat...

Leve o carro dele no mecânico e peça para medir a compressão dos cilindros no carro dele. Com um manômetro.


No 1.8 gasolina os valores de pressão em PSI de cada cilindro. Compare estes valores abaixo com o que o manômetro marcar e veja se tem algo de errado.

Máximo 175 PSI ou 12,07 BAR
Mínimo 146 PSI ou 10,07 BAR

Se o carro dele esta ruim deve estar abaixo deste mímino, que pode ser junta queimada ou o cabeçote precisando mesmo de dar um passe para melhorar a taxa ou a cabeça das válvulas não tendo uma boa vedação nas sedes, ou sedes precisando de retifica e troca de válvulas ou molas já sem a pressão necessária.

Outra coisa, o meu carro andava meio xoxo também, fui procurar o problema, era cabo de vela que já estava velho e não tava conduzindo tão bem a centelha. Troquei melhorou pacas o rendimento e o consumo.

Lembrando que estes valores são proximos do real... A melhor coisa é tirar o cabeçote fora prender ele num torno de cabeça pra baixo e muito bem nivelado e deixando uma camara com as válvulas fechadas e com uma vela no lugar. Compre uma seringa de 3 ou 5ml na farmácia e vá enchendo a camara com água ou algum fluido hidraulico e anotando num papel a quantidade de ml que vc esta colocando e o total final que é o volume da camara. E use as formulas acima para saber qual a taxa que esta no carro, levando em consideração o volume da junta. Se tiver baixa faça os cálculos com a taxa que vc queira e o volume que deve ter a camara, va enchendo a camara ate chegar no volume da taxa que vc queira e meça depois a diferença de altura no nivel do liquido até a borda da camara pra saber o quanto de passe vc deve dar no cabeçote.

Sei que é complicadinho... Mas qualquer duvida é so falar.

Outra coisa que não levei em consideração é o volume morto dos pistões que fica entre os pistões e o cilindro até o 1° anel de compressão do cilindro.

Espero ter ajudado

Abraços
Editado pela última vez por Felipe Voya em 24 Out 2009, 11:29, em um total de 2 vezes.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Felipe voya

Parabens, calculou perfeitamente. Pelo que tudo indica o cabeçote 2.0 vai destaxar um pouquinho o motor, mas o calculo é bem complexo hem.
Pois não conssideramos a possibilidade do pistão nao facear com o bloco ou ate mesmo dele passar acima do bloco. Se o pistão do 1.8 e do 2.0 ficarem na mesma posição de PMS durante seu curso, o calculo está agora se o do 2.0 ficar 0,5mm acima, a historia muda e o cabeçote 2.0 taxa o motor.
Se souber isto fica completo a análise. Dando até para estimar a nova taxa.
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

difersilva escreveu:Felipe voya

Parabens, calculou perfeitamente. Pelo que tudo indica o cabeçote 2.0 vai destaxar um pouquinho o motor, mas o calculo é bem complexo hem.
Pois não conssideramos a possibilidade do pistão nao facear com o bloco ou ate mesmo dele passar acima do bloco. Se o pistão do 1.8 e do 2.0 ficarem na mesma posição de PMS durante seu curso, o calculo está agora se o do 2.0 ficar 0,5mm acima, a historia muda e o cabeçote 2.0 taxa o motor.
Se souber isto fica completo a análise. Dando até para estimar a nova taxa.
Pelo que eu saiba nenhum pistão AP 1.6 , 1.8 ou 2.0 fica abaixo da face do bloco...
Ou fica faceado ou fica 0,5mm acima do bloco como no caso do 1.6 álcool para ter a mesma taxa do 1.8 (12,3:1) usando o mesmo cabeçote.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

Felipe,

Então cara eh isso. Estou dizendo que o calculo confirma se os pistoes do 1.8 e do 2.0 ficarem no PMS superior na msm altura. POde ser 1mm abaixo ou 1 acima. Nao interessa o valor, interessa saber se eles ficam na mesma posição.
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Felipe ...

