[PERGUNTAS] TURBO LEVE.

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
viniciuss
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por viniciuss »

akawan escreveu:
Guilherme Roberto escreveu:diminui a chance d quebra neh galera...porem com os pistoes do alcool...sai + potencia..
e aew galera...

seguinte,... guilherme, naum podemos deixar de contar aos nossos colegas a diferença entre os pistões a gas e alcool em relação a potencia no turbo...

galera,

pistão gasolina = ideal para preparações leves, permite um aumento de pressão em função da taxa do motor na camara de combustão

pistão alcool = naum eh comummente utilizado, mas tbm, naum restrições maiores a naum ser evitar pressões excessivas

portanto, qualquer carro... com qualquer motor , seja novo ou velho... se abusar no turbo.... vai quebrar!!!!

pra evitar quebras segue algumas recomendações...

óleo em dia
nível ideal de água
evitar giros excessivos por um tempo longo
evitar alta pressão por um tempo longo
evitar tirar o carro de giro
cuidar da temperatura de óleo, água, motor e etc.
acompanhar a mistura de ar combustível em todas as rotações do motor
manter em dia a calibragem dos pneus.

qto a longas viagens com carro turbo, é ótimo... muito tranquilo pode andar sem esquentar a kbeça...

transito com carro turbo... = normal

kit com ótimo desempenho pra preparação leve..

motor original
kit turbo completo (aconselho para qualquer carro no mínimo .42/.48)
2E ou 3E (tanto faz a diferença entre eles eh que o 3E eh maior e mais difícil de acertar)
bomba elétrica
reloginhos
descarga

e vontade pra mecher no carro

e claro por último... e um dos mais importantes... Um bom Preparador..

flwwww...

abraço

alisson
E a potência, existe alguma diferença devido ao motor com pistões a álcool ser mais taxado?

Obrigado! :eek:
Gol T
Imagem
akawan
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por akawan »

viniciuss escreveu:
akawan escreveu:
Guilherme Roberto escreveu:diminui a chance d quebra neh galera...porem com os pistoes do alcool...sai + potencia..
e aew galera...

seguinte,... guilherme, naum podemos deixar de contar aos nossos colegas a diferença entre os pistões a gas e alcool em relação a potencia no turbo...

galera,

pistão gasolina = ideal para preparações leves, permite um aumento de pressão em função da taxa do motor na camara de combustão

pistão alcool = naum eh comummente utilizado, mas tbm, naum restrições maiores a naum ser evitar pressões excessivas

portanto, qualquer carro... com qualquer motor , seja novo ou velho... se abusar no turbo.... vai quebrar!!!!

pra evitar quebras segue algumas recomendações...

óleo em dia
nível ideal de água
evitar giros excessivos por um tempo longo
evitar alta pressão por um tempo longo
evitar tirar o carro de giro
cuidar da temperatura de óleo, água, motor e etc.
acompanhar a mistura de ar combustível em todas as rotações do motor
manter em dia a calibragem dos pneus.

qto a longas viagens com carro turbo, é ótimo... muito tranquilo pode andar sem esquentar a kbeça...

transito com carro turbo... = normal

kit com ótimo desempenho pra preparação leve..

motor original
kit turbo completo (aconselho para qualquer carro no mínimo .42/.48)
2E ou 3E (tanto faz a diferença entre eles eh que o 3E eh maior e mais difícil de acertar)
bomba elétrica
reloginhos
descarga

e vontade pra mecher no carro

e claro por último... e um dos mais importantes... Um bom Preparador..

flwwww...

abraço

alisson
E a potência, existe alguma diferença devido ao motor com pistões a álcool ser mais taxado?

Obrigado! :eek:

Daew guiilherme... esqueci de falar disso...

intaum vamos lah....

o problema de ser pistão alcool eh que diminui o tamanho da camara, pelo fato de que o pistão eh mais alto, logo, para uma mesma quantidade de combustível o impacto será maior..

Exemplo: vamos dizer que num volume de 10cm³ (volume interno da camara de combustão) estamos explodindo 200ml de alcool + ar, imagine agora explodir os mesmos 200ml de alcool + ar num volume de 7cm³... nota a diferença? com a camara menor haverá mais pressão (da explosão) para dissipar o calor da mistura.

enfim.. com pistão a álcool no turbo e utilizando o alcool como combustível, haverá sim aumento considerável de TORQUE, não necessariamente potência, apesar de que torque e potência formam um gráfico bem semelhante.

nesse caso vc sentirá muita diferença em baixas rotações (fase aspirada do motor)

então, motor á alcool original pode ser turbinado? SIM, mas com cautela!

abraço..

Alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 19318.html
viniciuss
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por viniciuss »

akawan escreveu: Daew guiilherme... esqueci de falar disso...

intaum vamos lah....

o problema de ser pistão alcool eh que diminui o tamanho da camara, pelo fato de que o pistão eh mais alto, logo, para uma mesma quantidade de combustível o impacto será maior..

Exemplo: vamos dizer que num volume de 10cm³ (volume interno da camara de combustão) estamos explodindo 200ml de alcool + ar, imagine agora explodir os mesmos 200ml de alcool + ar num volume de 7cm³... nota a diferença? com a camara menor haverá mais pressão (da explosão) para dissipar o calor da mistura.

enfim.. com pistão a álcool no turbo e utilizando o alcool como combustível, haverá sim aumento considerável de TORQUE, não necessariamente potência, apesar de que torque e potência formam um gráfico bem semelhante.

nesse caso vc sentirá muita diferença em baixas rotações (fase aspirada do motor)

abraço..

Alisson
Valew kraa! :D

Mas me diz só mais uma coisa huahuahua... Me corrija se eu falar merda kkkk

Já que o torque fica melhor em baixa, seria melhor já partir pra uma .50 básica pra pega um pouco mais tarde ou a 42/48 fica mais apropriada pra roda com pouca pressão?

É que eu pego muito estrada e ñ quero que ela fique enchendo a toa!

Thanks!!! :lala:
Gol T
Imagem
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Turbina Maior

Mensagem por Sidão »

Ja que vc pega estrada, use uma turbina maior. Outra vantagem é que vc terá turbina para um upgrade futuro.

Alcool no alcool use pressão maxima de 0,8 kg, de preferência, acerte com um pouco menos pois sempre sobe mais do que acertamos experiência própria rsrsrs.....

Acertamos meu carro com 2kg e o bicho acusou na FT 2.39 kkk......
Peugeot 206 ESCAPADE

Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis

"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
akawan
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por akawan »

viniciuss escreveu:
akawan escreveu: Daew guiilherme... esqueci de falar disso...

intaum vamos lah....

abraço..

Alisson
Valew kraa! :D

Mas me diz só mais uma coisa huahuahua... Me corrija se eu falar merda kkkk

Já que o torque fica melhor em baixa, seria melhor já partir pra uma .50 básica pra pega um pouco mais tarde ou a 42/48 fica mais apropriada pra roda com pouca pressão?

É que eu pego muito estrada e ñ quero que ela fique enchendo a toa!

Thanks!!! :lala:
daew..

cara...

não confunda as coisas.... o que determina quando a turbina vai encher é a valvula e o pé...

a diferença enter as turbinas é relativo ao conjunto do motor..

eu tenho um motor 1.9 com uma .5/.7, e ja consegui regulagem para encher com 2300 rpm, atualmente estah para encher com 3500 rpm...

se tu tem a previsão de maior potência para o motor aconselho uma turbina maior.. mas para caso de preparação leve.. vai 42/48.. que fica legal pacas...

naum esquecendo que... em relação a pressão tbm da diferença no fluxo qto ao tamanho de turbinas...

a .42/.48 num motor bem acertado tem a melhor relação custoxbenefício na minha opinião, por se tratar de um upgrade que naum exige trocas de outras partes do GOLETÃO!!!!!!

flww

á disposição

alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Como?

Mensagem por Sidão »

Eu gostaria de saber como se faz esta regulagem para antecipar a entrada da turbina?
Peugeot 206 ESCAPADE

viniciuss
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por viniciuss »

Valeu pelas dicas mais uma vez! Agora as coisas ficaram mais claras :D

Eu falei que era a última pergunta mas agora me surgiu outra dúvida:

Em relação a comando... tem um amigo que ficou de me arrumar um 49G que ele tem parado lá.

Se eu montar o turbo e colocar o comando, vou sentir alguma diferença em relação a turbo com comando original? Se sim, essa diferença aumenta as chances de quebra?

Obrigado!!! :eek:
Gol T
Imagem
akawan
Membro
Membro
Carro:

Re: Como?

