[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
mwwashov
Membro
Membro
Carro:

Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por mwwashov »

drpisani escreveu:
mwwashov escreveu:tenho um AP 1.6, mais pra frente ( 1 mês) irei muda-lo para 1.9. Minha duvida é, tenho comando 49G e um 288 samcams, cabeçote 2.0, valvulas 40/33, bobina MI, coletor 4x1, isso tudo desmontado ainda, monto tudo no 1.6? ou espero montar o 1.9 e faço um serviço decente? HAHA! e o que recomendam pro 1.6 fica um poco melhor? coloco só 49G e o 4x1? Vlw

seu projeto tá bem parecido com o meu inicial...na minha opinião nem gastaria pra colocar nada agora....espera e coloca tudo de uma vez....assim gasta tudo de uma vez e ajusta tudo junto que é melhor!!!
na vdd nem vou gastar nada, ja tenho tudo e eu mesmo do uma fuçada no motor. Recomenda então esperar e montar o 1.9? qntos cavalos posso obter?
mwwashov
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mwwashov »

ontem mexi no ap, coloquei o 288º, cabeçote. bobina, velas, msm no 1.6 fico meia boca, da pra da um brincadinha HAHA', antecipei e essa semana ja monto 1.9 ^^
Andrew jordam
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Andrew jordam »

Mano eu tenho uma saveiro 1.6 ap flex oq eu podia fazer pra melhora p desenvolvimento
Dela mas tipo nao queria fuça muito o motor nao
Andrew jordam
Membro
Membro
Carro:

?
Andrew jordam
Membro
Membro
Carro:

Mano e uma saveiro 1.6 oq eu poderia fazer pro desempenho dela ser melhor mas sem fuça muito?
zonaro
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por zonaro »

Bom dia a todos.. meu gol é 1.8 ap gasolina original, estou pensando em preparar um aspirado, mais primeiramente qro passar para alcool, quanto tenho que rebaixar meu cabeçote para dar a taxa certa de um motor a alcool ??

obrigado
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Tioni escreveu:Boa tarde galera..
Bem, estou com uma duvida na montagem de um comando em meu carro,
atualmente o meu gol 1.8 esta com 049g+4x1+polia regulavel+ Carbura Tldz "catraquiada" Muito bem regulada por sinal..
peguei um comando da Samcams 276 em uma divida, porem estou querendo saber se vai da liga esse comando na configuraçãodo meu carro,
eu vou preparar o cabeçote dele tbm, polir os dutos, trocar as valvular por as do cabeçote 2.0, da uma leve rebaixada..

A duvida é, o bura tldz vai da conta do comando 276? vai fica bom? alguem ai ja usou esse comando com esse bura???
Fala cara ...

Com o 276º vc terá que fazer um novo acerto no seu carburador, pouca coisa. O meu início foi com um desses, era legalzinho, porem depois passei para um 3E e melhorou um pouco, como queria mais fui para a weber ... Um puta salto ... risos... Como vai mudar a config do cabeçote acho melhor trocar o carbura para poder alimentar esse novo conjunto, pois com as válvulas maiores e a taxadinha aliados ao comando talvez um 3E ficasse melhor.

No seu lugar mantava com o TLDZ mesmo e pensava nos ups com calma. Nada melhor do que sentir cada modificação feita no carro, acompanhando a evolução passo a passo !!!
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

sabaozinhox escreveu:Ae galera
tenho um gol gl 1993 ap 1.8 alcool
queria dar uma mechida básica nele que pretendo dar um talento no motor
o que voces me sugere ai?!
chegar uns cv a mais kkkkkk

Cara ... Sem ser chato !!! Da uma lida nesse tópico que encontrará tooodaaaass as suas dúvidas. Tem muita informação, para todos os níveis de preparação, ok ... Ai se tiver mais alguma dúvida a galera ajuda com o maior prazer. Depende do que vc quer, de quanto tem de grana e aonde quer chegar ...

