[DÚVIDAS] Bateria+alternador+ bobina do gol MI

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Galera estou querendo colocar essa bobina (105) no meu carro. Encontrei por R$79 + R$8,50 do conector. Queria saber se alguem com motor a gasolina instalou e se realmente faz diferença. Eu sei que no motor a alcool fica mto melhor, mas a gasolina não encontro informação.

Ja troquei os cabos (NGK), Rotor (Bosch) e Velas NGK R (BPR5EY)

Vlw!
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔpaaaaaaa!!! No carro a álcool fica muito melhor!? Tô entrando nessa também...
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

PedroRJ escreveu:Galera estou querendo colocar essa bobina (105) no meu carro. Encontrei por R$79 + R$8,50 do conector. Queria saber se alguem com motor a gasolina instalou e se realmente faz diferença. Eu sei que no motor a alcool fica mto melhor, mas a gasolina não encontro informação.

Ja troquei os cabos (NGK), Rotor (Bosch) e Velas NGK R (BPR5EY)

Vlw!
Blz PedroRJ,

Em carro a gasolina já instalei em 1 e realmente não senti diferenças significativas de desempenho. No álcool já melhora quase uns 10%

Eu acho é pq nos motores a gasolina devido ter uma taxa de compressão menor que nos a álcool (8,5:1 contra 12,3:1 do alcool) o centelhamento nas velas ocorre mais fácil mesmo com uma bobina original e outra coisa que a gasolina queima muito mais fácil que o álcool.

E no álcool devido a maior taxa a densidade do ar entre os eletrodos da vela é grande, aumentando o "isolamento" ente os eletrodos, consequentemente dificultando o centelhamento. Por isso o uso de uma bobina mais forte como a MI supre esta falta de um bom centelhamento nos motores a álcool.

Melhora na gasolina também na partida a frio pela manha o carro pega mais facil.

Eu acho que melhora também em consumo, no meu a álcool melhorou coisa de 1,5km/l em média

Estas velas que vc esta usando são show de bola! As Green Plug da NGK elas ajudam um pouquinho tb.

Falam muito bem desta vela pra quem usa carro GNV melhora a queima.

Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

longuete escreveu:ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔpaaaaaaa!!! No carro a álcool fica muito melhor!? Tô entrando nessa também...
Opa longuete...

Observações p/ motor álcool...

Muito melhor não... Melhor, é uma bobina somente e não turbina... rs

Brincadeiras a parte, melhora sim cara no álcool, marcha lenta bem lisinha, pega bem mais fácil quando frio. Comigo uma injetadinha de leve de gasolina e viro na chave e pega sempre de primeira. Puxo o afogador um pouco só pra manter a rotação e já da pra sair com o carro.

O carro ganha mais torque para arrancar no sinal, isto foi o que mais gostei na mudança.

Fica um pouco mais economico sim, claro que se ficar atolando o pé no acelerador não vai ter consumo bom... Andando na boa antes e depois da troca sente-se a diferença no consumo. E no motor álcool/GNV praticamente não sente mais diferença de potência de um combustivel para o outro, sem contar que no GNV a quilomentragem por litro aumenta um bocado.

nas paginas 3 e 4 tem umas fotos da instalação que fiz no meu carro.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Cara, no meu AE600 alcool original, pipoca bem menos tanto frio quanto quente em relação a bobina original... dá uma aceleração mais lisa.
A média ainda não fiz...
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya Me diz uma coisa

Teu carro é AP 1.6 original a alcool? Tenho um voyage AP 1.6 gasolina 89 com bura tldz, to vendo um bura 2E para por nele, vou passar p alcool, e vou também colocar uma bobina MI, qual numeração de bobina eu compro? A marca Magnett Marelli é boa? Qual giclagem vc tá usando no seu bura 2E? tenho q trocar as velas do meu carro? Qual modelo? Achei um esquema de giclagem de bura 2E numa comunidade do orkut carburadores 2E tipo assim falando a melhor giclagem em bura 2E ap 1.6 gasolina destaxado com ponto em 18°, ve o q vc me diz ae e olha o link da comunidade...grato.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 68&start=1
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu:Felipe Voya Me diz uma coisa