Mensagem por akawan »

Sidão escreveu:Eu gostaria de saber como se faz esta regulagem para antecipar a entrada da turbina?
daew sidão.. Blz???

então.... pra regular a entrada da turbina tu tem que mecher na valvula que fica ali na mufla... ( a que dah o espirro )

apertando aquele parafuso a válvula se mantem fechada mais cedo, afrouxando aquele parafuso a válvula se mantém fechada mais tarde..

se vc olhar na válvula com o carro desligado ela deve estar fechada, com o carro ligado (lenta) gera vácuo e a válvula ficará entre aberta, então quando acelera e passa da fase aspirada pra turbo (pressão positiva), fecha aquela válvula e entuba todo aquele ar pressurizado que eh a finalidade do turbão, e quando solta o acelerador a válvula espirra liberando o restante de pressão.

então com essas experiências tu consegue determinar certinho a rotação de entrada de pressão positiva (turbo)

ao regular essa válvula tu vai notar que, ao fazer o turbo entrar mais cedo, o espirro fica mais feio, parecendo um super twiter estragado.. uehaueauh, e ao deixar o turbo mais tarde, o espirro ficará mais bonito e tu tem mais conforto na transição aspro/turbo.

blzzz??

alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
Sidão
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

hummmm....

Mensagem por Sidão »

Agora "tendi" rsrsrs....

Faz sentido realmente!!!!

Meu carro está com a válvula totalmente travada pois ela estava interferindo na marcha lenta do meu carro. Como meu carro usa comandinho fraco "296" já é difícil ter uma marcha lenta regular.

Realmente a pegada da turbina está mais rápida.

Valeu pela explicação!!!
Peugeot 206 ESCAPADE

akawan
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por akawan »

viniciuss escreveu:Valeu pelas dicas mais uma vez! Agora as coisas ficaram mais claras :D

Eu falei que era a última pergunta mas agora me surgiu outra dúvida:

Em relação a comando... tem um amigo que ficou de me arrumar um 49G que ele tem parado lá.

Se eu montar o turbo e colocar o comando, vou sentir alguma diferença em relação a turbo com comando original? Se sim, essa diferença aumenta as chances de quebra?

Obrigado!!! :eek:

daew..

naum sei qual eh o seu carro, mas... entre comando de motores de série VW, acho que o 49G eh o mais equilibrado.

eu uso esse comando...

mas se puder comprar um, aconselho um Sam Cams 350T, tem preparações na revista fullpower com esse comando que gerou 637 cv..

quanto a quebras jah citei mais acima... e o comando irá influenciar drásticamente na potência do motor...

se o motor estiver bem acertado com pressão elevada... pode quebrar..

Outra coisa que eu gostaria de salientar pra vc e outros membros do fórum eh que...

KITS GRANDES DE TURBO, EQUIPAMENTOS MODERNOS E MOTORES FORJADOS NEM SEMPRE, REPITO, NEM SEMPRE, SÃO SINÔNIMOS DE ALTAS POTÊNCIAS. O QUE MANDA NO FINAL DE TUDO EH AQUELE ACERTO FINO, QUE SOMENTE PESSOAS COM EXPERIÊNCIA E EQUIPAMENTOS "CERTOS" CONSEGUEM FAZER.

então naum espere que tu vai quebrar o motor logo de cara por potência excessiva... vc pode quebrar o motor naum respeitando os itens que citei acima... além do que ... até chegar num ponto de quebra o carro jah deve ter passado por vários ajustes... o caminho da perfeição é demorado!!

na minha cidade tem gente com motor original 1.6 com kit básico dando pau em motores maiores com kit's turbo maiores.

o esquema eh fazer o carro com o dinheiro que tem pra naum se incomodar!!!

Blzzzz???

Alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
akawan
Membro
Membro
Carro:

Re: hummmm....

Mensagem por akawan »

Sidão escreveu:Agora "tendi" rsrsrs....

Faz sentido realmente!!!!

Meu carro está com a válvula totalmente travada pois ela estava interferindo na marcha lenta do meu carro. Como meu carro usa comandinho fraco "296" já é difícil ter uma marcha lenta regular.

Realmente a pegada da turbina está mais rápida.

Valeu pela explicação!!!
Daew..

blz...

