Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT
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- buzato
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Re: alavanca do pedal de embreagem
o meu ficou a gosto do fregues ehehjunior zanotto escreveu:Fico 10,
Ainda não do gosto do fregues, hehehe..
Vou trocar o cabo, gastar um pouco e colocar um original, e com certeza vai ficar mais macio a embreagem...
Valeu a dica,
ficou mto macio, mais que qualquer outro gol que já experimentei.
ao trocar de cabos, use EFRARI ou FANIA.
o resto é paralelo, vendedor empurra como bom, como nunca houve reclamação, mas continua sendo paralelo.
- gusgol
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Fala Bruno, o idealizador do tópico.
Já aconteceu comigo o que ele mencionou do barulho. Na época tinha comprado um cabo novo na autorizada da vw e o barulho persistiu.
Foi na mesma época que tinha mudado o motor pra 1.8. Tinha aproveitado a ocasião e trocado a embreagem.
O barulho só desapareceu quando lubrifiquei o eixo que passa por dentro de uma borracha e vai até a embreagem. Aí ficou resolvido.
Abraço
Já aconteceu comigo o que ele mencionou do barulho. Na época tinha comprado um cabo novo na autorizada da vw e o barulho persistiu.
Foi na mesma época que tinha mudado o motor pra 1.8. Tinha aproveitado a ocasião e trocado a embreagem.
O barulho só desapareceu quando lubrifiquei o eixo que passa por dentro de uma borracha e vai até a embreagem. Aí ficou resolvido.
Abraço
Gol, uma paixão.
- Felipe Voya
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Rapaz estou também com este problema do ruido quando se preciona o pedal e solta ele.gusgol escreveu:Fala Bruno, o idealizador do tópico.
Já aconteceu comigo o que ele mencionou do barulho. Na época tinha comprado um cabo novo na autorizada da vw e o barulho persistiu.
Foi na mesma época que tinha mudado o motor pra 1.8. Tinha aproveitado a ocasião e trocado a embreagem.
O barulho só desapareceu quando lubrifiquei o eixo que passa por dentro de uma borracha e vai até a embreagem. Aí ficou resolvido.
Abraço
Quando pego ele pela manhã o pedal ta uma beleza, não faz rangido nenhum, mais parece que vai usando a embreagem ou o carro vai esquentando e começa a rangir e endurecer um pouco.
Não é embreagem, ou ruido de colar (o barulho seria diferente) pq a minha esta relativamente nova, não tem nem 6 meses que troquei o kit completo e coloquei de 1.8 no meu 1.6. A de 1.8 da um "grip" melhor do que a do 1.6. E coloquei cabo original da VW, vem até com o simbolo e código da VW nele.
Agora vc mencionou o este eixo que entra na embreagem, eu conheço este eixo com GARFO da embreagem e nas extremidades dele tem umas buchinhas que pode a fonte dos ruidos. Ou o cabo que ficou ruim... Já tentei lubrificar o cabo mas não melhorou muita coisa não.
Ahhh e o barulho faz até com o motor desligado, precionando e soltando a embreagem. Como já mencionado antes, parece barulho de porta rangindo quando se abre ela devagar... Nheeec Nheeeec.
Alguma idéia do que possa ser?
Abraços
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- DiegoRisso
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- Felipe Voya
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Este rangido estava desde antes de que eu troquei alavanca da embreagem pela do santana 2.0
Quando troquei a alavanca aproveitei e lubrifiquei o cabo para ver se parava, mas não adiantou.
Tou pensando agora em ver estas buchas do garfo da embreagem para lubrificá-las ou também trocar o cabo de embreagem por um novo.
Vlw
Quando troquei a alavanca aproveitei e lubrifiquei o cabo para ver se parava, mas não adiantou.
Tou pensando agora em ver estas buchas do garfo da embreagem para lubrificá-las ou também trocar o cabo de embreagem por um novo.
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- DiegoRisso
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Tbm vou trocar o cabo pra ver, pq aquele barulho enche o saco :raiva:Felipe Voya escreveu:Este rangido estava desde antes de que eu troquei alavanca da embreagem pela do santana 2.0
Quando troquei a alavanca aproveitei e lubrifiquei o cabo para ver se parava, mas não adiantou.
Tou pensando agora em ver estas buchas do garfo da embreagem para lubrificá-las ou também trocar o cabo de embreagem por um novo.
Vlw
Abraço
- DiegoRisso
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- gusgol
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Esse problema do rangido é exatamente igual ao que eu tive e particularmente quando eu ficava com o carro parado num engarrafamento o pedal tb ficava um pouco mais pesado.
