[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

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André Pinheiro
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Mensagem por André Pinheiro »

Fala galera ...

Me surgiu uma dúvida!!!

Com tantas modificações nos quadradinhos, digo: motor, comandos, burras, suspensões, sistema de freios, exaustão, polias e etc... vcs acham que o sistema de arrefecimento não deve acompanhar os ups nas demais partes ??? Tipo maior tamanho do radiador, ventuinha mais potente, ou mesmo ainda algum sistema que mantenha a temperatura do carro ideal ???

Pois com tanta vontade de acharmos mais cavalinhos acredito que a temperatura dos brinquedos tb subam um pouco, dai a dúvida e a pergunta, ok ...

Quem tiver experiencia posta ai para trocarmos idéias e chegarmos a uma conclusão quanto a mexer ou não nesse sistema.

Vcs acham que o sistema de arrefecimento é superdimencionado para os quadrados ???

Existe diferença nos radiadores dos GTS/GTI/Santana para os quadrados normais ???

Bom aguardo os comentários
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Fala galera ...

Me surgiu uma dúvida!!!

Com tantas modificações nos quadradinhos, digo: motor, comandos, burras, suspensões, sistema de freios, exaustão, polias e etc... vcs acham que o sistema de arrefecimento não deve acompanhar os ups nas demais partes ??? Tipo maior tamanho do radiador, ventuinha mais potente, ou mesmo ainda algum sistema que mantenha a temperatura do carro ideal ???

Pois com tanta vontade de acharmos mais cavalinhos acredito que a temperatura dos brinquedos tb subam um pouco, dai a dúvida e a pergunta, ok ...

Quem tiver experiencia posta ai para trocarmos idéias e chegarmos a uma conclusão quanto a mexer ou não nesse sistema.

Vcs acham que o sistema de arrefecimento é superdimencionado para os quadrados ???

Existe diferença nos radiadores dos GTS/GTI/Santana para os quadrados normais ???

Bom aguardo os comentários
Do Santana sem dúvida é bem maior que dos quadrados... Ele fica na frente do motor e não do lado como no caso dos quadrados, sem dúvida refrigera bem melhor.

Outra coisa que acaba melhorando a refrigeração do motor é um bom aditivo na água.

Outra coisa é o uso de Militec-1 aditivo para óleo de motor. Neste caso como ele reduz drasticamente o atrito entre as peças móveis, consequentemente reduz o calor gerado pelo motor. Usando ele o motor até demora a esquentar...

Conheço, porque tem um amigo meu que tem um Civic e um Voyage, colocou nos dois e percebeu na hora a demora pro motor esquentar, devido a eliminação do calor gerado pelo atrito.

O bom também que usando Militec-1 o motor deve durar uma eternidade comparado com o uso de somente óleo normal.

Falow André...

PS: Não se esqueça de mim se resolver se desfazer do 3E... :fiu:

Abraços
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Mensagem por André Pinheiro »

Fala Felipe ...

Pode deixar que vou lembrar de vc se for me desfazer do burra, ok ...

Vc sabe de algum lugar confiável para indicar a compra do Militec-1, pois existem muitas falsificações e nunca se sabe ao certo a procedencia, ai por indicação fica mais fácil, por aqui já procurei sem sucesso.

Alguem ja usou o Molycote ???

Bom os radiadores do Santana são maiores e os do GTI/GTS são iguais aos nossos ??? Pois se forem acredito que não vai haver necessidade de ups para as nossas preparações, correto ???

Abraços
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Renato3377
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Mensagem por Renato3377 »

Guilherme Monteiro escreveu:renato me tira uma duvida..
quem que prepara comando em cima de outro comando ???
pq o meu preparador fez uma replica aki.. axo ke eh assim ke fala..
em cima de um 49g fez um 288 º ..
fico perfeito e ele nao vende por nada :bleh:
vc sabe algo sobre isso ?
Fala Guilherme !!

Não gosto muito de comandos em cima de comandos ... O meu preparador tb não gosta.
Hoje em dia, o custo de comando montados em cima de EIXO BRUTO esta menor, com excelente custo/benefício, como os da SamCams.
As réplicas, em cima do comando original tem limitações de levante e lobe center, o que define muitas vezes o desempenho dele.
Nos meus motores turbinados eu só usava Engle e Crower, importados. Os da Samcams não deixam nada a desejar.

