[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Rodrigoab
Membro
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 28 Mai 2009, 09:21
Carro:
Localização: Osasco SP CdGQ! Filial Z/O

Mensagem por Rodrigoab »

É exatamente essa preparação que irei fazer no meu AP 1.6, só que a diferença do meu é que já tem o 2E, mas pistões e velas ainda de grau 5 originais para gasolina, mas o meu já tem a bobina MI, o próximo passo vai ser como o renato já me disse, trocar um volante aliviado, ( tem um aki no forum vendendo, e pesa 6 kg, e to interessado nele, Renato é um volante bom para colocar no meu AP?)

Código: Selecionar todos


Opa bilulpg, não manjo muito dessa parte de volantes aliviados, mas eu recomendaria comprar um NOVO ja aliviado da Displatec como o mesmo Renato indicou, ja que vc não sabe a vida útil daquele volante a venda e nem como ele foi aliviado ou a qualidade do serviço, pois se ele "voar" o prejuizo pode ser grande.

Abraços
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Rodrigoab escreveu:
É exatamente essa preparação que irei fazer no meu AP 1.6, só que a diferença do meu é que já tem o 2E, mas pistões e velas ainda de grau 5 originais para gasolina, mas o meu já tem a bobina MI, o próximo passo vai ser como o renato já me disse, trocar um volante aliviado, ( tem um aki no forum vendendo, e pesa 6 kg, e to interessado nele, Renato é um volante bom para colocar no meu AP?)

Código: Selecionar todos


Opa bilulpg, não manjo muito dessa parte de volantes aliviados, mas eu recomendaria comprar um NOVO ja aliviado da Displatec como o mesmo Renato indicou, ja que vc não sabe a vida útil daquele volante a venda e nem como ele foi aliviado ou a qualidade do serviço, pois se ele "voar" o prejuizo pode ser grande.

Abraços
É vdd Rodrigo, não sei mesmo a vida útil dakele volante e tb não sei os motivos de venda do produto, mas estava olhado o peso do volante no site da displatec e o peso é de 4 kg e o do cara é de 6 kg, e outra tb o preço é bem convidativo para comprar o que está anunciado aki no forum p vender, por isso que me surgiu o interesse nele, pois o cara quer 100 reais e no site da displatec está em 479,00 reais + 31,20 de frete para minha cidade. Então vou tentar pegar mais detalhes desse produto, mas mesmo assim obrigado pelas dicas...

Abraços...
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Mais uma para a galera aki, na questão do pessoal que quer colocar volante aliviado em seus quadrados, tem umas dicas interessantes de cálculos em volantes aliviados.

Dêem uma olhada nisso q vou postar abaixo

Se eu aliviar o volante o que influencia no meu carro?

Sim, aliviar o volante influencia muito em um carro. O volante esta projetado para um certo torque e potência, quando o motor é modificado esse equilibrio é quebrado.

O volante motor aliviado é altamente recomendado para quem quer um ganho rápido no giro do carro e retomadas rápidas nas trocas de marcha, mas com uma pequena perda de torque.

O recomendado é a utilização de volantes aliviados usinados em aço. O alivio em volantes originais pode ocasionar acidentes, pois o mesmo é feito de ferro fundido e pode possuir trincas profundas, ja volantes feitos de aço não trincam.

O volante motor serve para acumular energia cinética nos momentos onde não existe força no motor (momentos de não explosão)ou existem forças parasitas (força para o pistão subir e comprimir) e devolver para o motor nesses momentos. Se o volante for muito aliviado não ira existir a devolução de força nesses momentos e o carro vai pedir uma marcha mais baixa para compensar essa falta de força.

Quando efetuamos o alivio do volante e não for respeitada a distribuição da massa existe uma pequena perda de torque sim, existe uma conta rapida que pode ser feita:

O momento de inercia angular de um disco sólido é m x r^2 / 2 no caso de um disco de 9 kg x 0,27^2 / 2 = 0,33 kg/m^2

1 kg massa = 1 slug / 15 , então o momento de inércia

I = 0,022 slug m^2

Assumindo nenhuma fricção, o torque será associado com uma taxa de aceleração e desaceleração

Assumindo que o volante acelera a uma taxa de 1000rpm por segundo, a taxa de aceleração é

(1000 revoluções / minutos x segundos ) x ( minutos / 60 segundos ) x ( 2 x pi x radianos / revolução ) = 104,72 rad / sec^2 = alfa

Fatores de conversão:

1 slug = 1,48 kg sec^2 / m

Voltando ao exemplo:

Torque = alfa(/radianos) x I = (104,72 / sec^2) x 0,022 slug m^2 = (104.72 / sec^2) x 1,48 (1 kg sec^2 / m) m^2 = 154,98 kgfm

Modificando o peso do item descriminado em 9kg pode-se perceber as perdas que podem ocorrer na retirada de peso do volante e acrescentando peso, o ganho de torque.