Boa leitura ...
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

MarcosD escreveu:
Bysnaga escreveu:aproveitando o topico todo... gostaria de uma opinião sobre uma preparaçãõ que estou pretendendo fazer (só que bem mais pro fim do ano), mais ja estou atras de informações..

tenho um ap 1.8 gasolina original com 256mil rodado, pretendo fazer o segunte:

Abrir para 1.9 com pistões 83mm ultima medida a alcool
biela original (desde que esteja em bom estado)
vira original (desde que esteja em bom estado)
cabeçote vou manter como está apenas trocando molas, mantendo as valvulas originais e fazendo acerto pra um comando 330º feito sobre medida pra pista e rua (taxa de 14:1 +ou-)
carburação com par de solex abertas para 42mm
coletor de escape com cano de 38mm feito no giba escapamentos

a ideia é chegar em uns 170hp com um consumo razoável....

com isso tudo gostaria de opiniões sobre, oque posso melhorar ou não, se ficaria bom, etc..
tendo em conta que vou manter a bomba mecanica de combustivel, fazer uma linha nova com mangueiras de injeção, etc....

convem utilizar qual embreagem, sendo que o cambio sera mantido original (PS), bobina qual usar, velas, cabos, etc..

agradeço desde ja
Para um comando desse tamanho, com essa taxa, já iria de coletores de 41mm com tubagem final de 2 1/4 no mínimo, duas DCOE 45 no mínimo, cabeçote preparadíssimo com válvulas maiores (42x35), molas para altos giros, e câmbio escalonado. PS não vira não. Ah, o carro deve ficar com potência, mas ruim de andar na rua, pois terá pouco torque em baixa e média. Se quer usar na rua, na sua configuraçao de cabeçote e escape, preferiria comando mais baixo (290 no máximo).
Complementando ...

Milinove real tem que ter 83,5 mm no mínimo.
Comando 330º para rua ... sem chances !!! Como o amigo falou vai ficar ruim de baixa e muito gastão, iria de no máximo 290º tb.
Para chegar no que quer, 170 cv, um cabeçote razoável, 40 x 33, com 3 angulos de sede e dutos moderados já da conta, e um coletor de 38 mm de canos com escapamento de 2 1/4" fica legal, que junto com um comando 284º ou 290º bem enquadrado e uma weber 40 IDF resolve o seu problema. O meu é assim e tem 173 cv só que num 2.1 cc. Cambio PS esquece para aspirado de pista, vai perder completamente a pegada do carro, bom mesmo é por o carro depois de pronto no dinamômetro e ver a sua faixa de torque máxima e escalonar o cambio para as trocas caírem dentro dela, pois com certeza com o PS vai cair abaixo da faixa boa de troque !!!

Apesar da diferença de cilindrada ( 1.9 para 2.1 ) ser enorme, vc com 4 bocas pode chegar bem próximo a potencia desejada, porem acerto do conjunto é quem vai fazer a diferença. Não esqueça de aliviar o conjunto rotativo e balancear tudo.
Contrariando o amigo acho que 4 bocas de 45 mm vai ficar muito on off e perder de alta um pouco, pois terá menos velocidade no fluxo ainda mais em um milinove, se fosse um 2.1 acredito que seria a melhor pedida.

Boa sorte
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

alankercher escreveu:e ai galera, sera q alguem pode me dar uma ajudinha? do querendo injetar o voyage, vou usar programavel e tal, mas to na duvida em qual bicos usar..
alguem me da uma ajuda? 1.8 na gasosa, praticamente original, só com um comando 276...
Cara como vai ser programável e na gasolina, qualquer bico original dos 1.6/1.8/2.0 de qualquer marca que tenha por volta das 20 lbrs/h serve no seu projeto. Se fosse vc iria de bicos de Astra flex (os laranjas) que tem 29 lbrs/h para ter margem em futuros upgrades ... O valor é o mesmo !!! E alimentam 140 cv no álcool, ok ...