Teu carro é AP 1.6 original a alcool? Tenho um voyage AP 1.6 gasolina 89 com bura tldz, to vendo um bura 2E para por nele, vou passar p alcool, e vou também colocar uma bobina MI, qual numeração de bobina eu compro? A marca Magnett Marelli é boa? Qual giclagem vc tá usando no seu bura 2E? tenho q trocar as velas do meu carro? Qual modelo? Achei um esquema de giclagem de bura 2E numa comunidade do orkut carburadores 2E tipo assim falando a melhor giclagem em bura 2E ap 1.6 gasolina destaxado com ponto em 18°, ve o q vc me diz ae e olha o link da comunidade...grato.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 68&start=1
Blz,

O meu é AP 1.6 alcool original de fábrica. O 2E é uma boa pedida... Eu tou pensando pra um futuro bem longe pegar um 3E de opala e fazer uma calibração na giglagem e por ele mecanico para ficar compativel com o carro.

A numeração da bobina é a F 000 ZS0 105 (Bosch) motores AP 1.6 , 1.8 e 2.0 e serve também muito bem nos CHT e vários outros motores de outras montadoras.

A magnetti marelli é muito boa marca também. Só que não achei o número do modelo equivalente do modelo acima da Bosch.

Meu bura não é 2E é um Weber 450 (miniprogressivo com 2o. estágio mecanico original , raridade do famoso Passat 1.6 TS e recalibrei a giglagem dele) já me deu muitas alegrias este bura na estrada... Já deixei muito carinha de carro novo 1.6 e 1.8 comendo poeira... hehehehe

Meu bura antes era o miniprogressivo original do carro a vácuo. Só passava vergonha... Teve uma vez que uma kombi de lotada na estrada destas com motor 1.4 AT Flex do Fox me cortou a uns 120 e sumiu na minha frente. Detalhe: tinha umas 15 cabeças dentro.
hahahahahaha

Foi ai que vi que tinha que trocar o meu bura... risos

Deixei ele economico quando usa só o 1o. estágio e canhão quando atola o pé e abre o 2o. estágio.

Em relação a giglagem o negócio é juntar uma grana (pra combustivel e gigles diferentes) e ir testando giglagens diferentes e regulagens de ponto de ignição diferentes até achar uma que fique ao seu gosto. Eu demorei uns 3 meses até achar uma que ficasse ao meu gosto.

Vi as giglagens que colocaram no orkut e parece ser bem interessante. Mas só da pra ver se é boa testando... E não tem nem como eu te dizer pq não tenho bura 2E.

O ponto de ignição do meu carro deve estar por volta de uns 18° AMPS, conforme o motor vai ficando mais velho é melhor adiantar mais o ponto, mas nem tanto senão bate pino! Tome cuidado com isto! O meu com 18° ganhei mais torque em arrancada.

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Vlw, Felipe Voya! Vou deixar então para comprar essa bobina MI um pouco mais pra frente. Mas se melhorar o consumo ja estou satisfeito, no meu esta fazendo na faixa de 9,0 - 9,5km/l na cidade, em estrada eu não sei.

Vlw.
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

Galera, aos que instalaram a bobina do Mi no AP 1.8, alguém teve algum problema com ruído depois da instalação ? no meu carro, ligo o motor e fica um chiado irritante, como se tivesse fuga de corrente, mesmo com o som desligado.

Alguma dica ?
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana
Imagem
msjunior46
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro:

Mensagem por msjunior46 »

Titulo Editado conforme Regras do Fórum.

[DÚVIDAS] [SUGESTÕES] [INFORMAÇÕES] [AJUDA]

Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/reg ... s-t44.html

Atenciosamente

Equipe CdGQ
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ska1972 escreveu:Galera, aos que instalaram a bobina do Mi no AP 1.8, alguém teve algum problema com ruído depois da instalação ? no meu carro, ligo o motor e fica um chiado irritante, como se tivesse fuga de corrente, mesmo com o som desligado.

Alguma dica ?
Pode ser que seus cabos de vela sejam supressivos, troque por cabos resistivos.