Cabe salientar que pela fórmula T = m * a , a acelação é dada ao quadrado por isso não proporcional na reta, então o ganho de massa ocasiona uma perda de rotação não constante e o alivio de massa ganha-se em aceleração mas não proporcional a perda da massa.



Fonte: http://forum.streetsampa.com.br/viewtop ... 17&t=38931


Tem mais dicas aki abaixo para nossos motores Ap

Confiram ai

http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#MOVEL


Espero que gostem tb....abraços....
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

bilulpg escreveu:
Renato3377 escreveu:Fala galera!

Um colega do clube tem um Gol 89 ap 1.6, original a alcool e rodando com GNV, mini-progressivo. Ele me pediu idéias dizendo que já fez o motor por completo a uns 20.000 km atrás e que iria tirar o GNV. Ele pediu um cálculo para cerca de 1000 reais de gastos. Eu sugeri o seguinte, visto que ele queria uns 105 a 110 cv.

"Vamos começar com a retirada do kit gás.
Vc disse início de projeto, logo acho que seria interessante algo que não piorasse o consumo do carro. Vc já começou bem com a retífica de toda parte de baixo.
A primeira coisa que sugiro é rebaixar o cabeçote. Se o seu for standard, sem nunca ter recebido retífica, pode tirar 0,8 mm. O aumento da taxa de compressão com o cabeçote rebaixado melhora torque, potência e consumo. Tudo na casa dos 5% (média) de melhora. O custo depende da oficina e retífica.
Durante a retífica, seu carro já precisa andar com velas um ponto mais frias, que sugiro as de grau térmico 7 da NGK. A bobina do MI auxilia a queima da mistura com mais compressão. Não é necessário a troca dos cabos de vela (desde que estejam bons). A bobina + chicote + velas devem dar uns 150 reais.
No próximo passo, eu não trocaria o comando, eu gastaria na troca do volante do motor por um aliviado da Displatec (450 reais). A sensação que dá ao dirigir é de que uns 100 kg do carro foram retirados... é a mágica do peso rotacional.
Ainda sobraria pra comprar o filtro de ar tipo marmita com elemento lavável e uma polia do virabrequim em alumínio, de menor diâmetro, que rodaria a bomba d´agua e alternador com menor esforço do motor, dando a sensação de um pouco mais de torque. O filtro completo custa uns 40 reais e a polia mais outros 40 reais se não me engano.
A mão de obra pra isso tudo depende do seu mecânico.
Resumindo: Filtro (40) + polia do vira (40) + volante aliviado displatec (450) + velas e bobina (150) + taxa do cabeçote (depende, talvez uns 200 reais) + M.O. Note que ainda está mantendo o miniprogressivo, que bem trabalhado empurra seu conjunto atual.
Esse esquema melhora seu consumo se manter o mesmo pé.
Os cavalos só virão com o cabeçote rebaixado e filtro, mas o alívio do volante e da polia lhe darão mais sensação de torque, que muitas vezes é mais prazeroso na cidade do que potência em giros altos ... principalmente quando o consumo melhora!
Se quiser mais do que isso, depois que andar com o carro nesse estágio, voltamos a conversar... muitas vezes procuramos potência, quando na verdade queremos torque! Essa receita básica fica muito legal pra cidade, por aumentar a agilidade do carro!

O próximo passo seria a troca do carburador pelo 2E e a colocação do 049G com polia regulável em alumínio (mais leve).

