[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

lukinhas.killer escreveu:o seu é igual a esse?
Imagem

se for igual é com avanço (vacuo), se for sem essa peça que parece uma nave na lateral é sem avanço...


[]s
realmente já estava errado,o meu tem avanço. foda é que assim se vai mais 150 conto :glare: vou ver se não dou outro geito pro RPM.

valeu cara!
abraço
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:intaum cara nem liguei o meu ainda! e aí vc fez o trampo tdo sozinho ow não? deve ter ficado muito loco esse painel hein!!

intaum o meu to esperando a boa vontade de uma amigo meu intalar o vidro e as travas elétricas (isso pq to pagando) no meu carro e depois vou colocar os milhas aí sim vou colocar o painel!

Eu não sei fazer o esquema de descobrir qual a finalidade de cada fio! Como faço?

falow té mais!!
na verdade o meu ainda não esta instalado,pois esta faltando adaptar o molde (parte critica pra mim). a foto foi só ele conectado no chicote,mas estava no chão :drink:

bem pra ti descobrir faz o seguinte:
arruma um multimetro (se não tiver pede para algum amigo). o multimetro estando selecionado para resistência (Ω) basta apenas encostar no pino e ir testando qual fio der algum numero,se mostrar algo no multimetro é que ele corresponde ao fio.
por exemplo:
pino 1 - vermelho/branco

sou meio atrapalhado pra explicar,mas pedindo ajuda pra qualquer um que sabe mexer em multimetro pode te mostrar

é importante saber tudo correto pois senão pode acabar queimando o painel

só uma dica no primeiro post fala em usar o negativo da bobina ou o fio do conector grande para o conta-giro. não recomendo. utilize o fio do meio que vem do distribuidor (caso tenha o sensor hall) o meu não tem. estou ainda tentando entender tecnicamente o funcionamento para ver como vou deixar

a parte mais complicada tu já fez,que é moldar o acrílico do painel. essa parte que tenho medo :drink:

esse painel é lindo. vale a pena fazer essa modificação,qualquer duvida só falar

abraço
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

uplink escreveu:
Léx 777 escreveu:intaum cara nem liguei o meu ainda! e aí vc fez o trampo tdo sozinho ow não? deve ter ficado muito loco esse painel hein!!

intaum o meu to esperando a boa vontade de uma amigo meu intalar o vidro e as travas elétricas (isso pq to pagando) no meu carro e depois vou colocar os milhas aí sim vou colocar o painel!

Eu não sei fazer o esquema de descobrir qual a finalidade de cada fio! Como faço?

falow té mais!!
na verdade o meu ainda não esta instalado,pois esta faltando adaptar o molde (parte critica pra mim). a foto foi só ele conectado no chicote,mas estava no chão :drink:

bem pra ti descobrir faz o seguinte:
arruma um multimetro (se não tiver pede para algum amigo). o multimetro estando selecionado para resistência (Ω) basta apenas encostar no pino e ir testando qual fio der algum numero,se mostrar algo no multimetro é que ele corresponde ao fio.
por exemplo:
pino 1 - vermelho/branco

sou meio atrapalhado pra explicar,mas pedindo ajuda pra qualquer um que sabe mexer em multimetro pode te mostrar

é importante saber tudo correto pois senão pode acabar queimando o painel

só uma dica no primeiro post fala em usar o negativo da bobina ou o fio do conector grande para o conta-giro. não recomendo. utilize o fio do meio que vem do distribuidor (caso tenha o sensor hall) o meu não tem. estou ainda tentando entender tecnicamente o funcionamento para ver como vou deixar

a parte mais complicada tu já fez,que é moldar o acrílico do painel. essa parte que tenho medo :drink:

esse painel é lindo. vale a pena fazer essa modificação,qualquer duvida só falar

abraço
com o multimetro não tem perigo de queimar é isso? e qdo vc disse sobre eu ver se aparece algum numero no multimetro, tbm irá acender o painel?
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:com o multimetro não tem perigo de queimar é isso? e qdo vc disse sobre eu ver se aparece algum numero no multimetro, tbm irá acender o painel?
isso o multimetro não terá problema.pois se ligar errado com o fio da bateria pode até queimar o painel.