Valeu pela ajuda, porem a minha conclusão é que esse destaxamento causado pelo cabeçote é bem pequeno para deixar o carro manco, ou seja, vou tentar ir por outros lados para ver como ajudo.

Li que vcs estão comentando sobre altura dos pistões no PMS, o meu é 1.6 e fica faceando com o bloco, zeradíssimo, e todos os que já vi abertos 1.6, 1.8 a álcool ou a gasolina tb ficam faceados, por isso não entendo o comentário !!!

Galera, quero uma opinião de vcs:

Hoje apareceu uma oportunidade de comprar um motor 2.1 com pistões de 84,8 a álcool e cabeçote trabalhado. Não sei em que configurações ele esta e na segunda vou abri-lo para confirmar esses detalhes, pois ele esta parado a um bom tempo. O carinha que quer vender fez ele com o Cavalo, meu mecânico, e ficou sem grana para dar continuidade, ai ele quer pelo motor + Coletor tb trabalhado + 3E R$ 1.000,00, propus pagar em 3 vezes e ele topou. Bom se estiver em boas condições, vai ser super vantajoso, pois só de eixo do vira de 1.8 iria gastar uns R$480,00 + abertura de bloco e etc... Iria gastar mais ou menos isso, porem se for comprar mesmo o motor, o bom, é que vou ficar com um motor "extra", ai ou compro outro quadradinho caidinho e começo tudo novamente, ou ponho no meu bolinha 1.0 .. muitos risos !!!
Se der certo boto esse motor no quadrado e depois com calma faço milinove, o ruim é que esse 2.1 vai ter mais torque do que o 1.9 !@#$%¨&*() !!!!!

O que vcs acham ???
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fala André!
O preço proposto é bom, resta saber como está o material!
Se seus pistões forjados estiverem na caixa, proponha ao povo da Powertech a troca deles pelos forjados turbo para 1.6. Use seu cabeçote de Campinas no 2.1, Use o cabeçote trabalhado pelo Cavalo no 1.6 turbo e monte no seu bola. A turbina T2 que veio no seu kit 1000 funciona bem no 1.6 pra cidade, com boa chance de relação consumo/desempenho ótima pra uso na cidade. A sua injeção do 1000 acho que não poderá ser usada no 1.6, mas pode montar carburado tb (aí sugiro trocar a 3e extra por um 2e) que fica liso, liso. Ah, o coletro de escape vai ter que ser torcado, além de outros detalhes.
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

André,

O calculo efetuado na taxa ai foi feito pressupondo que da junta para baixo não estivessemos espaços nenhum no motor, ou seja, seria como se aos pistoes chegarem ao PMS parecece que o bloco não tivesse furado os pistoes estariam igualando.
COmo vc disse que sempre viu esse caso dos pistões facearem o bloco, o calculo tá correto, agora se por outro lado o do 2.0 ficar um pouquinho acima, o calculo não é valido pois o volume da camara do cabeçote seria menor.
Qdo chegar em kaza vou olhar minha plan e ver o que seria alterado na taxa.
Mas vai ser coisa minima para mais ou para menos. Depende só da posição do pistão...Rss

Ja esse motor 2.1 que te apareceu vem com nota?
Apareceu um passat vilage 4 portas bem inteiro aki, dono dele curti turbo e passou motor po outro carro.
No meu caso se eu pegar tenho que montar motor a parte.
Quanto acha que eu paga num 1.8 ou 2.0 ou 2.1..srsr
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Respondi em negrito...

difersilva escreveu:André,

O calculo efetuado na taxa ai foi feito pressupondo que da junta para baixo não estivessemos espaços nenhum no motor, ou seja, seria como se aos pistoes chegarem ao PMS parecece que o bloco não tivesse furado os pistoes estariam igualando.

