Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu: a otima noticia é que travei 2 bombas de gti porque tive a ideia fantastica de testar elas com agua ha um mes mais ou menos... fica a dica, NAO TESTE BOMBA DE COMBUSTIVEL COM AGUA!
Pfffff :bronha: hehehe
Como se diz, "vivendo e aprendendo"

o problema é estragar 2 bombas.... aprendi do pior jeito e fica a liçao para todos!
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

Tenho um gol 1.6 93 to afim de instalar ineção nele, tenho noção de mecânica mais zero de elétrica e to com duvidas, na parte do motor ta tudo certo bicos 044, bomba de gti, distribuidor 9 230 087 243 hall injetado, central 1.6 1avp descodificada, o chicote completinho, e pro lado de fora ta todo instalado, agora chegou a parte que eu naum sei nada, o chicote pra dentro do carro, então vai ai minha duvida.
no chicote que entra pra dentro do carro,
1° sai um outro chicote que vai para a central junto com o fio do negativo de aterramento,
2° um outro chicote que vai para os reles preto e azul
3° um fio preto com uma listra vermelha separado que deve ser do pós chave?
4° um outro chicote que termina em tres conectores roxo, vermelho e marrom

roxo seis fios: vermelho, vermelho com azul, amarelo, azul com branco, verde, preto
vermelho cinco fios: preto com azul, preto, marrom, marrom com branco, marrom com verde
marrom cinco fios: preto com verde, preto com azul, preto com amarelo, marrom com amarelo, azul

o 1° e o 2° ta pronto né, sendo que naum tem nenhum fio desencaixado ou cortado
o 3º é do pós chave?
o que fazer com esse monte de fios do 4° chicote sendo que termina nos conectores, é onde liga a bomba elétrica?
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu: a otima noticia é que travei 2 bombas de gti porque tive a ideia fantastica de testar elas com agua ha um mes mais ou menos... fica a dica, NAO TESTE BOMBA DE COMBUSTIVEL COM AGUA!
Pfffff :bronha: hehehe
Como se diz, "vivendo e aprendendo"

o problema é estragar 2 bombas.... aprendi do pior jeito e fica a liçao para todos!
Como vai Luciano ? Porque voce nao tenta colocar WD40 ou WD80, eles sao muito bons para tirar oxido, sao lubrificantes, numa dessas consegue destrabar as bombas. (eu acho que lá no Brasil tem WD40, pode ser qualquer otro eu acho)
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

frankbtos escreveu:Tenho um gol 1.6 93 to afim de instalar ineção nele, tenho noção de mecânica mais zero de elétrica e to com duvidas, na parte do motor ta tudo certo bicos 044, bomba de gti, distribuidor 9 230 087 243 hall injetado, central 1.6 1avp descodificada, o chicote completinho, e pro lado de fora ta todo instalado, agora chegou a parte que eu naum sei nada, o chicote pra dentro do carro, então vai ai minha duvida.
no chicote que entra pra dentro do carro,
1° sai um outro chicote que vai para a central junto com o fio do negativo de aterramento,
2° um outro chicote que vai para os reles preto e azul
3° um fio preto com uma listra vermelha separado que deve ser do pós chave?
4° um outro chicote que termina em tres conectores roxo, vermelho e marrom

roxo seis fios: vermelho, vermelho com azul, amarelo, azul com branco, verde, preto
vermelho cinco fios: preto com azul, preto, marrom, marrom com branco, marrom com verde
marrom cinco fios: preto com verde, preto com azul, preto com amarelo, marrom com amarelo, azul

o 1° e o 2° ta pronto né, sendo que naum tem nenhum fio desencaixado ou cortado
o 3º é do pós chave?
o que fazer com esse monte de fios do 4° chicote sendo que termina nos conectores, é onde liga a bomba elétrica?
Como vai ?

Parabens pela iniciativa, gol quadrado injetdo ja é comum, vai ficar dificil encontrar umo a carburador hehe.

