Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

Alex

troquei o motor de passo por um com ponta de ferro de um santana 98 1.8mi e a lenta parece que melhorou... com motor frio, ta na casa dos 1000 rpm, nao deu tempo do motor aquecer para ver se a rotaçao caia...

outra coisa, o sensor de temperatura é tudo igual, ou muda, pois o que comprei nao serve no encaixe da tubulaçao de agua do cabeçote, porem na caixinha esta escrito VW e fiat. teria alguma referencia da MTE thonsom?

e o motor esta lavando de alcool mesmo, comeu 20 litros de alcool apenas com testes, nem coloquei o carro na rua, nem funcionou por muito tempo e o alcool sumiu do tanque...
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:
AlexNichele escreveu: Chegaste a testar (ou pegar um outro emprestado para testes) o teu MAP?

Sobre o motor pegar no frio, com partida a frio... olha... eu já vi pessoa se enganando e na hora de acionar a partida a frio estava afogando de gasolina pq o sistema injetava muito, e precisava um ou dois segundos apenas de acionamento e já era.

Mas vai que a borboleta tenha que mexer no parafuso de encosto dela? Se tu tiver critério até dá pra arriscar e mexer. Sabe onde fica?
Alex,
não testei com outro MAP, mesmo pq parece novo. Mas vou pedir para o mecânico ver isto.
O sistema de injeção da gasolina está como a original, automatizado. Não tem botão injetor, é a central que comanda.
Este negócio do parafuso da borboleta eu não entendo e nem sei onde fica...
AlexNichele escreveu: Uma outra coisa que fiquei pensando... que modelo é tua borboleta e atuador da lenta?

Tens como ver o número da peça (borboleta) e me passar para conferir?

Tua central é 1AVB ou 1AVP? Desculpe, mas esqueci... são tantos amigos do fórum com tipos diferentes que é preciso confirmar pra pensar em uma estratégia pra tentar ajudar.

Tá com chip original pra qual litragem de motor? Álcool ou gasolina? Teu motor é a álcool, isso eu sei... ao menos isso, né?! hehehe
onde fica o número da peça da borboleta? Dei uma olhada por cima e não vi.
A central é 1AVP, foi desbloqueada, tá com o chip original 1.6 álcool.
O atuador da lenta é magneti, assim como o sensor do tbi que foi trocado.
Só o MAP que é genérico.
Bom, nesse caso é melhor pedir pro teu mecânico verificar. Aí fica mais tranquilo pra ele resolver o que tiver que resolver.

Ótima sorte! Abraço!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

problema de marcha lenta resolvido. era mesmo o motor de passo.

agora a lenta ta na faixa de 1000 rpm frio e proximo de 900rpm com motor aquecido.

agora vou trocar o sensor de temperatura pra ver se desafoga o carro, e se nao resolver terei de trocar os bicos, pois esses estao retrabalhados, mas nao sei qual é a vazao....
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:problema de marcha lenta resolvido. era mesmo o motor de passo.

agora a lenta ta na faixa de 1000 rpm frio e proximo de 900rpm com motor aquecido.

agora vou trocar o sensor de temperatura pra ver se desafoga o carro, e se nao resolver terei de trocar os bicos, pois esses estao retrabalhados, mas nao sei qual é a vazao....
Viiiiiiiiuuuu...???!!!! hehehehe

Que bom que tá tudo se resolvendo.

Independente da vazão, tem que pegar os bicos adequados pra litragem~cavalaria do teu motor, só isso. Vai na fé que até isso vai se resolver!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

meu carro é 1.8 gasolina andando no alcool e com 0.8 de pressao. acredito que tenha perto de 150~180 cv.

será que tem algum bico original, tipo, bicos do 2.0 mi alcool?

e o ponto de igniçao, seria 12° mesmo?
Imagem
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

e esqueci de falar, meu modulo é avb 1600 gasolina
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:meu carro é 1.8 gasolina andando no alcool e com 0.8 de pressao. acredito que tenha perto de 150~180 cv.

será que tem algum bico original, tipo, bicos do 2.0 mi alcool?

e o ponto de igniçao, seria 12° mesmo?
Péraee!!!! Pára tudo!!

São duas coisas: fase aspirada e fase turbo! Totalmente diferente entre si!!!

Pro funcionamento "civil" do teu motor tu tem que usar bicos semelhantes ao do 1.8 álcool, um pouquinho mais, talvez... mas é por aí...