Quando o Voyage sai da funilaria ??

Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

André Pinheiro escreveu:Fala Felipe ...

Pode deixar que vou lembrar de vc se for me desfazer do burra, ok ...

Vc sabe de algum lugar confiável para indicar a compra do Militec-1, pois existem muitas falsificações e nunca se sabe ao certo a procedencia, ai por indicação fica mais fácil, por aqui já procurei sem sucesso.

Alguem ja usou o Molycote ???

Bom os radiadores do Santana são maiores e os do GTI/GTS são iguais aos nossos ??? Pois se forem acredito que não vai haver necessidade de ups para as nossas preparações, correto ???

Abraços
Rapaz aqui no Rio eu só conheço um lugar... Na Concessionária da Honda Hayasa em Niterói e bem perto da casa da sua Avó ali em Pendotiba

Ta 90,00 reais o frasco de 300ml, uma facada, mas o suco de groselha é milagroso... hehehehe
Quando fizer o motor vou comprar 2 frascos no motorzinho novo trabalhar sempre tranquilinho... e depois uma troca de óleo 1 frasco, outra troca não... intercalando.... Ai é AP pra mais de 40 anos... risos

Já vi video de cara depois de um tempo usando militec-1 o cara esgotou todo o óleo do motor e rodou 60km na boa com o motor seco!!! Só com o militec-1 que aderiu as peças...

Tel de lá: (21) 2616-9600 (pedir para falar com o setor de auto peças)


Em relação ao Molykote A2 quem já usou ele foi o meu mecânico e disse que é muito bom tb... Eu particularmente não acho que chegue perto do militec-1... O molykote usa a mesma composição química que aquelas graxas de rolamento e juntas homocinéticas. Bissulfeto de molubdênio

Molykote já existe desde a década de 40... Militec-1 foi feito acho que na década passada pela marinha americana e sem dúvida alguma a película protetora é muito mais resistente que a do Molykote.

Militec-1: Dizem que fica mais economico o carro, mas meu amigo disse que não notou diferença em economia... Mas sentiu que o motor sobe o giro mas rápido e baixo atrito, consequentemente baixa temperatura.


Teste dele na máquina de atrito (Aqui vc o que ele faz dentro do motor... E repare que foi algumas gotinhas que o cara usou...)
http://www.youtube.com/watch?v=u-11tOeFEuM

Pelo que eu saiba o radiador do GTS / GTI são iguais aos nossos com a diferença de ter o condensador do ar-condicionado na frente dele e ventoinha de 2 velocidades... Já o do santana é bem maior... Acho que nem rola adaptação dele no gol

Vlw abraços
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Luciano França
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1.6 p/ 1.9 dar p/ fazer o que preciso, e quanto custa?

Mensagem por Luciano França »

Fala Renato blz? sou o Luciano do Gol branco que estava no Parque dos Patins, no dia do encontro do CdGQ-RJ, lembra? Queria uma dica boa pois estou querendo mexer no meu motor Ap 1.6 alcool.
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Renato3377
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Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:Fala galera ...

Me surgiu uma dúvida!!!

Com tantas modificações nos quadradinhos, digo: motor, comandos, burras, suspensões, sistema de freios, exaustão, polias e etc... vcs acham que o sistema de arrefecimento não deve acompanhar os ups nas demais partes ??? Tipo maior tamanho do radiador, ventuinha mais potente, ou mesmo ainda algum sistema que mantenha a temperatura do carro ideal ???

Pois com tanta vontade de acharmos mais cavalinhos acredito que a temperatura dos brinquedos tb subam um pouco, dai a dúvida e a pergunta, ok ...

Quem tiver experiencia posta ai para trocarmos idéias e chegarmos a uma conclusão quanto a mexer ou não nesse sistema.

Vcs acham que o sistema de arrefecimento é superdimencionado para os quadrados ???

Existe diferença nos radiadores dos GTS/GTI/Santana para os quadrados normais ???

Bom aguardo os comentários
Boa observação !! Excelente lembrança !!!

Os nossos motores preparados merecem e devem ter uma atenção maior à refrigeração.

Pontos básicos principais:
- SEMPRE use o papelão do radiador.
- Mantenha o sistema limpo e com aditivo de qualidade.
- Atenção ao sensor de temperatura, pois nos nossos antiguinhos, eles podem estar marcando temperatura MENOR do que a real ... Sugiro a troca dele se ninguém nunca trocou ...