Boa sorte! "

Ficaria legal ?!?!?
É exatamente essa preparação que irei fazer no meu AP 1.6, só que a diferença do meu é que já tem o 2E, mas pistões e velas ainda de grau 5 originais para gasolina, mas o meu já tem a bobina MI, o próximo passo vai ser como o renato já me disse, trocar um volante aliviado, ( tem um aki no forum vendendo, e pesa 6 kg, e to interessado nele, Renato é um volante bom para colocar no meu AP?), e depois vou coocar uma polia de alumínio do virabrequim (Qdo for comprar essa polia, vou ter q contar com a ajuda da galera de SP ou do Rio, pois aki na minha região ñ encontra essa polia), ai sim depois trocarei os pistões do meu carro (achei um kit de pistões com anel novos no valor de 265 reais de metal leve, tá bom o preço? O vendedor disse q é marca nova por isso q o preço está bom.Outras sugestões de pistões?) E depois o trato no cabeçote otimizar os fluxos, (Esse trato é bom fazer antes ou depois da troca dos pistões), Pois mesmo antes da troca dos pistõe sjá vou tirar 0,8mm isso se o meu cabeçote for standard) Ai depois eu colocaria os pistões e depois otimizaria o fluxo, ou eu já posso fazer isso td antes da troca dos pistões? Outra coisa, a troca de velas eu só devo trocar pelas de grau 7 qdo trocar meus pistões?......Bom é isso o meu esquema de preparação.

E lembrando mais uma vez que o tópico está mto bom mesmo, e vamos sempre continuar passando as nossas experiencias conforme estamos tendo com nossos quadrados, e tb seria interessante o pessoal colocar fotos dos estágios e peças para preparações de seus quadrados.

Abraços a todos.
puts....METAL LEVE marca nova???? desde pekenininho ja tinha essa marca :P qdo eu era pekenininho meu pai ja tinha feito motor duma pick-up fiat td metal leve.....aki na cidade q eu moro inclusive eh uma das marcas mais caras (tirando forjados e tal) o kit de pistoes e aneis pro meu ap 1.8 metal leve estava na faixa de 800 reais...
portanto se for NOVO e METAL LEVE por esse preço....ta mtoooo bom uhehueuhe
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

ranjas escreveu:
bilulpg escreveu:
Renato3377 escreveu:Fala galera!

Um colega do clube tem um Gol 89 ap 1.6, original a alcool e rodando com GNV, mini-progressivo. Ele me pediu idéias dizendo que já fez o motor por completo a uns 20.000 km atrás e que iria tirar o GNV. Ele pediu um cálculo para cerca de 1000 reais de gastos. Eu sugeri o seguinte, visto que ele queria uns 105 a 110 cv.

"Vamos começar com a retirada do kit gás.
Vc disse início de projeto, logo acho que seria interessante algo que não piorasse o consumo do carro. Vc já começou bem com a retífica de toda parte de baixo.
A primeira coisa que sugiro é rebaixar o cabeçote. Se o seu for standard, sem nunca ter recebido retífica, pode tirar 0,8 mm. O aumento da taxa de compressão com o cabeçote rebaixado melhora torque, potência e consumo. Tudo na casa dos 5% (média) de melhora. O custo depende da oficina e retífica.
Durante a retífica, seu carro já precisa andar com velas um ponto mais frias, que sugiro as de grau térmico 7 da NGK. A bobina do MI auxilia a queima da mistura com mais compressão. Não é necessário a troca dos cabos de vela (desde que estejam bons). A bobina + chicote + velas devem dar uns 150 reais.
No próximo passo, eu não trocaria o comando, eu gastaria na troca do volante do motor por um aliviado da Displatec (450 reais). A sensação que dá ao dirigir é de que uns 100 kg do carro foram retirados... é a mágica do peso rotacional.
Ainda sobraria pra comprar o filtro de ar tipo marmita com elemento lavável e uma polia do virabrequim em alumínio, de menor diâmetro, que rodaria a bomba d´agua e alternador com menor esforço do motor, dando a sensação de um pouco mais de torque. O filtro completo custa uns 40 reais e a polia mais outros 40 reais se não me engano.
A mão de obra pra isso tudo depende do seu mecânico.
Resumindo: Filtro (40) + polia do vira (40) + volante aliviado displatec (450) + velas e bobina (150) + taxa do cabeçote (depende, talvez uns 200 reais) + M.O. Note que ainda está mantendo o miniprogressivo, que bem trabalhado empurra seu conjunto atual.
Esse esquema melhora seu consumo se manter o mesmo pé.
Os cavalos só virão com o cabeçote rebaixado e filtro, mas o alívio do volante e da polia lhe darão mais sensação de torque, que muitas vezes é mais prazeroso na cidade do que potência em giros altos ... principalmente quando o consumo melhora!
Se quiser mais do que isso, depois que andar com o carro nesse estágio, voltamos a conversar... muitas vezes procuramos potência, quando na verdade queremos torque! Essa receita básica fica muito legal pra cidade, por aumentar a agilidade do carro!