Viu seguinte..(sugestão)

jah que tu tem um comando 296, podia aproveita-lo mais na parte aspirada... ele jah tem uma pegada bem forte... para melhorar o consumo do teu carro (caso queira tbm) bota a turbina entubar lah pelos 3700 rpm ou até 4000 rpm... e deixa o turbo fazer o restante até os 7 ou 8000.... fica confortável.. e com um comando dessa espécie ainda sobra giro... outra opinião eh deixar a lenta nos 1250rpm + ou -... pra evitar falta em aceleradas bruscas...!!!

se naum for forjado.. toma cuidado... UEHUAHE... a pegada eh violenta!!!

Abraço..

Alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
paulodrift
Membro
Membro
Carro:

Turbinar gol GTS Alcool

Mensagem por paulodrift »

Prezados amigos! Aproveitando esse topico, adqueri recetenmente um gol GTS combustivel alcool ano 89, quero turbinar com as seguintes caracteristicas.

Utiliza-lo com 0.6 ou 0.7 pressão com Booster para 1.2 pressão, com uma pegada não muito ceda!

Então me veio a duvida:
1- Qual turbina devo utilizar?
2- Qual as peças devem ser forjadas?
3- Qual tipo de mangueiras devo trocar?
4- Quantas lbls e quantas pastilhas de utilizar no plator e disco de ceramica?
5- Qual melhor caburador, sera necessario uma bomba de combustivel eletrica?
6- Precisarei de blocante?
7- Quanto ao freio devo trocar? Por qual?

Espero que me ajudem! :mestre:
Guilherme Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Guilherme Roberto »

Aeee galera !!! :y: :y:

Tô gostano...tirando boas idéias... vlw

:y: :y: :y:
[ ] GoL GL II 1.8 1992 - Vendido

[ ] Celta VHC E 2009 Vendido

[X] Parati GL 1.8 1993 :D

SAUDADES
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12621.html GOL GL 1.8 92
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Re: Turbinar gol GTS Alcool

Mensagem por sidney0 »

paulodrift escreveu:Prezados amigos! Aproveitando esse topico, adqueri recetenmente um gol GTS combustivel alcool ano 89, quero turbinar com as seguintes caracteristicas.

Utiliza-lo com 0.6 ou 0.7 pressão com Booster para 1.2 pressão, com uma pegada não muito ceda!

Então me veio a duvida:

Respostas:
1- Depende de vários quesitos, principalmente qundo vc quer ela atuando
2-para essa pressão de uso não necessita, mas as principais são Pistão e Biela
3-As da linhas de combustível
4-O pessoal da Displatec te auxilia nisso
5-O pessoal usa muito o 2E/3E por ser de conhecido acerto, sim, será necessário bomba elétrica
6-Nào
7-Se for trocar a baixo custo, prefira do santana moderno
viniciuss
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por viniciuss »

paulodrift escreveu:Prezados amigos! Aproveitando esse topico, adqueri recetenmente um gol GTS combustivel alcool ano 89, quero turbinar com as seguintes caracteristicas.

Então me veio a duvida:

Com booster pra 1.2 vc vai ter que colocar pistões a gasolina ou forjado! Se manter os a alcool eu acho que vai moer hehehe!
Gol T
Imagem
paulodrift
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por paulodrift »

sidney0 escreveu:

Então me veio a duvida:

Respostas:
1- Depende de vários quesitos, principalmente qundo vc quer ela atuando
2-para essa pressão de uso não necessita, mas as principais são Pistão e Biela
3-As da linhas de combustível
4-O pessoal da Displatec te auxilia nisso
5-O pessoal usa muito o 2E/3E por ser de conhecido acerto, sim, será necessário bomba elétrica
6-Nào
7-Se for trocar a baixo custo, prefira do santana moderno

Pessoal obrigado por me ajudarem a esclarecer algumas duvidas.
OBS: Bom pessoal esse Gol quero so para sair as vezes, e não para uso diario pois tenho um outro carro.
1- Quero que entre aos 3500rpm
3- quanto as mangueiras seria necessario adquerir as de pressurização como as silicone ou EPDM? pois vi no site da spa e achei muito interessante.
5- Qual bomba eletrica devo utilizar?

Mais uma duvida quanto a suspenção, devo trocar, qual as mais recomendadas e qual o fabricante? Pretendo investe uns 6mil sera que é suficiente?
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”