B e t i n h o escreveu:ednei.souza escreveu:
eles não olham isso...
Certeza Ednei?!
:uia:
então vou fechar esse motor...pq ele eh duas letras e esta bom... :zoiu:
Demoroo Mano Valeu!!
yeah!
Fiz a inspeção do meu carro no começo do mes e nao olharam numeração nenhuma... veja abaixo o que é inspecionado.
Informações extraídas do site da CONTROLAR.
PRÉ INSPEÇÃO VISUAL
O primeiro passo é verificar a compatibilidade de cor, combustível, categoria, marca e modelo do veículo com os dados cadastrados no DETRAN. Em seguida, alguns itens são checados para avaliar:
* Bom funcionamento do motor
* Emissão de fumaça em excesso
* Vazamentos aparentes
* Alterações do sistema de escapamento
* Se o veículo apresentar pelo menos uma das irregularidades acima, será REJEITADO e não fará a medição de gases.
INSPEÇÃO VISUAL
Nesta etapa o inspetor verifica o estado aparente dos itens de controle de emissão, de acordo com a cada marca/modelo e ano do veículo. Os itens avaliados são:
* Sistema PCV (ventilação positiva do cárter) ausente ou danificado.
* Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares.
* Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado.
* Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares.
* Cânister ausente ou danificado.
* Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares. Presença, tipo de aplicação, estado geral, verificação do conteúdo e fixação do catalisador, irregulares.
* Presença, fixação e conexão elétrica de sonda lambda, irregulares.
* Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado.
* Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares.
* Se o veículo não estiver em conformidade com ao menos um dos itens avaliados, será REPROVADO, mas mesmo assim é encaminhado para a medição de gases.
INSPEÇÃO COMPUTADORIZADA
É a última etapa do processo que mede os níveis de CO, CO2 e HC, para em seguida, comparar com os limites que aprovam o veículo, estabelecidos na Portaria 147/SVMA.
No veículo movido por mais de um combustível, os testes são feitos com cada um dos combustíveis.
Antes de realizar a emissão de gases, o inspetor verifica a rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.
A medição de emissões, segue as etapas abaixo:
* A sonda é posicionada no escapamento.
* O veículo é acelerado durante 30 segundos em velocidade angular constante de 2500 ± 200 RPM para descontaminação do óleo do cárter.
* Início automático da medição dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento do veículo a 2500 RPM ± 200 RPM.
* Avaliação dos resultados de acordo com os limites estabelecidos. Em seguida, o equipamento realiza mais medições sob regime de marcha lenta. Os veículos aprovados recebem o certificado e o selo é colado no vidro do carro.
* Se os valores avaliados não atenderem aos limites estabelecidos, o motor é mantido em aceleração por até 3 minutos, enquanto o equipamento faz novas medições. Continuando acima dos limites após os 3 minutos de aceleração, o veículo é reprovado.
* O Certificado de Aprovação deve informar os limites e os valores obtidos nas medições de rotações e opacidade.O Relatório de Inspeção deve informar os limites os valores obtidos nas medições (quando medidos), os itens de reprovação na inspeção visual e os itens não atendidos na pré-inspeção visual.