na verdade tu nem vai usar o painel ! tu irá fazer só no conector (chicote) é só pra saber qual fio esta ligado em qual cor de cabo. vira o multimetro para resistencia,se tiver algo que conduza de uma ponteira a outra ele irá marcar algo no multimetro (tente encostar as ponteiras do multimetro,vai ver que ele mostra algo).localiza o pino 1 e começa:
verde - se não deu contato é que ele não esta liga ao pino um
vermelho - idem
assim por diante até chegar no que indicar algo

pois se for ver a pinagem de todos os paineis são iguais. por exemplo todos os paineis o pino 23 é o + 12v da bateria.ou seja o painel não tem diferença. o que muda é as cores dos fios no chicote

ou se tu não quer usar um multimetro,pode tirar a capinha plástica branca do chicote,só tire com cuidado,ele encaixa ali, e tu vai olhando as cores e anotando.

isso ae.
abraço
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

uplink escreveu:
lukinhas.killer escreveu:o seu é igual a esse?
Imagem

se for igual é com avanço (vacuo), se for sem essa peça que parece uma nave na lateral é sem avanço...


[]s
realmente já estava errado,o meu tem avanço. foda é que assim se vai mais 150 conto :glare: vou ver se não dou outro geito pro RPM.

valeu cara!
abraço
q peça é essa? num vi ninguém da diy falar dela antes! o pessoal falow pra ligar o rpm na ignição
e agora quem tá certo? e onde euacho esta peça no carro?
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

bom eu desmontei o plug e agora como faço pra mapear ele? qual é o pino 1 e qual é o ultimo?
Imagem
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:q peça é essa? num vi ninguém da diy falar dela antes! o pessoal falow pra ligar o rpm na ignição
e agora quem tá certo? e onde euacho esta peça no carro?
esse é o distribuidor.aonde vai ligado o cabo das velas. essa peça pode vir ou não com sensor hall.
se você olhar o seu terá um cabo com 2 ou três fios que saem dele. se tiver 3 é que o seu tem o sensor hall (o fio do hall é o do meio). se tiver só 2 não tem (meu caso)

esse hall te da um sinal mais limpo,que é o recomendável. esse é o fio que tu ligara no contagiro.

caso não tenha pode trocar por um distribuidor com hall. uma alternativa é usar o sinal da bobina (mas ele fica oscilante, não é muito recomendável).

eu estou estudando pra ver se tenho como criar um circuito eletrônico que faça essa função.mas tenho que entender bem o funcionamento de tudo
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:bom eu desmontei o plug e agora como faço pra mapear ele? qual é o pino 1 e qual é o ultimo?
opa era isso mesmo que estava falando.
bem estou no trabalho agora não posso ver o meu chicote,mas na capa plástica (azul) tem os numeros marcados ali as vezes estão meio desgastados.

tenta achar ai senão me fala que quando chegar em casa explico melhor
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

pensei que ele tinha falado pra você usar o multimetro pra descobrir a cor correspondente ao fio, agora que você desmonto não precisa..é só olhar :D

quem não tiver distribuidor com hall e quiser ligar na bobina, eu ercomento ja trocar para a MI, assim fica mais preciso e funciona melhor.. :y: :banana:

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

uplink escreveu:
Léx 777 escreveu:bom eu desmontei o plug e agora como faço pra mapear ele? qual é o pino 1 e qual é o ultimo?
opa era isso mesmo que estava falando.
bem estou no trabalho agora não posso ver o meu chicote,mas na capa plástica (azul) tem os numeros marcados ali as vezes estão meio desgastados.

tenta achar ai senão me fala que quando chegar em casa explico melhor
já encontrei agora vou mapear eles! só tira uma dúvida a pinagem é a mesma pra todos, onde apenas muda a cor do fio de painel pra painel?
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

lukinhas.killer escreveu:pensei que ele tinha falado pra você usar o multimetro pra descobrir a cor correspondente ao fio, agora que você desmonto não precisa..é só olhar :D

quem não tiver distribuidor com hall e quiser ligar na bobina, eu ercomento ja trocar para a MI, assim fica mais preciso e funciona melhor.. :y: :banana:

[]s
ahhh gosto de fuçaa mesmo e eu não tenho multimetro! agora vou mapear
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:já encontrei agora vou mapear eles! só tira uma dúvida a pinagem é a mesma pra todos, onde apenas muda a cor do fio de painel pra painel?
o que quis dizer é pra você anotar no papel por exemplo:
1 - vermelho/branco
2 - preto
etc...