Mas antes investigue melhor de onde que vem o ruído.

Abraços
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
ska1972
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ska1972 »

Felipe Voya escreveu:

Abraços
Felipe, ainda não tive tempo de olhar de onde vem o ruído, só percebi que ele não altera com a rotação, é sempre o mesmo, na lenta ou em qualquer outra rotação.

Abraço
Samuka - Gol 1.8 GL - 1991 - Gasolina
[x]Trava Elétrica [x]Alarme
[x]Trava Carneiro [x]Bobina Mi
[x]Faróis de Neblina
[x]Iluminação Interna de Santana
Imagem
bilulpg
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bilulpg »

E ai Felipe Blza, coloquei a bobina no meu carro, nossa show de bola, o motor do carro parece que acorda, pega melhor e em baixa ele fica mais redondo a lenta também melhorou mto, só que o consumo ainda n medi, lembrando que o meu voyage é a gasosa, mas pretendo alcoliza-lo..rssrs
Só fiquei com uma dúvida, é vdd que esses carros com essas bobinas MI n pode ficar ligado por mto tempo a chave no contato?...POde queimar elas?...Me expliquem isso....grato.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ska1972 escreveu:
Felipe Voya escreveu:

Abraços
Felipe, ainda não tive tempo de olhar de onde vem o ruído, só percebi que ele não altera com a rotação, é sempre o mesmo, na lenta ou em qualquer outra rotação.

Abraço
Se o ruido não altera com a rotação então não é cabo... Tem que investigar melhor pra ver o que é.
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu:E ai Felipe Blza, coloquei a bobina no meu carro, nossa show de bola, o motor do carro parece que acorda, pega melhor e em baixa ele fica mais redondo a lenta também melhorou mto, só que o consumo ainda n medi, lembrando que o meu voyage é a gasosa, mas pretendo alcoliza-lo..rssrs
Só fiquei com uma dúvida, é vdd que esses carros com essas bobinas MI n pode ficar ligado por mto tempo a chave no contato?...POde queimar elas?...Me expliquem isso....grato.
Rapaz, não tem um que fale mal desta bobina, todo mundo que coloca ela no carro adora.

Só tome cuidado ao alcoolizar o seu carro... Vai gastar uma grana boa pra ficar direito... Vai ter que trocar, carburador, velas, pistões, anéis de segmento, o tanque porque o de gasolina não tem revestimento contra corrosão que no álcool tem e bomba de combustivel (eu acho), comprar o tanque de partida a frio e outras coisas que vai aparecer quando mexer no motor...

Em questão de ele não poder ficar com a chave ligada no contato depende do módulo de ignição que tem no seu carro.

Pelo ano dá pra saber mais ou menos qual que é... Depende se o antigo dono não mudou o tipo de módulo. Falo isto pq já vi Apollo 91/92 com módulo de carro 86 pra tras...

Recomendo a leitura deste tópico abaixo... Pra vc identificar o modelo do seu carro.

http://www.golquadrado.com.br/forum/esq ... etr%F4nica

Meu voyage é 88 o módulo dele fica debaixo do painel encostado na parede da dobradiça da porta do carona.... Onde a maioria fica.

O meu é o TSZ-i com ccr (7 terminais)... O CCR que evita que a bobina queime com a chave do carro deixa as luzes do painel ligadas.

O CCR é um sistema de proteção que tem no módulo que ele depois de 60 segundos o motor não ligar ele corta a alimentação da bobina, evitando que ela queime.

O CCR tem neste modelo do meu carro e nos modelos que tem efeito Hall. Nos modulos de 6 pinos que normalmente foi fabricado até 86, 87 no máximo, tem este problema de não cortar a alimentação da bobina e se deixar muito tempo ligado acaba queimando ela.

Normalmente vc vai ver o pessoal de chevette, opala falando que a deles queimaram... Porque estes carros não tem proteção no módulo ou até mesmo não tem módulo, dependendo do ano do opala ou chevette ele trabalha ainda com platinado, sem contar que usar esta bobina MI com platinado é a maior furada... Queima o platinado em menos de 1 mês.