O próximo passo seria a troca do carburador pelo 2E e a colocação do 049G com polia regulável em alumínio (mais leve).

Boa sorte! "

Ficaria legal ?!?!?
É exatamente essa preparação que irei fazer no meu AP 1.6, só que a diferença do meu é que já tem o 2E, mas pistões e velas ainda de grau 5 originais para gasolina, mas o meu já tem a bobina MI, o próximo passo vai ser como o renato já me disse, trocar um volante aliviado, ( tem um aki no forum vendendo, e pesa 6 kg, e to interessado nele, Renato é um volante bom para colocar no meu AP?), e depois vou coocar uma polia de alumínio do virabrequim (Qdo for comprar essa polia, vou ter q contar com a ajuda da galera de SP ou do Rio, pois aki na minha região ñ encontra essa polia), ai sim depois trocarei os pistões do meu carro (achei um kit de pistões com anel novos no valor de 265 reais de metal leve, tá bom o preço? O vendedor disse q é marca nova por isso q o preço está bom.Outras sugestões de pistões?) E depois o trato no cabeçote otimizar os fluxos, (Esse trato é bom fazer antes ou depois da troca dos pistões), Pois mesmo antes da troca dos pistõe sjá vou tirar 0,8mm isso se o meu cabeçote for standard) Ai depois eu colocaria os pistões e depois otimizaria o fluxo, ou eu já posso fazer isso td antes da troca dos pistões? Outra coisa, a troca de velas eu só devo trocar pelas de grau 7 qdo trocar meus pistões?......Bom é isso o meu esquema de preparação.

E lembrando mais uma vez que o tópico está mto bom mesmo, e vamos sempre continuar passando as nossas experiencias conforme estamos tendo com nossos quadrados, e tb seria interessante o pessoal colocar fotos dos estágios e peças para preparações de seus quadrados.

Abraços a todos.
puts....METAL LEVE marca nova???? desde pekenininho ja tinha essa marca :P qdo eu era pekenininho meu pai ja tinha feito motor duma pick-up fiat td metal leve.....aki na cidade q eu moro inclusive eh uma das marcas mais caras (tirando forjados e tal) o kit de pistoes e aneis pro meu ap 1.8 metal leve estava na faixa de 800 reais...
portanto se for NOVO e METAL LEVE por esse preço....ta mtoooo bom uhehueuhe
Amigo Ranjas.

O que o cara da loja me disse aki que a qualidade do material era de Metal Leve e não da marca Metal Leve, essa marca é a melhor que tem, vou tentar ligar lá na autopeças e pegar a marca do kit de pistão e vou postar para a galera aki pra ver se conhecem ou não conhecem e se aprovam ou não.....

É isso ai.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 543
Registrado em: 19 Jul 2008, 20:04
Carro:
Localização: Carapicuiba/SP

Mensagem por felipelipe »

*********

MAIS AI..

QUANTO AO ASSUTO DE QUEBRAS EM TURBO E ASPRO !

O TURBO..

COM UNS 0,6K/g ANDANO DI BOUA E DANU UMAS ACELERADAR DO NADA...

A CHANCE DE QUEBRA DIMINUI BASTANTE !

MAIS SE ANDA ESPIRRANDO TODA HORA EH A MESMA COISA QUE UM ASPRO ESTICANDO MARCHA A TODO MOMENTO !

TO EERADO ??

E QUANTO AKELE SOM TIPICO DE TURBO...
DA IM SOM MEIU QUE UM EMBARALHO DE LEVE...
EH POR CONTA DE QUE ??
ESCAPAMENTO ??


ABRACOS
!!L!p3 !!


*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
Avatar do usuário
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 543
Registrado em: 19 Jul 2008, 20:04
Carro:
Localização: Carapicuiba/SP

Mensagem por felipelipe »

********

MAIS UAM DUVIDA ...