dai você pega a imagem que mostra as ligações:
Imagem

e inves de usar as cores de fios dali tu usa as cores que tu anotou do G3.

ou pode pegar meu arquivo do excell e editar pra ti:
http://spreadsheets.google.com/ccc?key= ... wa3c&hl=en
Avatar do usuário
Wellis
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 28 Jan 2010, 13:34
Carro:
Localização: Maricá R.J.

painel preparado

Mensagem por Wellis »

Galera hoje eu consegui cortar o painel do G3 e acreditem consegui moldar o acrilico original ficou show de bola, agora o proximo passo é as adaptações do encaixe no painel do meu quadradinho nervosão, depois posto as novidades.
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: painel preparado

Mensagem por uplink »

Wellis escreveu:Galera hoje eu consegui cortar o painel do G3 e acreditem consegui moldar o acrilico original ficou show de bola, agora o proximo passo é as adaptações do encaixe no painel do meu quadradinho nervosão, depois posto as novidades.
fez na agua fervendo? se tiver foto não esqueça de compartilhar conosco.
abraço
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

intaum vamo lá:
Imagem

essa foi a tabela que montei, mas como eu vou saber se ela está certa, se cada pinagem corresponde ao que está escrtio nela? Será que não existe nenhum painel que a pinagem esteja em local diferente?

faloww
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 802
Registrado em: 18 Ago 2009, 01:01
Carro: Gol Cl 2.0
Localização: Araras -SP

Mensagem por Léx 777 »

eu to querendo agora é fazer um plug como esse que um cara fez no gol dele para não ser preciso cortar e nem descascar o chicote original:
Imagem
será que eu arrumo alguém q consiga fazer esse trampo aí?
ahhh qual pinagem q devo usar pra poder identificar q meus milhas e neblinas estão ligados?
Avatar do usuário
Wellis
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 28 Jan 2010, 13:34
Carro:
Localização: Maricá R.J.

Re: painel preparado

Mensagem por Wellis »

uplink escreveu:
Wellis escreveu:Galera hoje eu consegui cortar o painel do G3 e acreditem consegui moldar o acrilico original ficou show de bola, agora o proximo passo é as adaptações do encaixe no painel do meu quadradinho nervosão, depois posto as novidades.
fez na agua fervendo? se tiver foto não esqueça de compartilhar conosco.
abraço
fiz com água fervendo numa forma de bolo, fiz o seguinte coloquei a forma no fogão e liguei 2 boca de fogo, deixei ferver e depois coloquei o acrilico deixei por uns 2 minutos e fui moldando aos poucos, tem que ter paciencia mas vale a pena, quanto as fotos estou sem camera vou ficar devendo.
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

lex777 leva em algum cara que mexa com eletronica e que faça placa de cobre com acido.....mas o bom era levar o painel antigo ai ele teria as medidas certinhas dos contatos, ou então ele pode tentar ver no carro..

[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:intaum vamo lá:
Imagem

essa foi a tabela que montei, mas como eu vou saber se ela está certa, se cada pinagem corresponde ao que está escrtio nela? Será que não existe nenhum painel que a pinagem esteja em local diferente?

faloww
bem pra ser sincero eu não posso te dar certeza que todas as pinagens são idênticas,acredito que sejam. conforme li neste tópico o criador comentou que desconhecia pinagens diferentes, eu fiquei desconfiado tambem. pois as cores do chicote era totalmente diferente, mas depois vi que era só recriar as cores (como tu fez).
só nesse caso não sei se tu percebeu mas o pino 14 está sem nada conforme tua tabela,se tu tem desembaçador vai usa-lo,então tu pode abrir o conector e mover algum fio de local,por exemplo o 10 (marrom/azul) para 14,já que o 10 não é utilizado
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por uplink »

Léx 777 escreveu:eu to querendo agora é fazer um plug como esse que um cara fez no gol dele para não ser preciso cortar e nem descascar o chicote original:
Imagem
será que eu arrumo alguém q consiga fazer esse trampo aí?
ahhh qual pinagem q devo usar pra poder identificar q meus milhas e neblinas estão ligados?
como o lukinhas.killer falou,vá a uma loja de eletrônica que eles fazem essas placas,que são aquelas 2 ali de circuito .

eu estava fazendo em meu trabalho,mas como não tinha terminado e eu estava no sabado,resolvi ir com alicate mesmo :bleh:
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”