Indicador de temperatura

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Theófilo
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1000 95/96

Re: Indicador de temperatura

Mensagem por Theófilo »

Theófilo escreveu:Pessoal, boa noite.
Sou do Club do Gol MG e procurando na net sobre este sensor me deparei com este tópico..

Bom meu caso eh o seguinte:
Motor cht 1000 gasolina...
Meu carro Não tem termômetro, tem somente o led do painel que pisca quando a temperatura sobe d+...a cebolinha desse led também fica localizada na mesma posição mostrada na foto do amigo rdg2001 aí acima...
esta cebolinha já troquei...o carro está sem nenhum vazamento de água, e a válvula termostática tb é nova...a bomba dágua tb está bombeando normal...
o problema é que está dando alerta de temperatura alta quando ando acima de 60km/h em quarta marcha...
e mesmo desligando o sensor ele dá o mesmo sintoma...ele ainda pisca a luz de temperatura no painel...(putz como assim??? sem sensor conectado!)
outra coisa estranha é que quando o alerta ocorre o motor perde força e a luz dos faróis aumentam muito de intensidade e a luz de bateria pisca no painel...
ja to ficando loco com esse troço...

existe outro sensor de temperatura que n seja o cebolão do radiador?
poderia ser um defeito na malha de circuitos do painel?

me ajudem a desvendar esse mistério por favor???

desde já grato.
theord350@yahoo.com.br
Esqueci de mencionar que andando em transito pesado (anda-para-anda-para) a ventoinha está funcionando normalmente.
e o carro não dá nenhum alarme de temperatura e nenhum dos sintomas que mencionei anterrormente...
os sintomas só aparecem quando em velocidade mais alta...

o regulador de tensão está regulando direitinho gerando os 14 Volts aproximadamente com os farois altos acesos tanto na lenta quanto acelerando.

quanto a possibilidade de um fio desencapado acho que ja teria algo queimado nesse caso...fusível por exemplo...mas não eh o caso...

vlw
TheoRD
Gol cht 1000 95/96 normal, sem demais melhorias :)
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Não necessariamente, pois a cebolinha funciona como uma resistência, onde qdo o carro ferve ela fica bem pequena possibilitando assim a marcação no painel e um fio encostando na lata faria o mesmo papel, não ???
Se fosse um fio de alimentação onde passe os 12V com certeza queimaria um fusível !!!
Se fosse como vc falou, se qdo fôssemos testar o circuito da cebolinha e ligássemos o fio no terra, o fusível tambem queimaria certo ??? Mas não é o que acontece, pode fazer o teste tire o fio e ligue a ignição e encoste ele no bloco do motor ou num outro terra e veja o que acontece ....
O ponteiro vai lá nas nuvens e não queima fusivel nenhum !!!!

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Theófilo
Membro
Membro

Mensagem por Theófilo »

Bill obrigado pela atenção...

esqueci de dizer que eu havia feito um outro teste que foi deixar o fio da cebolinha desconectado e isolado e os sintomas persistiram: pisca a luz de temperatura (não tem termometro), o motor fica "pesado" sem força e a luz dos farois aumenta...por isso suspeitei de ter outro sensor além deste do bloco do motor, como eu não sabia, procurei mas não achei...

deixando o carro com 1500 rpm ligado parado ele aciona a ventoinha corretamente e a luz não acende no painel.

o teste de encostar o fio no bloco do motor eu também havia feito e a luz pisca como se fosse o alerta real.

Bill, você acha que pode ser simplesmente a malha eletrica do painel? Ja teve experiencia semelhante ou outros defeitos nesta malha?

desde já grato.
TheoRD
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Theófilo,

Então esses problemas são mesmo dificeis de descobrir viu, e, como te disse antes eu iria seguir esse fio da cebolinha até o painel, procurando por um leve descascado, se não achar iria para a malha mesmo, aí teria que ir com um multímetro e checar se tem alguma trilha em curto ou partida tb, se tiver algum apartida com um ferro de solda e paciência vc consegue recuperar, ou então com a tinta condutiva tb .....
O estranho esta sendo essa sobretensão nos faróis viu .....

Theófilo
Membro
Membro

Mensagem por Theófilo »

Bom dia Pessoal:

Consegui identificar o problema. Era o regulador de tensão do alternador. Estava dando 18V, mas não era o tempo todo, comprei a peça e eu mesmo fiz a troca e agora está OK.
Agradeço ao Bill pela ajuda.

Valewssssss...
TheoRD
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Hummmmmm

Desde o princípio ele estava na minha lista de suspeitos !!!! kkkkk
Mas ainda bem que resolveu amigo !!!!