Ô Diego, este volume morto na parte de cima do pistão, que é compreendido entre a face superior do primeiro anel de compressão até chegar a face do bloco é desprezível, por isso que não fiz os cálculos. Para vc ter uma idéia deste "volume morto" é na ordem 10^(-6) ml. Divide 1ml por 1 milhão, posso te dizer concerteza que uma gota d'água é muito maior que isto... Já que a folga dos pistões com os cilindros gira em torno de 0,03mm

Diego uma coisa que apreendi na faculdade de engenharia e que boa parte dos professores sempre lembram, é usar o bom senso na hora de fazer os cálculos, saber se aquele valor é desprezivel ou não perto dos outros cálculos em questão. Por isso que pesquisei pelos valores adotados pela montadora antes de colocar os cálculos aqui no fórum. Mas se você esta achando os valores incoerentes, esteja a vontade em fazer os seus cálculos e compartilha-lo aqui no tópico. As fórmulas, já coloquei todas elas na mensagem que fiz os cálculos, organizadas e com variáveis em questão isoladas para facilitar os cálculos.



COmo vc disse que sempre viu esse caso dos pistões facearem o bloco, o calculo tá correto, agora se por outro lado o do 2.0 ficar um pouquinho acima, o calculo não é valido pois o volume da camara do cabeçote seria menor.

Diego aqui vc está se equivocando... O volume do cabeçote não se altera se o pistão ficar acima do bloco, ele continua o mesmo. Porque o pistão não "entra" na câmara de combustão esta sempre abaixo dela e normalmente abaixo da junta, e que neste caso de estar acima da face do bloco vai diminuir o volume da junta, porque uma pequena parte do pistão vai estar "entre" a junta, diminuindo o volume da junta e não o da câmara do cabeçote.

Para mudar o volume da câmara do cabeçote é só dando passe na face inferior do cabeçote diminuindo o volume ou aumentando o volume desgastando as paredes internas das câmaras. Coisa bem dificil de se fazer, pq tem que equalizar as 4 câmaras.




Qdo chegar em kaza vou olhar minha plan e ver o que seria alterado na taxa.
Mas vai ser coisa minima para mais ou para menos. Depende só da posição do pistão...Rss

Como vc falou agora aqui, a única coisa que se altera quando o pistão se encontra a décimos de milimetros acima da face do bloco, é a taxa de compressão, que aumenta pq diminuiu o volume que se tinha da junta. O volume do cabeçote continua intacto.

Ja esse motor 2.1 que te apareceu vem com nota?
Apareceu um passat vilage 4 portas bem inteiro aki, dono dele curti turbo e passou motor po outro carro.
No meu caso se eu pegar tenho que montar motor a parte.
Quanto acha que eu paga num 1.8 ou 2.0 ou 2.1..srsr

Fala André,

Só explicando... Quando vc disse, que não entendeu o comentário do pistão ficar acima da face do bloco. Tem pistões, normalmente de motores AP álcool que ficam acima da face do bloco. Isto depende da marca comprada dos pistões, modelos (que existem algumas variações de um modelo para o outro ) mesmo sendo do mesmo motor e cilindrada. No catálogo de pistões vc vê isto. Já constatei isto quando esta na oficina do meu mecânico quando ele estava montando um AP 1.6 álcool, só não me lembro marca e modelo do pistão que foi usado, mas quando estava no ponto morto superior, e você passava a mão na junção do cilindro com pistão vc sentia uma diferença mínima de altura do pistão acima da face do bloco.

Diego, eu como a boa maioria de quem faz engenharia, é bastante curioso por natureza (vi que você também faz), procuro sempre pesquisar e estudar bastante um assunto que gosto (no caso mecânica), antes de colocar qualquer idéia no tópico, e claro que todas estas idéias estão abertas a discurssões.

E outra coisa, o bom senso usado nos cálculos realísticos é que diferencia o engenheiro de um físico ou um matemático que são puramente teóricos. A realidade não é exata, é aproximada. E vc que determina qual a melhor aproximação que lhe convém.

Abraço a todos.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Felipe ...

Entendi sim o que vc quis dizer, porem o normal é o pistão ficar faceado com o bloco. Essas mínimas diferenças devem ser por conta da fala de padronização dos fabricantes, ou ainda pequenas diferenças de dimensões do conjunto o que acarreta um mínimo desnivelamento em relação ao bloco do motor.