O ideal a fazer nestes carros antigos é trocar o sistema por de ignição eletrônica de carros um pouco mais novos.

Vlw
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

To aqui novamente só pra constatar que a bobina do Gol MI que instalei em minha Parati 1.6 álcool só me deu alegria até hoje e continua dando muita alegria, o carro pega super bem e estes dias um amigo meu que tem uma Parati 1.8 pegou uma carona comigo e ficou surpreendido como meu carro anda lisinho até mesmo frio, é uma beleza.

Recomendo a todos instalarem esta bobina, não é tão caro e de muito fácil instalação.

O Felipe Voya sempre está ajudando a galera por aqui, também me ajudou bastante quando fui instalar a minha.

Agora só preciso trocar o alternador do meu carro que é muito fraquinho e não dá conta de suprir "minhas" necessidades, sempre fico com déficit de carga na bateria do carro.

Até mais galera.
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Junior Prette escreveu:To aqui novamente só pra constatar que a bobina do Gol MI que instalei em minha Parati 1.6 álcool só me deu alegria até hoje e continua dando muita alegria, o carro pega super bem e estes dias um amigo meu que tem uma Parati 1.8 pegou uma carona comigo e ficou surpreendido como meu carro anda lisinho até mesmo frio, é uma beleza.

Recomendo a todos instalarem esta bobina, não é tão caro e de muito fácil instalação.

O Felipe Voya sempre está ajudando a galera por aqui, também me ajudou bastante quando fui instalar a minha.

Agora só preciso trocar o alternador do meu carro que é muito fraquinho e não dá conta de suprir "minhas" necessidades, sempre fico com déficit de carga na bateria do carro.

Até mais galera.
Blz cara,

Vlw ai pelos elogios :D

O negócio agora é tu procurar um alternador Bosch de 90A do santana meu camarada. Vale a pena!

Foge dos alternadores genéricos pq só dá dor de cabeça, pode ser até 0km, normalmente dura pouco tempo.

Abraços :lala:
Vira AP 1.8
Comando 276°
Bobina MI
Alternador 90A
Furman
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Furman »

Hj depois de muito andar e ficar com o pé metade no acelerador metade no freio criei vergonha e comprei uma bobina do MI, vamo ve!!!

Valeu
GOLETA BRANCA
CHT 1.6 GASOSA/GNV
PAINEL DO G3 E VOLANTINH DO GOLF!!
QUASE UM GL... MAIS UM POUCO EU CONSIGO
O MAIS ECONOMICO DA CATEGORIA :D
Furman
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Furman »

Pessoal, dá uma ajuda

Coloquei a bubina, fico coisa mais linda, mas no que ligo o carro ela fica estalando, isso é normal???? Fica como se o cabo de vela estivesse rompido, mas um barulho mais seco, o que pode ser???? :uia:
GOLETA BRANCA
CHT 1.6 GASOSA/GNV
PAINEL DO G3 E VOLANTINH DO GOLF!!
QUASE UM GL... MAIS UM POUCO EU CONSIGO
O MAIS ECONOMICO DA CATEGORIA :D
AllQuadrado
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Star 1.8

Me ajudem...

Mensagem por AllQuadrado »

Ae Felipe vc é o Cara então queria tirar umas duvidas com vc será que posso,vamos la no que vc poder me ajudar eu agradeço ok..
Carro: Gol 89 1,8 Gasolina
Som: 2 modulos, caixa selada com alto falante de 200M, 2 6x9 e dois nas portas.
Problema: Não posso ficar nem 10 minutos com o som ligado que ja era bateria agora to andando com 1 cabo de chupeta no carro cazo me da algun problema rsrsr
É isso ai oque vc acha que ta acontecendo e abaixo vou colocar 1 projeto que to afim de fazer possa ser que resolva meu problema oque vc acha..

Projeto: Trocar Alternador colocar do santana 90A, cabos de vela 8MM,Bibina do MI ( todos falam que é bom então vou no embalo rsr) e velas NGK.

É isso ai amigos esse é meu projeto e minhas duvidas se alguem poder me ajudar eu agradeço e muito espero respostas abraço...
O Céu é o Limite...
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”