Boa sorte
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

zonaro escreveu:Bom dia a todos.. meu gol é 1.8 ap gasolina original, estou pensando em preparar um aspirado, mais primeiramente qro passar para alcool, quanto tenho que rebaixar meu cabeçote para dar a taxa certa de um motor a alcool ??

obrigado
Cara ... Com pistões a gasolina nunca terá a taxa correta para o álcool, pois terá que rebaixar muito o seu cabeçote. Só para vc ter ideia, para ter uma taxa de 13,5:1 teria que rebaixar uns 6 mm, ou seja ia ficar sem câmara de combustão no cabeçote.
Vc pode taxar em 1,2 mm o seu cabeçote e continuar rodando na gasolina mesmo, vai ter um resultado melhor do que estar sem a taxa correta para o álcool.

BLZ
Imagem
zonaro
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por zonaro »

entendi Valeu andré, e caso eu coloque os pistão a alcool ai sim consigo anda com a taxa certa ? ai precisa baixar qts mm ?

Obrigado
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

A taxa original é 12,3:1, 0,8 mm já fica bom e ela sobe para algo perto dos 13,5:1, ok ... Um jogo de pistões retos não é caro e vc pode trocar por baixo, mais tem que avaliar o estado do motor.

Abração
Imagem
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

André Pinheiro escreveu: Contrariando o amigo acho que 4 bocas de 45 mm vai ficar muito on off e perder de alta um pouco, pois terá menos velocidade no fluxo ainda mais em um milinove, se fosse um 2.1 acredito que seria a melhor pedida.

Boa sorte
Fala André!

Falei 45 por causa do tamanho do comando. Com um bicho desses para arrancada, só on off mesmo... Mas se perde em alta num milinove, é meio grande mesmo.

Abraços!
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Compartilho da mesma opinião !!!

Outro aspecto que não mencionei é sobre a bomba mecânica, acho que não da conta, a não ser que se faça um retrabalho nela, a minha era assim porem optei pela elétrica para não ter possibilidade de falta de combustível. Alem de ficar mais fácil de acertar a pressão da linha. Embreagem para 170 cv a original com mais carga no plato reslove.
Bom acredito que se o amigo quer algo realmente bom, deve partir para um 2.1 ao invés do 1.9, pois nos aspirados nada melhor do que volume de cilindrada.

Um 2.1 bem feito com 4 bocas e um cabeçote bom aliado com um comando bem graduado, fica muito bom para pista, e chega fácil nos 190 cv ou mais !!! Dependendo do acerto é claro ...
Imagem
MarcosD
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por MarcosD »

Olá André, eu novamente.

Concordo que um 2.1 seria melhor. Já que o motor do nosso amigo Bysnaga já está com 256 mil km e vai precisar abrir de qualquer jeito, que já faça certo! Pega um vira bom do 2.0 á base de troca, troca as vávulas de admissão pelas do 2.0 (ou até válvulas maiores ainda), pistões 83,5 e parte para o abraço!
Meu Gol quadrado GL 92 foi feito assim. Como gosto de carros com boa dirigibilidade na rua, passei o 1.8 gasolina para 2.0 álcool com pistões última medida do 2.0 (2.032cc), vira 2.0 à base de troca, válvulas 40x33 do 2.0, cabeçote tucho hidráulico à base de troca, comando Autotech 270 (semelhante ao Techtonics 270) com 11,5 de levante e 112 de lobe (comando muito bom para AP 2.0, marcha lenta de original, com algo a mais depois dos 2.500rpm, meu irmão trouxe dos EUA), bura 2E (não dá potência após 5.000rpm, mas também não gosto de girar muito, este comando dá torcão após 2.500rpm), e empurra muito bem o câmbio PS com pneus 185/60R14. Minha Paratosa 92 também passou do mesmo jeito de 1.8 gas para 2.0 gas, só que com comando 037.1 hidráulico e carbura TLDZ original. Deu trabalhão para acertar, mas ficou muito bom! O Gol a álcool faz 6 na cidade e 11 na estrada, a Paratosa gasolina faz 8 na cidade e 12 a 13 na estrada. Ah, troquei as bobinas pela do Mi, já que a ignição é Hall.
Ah, tenho mais brinquedos, uma Kombi 73 1.800 (kit cilindros original com vira 78,4 e um Fusca 74 com um 2.084cc e Weber 40).
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