Já pra fase turbo é tu partir de um outro universo totalmente diferente, que é o acerto da fase turbo. Aí entram questões que envolvem como tu vai gerenciar essa fase, retardo de ponto, acionamento de bico(s) suplementar(es), clamper pro MAP (pra injeção não entrar em recovery pela pressão positiva dentro do coletor), e por aí vai...
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

AlexNichele escreveu:
Péraee!!!! Pára tudo!!

São duas coisas: fase aspirada e fase turbo! Totalmente diferente entre si!!!

Pro funcionamento "civil" do teu motor tu tem que usar bicos semelhantes ao do 1.8 álcool, um pouquinho mais, talvez... mas é por aí...

Já pra fase turbo é tu partir de um outro universo totalmente diferente, que é o acerto da fase turbo. Aí entram questões que envolvem como tu vai gerenciar essa fase, retardo de ponto, acionamento de bico(s) suplementar(es), clamper pro MAP (pra injeção não entrar em recovery pela pressão positiva dentro do coletor), e por aí vai...
ai é que entra o X da questao.

ja cansei de ver carro turbo com injeçao original somente acertada mas amntendo somente 4 bicos, nada de bico suplementar...

como nao quero montar um canhao de 800cv pra arrancada, tenho a meta de manter somente 4 bicos como vejo por ai, e acertar a injeçao para isso.

um amigo meu que montou um projeto similar ao meu, disse que no carro dele foi eliminado o regulador de pressao original, trocando a flauta e colocando um dosador hpi, que fez o acerto da fase aspirada e aumentava a pressao na fase turbo, no caso do carburado, eu usava um dosador pra manter a pressao de combustivel sempre em 0,3 bar e tinha o tal do delta que somava a pressao de 0,3 + a pressao de turbo, assim anulava a pressao que sofria o carbura mantendo a pressao de combustivel em 0,3.

no caso do injetado nao seria possivel usar o hpi pra aumentar um poco mais a pressao de combustivel na fase turbo, aumentando a vazao dos bicos e dar conta?

outra coisa, como seria o funcionamento do clamper, pois ja ouvi falar dele, mas nao sei oque é...
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

ai galera o gol ta quase pronto falta ligar a tomada do scanner, no esquema elétrico só sai um fio da central, é isso mesmo, os outros fios quais são me falaram que são quatro fios, se alguem ja ligou da uma dica ai por favor
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:ai galera o gol ta quase pronto falta ligar a tomada do scanner, no esquema elétrico só sai um fio da central, é isso mesmo, os outros fios quais são me falaram que são quatro fios, se alguem ja ligou da uma dica ai por favor
sao 3 fios na erdade....

um é sinal do modulo, outro negativo (massa) e outro positivo (+)
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
AlexNichele escreveu:
Péraee!!!! Pára tudo!!

São duas coisas: fase aspirada e fase turbo! Totalmente diferente entre si!!!

Pro funcionamento "civil" do teu motor tu tem que usar bicos semelhantes ao do 1.8 álcool, um pouquinho mais, talvez... mas é por aí...

Já pra fase turbo é tu partir de um outro universo totalmente diferente, que é o acerto da fase turbo. Aí entram questões que envolvem como tu vai gerenciar essa fase, retardo de ponto, acionamento de bico(s) suplementar(es), clamper pro MAP (pra injeção não entrar em recovery pela pressão positiva dentro do coletor), e por aí vai...
ai é que entra o X da questao.

ja cansei de ver carro turbo com injeçao original somente acertada mas amntendo somente 4 bicos, nada de bico suplementar...

como nao quero montar um canhao de 800cv pra arrancada, tenho a meta de manter somente 4 bicos como vejo por ai, e acertar a injeçao para isso.

um amigo meu que montou um projeto similar ao meu, disse que no carro dele foi eliminado o regulador de pressao original, trocando a flauta e colocando um dosador hpi, que fez o acerto da fase aspirada e aumentava a pressao na fase turbo, no caso do carburado, eu usava um dosador pra manter a pressao de combustivel sempre em 0,3 bar e tinha o tal do delta que somava a pressao de 0,3 + a pressao de turbo, assim anulava a pressao que sofria o carbura mantendo a pressao de combustivel em 0,3.

no caso do injetado nao seria possivel usar o hpi pra aumentar um poco mais a pressao de combustivel na fase turbo, aumentando a vazao dos bicos e dar conta?

outra coisa, como seria o funcionamento do clamper, pois ja ouvi falar dele, mas nao sei oque é...
Bom, aí entramos num campo muito amplo... nem sei se é prudente empreender tempo nisso, mas vamos tentar...

Tem como fazer com que funcione assim, com bicos gigantes, baixa pressão de combustível, dosador HPI pra socar combustível quando entrar pressão... funcionar, funciona sim... tem gente que consegue bons resultados até.

