[DUVIDA] Inspeção Veicular 'CONTROLAR'

Manutenções em geral

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gl1992
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Mensagem por gl1992 »

Estou participando de um curso de injeção eletronica no SENAI da minha cidade e foi lá que eu vi a máquina usada na inspeção veicular (o que prova que vai chegar por aqui tb). Eles estão treinando o pessoal do DETRAN e um amigo meu está fazendo este curso (tomara que seja ele a vistoriar meu carro...). Ele me disse por alto que o teste consiste de:

1. vistoria visual: Vazamentos em geral; Presença do catalizador para aqueles que saiam de fábrica; Presença de abafador; Presença e funcionabilidade do Cânister; Marcha lenta regular (tem que retirar aquele teu comadão 288 viu! :bye: ); Vai verificar se o carro tem problema de partida (ponto muito adiantado) e etc...

2. vistoria do equipamento: a uma certa RPM (ele não me disse quanto) é colocado um sensor bem dentro do escapamento (uns 50cm) e este mede desde a temperatura até a quantidade de CO2, H2O, Nitratos e etc. Não adianta misturar álcool com a gasolina pois a máquina vai entender que a junta do cabeçote está queimada, por exemplo, e está jogando água pela descarga. Na queima de álcool, o resíduo de água é maior que na queima de gasolina.
Tá F0d4 mesmo. ele me disse que é melhor colocar o catalizador novo e diminuir consideravelmente os giclês/injetores e retirar os vazamentos, se houverem, e chegar lá com uma marcha lenta suave. O teste demora no máximo uns 30min, depende da habilidade do vistoriante...
Gol GL 1.8 1992
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
Agora de Saveiro Sportline,
2006, 1.8Flex 23Mil rodada...
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prata2004
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Mensagem por prata2004 »

Hoje esse lance da Controlar é somente para veículos registrados na cidade de SP e é apenas para verificar os níveis de poluição do seu veículo, outros tipos de inspeções não cabe a eles.
Quem for reprovado ou estiver rodando sem efetuar a inspeção, corre risco de ser multado em 550 conto e não poderá licenciar o veículo no ano seguinte (transf. tb não).
No site da Controlar tem todas as informações do que é necessário e de como é feito a inspeção e apenas complementando o que o colega disse acima a inspeção consiste em:

Primeiro o veículo deverá estar em conformidade com o documento (cor, mecânica, tipo de combustível, etc...)

Depois passa pela inspeção visual onde é verificado o estado do escapamento (furos, corrosão, etc...), vazamentos de óleo ou água, estado das mangueiras e fumaça visível saindo pelo escape, se até aí não for reprovado é feito o teste de emissão de gases (eletrônico).
Este teste mede o % de poluição de acordo com uma tabela para o ano e combustível do veículo. Primeiro a medição em marcha lenta, depois a medição com rotação em 2.500rpm.

A inspeção total não dura mais do que 5 minutos e o resultado sai na hora (leva o selo ou não). O motorista acompanha o teste a distância.

Caso seja reprovado, o motorista tem 30 dias para corrigir os problemas e reagendar nova vistoria, passando este prazo, deverá pagar nova taxa.

Sei que já deram várias dicas de como ajustar para passar o carro, mas vou dar a minha já que considero o combustível o maior vilão nessa história, acredito que primeiro deveriam fiscalizar o combustível que é vendido depois os veículos...

Vamos lá, considerando que seu carro não esteja fumando, escape em bom estado e sem vazamentos aparentes (já que estes itens reprovam), um dia antes da inspeção abasteça pelo menos meio tanque em um posto confiável e leve o carro no seu mecânico de confiança para fazer uma regulagem, pois a qualidade do combustível interfere na emissão de poluentes.

Espero que seja útil e boa sorte.
Léx 777
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Mensagem por Léx 777 »

nossa num sabia dessa lei, bom pelo menos aqui onde moro num to sabendo de nada!
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danpioveida
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Mensagem por danpioveida »

acabei de chegar da inspeção tinha sido reprovada no Co e fiz novamente aquela dos 30 dias qdo é reprovado e passei abaixo da meta do indice que era 3.10 em 2500 rpm passei com 1.20 (o anterior que fiz deus 7.10 CO) passei num mecanico e estava tudo desregulado, tive que trocar escapamento (estava furado), aproveitei e troquei (velas, cabos, tampa e rotor) e levei num mecanico e regulei e fiz a limpeza dele (gastei 250,00) + 90,00 de escape se alguem precisar pois o mesmo tem a maquina de inspeção e regulou por ela
Voyage CL Azul 1.6 CHT álcool
(x) Bancos do Gol G4 com regulagem de altura no motorista;
(x) Borrachão;
(x) Rodas de ferro 14';
(x) Milhas e farol 100w;
(x) Caixa selada de 12´
(x) Módulo Corzus PR 3100
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