então galera, valeu os comentarios, dicas, etc..

to vendo ainda oque fazer, pq envolve muita grana e tal.....

e como so tenho a paratosa para usar dia-a-dia é complicado mexer muito, mais to vendo ai pro proximo ano se consigo realizar isso ai....
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

MarcosD escreveu:Olá André, eu novamente.

Concordo que um 2.1 seria melhor. Já que o motor do nosso amigo Bysnaga já está com 256 mil km e vai precisar abrir de qualquer jeito, que já faça certo! Pega um vira bom do 2.0 á base de troca, troca as vávulas de admissão pelas do 2.0 (ou até válvulas maiores ainda), pistões 83,5 e parte para o abraço!
Meu Gol quadrado GL 92 foi feito assim. Como gosto de carros com boa dirigibilidade na rua, passei o 1.8 gasolina para 2.0 álcool com pistões última medida do 2.0 (2.032cc), vira 2.0 à base de troca, válvulas 40x33 do 2.0, cabeçote tucho hidráulico à base de troca, comando Autotech 270 (semelhante ao Techtonics 270) com 11,5 de levante e 112 de lobe (comando muito bom para AP 2.0, marcha lenta de original, com algo a mais depois dos 2.500rpm, meu irmão trouxe dos EUA), bura 2E (não dá potência após 5.000rpm, mas também não gosto de girar muito, este comando dá torcão após 2.500rpm), e empurra muito bem o câmbio PS com pneus 185/60R14. Minha Paratosa 92 também passou do mesmo jeito de 1.8 gas para 2.0 gas, só que com comando 037.1 hidráulico e carbura TLDZ original. Deu trabalhão para acertar, mas ficou muito bom! O Gol a álcool faz 6 na cidade e 11 na estrada, a Paratosa gasolina faz 8 na cidade e 12 a 13 na estrada. Ah, troquei as bobinas pela do Mi, já que a ignição é Hall.
Ah, tenho mais brinquedos, uma Kombi 73 1.800 (kit cilindros original com vira 78,4 e um Fusca 74 com um 2.084cc e Weber 40).
Parceiro ... Somos amantes do mesmo estilo !!! Todos os meus projetos priorizo a boa dirigibilidade sem abrir mão do prazer de um carro forte, é claro que nossos carros não são canhões de rua mais dão muito prazer. Já vi que vc é dos meus, minha mulher brinca que sou doido de pedra, pois andar de carro velho é o cúmulo, porem existe gosto para tudo né ??? Digo pra ela que não sou puteiro nem viciado, que dos males esse só faz bem para a minha cabeça sem comprometer o relacionamento.
Gosto de comandos com faixa de torque em baixas e médias rpm tb, pois o carro desloca muito e ao contrário do que muitos dizem vai forte até giros altinhos, 6500 vai bem. No aspirado tenho um 290º com 12 de levante e 108º de lobcenter, só que tenho lenta lisa e vindo forte até os regimes mais altos, ai é só brincar com o comando atrasando e adiantando, dependendo do espírito do dia ... risos ... No turbo tenho um bem parecido com o seu, um crower 7013, com 11,7 de levante sendo 256º e 112º de lobcenter ... Eita comandinho bom, combinou muio com minha mecânica apesar da baixa graduação, mais quando entra pressão sai de baixo. Depois de pronto muitos por aqui estão indo de comandos pouco graduados priorizando a faze de baixos giros pois o meu resultado passou a ser referencia aqui entre os amigos. Na Totosa tb estou preparando um up, pois é o meu carro do dia a dia, e vou fazer exatamente como vc, ou seja, 2.0 com 83,5 cabeça plana, pois já tenho 4 x 1, escapamento dimensionado, bobina MI, cabeçote 2.0 taxadinho e um 3E, ai vou por um comando 278º com 11,3 de levante e 111º de lobcenter que estou conversando com o Zezinho da samcams, pois será um especial ordem, ou até um 7015 crower tb que é um 270º com 11,7 de levante e 110º de lob, com esses comandos espero ter torque abundante e uma final razoável, pois como a Parati é mais pesada ( GLS 94 - ar, direção, bancos de couro e etc... ) vou precisar dos resultados que estes comandos proporcionam.

