Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

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luciano.vermelho
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

nildosk8 escreveu:Realmente,

meu carro é 1.8 e estava com modulo 1.6 tbm, realmente não alimenta certo, eu senti isso hj de manha, quando fui bater na chave, bastou uma e sem demora e o carro ja pegou facil,.....e com o carro frio o motor acelera facil.....diferente com o outro modulo que demanha o carro pra pegar, eu tinha que ficar segurando a partida por um tempinho, coisa do tipo de 3 a 5 segundo entende...e quando pegada, eu não podia acelerar rapido, eu tinha que ir devagar, até o carro atingir tal aceleração, ou quando o carro ja tava quente, dai funcionava normal..

oeu tbm estou aprendendo muito sobre carro aqui no forum,. mas ja tinha uma certa noção pois ja tive outros carros e como sempre tbm ja mexi neles..kkkk

mas esse foi o meu maior desafio, equipar totalmente o meu golzim...eu sozinho ja coloquei " direção hidr, alarme, travas, vidro eletrico, instalei a injeção, troquei cabeçote, troquei a chave de seta, coloquei a chave do santana quantum, ficou irado, troquei volante, coloquei porta mala eletrico, coloquei amortecedor no capô, ixi....um monte de coisas ja...kkkkkk

bom fico por aqui, vou continuar esperando a resposta do GUSGOL sobre a taxa do meu motor..

abraços

luciano.vermelho escreveu:meu carro ainda ta em fase de acerto, eu mesmo fiz o chicote da injeçao, e como ainda to aprendendo a acertar carro, ainda nao esta 100%, mas ja esta bem aceitavel. mas para agravar ainda mais, meu modulo é 1600 e meu motor 1.8, entao reza a lenda que nao alimenta como deveria...

meu carro ta apresentando esses mesmos defeitos... de manha ele pega, mas precisa virar bastante o motor, mas isso nao me encomoda... agora, após a partida, o motor se mantem em marcha lenta sem problemas, mas ao tentar sair com o carro, ele parece um carro a alcool frio, parece nao ter força até subir o giro, e após o aquecimento, funciona normal..


no seu caso foi só trocar o modulo que resolveu?
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nildosk8
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

não troquei o modulo, troquei apenas o chip do modulo, tirei o chip 1avb76as e coloquei 1avb78as..

que tudo funcionou normal...
luciano.vermelho escreveu:
nildosk8 escreveu:Realmente,

meu carro é 1.8 e estava com modulo 1.6 tbm, realmente não alimenta certo, eu senti isso hj de manha, quando fui bater na chave, bastou uma e sem demora e o carro ja pegou facil,.....e com o carro frio o motor acelera facil.....diferente com o outro modulo que demanha o carro pra pegar, eu tinha que ficar segurando a partida por um tempinho, coisa do tipo de 3 a 5 segundo entende...e quando pegada, eu não podia acelerar rapido, eu tinha que ir devagar, até o carro atingir tal aceleração, ou quando o carro ja tava quente, dai funcionava normal..

oeu tbm estou aprendendo muito sobre carro aqui no forum,. mas ja tinha uma certa noção pois ja tive outros carros e como sempre tbm ja mexi neles..kkkk

mas esse foi o meu maior desafio, equipar totalmente o meu golzim...eu sozinho ja coloquei " direção hidr, alarme, travas, vidro eletrico, instalei a injeção, troquei cabeçote, troquei a chave de seta, coloquei a chave do santana quantum, ficou irado, troquei volante, coloquei porta mala eletrico, coloquei amortecedor no capô, ixi....um monte de coisas ja...kkkkkk

bom fico por aqui, vou continuar esperando a resposta do GUSGOL sobre a taxa do meu motor..

abraços

luciano.vermelho escreveu:meu carro ainda ta em fase de acerto, eu mesmo fiz o chicote da injeçao, e como ainda to aprendendo a acertar carro, ainda nao esta 100%, mas ja esta bem aceitavel. mas para agravar ainda mais, meu modulo é 1600 e meu motor 1.8, entao reza a lenda que nao alimenta como deveria...