Voce ja viu a primeira folha do topico ? Ali tem um esquema de todas as ligaçoes que devem ser feitas para o modulo que voce tem.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

sebada escreveu:
Como vai Luciano ? Porque voce nao tenta colocar WD40 ou WD80, eles sao muito bons para tirar oxido, sao lubrificantes, numa dessas consegue destrabar as bombas. (eu acho que lá no Brasil tem WD40, pode ser qualquer otro eu acho)

gastei uma lata de wd e conseuidestravar uma, mas ela nao ta dando pressao na linha de combustivel... a outra nao destravou, entao desmontei pra destravar ela, funcionou, porem depois começou a vazar..... acho que terei de comprar nova mesmo....
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

ola sebada mas la não fala o que eu quero saber, la ta os fios do modulo, e não o resto
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:ola sebada mas la não fala o que eu quero saber, la ta os fios do modulo, e não o resto

é melhhor voce seguir a pinagem do modulo e seguir o fio...
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

mais os fios que estão faltando ligar não vão no módulo
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

me parece que a minha duvida é a mesma que o -thiagotebao- , teve na página 6 e ninguém consegiu responder, o chicote que vem do motor sai 1º chicote para a central ok, 2° chicote sai para os reles ok, 3° fio preto vermelho seria o pós chave, 4° chicote que termina em tres conectores roxo, vermelho e marrom onde ligam aqueles fios? então eu não quero saber dos fios que saem do módulo, eu precisava saber dos fios que sai la da frente do motor e morrem nesses tres conectores coloridos
se alguem saber me esclarecer vai ser uma luz e tanto
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:me parece que a minha duvida é a mesma que o -thiagotebao- , teve na página 6 e ninguém consegiu responder, o chicote que vem do motor sai 1º chicote para a central ok, 2° chicote sai para os reles ok, 3° fio preto vermelho seria o pós chave, 4° chicote que termina em tres conectores roxo, vermelho e marrom onde ligam aqueles fios? então eu não quero saber dos fios que saem do módulo, eu precisava saber dos fios que sai la da frente do motor e morrem nesses tres conectores coloridos
se alguem saber me esclarecer vai ser uma luz e tanto
entao, no meu caso, eu cortei esses conectores, pois nao tinha utilidade.. acho que um seria do imobilizador(code) e os outros nao me recordo. fio azul/branco é do diagnose, pino 37 do modulo de injeçao

o fio grosso preto com litra vermelha é da bomba de combustivel (pino 87 do rele da bomba).

o pos chave acho que é preto/verde e vai direto no pino 85 do rele da bomba de combustivel.

me passa seu email por mp que te mando o esquema eletrico que esclarece tudo isso...
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

luciano muito obrigado meu e-mail frank.mancini@bol.com.br
obrigado pela ajuda
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:luciano muito obrigado meu e-mail frank.mancini@bol.com.br
obrigado pela ajuda

na verdade estou transmitindo a ajuda que recebi aqui...
Imagem
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

frankbtos, depois conta para a gente se o carro ligou, ok ?
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

eu acho que vou acabar fim de semana prolongado
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

mais um detalhe importante que apanhei...

cuidado de onde voce puxa o sinal do pós chave, pois de onde eu puxei, quando virava na partida, o comutador da chave desligava o sinal pós chave, religando assim que eu parava de dar na partida, logo a injeçao tava com dificuldade de funcionar....
Imagem
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

luciano.vermelho escreveu:mais um detalhe importante que apanhei...

cuidado de onde voce puxa o sinal do pós chave, pois de onde eu puxei, quando virava na partida, o comutador da chave desligava o sinal pós chave, religando assim que eu parava de dar na partida, logo a injeçao tava com dificuldade de funcionar....
boa dica luciano, ;-) a chave tem uma posiçao "açesorios" que quando voce tenta ligar o carro, desliga a corrente sim, isso acontece com as luces dianteiras por exemplo.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:mais um detalhe importante que apanhei...