Porém EU não acho correto fazer assim, porém respeito quem opta por fazer.

Os principais motivos de eu não concordar são: consumo e linearidade de funcionamento comprometidos; não tem como impedir a injeção enlouquecer com pressão positiva já que não tem clamper pro MAP (exceto se usar um clamper isolado); o acerto é arriscado, e tudo fica a cargo do dosador HPI somente; baixa pressão de combustível e bico grande pode comprometer a pulverização do combustível, que compromete a queima... mas tem gente que não se importa, então beleza.

Tem gerenciadores simples pra usar ao menos um bico mono na pressurização, copiando os pulsos dos originais... tem clamper e já melhora um pouco a qualidade e o acerto, por consequência o resultado final.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

bom, uma " vantagem" do sistema carburado é nao precisar de nada disso, basta acertar a giclagem que a coisa vai, porem como nao tem controle do que entra e sai, o carro fica gastao, nao vai bem no frio e etc.

o motivo de eu migrar pro sistema injetado é exatamente isso, ter um carro mais economico e funcional mesmo em dias frios...

mas voltando ao assunto, esse clamper é aquele modulo que "engana" a central com o sensor da injeçao dizendo que esta "tudo bem" quando na verdade está com pressao positiva correto?

quanto ao sistema de alimentaçao, to vendo que é mais economico e confiavel acertar o carro para andar original no alcool, e ter uma segunda alimentaçao com bico monoponto que somente irá funcionar quando a pressao do turbo entrar, correto?

e a questao do ponto de igniçao, o atraso seria pra evitar detonaçao, mas nesse caso o knock sensor(nao sei se é assim que escreve) que é o sensor de detonaçao nao dá conta de fazer isso?

desculpa o bombardeio de perguntas, mas esse assunto de instalaçao de injeçao ainda sou novato, manjo de carburaçao, as esse é outro mundo....
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

o positivo e o negativo vem direto da bateria ou da central, luciano obrigado pela resposta.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:o positivo e o negativo vem direto da bateria ou da central, luciano obrigado pela resposta.
puxa direto do fio positivo e negativo do modulo
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:bom, uma " vantagem" do sistema carburado é nao precisar de nada disso, basta acertar a giclagem que a coisa vai, porem como nao tem controle do que entra e sai, o carro fica gastao, nao vai bem no frio e etc.

o motivo de eu migrar pro sistema injetado é exatamente isso, ter um carro mais economico e funcional mesmo em dias frios...

mas voltando ao assunto, esse clamper é aquele modulo que "engana" a central com o sensor da injeçao dizendo que esta "tudo bem" quando na verdade está com pressao positiva correto?

quanto ao sistema de alimentaçao, to vendo que é mais economico e confiavel acertar o carro para andar original no alcool, e ter uma segunda alimentaçao com bico monoponto que somente irá funcionar quando a pressao do turbo entrar, correto?

e a questao do ponto de igniçao, o atraso seria pra evitar detonaçao, mas nesse caso o knock sensor(nao sei se é assim que escreve) que é o sensor de detonaçao nao dá conta de fazer isso?

desculpa o bombardeio de perguntas, mas esse assunto de instalaçao de injeçao ainda sou novato, manjo de carburaçao, as esse é outro mundo....
Pelos argumentos que tu mesmo colocou, o sistema carburado funciona (e funciona mesmo!) mas com a tecnologia que temos disponível faz com que deixe de ser o ideal. Embora não seja acerto SOMENTE da giglagem, entendo a tua linha de raciocínio... é realmente mais simples acertar um motor carburado do que um injetado, é fato.

Sim, o clamper atua diretamente no MAP, pra evitar que injeções que utilizem sensor de pressão absoluta que somente reconhece pressões negativas (vácuo) e não positiva (pressão).

Correto. É o primeiro degrau em utilizar um motor turbo injetado, que é a utilização de bico suplementar (geralmente mono) instalado na pressurização.

Bom, o knock-sensor é o agente pra detectar (pré)detonação, ou "batida de pino". Só que em motor turbinado isso é uma navalha, que separa o sorriso das lágrimas quando termina a acelerada. A injeção tem uma estratégia de correção com a leitura do knock-sensor, porém com pressão em cima a velocidade dessa atuação não dá conta na maior parte das vezes de evitar quebra, dependendo da pressão. Até pq com pressão as coisas acontecem rápido, muuuuito rápido... as boas e as não-boas!! hehehehe

Dica: usar um gerenciador com essas funções e pronto. Pra quem tá investindo num preparo turbo não será os gastos com gerenciamento da fase turbo que vai falir, no máximo esperar uns meses pra juntar uma grana, comprar parcelado no MercadoPago, e assim vai... é normal!!