Possibilidades de upgrades:
- Quanto maior a quantidade de água exposta ao ar, maior o resfriamento, logo, pros nossos quadrados SEM ar condicionado, podemos usar o radiador do modelo COM ar condicionado. O preço aqui do radiador "sem ar" é de 95 a 110 reais. Do "com ar" (mais grosso), uns 250 a 300 reais ... O nosso amigo André TEM que trocar o radiador ao instalar o ar condicionado !!
- Quanto a ventoinha, ela até pode ser a mesma, desde que em boas condições. Até existe uma ventoinha menor que pode ser montada no lado oposto da original, mas não vejo necessidade ...
- Já vi uns "loucos" colocarem um sistema de esguicho de água, semelhante aos dos limpadores do para-brisa, direcionados ao radiador ... se funciona ?? Nunca testei, mas na teoria pode até funcionar ..
- Existe uma capa de alumínio com abas que envolve o filtro de óleo, que pode ser uma ferramenta a mais para diminuir a temperatura do óleo.
- Falando em óleo, nossos motores aspirados preparados, sendo usados da maneira que já conhecemos ...rsrs, merecem trocas de 5000 em 5000 kms ...
- O radiador de óleo é uma excelente aquisição, pode custar uns 200 a 250 reais, fora as mangueiras e o adaptador no filtro.
- Usar uma chave liga/desliga no painel, caso o cebolão pife, é uma boa maneira de ter controle manual da ventoinha. Tb pode ser usada logo antes de uma arrancada, para evitar que a ventoinha acione automaticamente no meio da aceleração, "roubando" 0,3 cv .... rsrsrs !!!
- O uso do Militec eu aprovo. Uso tb na quantidade de um frasco a cada troca de óleo.


É isso aí galera, até onde eu me lembre .... rsrs !!!
Abraço !!!!
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Renato3377
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Mensagem por Renato3377 »

Felipe Voya escreveu: Rapaz aqui no Rio eu só conheço um lugar... Na Concessionária da Honda Hayasa em Niterói e bem perto da casa da sua Avó ali em Pendotiba

Ta 90,00 reais o frasco de 300ml, uma facada, mas o suco de groselha é milagroso... hehehehe
Vlw abraços

Fala Felipe !!

90 reais !!!!
Rapaz, aqui na oficina Fast Break, na Barra da Tijuca esta 65 !!! www.fastbreak.com.br

Eu uso Militec no motor. Prefiro Molycote na caixa de marcha.

Abraço !!
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Re: 1.6 p/ 1.9 dar p/ fazer o que preciso, e quanto custa?

Mensagem por Renato3377 »

Luciano França escreveu:Fala Renato blz? sou o Luciano do Gol branco que estava no Parque dos Patins, no dia do encontro do CdGQ-RJ, lembra? Queria uma dica boa pois estou querendo mexer no meu motor Ap 1.6 alcool.
Fala Luciano !!

Prazer em falar contigo novamente !!

Temos aqui 25 a 26 páginas de discussões, idéias, etc ...

Inicialmente, vc tem mecânico que saiba mexer em motores preparados aí em Araruama ??

Abraço !!
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Mensagem por Luciano França »

Pior que não, tem como vc ver com o Ziel, p/ mim? vê umas receitas boas ok, com preços!
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Mensagem por Renato3377 »

Luciano França escreveu:Pior que não, tem como vc ver com o Ziel, p/ mim? vê umas receitas boas ok, com preços!
Fala Luciano!

Como as opções de preparações vão incluir preços de mão-de-obra, acho melhor vc falar diretamente com ele. Vc recebeu o cartão dele ?!

Ele é craque com os motores AP 1.6, pois tem muita experiência com a preparação deles para as corridas do autódromo. Vc vai gostar !!
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Mensagem por Felipe Voya »

Renato3377 escreveu:
Felipe Voya escreveu: Rapaz aqui no Rio eu só conheço um lugar... Na Concessionária da Honda Hayasa em Niterói e bem perto da casa da sua Avó ali em Pendotiba

Ta 90,00 reais o frasco de 300ml, uma facada, mas o suco de groselha é milagroso... hehehehe
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Fala Felipe !!

