MarcosD escreveu:Amigo, creio que o André tenha mais experiência para recomendar qual comando e marca usar. Quanto ao câmbio, pensaria em trocar após colocar o comando e ver como fica.
Só uma observação: vejo na internet muitos casos de comandos que "arredondaram" e o pessoal fica falando que tal marca é uma bosta, mas o erro geralmente é colocar molas fortes demais. As molas devem ser o mais fracas possíveis, desde que não causem flutuação dentro da faixa de potência do motor. Qualquer coisa acima do necessário é potência perdida pelo motor para vencer a resistência delas, além de desgastar mais rápido o comando. É bonito falar "uso molas especiais, Engle, Iskenderian, etc.", mas, se não é necessário, é dinheiro, potência e combustível gasto fora, sem falar no desgaste rápido. As únicas molas especiais que usei foram com o comando 314, já que o levante alto (12,5) faria as espiras encostarem e destruírem o cabeçote, sem falar que o motor passava de 8.000rpm.
Abraços!
Complementando:
Realmente existem algumas marcas de comandos que não são recomendáveis, pois o processo de tratamento térmico dos materiais de lote para lote varia. Já usei uma marca que ficou muito bom ( comando vendido para um amigo rodando até hoje ) e outro que se foi em poucas horas de funcionamento, isso sem molas com maior carga, originais mesmo, o que explica o defeito no tratamento superficial do metal ou liga inapropriada.
Existem várias marcas de comandos, Smancams, Sobe, JPF, Carlini, SPA, Ferretto, fora os importados é claro, hoje no Brasil dou preferencia a comandos feitos a partir de um eixo original, pois a durabilidade é garantida. É claro que serão necessários algumas modificações, pois como tem o seu círculo base reduzidos além das alterações de perfil, tem-se que trabalhar a regulagem de válvula. No caso de comandos para cabeçote hidráulico fica perfeito, pois pode-se deixar o comando exatamente como um original de 35 mm de base.
Indicar um perfil de comando é complicado, pois cada um tem um gosto, sem falar de acertos, pois o que vejo muito ocorrer é alguém pondo um comando X e reclamar depois, só que na maioria das vezes é erro de projeto, motor mau feito, cabeçote sem vedação correta, erro de enquadramento e etc... etc... etc.... Sempre opto por comandos de baixa/média graduação, com levante entre 11,5 e 12 mm com lobcenter altinho ( 108º - 112º ) e um overlap baixo, com isso se consegue ter um carro muito bom de baixa e médias RPMs. Por isso falo que gosto é tudo ...
Minha experiencia:
Aspirado forte de Rua: Uso um 290º, com 108º de lobcenter e 12 mm de levante 27 kgmf de torque aos 4250 rpm sendo 21 despertando o motor já com 2100 rotações. Vejo carros com comandos bem mais graduados só que com lenta horrível e sem dirigibilidade, provavelmente andem na minha frente numa arrancada valendo, mais em situações de retomadas nunca !!!
Turbo de rua: Uso um 256º com 112 º de lob e 11,7 de levante ( 7013 da Crower ) ... Lenta de carro original, torque abundante e empurra muitooooooo
Turbo de pista: Tenho um 350T Samcams sendo ele um 296º com 12,7 de levante e 113º de lobcenter, como percebem esse sai fora dos perfis que uso só que ele é um carro de pista, com Stº antônio, blacado e muita coisa em cima, sem chances de andar na rua !!!
Bom iria se fosso para mim de comandos entre 268º e 284º para os aspirados moderados, podendo chegar num 290º se importado ou muito bem feito e muito bem acertado, e para turbos sou suspeito ... não troco o meu 256º por nadaaaaaaaa.