Fets escreveu:Felipe Giulian escreveu:ap 2300 é lenda, a altura do bloco do golf não interfere na cilindrada, apenas ajuda o motor a atingir maior rotações com maior elásticidade, já que força menos a biela, quando menor a biela, mais inclinada ele fica dentro do bloco, quanto mais inclinada, maior esforço nas laterais. o que significa maiores chances de quebra.
o vira do golf glx é forjado, sendo fácil de encontrar. a vantagem do bloco do 2.0 é que este oferece um maior número de canais para lubrificação e arreferecimento.
Não cara... vc está certo quanto ao bloco não ajudar a fazer 2300cc, mas isso das bielas não é fato em 100% das vezes...
porém o tamanho da biela não tem uma relação direta com sua inclinação dentro do bloco, o que tem relação com a inclinação é o curso do virabrequim, quanto mais cursado, isto é, o pistão sobe e dece uma altura maior, maior será a inclinação da biela!
os antigos motores 6cc em linha daquelas pickup ford possuiam bielas ENORMES, porém o vira era tão pouco cursado, que elas quase não inclinavam...
Sidão escreveu:Não sou mecânico e até posso estar errado porém acredito que a cilidrada de um motor se mede pelo curso do vira e pelo tamanho do cilindro.
vc está certo em partes, mas tem que levar em conta que a cilindrada não é apenas o volume do cilindro, a cilindrada é o volume compreendido entre o ponto máximo superior e o ponto mínimo superior do pistão!
quando o pistão sobe tudo que tem que subir, sobra um espaço vazio, que é a chamada câmara de combustão! se vc usar um pistão mais baixo, a cilindrada prevalece a mesma, pois irá baixar a altura máxima, porém também ira baixar a altura mínima, só que a câmara de combustão aumentou de tamanho, aí é o tal do motor ficar "destaxado"
isso é erro de muitos mecânicos que rebaixam pistão e dizem pro cliente que ganhou cilindrada... ganhou nada, apenas destaxou!
Não é processo de "forja" sobre uma peça original, o que pode ser feito é o banho cerâmico, que diminui o atrito.
Cilindrada se calcula da seguinte forma:
Diametro do pistão ao quadrado vezes o curso vezes a constante 0,7854 vezes o numero de cilindros .
Se utiliza o diâmetro do cilindro e não o seu comprimento. Não é possível montar um AP com 2300cc porque seriam necessários pistões bemm grandes (diâmetro) e não teria como acomodá-los no bloco.
Sobre o comprimento das bielas, pega dois palitos de picolé, corta um deles no meio, poe os dois em dois copos iguais, e ve qual que fica mais inclinado... quanto menor a peça, mais inclinada ela fica, quanto mais inclinada, maior a área lateral que fica "exposta" (sofre pressão).
Relação virabrequim x pistão: Cilindrada
Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 80,5
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,5 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc
Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 80,5
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,5 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc
Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,5 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc (pistão de monza: durabilidade=zero, as paredes do bloco ficam muitooo finas)
Alguma dúvida, só postar aqui.