90 reais !!!!
Rapaz, aqui na oficina Fast Break, na Barra da Tijuca esta 65 !!! www.fastbreak.com.br

Eu uso Militec no motor. Prefiro Molycote na caixa de marcha.

Abraço !!
Show de bola Renato!!

Da proxima vez vou comprar nesta loja. Qual tipo de Molykote vc usa na sua caixa de marchas?

Acho que aqui no fórum quem vende molykote é o Buzato.

Vlw
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

renato..
entao .. o voyage vai sair semana que vem (eu espero)
ahuiahauahua
ai começo a dar um talentinho a mais..
afinal cada dia surge mais um aspro nas ruas ahuahuhahua..
abraço !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
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André Pinheiro
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Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renatão ...

O meu preparador já tinha incluido uma chave direta para a ventuinha, pois o acionamento manual é uma opção que sempre devemos ter na manga, quanto ao radiador dos Golzinhos com ar tb já estava no plano, pois o cara que vai instalar o ar para mim comentou e pediu que eu comprasse um. A minha dúvida é se teria algum tipo de radiador que desse um melhor rendimento, ou se a colocação de um eletroventilador na frente faria alguma diferença. Bom este tópico ficou resolvido !!!

Não tinha pensado em radiador de óleo para este estágio, talvez para o futuro pois nunca paramos mesmo !!!!

Vou comprar o Militec-1, pois as recomendações e depoimentos foram bem favoráveis, inclusive com ganhos de rendimento do carro, opa !!!! Mais um pangarezinho !!! Sempre é bem vindo, mas se não vier ganhamos na durabilidade do conjunto, certo ???

Estão me enrolando na oficina !!! Vão completar 4 semana e ainda nada de ficar pronto, to começando a achar que vou ter problema !!! Vamos ver ...

Um abração

Falando em gripe, o bolinha ta andando bem e acho que ta economico, 5,9 km/l rodando no alcool, na cidade e com ar ligado direto ta bom né ??? Opa !!! Direto não, quando tem alguem suspeito do lado desligo o ar e pau na máquina... brincadeira !!! Risos ...
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Mensagem por Gomes »

Fala aí pessoal excelente topico sobre carros preparados e a grande maioria Aspirados.
Eu estava querendo colocar turbo mas como o custo é alto e tem que dar aquela paulada tudo de uma vez... Pensei melhor e vou aspirar.
Bem estou com a seguinte duvida.
Compro primeiro um 4x1 ou um bura Weber 40????
Pq to querendo deixar meu carrop com a seguinte configuração.
Comando 276 ou 280.
Cabeçote rebaixado e trabalhado com dutos polidos e valvulas de 40 e tudo mais.
4x1 de 2" com 01 JK.
Polia regulavel.
Pistões Iapel do 1.9. (se for necessario e o bolso aguentar..kkkk)
Junta de cabeçote de aço.
Vela de 8.
troca de bronzinas e bielas.
Alivio no volante do motor e vira.
Weber 40.
Acho que é isso..
O meu carro é a alcool né.
é uma boa configuração já que vc's são mais experientes no assunto.
O Weber 40 é muita coisa?? um 2e ou 3e da conta do recado??
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ranjas
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Mensagem por ranjas »

2 paginas atras povo falando do ap 5 cilindros.... ate hoje só havia visto do fiat marea :D (otimo motor por sinal)

queria a opniao se ficaria bom um comando 276 + 4x1 e bura tldz.....sem mexer em + nada...e qto sairia pra mexer no cabeçote +/-

abraço.

PS: esperando acertar a suspénçao e ver qto sobra pra aspirar de leve o golzin..
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Mensagem por cavanhasm »

Fala Galera!!!!

Depois de muito pensar, pesquisar, ler, especular dos entendidos, acho q decidi qual comando vou colocar no meu quadrado!!!!

Pelo meu conjunto decidi q vou usar um 276º, pois como meu carro é 1.8 e eu já escalonei a caixa bem curtinha, acredito q esta comando vai satisfazer minhas espectativas...
Estava pensando em colocar um 284º mas como meu carro já foi trabalhado o torque (caixa curta) e como quero mais arrancada no meu golzinho, decidi por um comando q "jogue" o torque do meu motor "mais pra cima" ganhando assim mais potencia em altos giros. Tb não escolhi um comando mais alto, como um 288º pois acho q ficaria superdimencionado para minha cilindrada e carburador.

