Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

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AlexNichele
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:bom, pelo menos eu desconheço injeçao multiponto para cht... talvez alguma empresa consiga fazer um coletor para injeçao mi, mas o preço pode nao ser tao interessante....
Fazer o coletor e flauta pro CHT não é complicado, pode também não ser barato, mas no projeto posso afirmar que é uma das coisas mais simples pq não depende de "inventar" nada, já temos conhecimento e experiência pra fazer as adaptações no coletor original pra pôr os suportes dos bicos, fazer as flautas e flange pra borboleta...

Uma coisa que não se deve deixar de lembrar é que trabalhos que envolvem solda alumínio, serviços de torneiro e afins tendem a ser pesquisados, não são baratos, não é qualquer um que faz, etc...

Geralmente nessas adaptações, mesmo com injeção programável, se usa bico e tbi mono adaptada no coletor de admissão original... pra baratear, ao menos num primeiro estágio do projeto, depois faz multiponto.

Dei uma olhada no ML, tem o distribuidor pra CHT pra usar injeção (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... avanco-_JM).

Vi também o coletor de admissão à venda (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uminio-_JM) e tô pra dizer que a borboleta dos AP antigos, os primeiros multiponto (com injeção analógica ainda) encaixa numa boa ali no lugar do carburador, ou com poucas adaptações. E também observei que o espaço pra colocar 4 suportes pra bico e área pra passar a flauta, na inclinação correta (o bico injetor deve SEMPRE estar apontado para o centro do duto de admissão, SEMPRE!!) sem maiores problemas.

O brabo é que um servicinho de torneiro aqui, umas soldas alumínio ali, e quando a gente vê o orçamento tá lá pelas alturas. É preciso ter cuidado!
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
AlexNichele escreveu:
sebada escreveu:Boa tarde galera, eu tenho uma pergunta, a peça onde estao os sensores de temperatura do refrigerante, tem que trocar :?: Eu sei que o sensor de cima é para o panel y que esta embaixo é para a injecao, mas os gols 94 como o meu, que vinha com o carbura TLDE tem um sensor lá embaixo para a central do carburador, nao serve esse ?
Caríssimo Hermano!! Tudo numa boa?

Seguinte... se teu Gol é como os nossos brasileiros, tem 2 sensores na flange da água do arrefecimento: sensor de temperatura do marcador do painel e sensor de temperatura para a partida a frio automática (tem Gol a àlcool no Uruguai?? não, né??)

Em outros casos na mesma flange tem um tampão rosqueado que se pode retirar e coloca-se o sensor de temperatura da água (CTS) ali como se original fosse... no meu Golzinho 1988 foi assim, tirei o sensor da partida a frio automática e coloquei o da injeção... sucesso total!!

Abraço forte,
Alex
Ok Alex, vou dar uma olhada no meu golzinho, numa dessas nao tenho que trocar a flange :y:

Em Uruguai termos gols a gasolina e a gas oleo, de fato, meu irmao tem um gol 86 a gas oleo :razz:

Entao, voce vai comprar um Fusca 1600 com duplo carburador :?: Gostaria ver como voce vai fazer para tirar os buras dai :drink:

Abraço
Ainda bem que, caso precise trocar a flange do cabeçote, é simples e relativamente fácil, e não custa caro.

Ah, sim... "gas oleo" seria óleo Diesel, né? Realmente... pela legislação brasileira não é permitido veículos de passeio e de carga de pouca tonelagem a diesel... infelizmente.

Não comprei um Fusca, o meu já tem motor AP 2.0, me livrei do motor a ar original dele... hehehe... Comprei uma bela Kombi, 1995, de primeiro dono, nunca foi de carga. Usadinha, mas em muito bom estado.

Vou dar um jeito de injetar ela sim, ah vou mesmo!! É questão de tempo (e dinheiro!)!!

Abraços,
Alex
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

burnskill escreveu:
luciano.vermelho escreveu:bom, pelo menos eu desconheço injeçao multiponto para cht... talvez alguma empresa consiga fazer um coletor para injeçao mi, mas o preço pode nao ser tao interessante....