O erto mesmo seríamos medir a câmara de combustão, porem é um trabalho e tanto, pois o que queria mesmo era saber o quanto um cabeçote de 2.0 poderia destaxar um motor 1.8. Mais uma vez obrigado !!!

Diego !!! Entendo tb os seus questionamentos, pois para um cálculo preciso teríamos que levar em consideração a espessura da junta, que no caso foi utilizado a de 1,9 mm com a retração do torqueamento caindo para 1,5 mm. Não tinha a intenção de saber com precisão a taxa do meu amigo do Passat e sim saber, como falei acima, se o cabeçote de 2.0 estaria comprometendo o desempenho do carro. Como o cabeçote do 2.0 respira muito mais, mesmo destaxado pouca coisa, o carro deveria andar bem mais do que o meu, pois trata-se de um 1.8 respirando mais com comando 037.1 dos gti e 1.8 contra meu 1.6, entende ???

Bom valeu mesmo pelo esforço de vcs para me ajudar.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renato ...

Nem tinha pensado nessa hipótese !!!!

Se tiver tudo em boas condições, vai ser bem legal ter um 2.1 com o cabeçote de campinas e tudo mais o que já fiz e ter tb um 1.6 turbo para o dia a dia.

Vc falou em trocar o 3E pelo 2E ai fique sem saber o porquê, vc pode me explicar ???

Outra: O meu kit turbo do 1.0 poderá ser aproveitado no 1.6 com algumas adaptações, certo ??? Mas como vai ficar o desempenho, já que ele foi dimensionado para um 1.0 ??? O que da para imaginar é que com uma turbina pequena o carro vai encher bem mais rápido, pois o maior volume do 1.6 faz muita diferença. Acredito que ele ficará bem domesticado, pois o 1.6 do jeito que esta o meu com um bom cabeçote já vai andar bem e com uma sobrealimentação, mesmo que pequena, dede ficar muito bom para o que eu quero. O carrinho deve ficar muito bom para a cidade, que é a minha realidade, com pegadas rápidas e o turbo entrando bem cedo, certo ???
Outra coisa é o quanto vou poder por de pressão, acho que não vai ser muita pois a turbina é pequena, se ficar com 0,8 bar acredito que vai ficar muito bom !!! Relate um pouco a sua experiência para decidir o que vou fazer quando comprar o outro motor, se der certo é claro.
Fico pensando quais seriam as vantagens e desvantagens de uma turbina pequena !!!

Bom cara, boa idéia, pois como o plano era fazer um milinove e ter um turbinho, agora vou ter um 2.1 e um turbo beeeeeemmmmmm melhor !!!! Risos !!! ESSA GRIPE PEGA FORTE !!!!

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Dando sequência ao Calculo da Taxa.

Mensagem por difersilva »

Felipe,

Não quero causar polêmica e somente quero saber se minha visão da taxa está correta.
Em momento algum consideraria 10^-6 em algum calculo. Isso tende a Zero pela esquerda e pela direita, por cima e por baixo...RSs. Admiro sua disponibilidade em ter feito os cálculos, pois exige trabalho e além de tudo o conhecimento.

Como acredito que não entendeu minha visão, fiz um esboço do que imagino ocorrer. Fiz desenhos mas scaner deu pau agora. Portanto transcreverei escrito abaixo.

Seguindo suas palavras: “O volume do cabeçote não se altera se o pistão ficar acima do bloco, ele continua o mesmo. Porque o pistão não "entra" na câmara de combustão esta sempre abaixo dela e normalmente abaixo da junta, e que neste caso de estar acima da face do bloco vai diminuir o volume da junta, porque uma pequena parte do pistão vai estar "entre" a junta, diminuindo o volume da junta e não o da câmara do cabeçote.”

O que você disse é total verdade. O volume nunca vai se alterar, pois o pistão pode subir acima do bloco e ir ate a junta mas nunca ate o cabeçote. Mas como o cálculo do volume do cabeçote foi feito seguindo o pressuposto que a junta tenha seus 1,1mm e partindo de uma taxa determinada com antecedência, o volume do cabeçote pode oscilar dependendo diretamente da altura do pistão em seu momento de PMS.