meu carro ta apresentando esses mesmos defeitos... de manha ele pega, mas precisa virar bastante o motor, mas isso nao me encomoda... agora, após a partida, o motor se mantem em marcha lenta sem problemas, mas ao tentar sair com o carro, ele parece um carro a alcool frio, parece nao ter força até subir o giro, e após o aquecimento, funciona normal..


no seu caso foi só trocar o modulo que resolveu?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

mas o seu modulo tinha um slot pra tirar um chip e colocar outro? andei olhando o meu mais ou menos e pelo que vi parece ser tudo soldado na placa.
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nildosk8
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

exato o meu tem a opção de troca do chip, mas qual o modelo do seu modulo ?
luciano.vermelho escreveu:mas o seu modulo tinha um slot pra tirar um chip e colocar outro? andei olhando o meu mais ou menos e pelo que vi parece ser tudo soldado na placa.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

meu modulo é avb 1600 gasolina, mas o codigo nao sei, pois o carro nao ta aqui...
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

Entendi, é só vc pegar ocodigo, e pesquisar no google, bom.... depois posta aqui tbm...
luciano.vermelho escreveu:meu modulo é avb 1600 gasolina, mas o codigo nao sei, pois o carro nao ta aqui...
Wellerson01
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Wellerson01 »

Gusgol,

Você colocou a bomba do gol MI 1.6/1.8 ou do 1.0, ou são iguais? A sua bomba é de qual marca?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Utilizei a bomba da magnetti mareli p/ carros 1.6 ou 1.8 flex. Ela deu problema recentemente (pedi pra um mecânico fazer um serviço no tanque de combustível e ele fez uma lambança danada, que resultou em problemas na bomba). Atualmente utilizo uma bomba da marca weber também p/ veículos flex.
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Wellerson01 escreveu:Gusgol,

Você colocou a bomba do gol MI 1.6/1.8 ou do 1.0, ou são iguais? A sua bomba é de qual marca?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

mas a sua bomba é presa onde ? ou é simplismente solta no fundo tanque??? explique-nos a maracutaia..kkkk :D

gusgol escreveu:Utilizei a bomba da magnetti mareli p/ carros 1.6 ou 1.8 flex. Ela deu problema recentemente (pedi pra um mecânico fazer um serviço no tanque de combustível e ele fez uma lambança danada, que resultou em problemas na bomba). Atualmente utilizo uma bomba da marca weber também p/ veículos flex.
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Wellerson01 escreveu:Gusgol,

Você colocou a bomba do gol MI 1.6/1.8 ou do 1.0, ou são iguais? A sua bomba é de qual marca?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Wellerson01 »

O meu carro tem uma bomba assim, e tem outra de GTI externa ligada em serie, mas vou tirar a de GTI devido ao barulho e acredito que a interna de conta de alimentar tranquilo. O meu pescador é diferente por ser de GTI, mas acredito que a adaptação que o GUSGOL fez seja semelhante. Detalhe que na imagem a peneira(filtro) da bomba que o Gusgol citou ser diferente,mas a bomba é muito semelhante.

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nildosk8 escreveu:mas a sua bomba é presa onde ? ou é simplismente solta no fundo tanque??? explique-nos a maracutaia..kkkk :D

gusgol escreveu:Utilizei a bomba da magnetti mareli p/ carros 1.6 ou 1.8 flex. Ela deu problema recentemente (pedi pra um mecânico fazer um serviço no tanque de combustível e ele fez uma lambança danada, que resultou em problemas na bomba). Atualmente utilizo uma bomba da marca weber também p/ veículos flex.
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Wellerson01 escreveu:Gusgol,

Você colocou a bomba do gol MI 1.6/1.8 ou do 1.0, ou são iguais? A sua bomba é de qual marca?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

Wellerson01 escreveu:O meu carro tem uma bomba assim, e tem outra de GTI externa ligada em serie, mas vou tirar a de GTI devido ao barulho e acredito que a interna de conta de alimentar tranquilo. O meu pescador é diferente por ser de GTI, mas acredito que a adaptação que o GUSGOL fez seja semelhante. Detalhe que na imagem a peneira(filtro) da bomba que o Gusgol citou ser diferente,mas a bomba é muito semelhante.