é foda! :drink:

o jeito é deixar assim mesmo né auhsduashd
Nãããããããão... é só ter calma e saber o que precisa fazer, só isso.

Ah, ter um bom saldo na conta pra bancar o investimento... hehehehe

Mas a satisfação é garantida, ok?!
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:Alex, ajuda aqui !!!
Peguei o carro hoje, tudo instalado, e fui direto abastecer, pois estava com 8l de gasolina no tanque de 50.
Ao chegar no posto, o carro morreu, o que achei estranho. Porém ligou normal depois.
Mas voltou a morrer ao ficar em ponto morto, com muita dificuldade de ligar depois.
Levei de volta ao mecânico, que passou o scanner e não detectou nada.
O que pode estar acontecendo? (claro, ele tá lá tentando descobrir, mas se eu chegar com um palpite certeiro, é melhor...)
Bueno...

Logo de cara ao ligar o carro, ou depois de um tempo com a bateria desligada, é possível de acontecer do carro apagar e/ou ter alguma dificuldade inicial de pegar marcha lenta. Mas é pra normalizar em seguida, o atuador da lenta ajusta o que precisar e a informação já fica na memória da central.

Em casos mais extensos de permanecer desse jeito é bom revisar entradas de ar falso; ver se a borboleta está na posição de repouso correta e ler no scanner se não está acusando leitura de abertura de borboleta mesmo estando ela em repouso (sem pisar no acelerador); TPS com problema, dando ruído por desgaste; ponto de ignição atrasado; leitura da sonda lambda errada, acusa mistura pobre e a injeção compensa, só que daí afoga o motor...

Começa por aí e depois conta pra gente como foi a solução do problema.

Abraço,
Alex

obs: estás usando uma central 1AVP, correto? colocaste o VSS na caixa ou estás rodando sem?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:aí pode ser. A bomba é nova, "de GTI". Mas quem sabe defeito?
Ou será que pode ser o regulador de pressão?
Todas essas dúvidas se respondem com um simples manômetro instalado na linha de combustível, antes do dosador.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

burnskill escreveu:Só uma dúvida,

quanto por litro o gol de vocês estão fazendo com a injeção?!
Bom, vamos lá...

No meu 1.6 álcool aspro (central 1.6 álcool) fazia 5,xkm/l com carburador e injetado faço aí por uns 6,5km/l, mas o ganho que tive mesmo foi em linearidade, resposta, torque absurdamente melhor na injeção, carro perfeito em qualquer temperatura e altitude.

No meu 1.9 álcool turbo (central 1.8 álcool + Hardware TurboLink) quando carburado com 3E fazia 5km/l andando na boa, e injetado passo dos 6km/l, mas não há fator de comparação... é MUITO melhor injetado. Com carburador ficava com o carro parado uns 15 dias já tinha que cogitar de abrir bura e revisar tudo, principalmente agulha. Injetado é uma palhaçada... meu Passat ficou quase 6 meses parado, coberto, estou em obras em casa... encostei a bateria dele no lugar, liguei a chave, partida a frio e UMA virada de chave e era isso... funcionando perfeito e na marcha lenta.

No Fusca, que tem AP 2.0 álcool, vou usar uma central 2.0 gasolina com pontão, bicos originais 2.0 álcool e chicote todo feito novo. Um conhecido meu faz no TL dele 7,5km/l na cidade... um espetáculo.

Mas a média é só um dos fatores que me motivam a instalar injeção. As vantagens (pra mim) vão muito mais além de ser somente vantajoso no consumo de combustível. Confiabilidade, linearidade, dirigibilidade em qualquer situação, não ficar sob risco de uma porcaria de agulha transbordar a cuba do carburador e afogar tudo correndo o risco de ficar empenhado na rua... bah, nem pensar.