Esse problema começou a aparecer quando troquei a embreagem (troquei garfo, juntas, kit da embreagem, rolamento, etc). Pensei que o barulho fosse devido ao cabo...gastei uma graninha e comprei o cabo na autorizada da vw e o problema persistiu.
Meu mecânico indicou que eu lubrificasse o garfo próximo da borracha e espirrasse somente um pouco de wd por dentro de uma fresta que tem próximo a base do garfo. Aí o problema da rangido acabou, mas a embreagem fica pesada quando o motor está muito quente e parado num engarrafamento, mas nada absurdo.
Abraço
Esse problema começou a aparecer quando troquei a embreagem (troquei garfo, juntas, kit da embreagem, rolamento, etc). Pensei que o barulho fosse devido ao cabo...gastei uma graninha e comprei o cabo na autorizada da vw e o problema persistiu.
Meu mecânico indicou que eu lubrificasse o garfo próximo da borracha e espirrasse somente um pouco de wd por dentro de uma fresta que tem próximo a base do garfo. Aí o problema da rangido acabou, mas a embreagem fica pesada quando o motor está muito quente e parado num engarrafamento, mas nada absurdo.
Abraço
Gol, uma paixão.
- buzato
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Se vem da alavanca do Pedal , tá relativamente fácil, está rangendo no eixo de rotação dele, imagina, quantos anos de vida tem seu gol, a graxinha que vem ali original já secou tudo.DiegoRisso escreveu:O meu vem da alavanca do pedal.buzato escreveu:Esse ruido vem do cofre ou ali da alavanca do pedal da embragem ???
Abraço
O ideal seria aplicar vaselina no mancal de rotação do pedal, mas dá pra ir enganando com WD/micro lubrificante sempre que surgir.
- DiegoRisso
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Vou ver isto, tomará q resolvabuzato escreveu:Se vem da alavanca do Pedal , tá relativamente fácil, está rangendo no eixo de rotação dele, imagina, quantos anos de vida tem seu gol, a graxinha que vem ali original já secou tudo.DiegoRisso escreveu:O meu vem da alavanca do pedal.buzato escreveu:Esse ruido vem do cofre ou ali da alavanca do pedal da embragem ???
Abraço
O ideal seria aplicar vaselina no mancal de rotação do pedal, mas dá pra ir enganando com WD/micro lubrificante sempre que surgir.
Vlw brother
Abraço
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Galera, o meu carro também é uma dureza só, já vou aproveitar e trocar a alavanca e o cabo, vou colocar o cabo da marca FANIA, vou pegar as peças na loja de um conhecido essa semana e se as peças estiverem tudo certo vou pedir pro meu sogro me ajudar a trocar e depois falo pra vocês como vai ficar, espero mesmo que fique melhor, não percebo muito o pedal da embreagem duro pois ando mais na estrada, mas quando começo a andar na cidade dai começa a ficar doido. Meu carro também faz um nhec quando solto o pedal da embreagem.
http://fotolog.terra.com.br/maxibuss
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e
Amigos,
Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
gusgol escreveu:Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.
Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.
Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.
Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm
Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.
Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo.
Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
Segue foto da alavanca antiga:
Espero que tenha ajudado.
Abraços
Gol GL 1.6 1989 MI
by DIGIPULSE MAXY
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Valeu!
Não sei cara...comprei a peça em uma agência VW, e como vc recomendou pedí a do G3 AP, porém a ponta dela (onde vai o cabo) é diferente, como se fosse uma forquilha (garfo de dois dentes) em "U", e aí o cabo tem que ser por regulagem de borboleta. O vendedor me falou que para os modelos a partir do bola foram todos fabricados assim. Como não tinha outra opção, peguei esta mesmo (a do santana, q depois tive que trocar).
Meu motor é AP.
Também tenho q dar a mão à palmatória, pq minha embreagem já tá bem velhinha e pesada mesmo...por isso posso não ter sentido diferença.
Não sei cara...comprei a peça em uma agência VW, e como vc recomendou pedí a do G3 AP, porém a ponta dela (onde vai o cabo) é diferente, como se fosse uma forquilha (garfo de dois dentes) em "U", e aí o cabo tem que ser por regulagem de borboleta. O vendedor me falou que para os modelos a partir do bola foram todos fabricados assim. Como não tinha outra opção, peguei esta mesmo (a do santana, q depois tive que trocar).
Meu motor é AP.
Também tenho q dar a mão à palmatória, pq minha embreagem já tá bem velhinha e pesada mesmo...por isso posso não ter sentido diferença.
gusgol escreveu:