[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

Junior Prette escreveu:Ae, instalei no meu, também, é muito fácil instalar, e não tem manual melhor que essas fotos que têm aqui no fórum disponibilizadas pelos nossos amigos.

Só pairou uma grande dúvida, comprei a bobina na concessionária VW e o número é totalmente diferente deste F 000 ZSO 105 a bobina é bosch, mas é outro número, eu pedi bobina pra Gol 1.6 MI, aliás ela é idêntica a que nosso amigo Felipe Voya postou a imagem aqui, paguei 90,00 reais na bobina..

O fio que conecta a bobina aos fios da antiga bobina eu não achei novo então comprei usado, paguei 8,00 reais.

O serviço de conexão dos fios ficou meio gambiarra, pois eu não tinha o tal barramento pra conectar os terminais, então eu coloquei parafuso com porca mesmo, depois eu arrumo isso, a vontade era tanta de instalar a peça :amd: .

Agora só falta viajar com o carro no final de semana pra testar a eficiência, pra ver se noto alguma diferença mesmo que mínima.

Imagem

Instalado, só faltando conectar o cabo de ignição.

Abraços.
Junior Prette, pode ficar tranquilo que vc comprou o modelo certo da bobina... Da uma olhada na tabela abaixo...

Imagem

Eu também quando comprei ela coloquei logo com uns parafusinhos com porca... :bleh: Tava doido pra ver ela funcionando. :doido:

Depois que fiz o serviço direito colocando aquele barramento que comprei em loja de eletrônica.

Vlw abraços :y:
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

O Junior Prette, é mais um adepto da bobina MI... hehehehehe
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

Opa, e sou mesmo graças a vocês, hoje dei um rolezinho com o carro aqui na cidade, peguei um pedacinho de pista e andei na cidade, o carro funciona mais "lisinho" tem um torque mais gostoso em baixa, alcança velocidades maiores mais rápido, só a velocidade final que não mudou não sei se é porque tava um vento terrível na estrada e esses quadrados, ainda mais a Parati segura um pouco eu acho :fiu: :fiu: e ainda depende de outros fatores como carburador também
Também pega bem melhor, sempre injeto gasolina de manhã, mesmo que não esteja muito frio, hoje de manhã aqui tava meio fresquinho, de fora do carro mesmo, dei a partida e Bruuum! pegou na hora, enfim, o carro ficou uma delícia

Ainda não medi o consumo, mas acredito que vá melhorar também hehhe

Então comprei o modelo certo? Beleza então !

Uma mudança recomendável a todos, inclusive o cara onde sempre compro umas peças para o carro ficou me questionando: "Mas cara, essa bobina serve no seu carro? Melhora mesmo?"

Abraços ao pessoal desse fórum.
Gilgamesh
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Gilgamesh »

Pessoal,

Me explica direito pra ver se eu entendi:

Essa bobina MI substitui aquela bobina tipo "latinha de cerveja sem rótulo"?

É isso mesmo?

Vou ter que levar a goleta no auto eletrico pra revisar fuga de corrente e se pãns, já introduzo esse up-grade, já que na quarta tem revisão geral de bura.

Inclusive, tb tô achando que a bateria foi pro saco. Tô fu... Então, o que é uma bufa pra quem tá todo melecado?

Abraços
Gol CL 88/89 1.6 AP - Alcóol
Cinza - Aro 13
Prioridade: Mecânica - Segurança (não ficar na mão)
Depois... Restauração - Estilo Original
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Amisterdan Moura »

Sim substitui numa boa.
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Ae pessoal, surgiu uma grande dúvida agora, já que o tópico trata do assunto "Bateria+alternador+ bobina do gol MI" certo, mas não de distribuidor, mas está no mesmo assunto creio eu que não há problema comentar. O sistema de ignição do meu AP1600 está com bateria 60amp, cabos de ignição, velas e agora a famosa bobina do Gol MI tudo novíssimo com menos de 2000km rodados, este final de semana depois de instalado a bobina do Gol MI senti uma notável diferença na autonomia do carro, ficou mais econômico.