Agradeço a todos q me ajudaram...

Abraço a todos...
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
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Comando 276º Sam Cams
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Barra inferior e superior
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Renato3377
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Mensagem por Renato3377 »

Fala Cavanhasm !!

Boa escolha! Vc não vai se arrepender !!
Não deixe de escrever a experiência após montá-lo e, logicamente, testá-lo !!

Abraço e boa sorte !!
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Mensagem por Renato3377 »

Gomes escreveu:Fala aí pessoal excelente topico sobre carros preparados e a grande maioria Aspirados.
Eu estava querendo colocar turbo mas como o custo é alto e tem que dar aquela paulada tudo de uma vez... Pensei melhor e vou aspirar.
Bem estou com a seguinte duvida.
Compro primeiro um 4x1 ou um bura Weber 40????
Pq to querendo deixar meu carrop com a seguinte configuração.
Comando 276 ou 280.
Cabeçote rebaixado e trabalhado com dutos polidos e valvulas de 40 e tudo mais.
4x1 de 2" com 01 JK.
Polia regulavel.
Pistões Iapel do 1.9. (se for necessario e o bolso aguentar..kkkk)
Junta de cabeçote de aço.
Vela de 8.
troca de bronzinas e bielas.
Alivio no volante do motor e vira.
Weber 40.
Acho que é isso..
O meu carro é a alcool né.
é uma boa configuração já que vc's são mais experientes no assunto.
O Weber 40 é muita coisa?? um 2e ou 3e da conta do recado??
Fala Gomes !

Esqueceu de escrever sua cilindrada atual .. 1.6 ou 1.8 ??

A W40 como 1o passo não é aconselhável, pois é muita comida para um estômago pequeno ... Como pretende usar um comando até 280, este tá no limite pro uso da 3E. Se for REALMENTE usar um comando até essa graduação, a 3E é ótima opção custo/benefício/desempenho/consumo.

Nas preparações aspiradas leves e até intermediárias, não há necessidade de pistões forjados. Já que vai retificar o motor, coloque pistões originais do carro na sobremedida. Aproveite para balancear o conjunto, deixar pistões e bielas no mesmo peso, aliviar o peso do vira e bielas (se tiverem experiência!), trocar o volante do motor, etc ...

Se tiver condições atuais, o primeiro passo SEMPRE é acertar a parte de baixo do motor, mesmo se não for aliviar peso do conjunto. Aproveitando a mão-de-obra, pelo menos aumente a taxa de compressão com o rebaixamento do cabeçote. Aconselho 0,8 mm pois o aumento da cilindrada já aumenta um pouco a taxa. O trabalho completo do cabeçote sai por mais de 1000 reais ... apenas a taxa sai por 150 a 200, que já dá uma diferença.

Seu motor com a parte de baixo feita e cabeçote rebaixado, pode manter o mesmo comando e carburador originais até a próxima fase, desde que esteja bem regulado e já usando velas frias (pode ser as do celta flex BR 8), devido à maior taxa de compressão.

Na próxima fase, coloque a descarga 4x1 e o comando, que aconselho o 276 da samcams se for manter o câmbio original.

Antes ou depois do 4x1 com comando, pode colocar a 3E.

Se seu motor for 1.8, passando para 1.9, com cabeçote taxado, 276, 4x1, 3E, tem grande chance de passar dos 135 cv ...

Estamos aí !!
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Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renato ...

O comando que veio no eu cabeçote foi o 280º e é zerado, ou seja, não vai fazer tanta diferença em relação ao 284º e o preço não tem diferença. Se o seu novo projeto do comando ficar bom copio novamente .... muitos risos ... Acho que o 280º vai dar certo e vou gostar.

Bom ... to esperando o carro sair da lanternagem, pois tb estou tendo problemas, mas acho que mais uns 15 dias da para terminar tudo, ai é desmontar o motor fazer a parte de baixo, abrindo o bloco para 84,5 mm, e remontar tudo com o cabeçote novo e tudo mais ( Barras, freio, hall, embreagem, volante, weber, buchas, suspesão ...... !@#$%¨&*)

Não vejo a hora !!! Já ta tudo comprado só esperando acabar a lata ...

Um abração
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