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só precisa ver se a bomba auxiliar vai dar conta da ressao e vazao do sistema...
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

A bomba é presa no pescador da tampa da bóia. Em breve enviarei fotos da adaptação da bomba do gol Mi.

nildosk8 escreveu:mas a sua bomba é presa onde ? ou é simplismente solta no fundo tanque??? explique-nos a maracutaia..kkkk :D

gusgol escreveu:Utilizei a bomba da magnetti mareli p/ carros 1.6 ou 1.8 flex. Ela deu problema recentemente (pedi pra um mecânico fazer um serviço no tanque de combustível e ele fez uma lambança danada, que resultou em problemas na bomba). Atualmente utilizo uma bomba da marca weber também p/ veículos flex.
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Wellerson01 escreveu:Gusgol,

Você colocou a bomba do gol MI 1.6/1.8 ou do 1.0, ou são iguais? A sua bomba é de qual marca?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Seguem fotos da adaptação da bomba. Lembro que fiz um pequeno furo na tampa da bomba para a passagem de 2 fios. O fio negativo é aterrado no parafuso da tampa que fica presa no porta-malas impedindo o acesso a tampa da bóia (mas poderia ser aterrado em qualquer outro ponto sem problemas).

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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

boa noite, me diz uma coisa, ela fica batendo no fundo do tanque ?
não da falta, quando o tanque entra na reserva, pergunto isso porque vira e mexi eu ando na reserva, tipo a luz acende e eu ainda rodo uns 15km depois eu abasteço novamente, entende e será que coma bomba nessa forma vai dar pra fazer isso.....o gamberreco que eu fiz não dá, antes da luz acender eu ja sinto falta de combustivel, e tenho que correr para o posto, e antes não tinha isso quando eu estava usando a bomba fora do tanque e o pescador original...

mas enfim vou ter que fazer esse esquema ai mesmo, porque não tenho mais animo de ficar ouvindo aquela bomba fazendo aquele barulho todo, nossa me tira do sério...


agora mudando de assunto meio que rapidim,
gusgol lhe pergunto uma coisa...como posso saber se meu carro esta injetando a gasolina atrasado, pois quando eu ligo o carro e acelero um pouco mais rapido o motor engasga, da uns estouros e talz entende....o mecanico disse pra mim que era fora de ponto, ou tempo de injeção atrasado..

coloquei o carro no ponto nas seguintes formas...polia do comando com a bolinha nivelada com a tampa de valvulas, marcação OT na la no buraquinho do motor, e a ponta do caximbo do distribuidor, esta com a linha alinhada com a linha que tem na base do distribuidor...

esta correto ?
se estiver o que eu faço para o motor responder perfeitamente, e parar uma tremedeira que ele tem ...e ficar paradinho em marcha lenta ...

espero que vc ou alguem possa me dar uma :idea:
gusgol escreveu:Seguem fotos da adaptação da bomba. Lembro que fiz um pequeno furo na tampa da bomba para a passagem de 2 fios. O fio negativo é aterrado no parafuso da tampa que fica presa no porta-malas impedindo o acesso a tampa da bóia (mas poderia ser aterrado em qualquer outro ponto sem problemas).

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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Seguem respostas:

ela fica batendo no fundo do tanque ? Não, pelo menos eu não escuto nenhum barulho.

não dá falta? Não, já andei com o carro na reserva (não costumo fazer isso, mas as vezes ocorre de andar com o tanque na reserva). Funcionou e não deu falta em curvas ou aclives/declives. se você olhar pelo buraco do tanque p/ a tampa da bóia verá que tem uma área destinada a armazenar um pouco de combustível, e a minha bomba fica raspando o fundo do tanque nesta direção.

como posso saber se meu carro esta injetando a gasolina atrasado, pois quando eu ligo o carro e acelero um pouco mais rapido o motor engasga, da uns estouros e talz entende.
R: Seu carro está com sintomas de ponto atrasado. Vá num mecânico e verifique o ponto estático da correia dentada e depois confira o ponto de ignição. Como seu carro agora é injetado, o ponto de ignição é de 9º.