cuidado de onde voce puxa o sinal do pós chave, pois de onde eu puxei, quando virava na partida, o comutador da chave desligava o sinal pós chave, religando assim que eu parava de dar na partida, logo a injeçao tava com dificuldade de funcionar....
boa dica luciano, ;-) a chave tem uma posiçao "açesorios" que quando voce tenta ligar o carro, desliga a corrente sim, isso acontece com as luces dianteiras por exemplo.

exatamente... eu tinha puxado o sinal do acendedor de cigarros, mas ele é desligado no momento da partida do motor...

agora puxei direto do pino 15 do comutador da chave
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:Alex, peguei o carro hj sem solução. Mas não aguentava mais dividir o outro carro com a mulher.
Fizeram o teste, colocando gasolina, mas ficou pior.

Tá assim:
Liga, tem que dar umas aceleradas fortes, senão morre.
Coloquei na estrada no final do dia, meu trabalho fica há 15km. Foi sossegada, já deu para sentir uma incrível diferença em relação ao carburador, só que quando pisava fundo eu sentia alguns tranquinhos, tipo carro com vela ruim (sei que vela ruim aparece em outro momento, no início da aceleração - e isto meu carro não apresenta).
Ao chegar de volta em casa (+15km), com o motor aquecido, se apertar rápido no acelerador (para o giro ir a +-2000) e tirar o pé, o giro volta rápido a 1000 e vai caindo, ameaçando morrer. Acho que nesta hora o TI deve ir a 15 e afogar.
Tou quase pedindo para vc ver remotamente o que está havendo... heheh
tenho um bluetooth OBD2 e alguns programas de diag no notebook (por enquanto testei só no android, um programa mais simples e no outro carro).
Sábado vou a Ctba de novo, o cara vai regravar a central.
Mas se não for isto, você tem mais algum palpite?

Tou quase arrependido... devia é ter comprado um carburador novo (tem por 600 pilas no ML) e pronto...

A propósito.. uma dúvida básica.
Velas e cabos de velas não foram trocados. Até onde eu sei, são diferentes do carburado e do injetado.
Poderiam ser a causa do problema?
Buenas!! Vou tentar atualizar as msg´s que tenho acumuladas pra ler e, se pertinente, comentar...

Mas pq colocaram gasolina? Não entendi... se estiver com bico com vazão pra álcool é evidente que vai afogar, gurizada... ou entendi mal o teste?

Depois dessa viagem que tu fizeste, quando liga ainda ameaça apagar? Isso é comportamento clássico de quando a central é ligada (ou o carro ficou com a bateria desconectada muito tempo e resetou) e está tentando se acertar... tps X atuador marcha lenta X tempo de injeção, etc....

Não se arrependa do que fez, aprenda com as experiências. Fazer é difícil, fácil é dar palpite em e-mail e fórum... hehehehe = Força e segue em frente que tudo se ajusta, confia!!

Velas e cabos: se forem resistivos, originais, pode manter os de carburado, não tem problema. Mas se não forem, tem que trocar por resistivos, sim! Velas e cabos NGK e pronto. Tampa de distribuidor e rotor Bosch, também.

Sim... cabos, velas e asseclas podem ser causas desses problemas, com certeza. Já quebrei motor (turbo) por usar "apenas" velas não-resistivas... aprendi, sofrendo... mas aprendi!! Por isso que procuro ajudar pra que outras pessoas não passem o trabalho e tenham prejuízos como eu tive sem ter informação correta.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:Alex, socorroooooo


eu comprei o distribuidor mi e funcionou o motor... porem......

o motor tem uma lenta meio quadrada, e quando começa a acelerar, ele vai com dificuldade, tipo como se estivesse um ou mais cilindros falhando... no escapamento em alta rotaçao chega a dar uns estouros....