O que pensso é que:
1) Se o pistão facear o bloco, não tenha duvidas quanto a originalidade de seu calculo.
2) Se o pistão passar para cima do bloco ou ficar abaixo como acredito que ocorra em alguns casos de utilizar marcas diferentes ou mesmo pelos desvio da própria fabricação, o cabeçote do 2.0 pode taxar o motor ao invés de destaxar.

= Calculo saindo dos pressupostos:

- Junta tenha 84mm diâmetro nos furos e 1,1mm de altura quando amassetada. O volume desta junta como vc já calculou será de 6,096ml ou cm3;
- Pistão AP 1.8 com 81mm de diâmetro e 86,4mm de percurso. O volume de admissão será de 445,22ml;
- Pistão AP 2.0 com 82,5mm de diâmetro e 92,8mm de percurso. O volume de admissão será de 496,07ml;
- Seguindo a taxa de compressão AP 1.8 de 12,3:1 e AP 2.0 de 12,5:1 no álcool;
- Com o pistão faceando o bloco no AP 1.8 temos volume da câmara em 33,304ml.
- Com o pistão faceando o bloco no AP 2.0 temos o volume da câmara em 37,041ml.

Sua conclusão: “Trocando em miúdos...
Vcamara do 2.0 é 37,04ml e Vcamara do 1.8 é 33,30ml
Portanto o cabeçote 1.8 deixa o motor mais taxado que o cabeçote 2.0 e vice-versa o 2.0 deixa mais destaxado.”


Exatamente correto. Usando o cabeçote 2.0 no motor AP 1.8 Com ambos os casos o pistão faceando o bloco, causaria um destaxamento, trazendo a taxa de 12,3: para 11,3:1, ou seja a taxa caiu 1 ponto.

COMO PODE OCORRER DOS PISTÕES DO 2.0 NÃO FACEAR O BLOCO SEGUE ANALISES CASO ELE FIQUE ACIMA OU ABAIXO.

-------------------------------------------------------------------------------------
Fazendo os cálculos com pistão do 2.0 passando 1 mm do bloco:

Agora vamos supor que o pistão do 2.0 passe para cima do bloco em 1mm ficaria a junta de 1,1mm com apenas 0,1mm no momento de PMS.
Sendo assim, o volume da câmara de combustão do AP 2.0 partindo de uma taxa de 12,5:1 com a junta em 0,1mm devido ao pistão cobri-la, ficaria em 42,583ml

Nesse caso, utilizando cabeçote 2.0 no 1.8, junta de 1,1mm diminuiria a taxa de compressão de 12,3:1 para 10,1:1

-------------------------------------------------------------------------------------
Fazendo os cálculos com pistão do 2.0 abaixo do bloco em 1mm:

Com pistão do 2.0 abaixo do bloco em 1mm no PMS, temos que calcular o volume de 1mm num cubo com 81mm de diâmetro, que dá 5,153ml para somar no calculo da câmara.
Logo o Volume da câmara vai ser de 31,888ml.

Nesse caso, utilizar o 2.0 no 1.8, junta de 1,1mm elevará a taxa para 12,7:1
-------------------------------------------------------------------------------------

Finalizando minha visão, não quero em momento algum causar polemica, só fiz esta análise com a visão que tenho e fica esta aberta para questionamentos. Lembro que nos casos acima, conssiderie apenas a mudança da posição do pistão no cabeçote 2.0 e não calculei caso o pistão do 1.8 mude Tb a posição de PMS o que altera diretamente a taxa aplicada.

Acho que por este e outro motivos complexos como a deformação da câmara, assentamento das válvulas, que os preparadores dizem que para saber a taxa, a maneira mais correta é cubicar utilizando liquidos.

Abraços e desculpe pelo longo comentário. Espero que veja se minha visão está correta e agradeço se fizer isto, para que eu possa melhorar e saber ao certo como fazer os cálculos.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”