Já fiquei empenhado com injeção? Sim, três vezes... mas por causa de bomba elétrica. Foi colocar uma de GTI Bosch no lugar, pronto... fim dos problemas.

Abraço,
Alex
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:Alex... mais uma duvida...


o sensor de detonaçao tem polaridade ou pode inverter os fios? pois meu chicote veio cortado e nao tem marcaçao no sensor...
Tem padrão de montagem sim, mas não tem polaridade específica.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:negócio tá tenso.
Não conseguem ajustar o carro.
O pessoal da auto-elétrica disse que o tempo de injeção tá alto e o carro afoga.
Já verificou sonda, regulador de pressão, atuador da lenta, etc...
Cogitam problema com a central.
Liguei para o cara que desbloqueou a central, e ele falou que ia ver se tem alguma coisa com o arquivo do álcool.
Tou até suspeitando que ele pegou o arquivo gasolina, "deu um jeito" (aumentando o tempo de injeção) e me passou como álcool.


O cara da auto elétrica tbm falou que se deixar uns 3-4 min ligado o carro, ele diminui o tempo de injeção e funciona normal. Só que se desligar e ligar de novo, volta a ficar com tempo de injeção alto.


Alguma outra suspeita ou caminho a percorrer?
É, tem boi na linha aí, hein?!

Só uma observação... independente da central o ajuste de tempo de injeção é padrão, o padrão de montagem relativo aos bicos é que se parte do pressuposto que o motor está montado com os bicos com a vazão adequada pro combustível da central. Em outras palavras, a central não estende tanto assim o tempo de injeção.

Se tá dando esse tempo de injeção que tu comentou é praticamente certo que tem algo errado na central, ou no programa que tá rodando nela.

Boa sorte!
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

eroha escreveu:Nao fiz catch tank. Estive la agora, a sonda esta dando 900 de leitura e ti de ate 15, depois de umasaceleradas baixa para 5, mas volta a subir
Esse valor de leitura de sonda é mistura beeeeeeeeem rica.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

alex, como funciona esse lance da malha, pois pelo que entendi no esquema da doctor-ie basta ligar o fio preto da central na malha de blindagem, mas e a outra ponta do fio???
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
eroha escreveu:Nao fiz catch tank. Estive la agora, a sonda esta dando 900 de leitura e ti de ate 15, depois de umasaceleradas baixa para 5, mas volta a subir

nao sei quel a voltagem da sonda em carro original, mas no caso de turbo, o ideal varia de 650 em baixa a 910 em alta, e lenta seria proximo de 700 MV
Luciano, parece que tu estás se referindo a leituras de turbo carburado. Injetado é um pouco diferente.

Leitura de sonda entre 860 e 920mV é ideal mas com pé embaixo, com pressão total do acerto, ok?

Em condições de trânsito normal, andando na boa, a tendência da sonda é informar a injeção pra gerenciar um uso bem otimizado de combustível. Observando o hallmeter é comum os led´s "sumirem" justamente pra depois surgir leitura, pois é a injeção buscando o menor uso de combustível (emissões, média de consumo, etc).
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?

e o lance da malha, como funciona? pelo esquema do doctor- ie eu entendi que é só ligar o fio preto da central na malha de blindagem, mas e na outra ponta do fio, como fica, preciso ligar a outra ponta da malha em algum lugar, ou só uma das pontas mesmo é que fica ligado?
Editado pela última vez por luciano.vermelho em 08 Jun 2011, 19:11, em um total de 1 vez.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
eroha escreveu:
luciano.vermelho escreveu:voce chegou a testar com o distribuidor do carburado? pois ouvi varios "eu acho" e resolvi pagar ou melhor, nao pagar pra ver...
sim, o mecânico tentou com o distribuidor original e não deu mesmo.
Tou com a peça no porta-malas.
ja estou na captura do distribuidor mi.

tinha visto um paralelo por 170 pratas novo com garantia... marca EURO, será que alguem recomenda ou nao recomenda?
Só ouvi falar desses paralelos, mas não tive ainda informações de alguém que utilizasse pra saber mais sobre eles.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?
Acabei de responder sobre isso, Luciano.