QUANTO AO HOMI !

UM TURBAO..
ELES EMBACAM MUITOOO ???

OU DIFICILMENTE SE O CARRO EH PARADO NUMA BLITZ ELES OLHAM O MOTOR ??

..
POIS OS ASPROS, ELES NAO PODEM JULGAR NENHUMA MODIFICACAO.. POIS NENHUMA DELAS SAO VISIVEIS A OLHO NU !

...

ABRACOS
!!L!p3 !!


*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
Avatar do usuário
raphita
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Mai 2009, 15:41
Carro:
Localização: Campinas - SP

Mensagem por raphita »

eles imbaçam sim !!

c descobrirem q é turbo vão pedir o laudo .. c não tiver .. sento bunito !
Imagem
° Clique na Imagem para ver meu Gol ^^
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ASPRO NITRO !!!

Alguem ja teve conhecimentos sobre ???
conheço um voyaginho de arrancada que eh aspiradao e tem nitro (isso mesmo TEM NOS) mto loco galera !!!
o bixao anda com um 306, injetado , 2.1 ... conclusao eh o bixo neh ? kkkk
axo ke tem um video no youtube peraii..

bom ta ai .. andando praticamente com um carro turbo !!

http://www.youtube.com/watch?v=oYWY8xdlJeE

locooo demais ashosauhsoa ..

Pra nitrar o carro vai ter ke mexer em algo ? pistoes ? algo ??
essa eh pro meu amigo renato , com certeza ele tem conhecimento sobre isso !!!
abraço galera
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

bilulpg escreveu:
Renato3377 escreveu:Fala galera!

Um colega do clube tem um Gol 89 ap 1.6, original a alcool e rodando com GNV, mini-progressivo. Ele me pediu idéias dizendo que já fez o motor por completo a uns 20.000 km atrás e que iria tirar o GNV. Ele pediu um cálculo para cerca de 1000 reais de gastos. Eu sugeri o seguinte, visto que ele queria uns 105 a 110 cv.

"Vamos começar com a retirada do kit gás.
Vc disse início de projeto, logo acho que seria interessante algo que não piorasse o consumo do carro. Vc já começou bem com a retífica de toda parte de baixo.
A primeira coisa que sugiro é rebaixar o cabeçote. Se o seu for standard, sem nunca ter recebido retífica, pode tirar 0,8 mm. O aumento da taxa de compressão com o cabeçote rebaixado melhora torque, potência e consumo. Tudo na casa dos 5% (média) de melhora. O custo depende da oficina e retífica.
Durante a retífica, seu carro já precisa andar com velas um ponto mais frias, que sugiro as de grau térmico 7 da NGK. A bobina do MI auxilia a queima da mistura com mais compressão. Não é necessário a troca dos cabos de vela (desde que estejam bons). A bobina + chicote + velas devem dar uns 150 reais.
No próximo passo, eu não trocaria o comando, eu gastaria na troca do volante do motor por um aliviado da Displatec (450 reais). A sensação que dá ao dirigir é de que uns 100 kg do carro foram retirados... é a mágica do peso rotacional.
Ainda sobraria pra comprar o filtro de ar tipo marmita com elemento lavável e uma polia do virabrequim em alumínio, de menor diâmetro, que rodaria a bomba d´agua e alternador com menor esforço do motor, dando a sensação de um pouco mais de torque. O filtro completo custa uns 40 reais e a polia mais outros 40 reais se não me engano.
A mão de obra pra isso tudo depende do seu mecânico.
Resumindo: Filtro (40) + polia do vira (40) + volante aliviado displatec (450) + velas e bobina (150) + taxa do cabeçote (depende, talvez uns 200 reais) + M.O. Note que ainda está mantendo o miniprogressivo, que bem trabalhado empurra seu conjunto atual.
Esse esquema melhora seu consumo se manter o mesmo pé.
Os cavalos só virão com o cabeçote rebaixado e filtro, mas o alívio do volante e da polia lhe darão mais sensação de torque, que muitas vezes é mais prazeroso na cidade do que potência em giros altos ... principalmente quando o consumo melhora!
Se quiser mais do que isso, depois que andar com o carro nesse estágio, voltamos a conversar... muitas vezes procuramos potência, quando na verdade queremos torque! Essa receita básica fica muito legal pra cidade, por aumentar a agilidade do carro!

