1. vistoria visual: Vazamentos em geral; Presença do catalizador para aqueles que saiam de fábrica; Presença de abafador; Presença e funcionabilidade do Cânister; Marcha lenta regular (tem que retirar aquele teu comadão 288 viu!

2. vistoria do equipamento: a uma certa RPM (ele não me disse quanto) é colocado um sensor bem dentro do escapamento (uns 50cm) e este mede desde a temperatura até a quantidade de CO2, H2O, Nitratos e etc. Não adianta misturar álcool com a gasolina pois a máquina vai entender que a junta do cabeçote está queimada, por exemplo, e está jogando água pela descarga. Na queima de álcool, o resíduo de água é maior que na queima de gasolina.
Tá F0d4 mesmo. ele me disse que é melhor colocar o catalizador novo e diminuir consideravelmente os giclês/injetores e retirar os vazamentos, se houverem, e chegar lá com uma marcha lenta suave. O teste demora no máximo uns 30min, depende da habilidade do vistoriante...