CHT ou AP

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Pri Gonçalves
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Pri Gonçalves »

Entao...

Eu tenho um Ap 1.8... Que ate hoje só me deu alegria... Ja fiz longas viagens com meu gol, e o desempenho dele é sem igual.

Eu indico Ap pra vc colega!!
Att,

Priscila Gonçalves
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DanielGT
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Re: CHT ou AP

Mensagem por DanielGT »

Acho o AP 1.6 fraco em relação ao CHT 1.6 mas devo partir para AP mesmo. Porque é o que cabe melhor no bolso. um 2.0 mesmo com um 2e. Vr6 realmente ficaria lindo *.* já pensei em procurar o AP 16v do Gol GTI, mas ai teria que usar injeção, que encarece demais o projeto, não vai caber no bolso.
Andre Reis
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Andre Reis »

Já tive os 2, o CHT 1.6 é melhor pra vc andar em baixa rotação, e têm mais torque sim, além de ser mais econômico, melhor pra andar na cidade, subir ladeiras etc.
O AP 1.6 já é um canhãozinho, faz de 0-100 muito mais rápido e atinge velocidade máxima maior, além de ser um motor absurdamente mais resistente.
Mas igual falei, melhor pegar o mais inteiro, hehehe.
PinBall
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

Eu já vi 16v montados em duas weber.
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DanielGT
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Re: CHT ou AP

Mensagem por DanielGT »

PinBall escreveu:Eu já vi 16v montados em duas weber.
opaaa isso é interessante! existe coletor aqui no Brasil? (ainda sairia caro demais) será que dá pra colocar um 2e em um AP 2.0 16v?
PinBall
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

DanielGT escreveu:
PinBall escreveu:Eu já vi 16v montados em duas weber.
opaaa isso é interessante! existe coletor aqui no Brasil? (ainda sairia caro demais) será que dá pra colocar um 2e em um AP 2.0 16v?

Eu acho que 2e não aguentaria alimentar... teria que ser um carburador duplo com abertura simultânea dos dois estagios. Ou seja, no mínimo uma DFV 446, que é o que eu tava querendo colocar. Já vi Gol rodando de DFV e fica MONSTRUOSO, mesmo se for de 049G.

Eis uma foto com um 20v (eu acho) e uma Weber, talvez 45:

Imagem

Na verdade, o sonho mesmo é uma injeção mecânica Kugelfischer, das BMW anos 70, famosas por ganhar em LeMans... mas lá fora elas custam em média 10 mil euros. É a injeção mais precisa que existe, de combustível:

Imagem

Injeta diretamente na borboleta, é movida por uma bomba mecânica ligada a corrente, e a abertura das borboletas é muito lindo.

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Editado pela última vez por PinBall em 08 Mai 2015, 20:18, em um total de 1 vez.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

O GTI 2.0 - 16V não é motor AP.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Motor 2.0 - 16V do GTI não é AP:

Em vez de adaptar um cabeçote de quatro válvulas por cilindro ao conhecido AP-2000, o motor 2-litros nacional que já equipava o Gol GTI e o Santana, a Volkswagen optou, em 1995, por importar semipronto (faltando componentes de injeção) o motor 16V alemão. Além do duplo comando e das válvulas adicionais, seu cabeçote adota fluxo cruzado (admissão por um lado, escapamento pelo outro), a exemplo do Golf 2-litros, solução que reduz a emissão de poluentes.

Mas o grande salto qualitativo desse motor em relação ao nacional é o maior comprimento das bielas, de 144 para 159 mm. Essa mudança mantém uma relação r/l favorável, 0,29, enquanto a do AP-2000 chega a 0,32. Trata-se de um benefício importante, pois reduz as vibrações (com ganho em conforto) e otimiza o rendimento do motor.

O GTI 16V tem outras peculiaridades técnicas na linha Gol, como embreagem de comando hidráulico, marcha a ré sincronizada com engrenagens de dentes helicoidais (não emitem o ruído característico) e freios a disco também nas rodas traseiras. Se no estilo ele perdeu personalidade, na mecânica permanece uma versão bastante exclusiva.