Agora o assunto que eu quero comentar é sobre o distribuidor, o que tem no meu carro eu não sei se é original, afinal, não sei quanto tempo tem, o carro está funcionando perfeitamente como já descrevi, mas eu sou encucado com essas coisas, já que troquei tudo porque não trocar o distribuidor completo por um do Gol MI? Se não me engano o distribuidor do Gol MI é diferente desses mais antigos não é? O mais antigo usa vácuo no avanço e o distribuidor do MI não usa, estou certo?

Então, daria pra colocar este distribuidor no AP sem algum problema, seria só substituir?

Galera, me corrijam ai se errei em algo, agradeço.

Abraços.
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

vc fala da tampa do distribuidor ne. o distribuidor do MI nao tem avanço por ser injetado, somente por isso, como nossos APs sao carburados precisamos do avanço. creio eu que nao dee pra colocar o DISTRIBUIDOR do MI no AP somente a tampa.
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Não, eu quis dizer do distribuidor mesmo, a tampa nem tanto, não entendo realmente a diferença dos dois.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Pessoal,

Alguém sabe de algum modelo de alternador da Bosch de 90Ah ou mais, que dê pra colocar no motor AP ali do lado das velas?

O meu alternador é da Wapsa (uma M........ :bleh: ) de 35Ah já consertei ele várias vezes este ano e vive dando problema... Tou querendo comprar um novo da Bosch pra colocar no lugar.

E sei que estes de 90Ah são de polia Poli-V, no caso é só trocar a polia. O problema que estou meio na duvida é em relação a fixação dele no motor se a furação bate com o do modelo antigo. E em questão do plug dos cabos atrás dele se é tranquilo trocar....:ahn:

Quem puder ajudar.... :fiu:

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
chris_tommy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por chris_tommy »

Felipe Voya escreveu:Pessoal,

Alguém sabe de algum modelo de alternador da Bosch de 90Ah ou mais, que dê pra colocar no motor AP ali do lado das velas?

O meu alternador é da Wapsa (uma M........ :bleh: ) de 35Ah já consertei ele várias vezes este ano e vive dando problema... Tou querendo comprar um novo da Bosch pra colocar no lugar.

E sei que estes de 90Ah são de polia Poli-V, no caso é só trocar a polia. O problema que estou meio na duvida é em relação a fixação dele no motor se a furação bate com o do modelo antigo. E em questão do plug dos cabos atrás dele se é tranquilo trocar....:ahn:

Vlw

CAra, ouvi dizer que tem um pessual que coloca o alternador do Santana, não me lembro de qtos amperes é....

e tem tb quem coloque o alternador do Tipo/Tempra, que é de 90Ah e funciona legal tb....

eu tb to pensando em trocar o alternador no meu por outro mais potente.... c tu tiver alguma novidade posta aí.....

valew....
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

chris_tommy escreveu:
Felipe Voya escreveu:Pessoal,

Vlw

CAra, ouvi dizer que tem um pessual que coloca o alternador do Santana, não me lembro de qtos amperes é....

e tem tb quem coloque o alternador do Tipo/Tempra, que é de 90Ah e funciona legal tb....

eu tb to pensando em trocar o alternador no meu por outro mais potente.... c tu tiver alguma novidade posta aí.....

valew....
Interessante... Esta do alternador do Tipo e do Tempra eu não sabia....