minha configuraçao é: cabos de vela MSD, tampa do distribuidor e rotor bosch, velhas NGK grau 8 (celta vhc flex)

outro detalhe, a pressao de combustivel varia de 2.8 em lenta e 3,5 em alta rotaçao, acho que deve ser assim mesmo...

hallmeter ta marcando mistura miseravel, pois esta abaixo de pobre....

meus bicos sao iwp 024 porem retrabalhados e alimentava um kadett 2.0 turbo, mas nao sei se estao todos funcionando, pois ficaram 1 ano parados...

mexi no ponto de igniçao, mesmo sem a lampada, pra ver se melhorava, mas só sentia oscilaçoes de marcha lenta conforme adiantava ou atrasava o ponto, em marcha lenta.

tentei tirar o hallmeter do sinal da sonda lambda pra ver se era interferencia, mas nada mudou.

desliguei o sensor de detonaçao pra ver se era o fato dos tuchos mecanicos, mas tambem nao mudou nada...

troquei o sensor de temperatura, mas nao melhorou tambem...

carreguei a bateria, e até testei com 2 baterias pra ver se era falta de energia, mas tambem nao melhorou..

E ESTOU SEM FILTRO, SOMENTE A TBI, NAO SEI SE ISSO INFLUENCIA...

E AGORA A NOITE DISPAROU A MARCHA LENTA, TA NA FAIXA DOS 2500RPM MAIS OU MENOS.. SE TAPAR A TBI COM A MAO, O MOTOR MORRE INSTANTANEAMENTE, ENTAO ACREDITO QUE NAO SEJA ENTRADA FALSA DE AR...


oque poderia ser?
Calma, Luciano! Calma... heheheh

Testou se os bicos funcionam todos e estão equalizados, com a vazão adequada pro teu motor?

Eu evito usar cabos não-originais em motores que estou injetando, justamente pra evitar esses problemas de uma porção de possíveis causas de falhas.

A pressão de combustível está de acordo, é assim mesmo.

Se mexeu no ponto do distribuidor sem pistola (mexeu no shorting plug ou também não?) não sabia quanto estava e continua sem saber... pode ter até piorado e em alguns casos grila e a injeção entra em recovery. Faz da maneira certa, meu irmão...

Se corretamente instalado, o hallmeter não influencia a sonda/injeção. É coisa de instalação mal feita e/ou fiação ruim, pode confiar.

Estar sem filtro só te faz correr riscos de sujar os bicos por qualquer pequena sujeira que venha junto do combustível... põe o filtro e monitora a pressão da linha.

Sobre a lenta alta, tua borboleta (TBI) pode estar fora da posição correta, a central lê a posição do TPS e o sinal do MAP, logo, acelera... é só a lógica dela, mais nada. Tenho verdadeiro pavor de pessoas que mexem no parafuso de encosto da borboleta sem saber, e de repente tu pode ter pego uma borboleta já mexida, entende? Pra ter certeza só lendo a voltagem do TPS (com multímetro automotivo de boa qualidade) ou scanner. Ou, claro, se encontrar a causa que não seja na TBI... a bucha é quando tem uma porção de possíveis causas pros problemas... mas é preciso pensar pela lógica da central, dá trabalho, mas vais conseguir!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
eroha escreveu:Eh, minha lenta no frio esta quadrada tbm, tipo "vrum vrum vrum vrum" em vez de "vrummmmmmmmmmmmmmmmmm"
o meu nao é a lenta, e sim toda faixa de giro... parece que ta só com 3 cilindros...

to começando a desconfiar de algum bico travado...
Tá com todo jeito de que pode ser bico sim, meu velho... tem de testar eles e conferir tudo... estanqueidade, vazão, etc...

Ou conseguir um jogo de bicos confiáveis e na vazão adequada pro teu motor, pra testar. Se funcionar OK, já sabes quem são os vilões.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”