O próximo passo seria a troca do carburador pelo 2E e a colocação do 049G com polia regulável em alumínio (mais leve).

Boa sorte! "

Ficaria legal ?!?!?
É exatamente essa preparação que irei fazer no meu AP 1.6, só que a diferença do meu é que já tem o 2E, mas pistões e velas ainda de grau 5 originais para gasolina, mas o meu já tem a bobina MI, o próximo passo vai ser como o renato já me disse, trocar um volante aliviado, ( tem um aki no forum vendendo, e pesa 6 kg, e to interessado nele, Renato é um volante bom para colocar no meu AP?), e depois vou coocar uma polia de alumínio do virabrequim (Qdo for comprar essa polia, vou ter q contar com a ajuda da galera de SP ou do Rio, pois aki na minha região ñ encontra essa polia), ai sim depois trocarei os pistões do meu carro (achei um kit de pistões com anel novos no valor de 265 reais de metal leve, tá bom o preço? O vendedor disse q é marca nova por isso q o preço está bom.Outras sugestões de pistões?) E depois o trato no cabeçote otimizar os fluxos, (Esse trato é bom fazer antes ou depois da troca dos pistões), Pois mesmo antes da troca dos pistõe sjá vou tirar 0,8mm isso se o meu cabeçote for standard) Ai depois eu colocaria os pistões e depois otimizaria o fluxo, ou eu já posso fazer isso td antes da troca dos pistões? Outra coisa, a troca de velas eu só devo trocar pelas de grau 7 qdo trocar meus pistões?......Bom é isso o meu esquema de preparação.

E lembrando mais uma vez que o tópico está mto bom mesmo, e vamos sempre continuar passando as nossas experiencias conforme estamos tendo com nossos quadrados, e tb seria interessante o pessoal colocar fotos dos estágios e peças para preparações de seus quadrados.

Abraços a todos.
Lembrando galera que os pistões que mencionei não são da marca metal leve, mas sim do produto semelhante a marca metal leve.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 415
Registrado em: 25 Out 2008, 22:42
Carro: Parati GL 88
Localização: Curitiba PR
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

É isso ae Luciano mto tem se falado de mandar aliviar volante e tals .. isso é ruim pq o volante original é de ferro né ?? acho q é isso .. sendo q qndo aliviado perde a resistencia .. sendo q o novo é em aço .. impossivel quebrar né hehehe

Sabemos q sai um pouco mais caro comprar um novo mas é mais seguro né ..

bom é uma dica !!!

ABraço :y:
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Guilherme Monteiro escreveu:ASPRO NITRO !!!

Alguem ja teve conhecimentos sobre ???
Pra nitrar o carro vai ter ke mexer em algo ? pistoes ? algo ??
Fala Guilherme !!
O nitro em aspirado preparado fica MUITO bom !! O problema é ter que recarregar a garrafa, pois a brincadeira acaba rápido ....
No aspirado, pode ser montado com um bico na tubulação de entrada do ar ou pode ser montado com um bico na entrada de cada tubulação do coletor de admissão. Este último (4 bicos) despeja no mínimo 50 cv e pede duas coisas importantes: pistões forjados e atraso de ponto ... O atraso de ponto tb é necessário qdo usa um bico ...
Já vi carros nitro em dinamômetro. A forma da curva de torque e potência são semelhantes, exceto pelos cavalos a mais ...

O preço equivale a do kit turbo. A vantagem é que vc pode rodar com o carro quase original no dia-a-dia.

Seu carro ficaria MUITOOO bom com o nitro!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

ramongol88 escreveu:É isso ae Luciano mto tem se falado de mandar aliviar volante e tals .. isso é ruim pq o volante original é de ferro né ?? acho q é isso .. sendo q qndo aliviado perde a resistencia .. sendo q o novo é em aço .. impossivel quebrar né hehehe

Sabemos q sai um pouco mais caro comprar um novo mas é mais seguro né ..

bom é uma dica !!!

ABraço :y:
Pois é ramon, é essa a minha preocupação tb perder a resistência do volante, pois tem um anunciado aki no forum para vender, mas eu n sei quais são as consequências de um volante aliviado sem resistêcia, acho q vou ter q me contentar e juntar uma grana para comprar um aliviado mesmo.