Já vai para minha lista de opções. :D

Continuo no aguardo de quem sober um modelo de 90Ah da bosch

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

O santana completo o alternador dele é de 90 amperes BOSCH.
to procurando um, mas aqui tao pedindo 300 contos. ta ficando raro.
chris_tommy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Amisterdan Moura escreveu:O santana completo o alternador dele é de 90 amperes BOSCH.
to procurando um, mas aqui tao pedindo 300 contos. ta ficando raro.
Amisterdan, tu sabe se ele entra no CHT sem adaptações ??
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Amigo...o meu tbm é CHT, o rapaz daqui disse que da certo, so tem que instalar uma base, mas nao sei que base é essa pois ainda nao consegui um pra mim. Mas ele disse que da certo.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Amisterdan Moura escreveu:Amigo...o meu tbm é CHT, o rapaz daqui disse que da certo, so tem que instalar uma base, mas nao sei que base é essa pois ainda nao consegui um pra mim. Mas ele disse que da certo.
No meu caso o meu motor é AP, mas já vi no AP o alternador em duas posições diferentes... A mais comum é emcima do lado do cabeçote do lado das velas (que é o meu caso) ou embaixo do lado do bloco embaixo dos coletores de admissão e de escape.

Eu tava querendo saber se este alternador de 90Ah do Santana ele fica embaixo ou emcima do motor... Se ele ficar emcima, eu acho que a fixação dele é plug 'n play no meu carro, só trocando a polia original deste alternador que é a Poly-V pela polia V dos quadrados e talvez a mudança da tomada traseira do alternador que o conecta ao sistema eletrico do carro.

Agora eu não sei se o modelo que é usado embaixo a furação dele é a mesma do que fica emcima que no caso pode ser preciso alguma adaptação para colocá-lo emcima no meu carro.

Se eu tivesse algum conhecido com um santana com este alternador de 90Ah da bosch iria dar uma olhada no modelo dele pra comprar igual pra mim.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

vou olhar pra vc hoje e te digo.
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Também to querendo trocar o alternador do meu carro pois ele está muito velho embora aparentemente não apresente falhas, mas um mais potente não faria mal algum.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Como estou querendo colocar também este alternador BOSCH de 90Ah do santana no meu carro, andei pesquisando bastante e achei umas fotos que possam ajudar...

o modelo é este
Imagem

o problema que até agora não achei o modelo (código) certo no catálogo da BOSCH. Estou entre dois modelos.

Agora uma foto dele num motor do santana... Ele fica no motor do santana debaixo do coletor de escape. E da pra ver que a base dele de fixação no motor é a mesma do da foto acima.
Imagem

Agora uma foto dele instalado no motor AP de um gol...
Imagem

E num AP de um Puma.
Imagem

Pelo que estou vendo, em relação a fixação dele é plug 'n play nos motores AP mais antigos. Tirando o velho e colocando o de 90A no mesmo lugar. O que deu pra ver, que tem que trocar a polia Poly-V (preta) pela polia em V (dourada) e a tomada elétrica de trás do alternador por essa do modelo novo. Se precisar depois trocar também os cabos que saem dele por outros de bitola maior, pelo fato de ele oferecer mais corrente, se a bateria estiver descarregada, vai puxar uma corrente maior que talvez o cabo não aguente e derreta.

No catálogo da Bosch eu tirei uns screenshots do que interessa...

Vista em explosão do possivel modelo...
Imagem

E os 2 modelos que tem pro santana... Ta me parecendo o mais provável que seja este KCB1.
Imagem

É isso ai... Agora estou na dúvida entre estes dois...

Quem conhecer alguém que tenha um AP com este alternador ali emcima se puder ver qual o modelo e anotar pra divulgar aki no forum vou agrader pacas!!! Vai quebrar um galhão pra mim e pro pessoal que ta pensando em mudar de alternador.

Abraço a todos!
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
chris_tommy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

mto bom o post hein felipe voya......

vai me ajuda pacas tb.....

valew.....
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Amisterdan Moura escreveu:vou olhar pra vc hoje e te digo.
Rapaz se vc puder dar uma olhada em algum santana de conhecido seu e ver se é o de 90A e o mais importante ver o código do modelo, pra quando eu sair pra procurar, ir direto na boa!

Falow chris_tommy, tamos ai pra somar!

Abraços a todos!
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”