Parabéns pelos brinquedos, tb penso em uma Kombi antiga mexidinha, para andar com a família, são 7 ao total ... risos ... e de quebra puxar o golzinho de arrancada nas provas da vida por aqui. Ia ser divertido chegar com uma kombi fuçada e zeradona e um golzinho rat road todo enferrujado, carburado dando pau na mulecada injetada !!!

Quanto ao cambio, prefiro um escalonado mais curto, pois não pego muita estrada e trechos longos, além do PS ter a 5º marcha muito longa ... Se bem que no turbinho penso em em alongar a 4º e 5º do PV, pois estou chegando no corte de 5º rapidinho ... risos ...

Bom demorei muito para realizar este sonho, e ainda falta muito !!! Quando era jovem não tinha grana para ter um bichão desses e depois de velho tenho esses brinquedinhos para me divertir. A frase de que a diferença do homem e a criança de que só mudam os tamanhos dos brinquedos casam perfeitamente para mim.

Abração
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Bysnaga escreveu:então galera, valeu os comentarios, dicas, etc..

e como so tenho a paratosa para usar dia-a-dia é complicado mexer muito, mais to vendo ai pro proximo ano se consigo realizar isso ai....
Fala Bysnaga ... Estuda direitinho o que deseja, e vai devagarinho comprando as peças para realizar o seu sonho ... Não tem preço depois de pronto e cada detalhe sendo elaborado por vc. Conte comigo ai ...

Boa sorte
Imagem
Bysnaga
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:
Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
Contato:

Mensagem por Bysnaga »

André Pinheiro escreveu:
Bysnaga escreveu:então galera, valeu os comentarios, dicas, etc..

Fala Bysnaga ... Estuda direitinho o que deseja, e vai devagarinho comprando as peças para realizar o seu sonho ... Não tem preço depois de pronto e cada detalhe sendo elaborado por vc. Conte comigo ai ...

Boa sorte

então eu to com essa ideia mesmo, ir conversando com a galera que entende do assunto e que ja vivenciou ou vivencia isso.. pra poder tirar experiências...

não quero um carro turbo, pq turbo tem de monte por ai (nada contra, ainda vou ter um, mais nao a paratosa quero um voyage 86 ehehe)

mais a ideia é tirar ai no maximo 180cv podendo andar de boa em baixa rotação e ter torque pra subir giro rapido.... consumo é algo que se eu consegui-se tirar "bastante" ficaria feliz mais não me importo muito, pq pra tirar essa cavalaria de um motor ele precisa ser alimentado ai nao tem como consiliar as duas coisas ehhehe..

mais vamos vendo, to vendo ai de pegar um 49G de um amigo (ele não quer o comando mais e vai me dar de graça) ai vou colocar so pra nao deixar ele parado ehehhe, e to tentando juntar $$ pra montar um aspro legal mais pra frente...
Filial CdGQ! - Vale do Paraíba -> Clique aqui
Seja Sócio CdGQ!-> Clique Aqui
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”