Nunca usei e nem vi uma peças dessa. Também não tive informação de ninguém que tenha utilizado e pudesse dar informações.

Confesso que também estou curioso sobre isso.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?

e o lance da malha, como funciona? pelo esquema do doctor- ie eu entendi que é só ligar o fio preto da central na malha de blindagem, mas e na outra ponta do fio, como fica, preciso ligar a outra ponta da malha em algum lugar, ou só uma das pontas mesmo é que fica ligado?
Calma aí... muita calma... hehehehe

A malha é, grosseiramente dizendo, um fio que percorre o cabo e é ligado do lado do conector principal no pino específico, e do outro lado ele não é ligado em lugar algum, ok?

Dúvidas, grite aí... é meio chatinho de entender mesmo, depois é tranquilo de entender a lógica do esquema.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

AlexNichele escreveu:
luciano.vermelho escreveu:outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?
Acabei de responder sobre isso, Luciano.

Nunca usei e nem vi uma peças dessa. Também não tive informação de ninguém que tenha utilizado e pudesse dar informações.

Confesso que também estou curioso sobre isso.

eu só estou achando o 2.0 original, nenhum 1.6 e 1.8.

acho que vou arriscar esse paralelo... como tem garantia, acho que nao terei nenhuma surpresa...
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

AlexNichele escreveu:
luciano.vermelho escreveu:outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?

e o lance da malha, como funciona? pelo esquema do doctor- ie eu entendi que é só ligar o fio preto da central na malha de blindagem, mas e na outra ponta do fio, como fica, preciso ligar a outra ponta da malha em algum lugar, ou só uma das pontas mesmo é que fica ligado?
Calma aí... muita calma... hehehehe

A malha é, grosseiramente dizendo, um fio que percorre o cabo e é ligado do lado do conector principal no pino específico, e do outro lado ele não é ligado em lugar algum, ok?

Dúvidas, grite aí... é meio chatinho de entender mesmo, depois é tranquilo de entender a lógica do esquema.

pelo que entendi é exatamente isso, e assim fiz a ligaçao.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
AlexNichele escreveu:
luciano.vermelho escreveu:outra duvida, distribuidor paralelo, da marca EURO é bom ou voce nao conhece? recomenda?

e o lance da malha, como funciona? pelo esquema do doctor- ie eu entendi que é só ligar o fio preto da central na malha de blindagem, mas e na outra ponta do fio, como fica, preciso ligar a outra ponta da malha em algum lugar, ou só uma das pontas mesmo é que fica ligado?
Calma aí... muita calma... hehehehe

A malha é, grosseiramente dizendo, um fio que percorre o cabo e é ligado do lado do conector principal no pino específico, e do outro lado ele não é ligado em lugar algum, ok?

Dúvidas, grite aí... é meio chatinho de entender mesmo, depois é tranquilo de entender a lógica do esquema.

pelo que entendi é exatamente isso, e assim fiz a ligaçao.
Então fizeste certo, beleza.
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

vamos aos fatos... fiz todas as ligaçoes, dei na partida e o carro nao pegou, peguei um spray de wd40 e joguei na tbi com a borboleta aberta e deu um sinal de querer pegar, entao improvisei um sistema de partida a frio com alcool mesmo, e ele ficou no pega/nao pega, chegou até a aquecer o coletor de escapamento, porem nao afirmou... minha duvida é: será reflexo do distribuidor hall de carburado? ou pode ser outra coisa?
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Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Wellerson01 »

Alex,

A sua bomba externa faz muito barullho? Como falei um tempo atrás, estou usando duas bombas, uma interna que abastece o filtro/desborbulhador e a de GTI (paralela DPL) que pressuriza a linha.Prendi a de GTI na lataria com uma abraçadeira de bobina so que estou achando a bomba muito barulhenta.O barulho não é ressonância pela fixação e sim do funcionamento da bomba mesmo.
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