Fonte:

http://bestcars.uol.com.br/testes/gti-3.htm


MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 5.750 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

O motor é o mesmo do Golf GTI, que já era usado desde 1980 e poucos.

Olha só a abertura das borboletas da Kugelfischer:

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:OO :OO :OO :OO :OO
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Deve fazer uns 2 km/litro de metanol??? :bb:
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

Rodox escreveu:Deve fazer uns 2 km/litro de metanol??? :bb:

Acho que não. Por relatos que já ouvi, mais economico que um par de Weber 40 com certeza. Enviam somente a quantidade exata de combustível, direto em cada cilindro.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por ZANATTA »

CHT é um motorzão mesmo.

Eu gosto de AP, mas não trocaria meu CHT por AP nenhum.

O pessoal que fala mal do CHT normalmente não entende nada de mecânica, é uma maria vai com as outras.

Ele é um ótimo motor, e muito econômico. :bb:
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

Eu sou um que não desmereço o CHT. Mas jamais teria um Gol, Parati, Voyage, ou Saveiro CHT.

É comprar um Fiat Uno com motor de 147.

Agora, se eu fosse comprar um Escort XR3, tinha que ser CHT pois são os mais bonitos.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por DanielGT »

Essa injeção direta é linda mesmo *.* já tinha lido um pouco a respeito dela. Sobre o 16v do gol GTi, Rodox, é uma AP com bielas maiores só isso. O desenho do motor é o mesmo. tanto que esse cabeçote entra no AP 2.0 de bielas 144mm tranquilo. Até o cabeçote 20v de audi entra em AP com umas mudanças. A VW usou e abusou desse motor, com umas variações aqui outras ali. Não precisa ser tão literal. Tem um motor gasolina, acho que do Audi 80 ou 100, que é um AP 5cil 2.5 10v. tem alguns santanas que foram para os EUA com esse motor. Usa mesma biela de 144mm de AP mesma bomba d'agua mesmos pistões etc. só que tem 5cil. kkkk
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Re: CHT ou AP

Mensagem por PinBall »

DanielGT escreveu:Essa injeção direta é linda mesmo *.* já tinha lido um pouco a respeito dela. Sobre o 16v do gol GTi, Rodox, é uma AP com bielas maiores só isso. O desenho do motor é o mesmo. tanto que esse cabeçote entra no AP 2.0 de bielas 144mm tranquilo. Até o cabeçote 20v de audi entra em AP com umas mudanças. A VW usou e abusou desse motor, com umas variações aqui outras ali. Não precisa ser tão literal. Tem um motor gasolina, acho que do Audi 80 ou 100, que é um AP 5cil 2.5 10v. tem alguns santanas que foram para os EUA com esse motor. Usa mesma biela de 144mm de AP mesma bomba d'agua mesmos pistões etc. só que tem 5cil. kkkk

Alguns santanas desses estão na europa também.

Pros EUA teve até Kadett 4 portas.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por Rodox »

Daniel GT,

A Quatro Rodas diz a mesma coisa que a outra fonte... motor alemão. Não é o mesmo motor... só tem a mesma aparência:

"O GTI 16V chegou no fim de 1995, com motor importado da Alemanha. A arquitetura era a do AP 2.0 de 109 cv, mas o bloco era mais alto para acomodar as bielas 15 mm maiores, que reduziam a aspereza em alto giro."


Fonte:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 5615.shtml
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Re: CHT ou AP

Mensagem por phsouza »

Gente como estavam falando do cabeçote 20v, eu poderia usar num AP1.6 esse cabeçote ou num 1.8? Eu não sou muito fã de turbo, esse cabeçote poderia girar mais de 10k sendo aspirado? Existem motores toyota 20v q tem redline em 12mil aspirado, queria algo do tipo.
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Re: CHT ou AP

Mensagem por bleidao »

phsouza escreveu:Gente como estavam falando do cabeçote 20v, eu poderia usar num AP1.6 esse cabeçote ou num 1.8? Eu não sou muito fã de turbo, esse cabeçote poderia girar mais de 10k sendo aspirado? Existem motores toyota 20v q tem redline em 12mil aspirado, queria algo do tipo.
10k eu não sei se gira... mas que sobe giro muito rápido, aaaaah como sobe.
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