Quanto às perguntas, tranquilo... enquanto eu souber, eu ajudo... na pior das hipóteses eu arrisco uma teoria ou digo que não sei e espero por algum outro amigo responder pra aprender junto.

Abraço!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

AlexNichele escreveu:

Sim, o clamper atua diretamente no MAP, pra evitar que injeções que utilizem sensor de pressão absoluta que somente reconhece pressões negativas (vácuo) e não positiva (pressão).

Correto. É o primeiro degrau em utilizar um motor turbo injetado, que é a utilização de bico suplementar (geralmente mono) instalado na pressurização.

Bom, o knock-sensor é o agente pra detectar (pré)detonação, ou "batida de pino". Só que em motor turbinado isso é uma navalha, que separa o sorriso das lágrimas quando termina a acelerada. A injeção tem uma estratégia de correção com a leitura do knock-sensor, porém com pressão em cima a velocidade dessa atuação não dá conta na maior parte das vezes de evitar quebra, dependendo da pressão. Até pq com pressão as coisas acontecem rápido, muuuuito rápido... as boas e as não-boas!! hehehehe

Dica: usar um gerenciador com essas funções e pronto. Pra quem tá investindo num preparo turbo não será os gastos com gerenciamento da fase turbo que vai falir, no máximo esperar uns meses pra juntar uma grana, comprar parcelado no MercadoPago, e assim vai... é normal!!


Abraço!!
bom, pelo que sei o clamper "congela" o sinal do map quando entra em pressao positiva. ´eisso mesmo?

como vou trabalhar com pressao na casa de 0.8 kg será que mesmo assim tem chance de detonaçao a ponto da injeçao nao segurar?

como disse, meu carro ta mais para brinquedo do que para canhao.
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

Alex ou Luciano no meu carro eu instalei a AVP, mas eu isolei o sensor de velocidade que vai no cambio, ou seja desligada, isso afeta o funcionamento? precisa ligar? vai melhorar alguma coisa? ou é só para marcar velocidade no painel
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:Alex ou Luciano no meu carro eu instalei a AVP, mas eu isolei o sensor de velocidade que vai no cambio, ou seja desligada, isso afeta o funcionamento? precisa ligar? vai melhorar alguma coisa? ou é só para marcar velocidade no painel
cara, nao sei no gol, mas no corsa eu sei que o sensor de velocidade trabalha com o cut off (corte de combustivel na desaceleraçao e em descida de serra) tanto que a luz da injeçao da erro pois nao detecta o sinal de velocidade...
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

então luciano achei que ela passava direto para o painel, se ela vai na central deve ter alguma função, ja pesquisei mas não achei nada, quem sabe o alex aparece ai para dar uma luz
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
AlexNichele escreveu:

Sim, o clamper atua diretamente no MAP, pra evitar que injeções que utilizem sensor de pressão absoluta que somente reconhece pressões negativas (vácuo) e não positiva (pressão).

Correto. É o primeiro degrau em utilizar um motor turbo injetado, que é a utilização de bico suplementar (geralmente mono) instalado na pressurização.

Bom, o knock-sensor é o agente pra detectar (pré)detonação, ou "batida de pino". Só que em motor turbinado isso é uma navalha, que separa o sorriso das lágrimas quando termina a acelerada. A injeção tem uma estratégia de correção com a leitura do knock-sensor, porém com pressão em cima a velocidade dessa atuação não dá conta na maior parte das vezes de evitar quebra, dependendo da pressão. Até pq com pressão as coisas acontecem rápido, muuuuito rápido... as boas e as não-boas!! hehehehe

Dica: usar um gerenciador com essas funções e pronto. Pra quem tá investindo num preparo turbo não será os gastos com gerenciamento da fase turbo que vai falir, no máximo esperar uns meses pra juntar uma grana, comprar parcelado no MercadoPago, e assim vai... é normal!!


Abraço!!
bom, pelo que sei o clamper "congela" o sinal do map quando entra em pressao positiva. ´eisso mesmo?

como vou trabalhar com pressao na casa de 0.8 kg será que mesmo assim tem chance de detonaçao a ponto da injeçao nao segurar?

como disse, meu carro ta mais para brinquedo do que para canhao.
É isso, o clamper impede do MAP enlouquecer a injeção.

Independente de manso ou canhão, é preparado. Portanto fazer da forma adequada. Tem várias alternativas no mercado... dá uma olhada.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”