Sds


[quote="nildosk8"]boa noite, me diz uma coisa, ela fica batendo no fundo do tanque ?
não da falta, quando o tanque entra na reserva, pergunto isso porque vira e mexi eu ando na reserva, tipo a luz acende e eu ainda rodo uns 15km depois eu abasteço novamente, entende e será que coma bomba nessa forma vai dar pra fazer isso.....o gamberreco que eu fiz não dá, antes da luz acender eu ja sinto falta de combustivel, e tenho que correr para o posto, e antes não tinha isso quando eu estava usando a bomba fora do tanque e o pescador original...

mas enfim vou ter que fazer esse esquema ai mesmo, porque não tenho mais animo de ficar ouvindo aquela bomba fazendo aquele barulho todo, nossa me tira do sério...


agora mudando de assunto meio que rapidim,
gusgol lhe pergunto uma coisa...como posso saber se meu carro esta injetando a gasolina atrasado, pois quando eu ligo o carro e acelero um pouco mais rapido o motor engasga, da uns estouros e talz entende....o mecanico disse pra mim que era fora de ponto, ou tempo de injeção atrasado..

coloquei o carro no ponto nas seguintes formas...polia do comando com a bolinha nivelada com a tampa de valvulas, marcação OT na la no buraquinho do motor, e a ponta do caximbo do distribuidor, esta com a linha alinhada com a linha que tem na base do distribuidor...

esta correto ?
se estiver o que eu faço para o motor responder perfeitamente, e parar uma tremedeira que ele tem ...e ficar paradinho em marcha lenta ...

espero que vc ou alguem possa me dar uma :idea:
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

entendi então achas que é o ponto...

ponto estatico da correia, vc diz que ela deve estar um dente adiantado ou atrasado é isso?
e sobre o ponto da ignição eu olhei na pistola de ponto esta piscando em 9º certinho, mas por via das duvidas vou a outro mecanico que tenha outra pistola de ponto para ver isso pra mim...

gusgol escreveu:Seguem respostas:

ela fica batendo no fundo do tanque ? Não, pelo menos eu não escuto nenhum barulho.

não dá falta? Não, já andei com o carro na reserva (não costumo fazer isso, mas as vezes ocorre de andar com o tanque na reserva). Funcionou e não deu falta em curvas ou aclives/declives. se você olhar pelo buraco do tanque p/ a tampa da bóia verá que tem uma área destinada a armazenar um pouco de combustível, e a minha bomba fica raspando o fundo do tanque nesta direção.

como posso saber se meu carro esta injetando a gasolina atrasado, pois quando eu ligo o carro e acelero um pouco mais rapido o motor engasga, da uns estouros e talz entende.
R: Seu carro está com sintomas de ponto atrasado. Vá num mecânico e verifique o ponto estático da correia dentada e depois confira o ponto de ignição. Como seu carro agora é injetado, o ponto de ignição é de 9º.

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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

[quote="nildosk8"]entendi então achas que é o ponto...

ponto estatico da correia, vc diz que ela deve estar um dente adiantado ou atrasado é isso? SIM


e sobre o ponto da ignição eu olhei na pistola de ponto esta piscando em 9º certinho, mas por via das duvidas vou a outro mecanico que tenha outra pistola de ponto para ver isso pra mim...
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

o mecanico foi conferir o ponto do meu carro da seguinte forma:

tirou o cabo de vela do 1° cilindro (frente do carro ) e colocou um conector que liga o cabo à vela e sai um fio para a pistola.

depois ligou o carro e apontou na abertura pra ver a marcaçao no volante, é assim mesmo ou nao?