Abraços
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Renato3377
vALEU MEU QUERIDO,, mto obrigado..
vc viu o video ?? oq axou ??
quanto ao nitro.. eh a brincadeira fica meio carinha , mass...
o mais foda eh colocar pistoes forjados neh..
se deixar pistao original eles irao passear ???
abraço !!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Guilherme Monteiro escreveu:
quanto ao nitro..
se deixar pistao original eles irao passear ???
Fala Guilherme!

O nitro com ganho inferior a 50 cv até pode ser usado com pistões originais, acima disso o risco é maior...

Abraço!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Pedro00
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Ago 2009, 08:54
Carro:
Localização: Teresina

Mensagem por Pedro00 »

Galera é o seguinte.
Eu tava querendo dar só uma reforçada leve no meu CHT 1.6 a gasolina.
Eu queria que voçês me ajudasen a subir as cilindradas pra 1.8 e deixar com uns 90cv sem almentar muito o consumo normal, e que n custe muito caro, assin por volta de 350 reais.
tem como??

vlw...
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Pedro00 escreveu:Galera é o seguinte.
Eu tava querendo dar só uma reforçada leve no meu CHT 1.6 a gasolina.
Eu queria que voçês me ajudasen a subir as cilindradas pra 1.8 e deixar com uns 90cv sem almentar muito o consumo normal, e que n custe muito caro, assin por volta de 350 reais.
tem como??

vlw...
Fala Pedro!

Essa missão é em difícil ... não por ser o CHT, mas sim pela relação custo / objetivo que vc quer.

Para aumento de cilindradas, vc precisa de kit novo de pistões + retífica, o que ficará caro pro seu orçamento.

O que vc pode fazer é aumentar um pouco a taxa de compressão, rebaixando uns 0,5 mm do cabeçote (limitado por ser a gasolina) e colocar o comando de válvulas do XR3. Com o acerto do carburador + ponto e o uso de um filtro esportivo (marmita), vc tem grande chance de ganhar uns 7 a 10 cv.

Boa sorte!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Pedro00 escreveu:Galera é o seguinte.
Eu tava querendo dar só uma reforçada leve no meu CHT 1.6 a gasolina.
Eu queria que voçês me ajudasen a subir as cilindradas pra 1.8 e deixar com uns 90cv sem almentar muito o consumo normal, e que n custe muito caro, assin por volta de 350 reais.
tem como??

vlw...
não tem como passar o CHT pra 1.8, o maximo que vc pode fazer é passar ele de 1555cc (cilindrada original do 1.6) pra 1650cc (conhecido como 1.7) colocando os pistões do Corcel 1.3, mas aí a durabilidade do motor vai toda embora... recomendo continuar com a sua cilindrada atual
Avatar do usuário
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 312
Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Renato3377 »

Fujiwara escreveu:
Pedro00 escreveu:Galera é o seguinte.
Eu tava querendo dar só uma reforçada leve no meu CHT 1.6 a gasolina.
Eu queria que voçês me ajudasen a subir as cilindradas pra 1.8 e deixar com uns 90cv sem almentar muito o consumo normal, e que n custe muito caro, assin por volta de 350 reais.
tem como??

vlw...
não tem como passar o CHT pra 1.8, o maximo que vc pode fazer é passar ele de 1555cc (cilindrada original do 1.6) pra 1650cc (conhecido como 1.7) colocando os pistões do Corcel 1.3, mas aí a durabilidade do motor vai toda embora... recomendo continuar com a sua cilindrada atual
Fala Pedro!
Com mais essa preciosa informação do amigo Fujiwara, vale mais a pena juntar mais um pouquinho e melhorar a capacidade do seu motor respirar, dividindo o processo em inspiração (carburador 2E + cabeçote trabalhado) e expiração (coletor 4x1).
Quanto ao comando, sugiro usar no máximo o do XR3, para não comprometer o consumo do carro e deixar a marcha-lenta irregular, além da diminuição do torque e necessidade de câmbio mais curto, etc ...

Boa sorte !!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Avatar do usuário
Pedro00
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Ago 2009, 08:54
Carro:
Localização: Teresina

Mensagem por Pedro00 »

Pois vlw.
Voçês sabem qual tipo de oficina é especializada nesse serviço e o preço que posso pagar por essas modificações?
Gol 1.6 CHT 92
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”