obs meu carro ta com injeçao Mi tambem
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Souza.SSA »

não sei se posso ajudar vocês mas sei que existe um procedimento para ajuste do ponto no ap injetado...é preciso ajustar o ponto com a pistola da forma já explicada, desligar o carro e desconectar o “Shortig Plug”, aguardando se não me engano 1 minuto...esse procedimento é para que a central entre em "modo de ajuste de ponto"...se não fizer isso mesmo que ajuste o ponto com a pistola a central ainda "entenderá" que o carro está com o ponto gravado pela mesma...o carro irá funcionar e você poderá rodar com o carro sem problemas, porém ocorrerá oscilações no motor, como se a marcha lenta estivesse irregular. Depois disso ligue o carro e a central irá gravar o novo ponto. É comum desconectar o “Shortig Plug” com o carro ligado, ajustar o ponto, conectá-lo novamente e pronto, no entanto a forma correta é a explicada. Se não me engano se for usar gasolina o ponto pode ser de 9 a 12 e etanol de 12 a 15.

Estou em fase final de montagem de uma injeção no meu gol. Abaixo darei detalhes:

Usei os pistões do 1.8 flex em substituição dos 1.8 a gasolina. Com isso minha taxa passou para 11,0:1 sem mexer no cabeçote.
Usei o cabeçote do 2.0 5 mancais com tucho hidráulico
Minha injeção era de uma parati 1.8 porém troquei o módulo por um 2.0 a gasolina. Como era IAW 1AVB foi só tirar uma e encaixar a outra.
Os bicos são iwp de 4 furos
Usei uma bomba externa de Monza 2.0 com filtro de celta flex
Mangueiras gates do Brasil 7mm (desci por baixo da bateria, passou por dentro da caixa de ar quente, pela lateral e para-lama traseiro direito e desci do lado do tubo que leva o combustível ao tanque)
No lugar da bomba mecânica coloquei uma tampinha de ferro.
Fiz o cash tanque.
O distribuidor é o Hall 1.8 (é o mesmo do 1.6)
Bobina mi 3 fios
Sonda lambda 4 fios.
Escape 4x1

A conecção onde fica o sensor de temperatura da água tem que usar uma que pega 2 sensores em paralelo: um para o sensor da injeção e o outro para o sensor original dos quadrados. Ou seja, um envia informações para o módulo e outro serve para mostrar a temperatura no painel.
Como usei o cabeçote hidráulico, não utilizei aquela passagem de água através daquele tubo bicromatizado, que levava água do arrefecimento para o coletor de admissão. Tirei o tubo e comprei um mangote que vai direto para a bomba dágua.
Troquei tb o sensor de temperatura do radiador visto que o carro injetado foi projetado para trabalhar com temperatura mais elevada...
Ajustei o ponto a 12° o máximo para gasolina....é por que pretendo usar etanol...taxa o carro tem para queimar...e como estou usando uma central de 2.0 a gasolina num 1.8 não vai ficar descompensado.

Se for contar toda minha historia...tenho 2 anos montando meu gol...fiz chaparia, pintura e agora estou finalizando a parte de injeção e capotaria. Acho que vou abrir um tópico para contar toda minha história. Vou por fotos...sou novo por aqui e nem sei como por fotos...rsrs
http://youtu.be/58GvfzAkjZw
nildosk8
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

amigos, ontem meu carro parou, levei em um mecanico amigo meu, fomos a procura do problema..

resumindo
1 bico paralelo que estava mandando 10ml a mais do que os outros 3 originais = resultado, o carro ficava oscilando e cheio de tremedeira em baixa
2 o regulador de pressão estava ruim, dai no manometro estava marcando 2bar, troquei ele, coloquei um de 3.8 bar, dai no manometro ficou marcando 3.5 bar de pressão

3 agora de vez em quando o carro fica desligando sozinho, do nada ele morre... vou procurar ver o que é amanha
4 sobre o rele da bomba..acho que era o cabo do distribuidor que estava com sujeira ou mal contato, pois o mecanico disse que derrepente o modulo não receber o sinal hall do distribuidor ele corta a bomba...." sera que é isso mesmo"

e é isso ai, agora vou continuar equalizando o meu carro para ficar redondinho e filé, com um bom desempenho e com um gasto razoável.
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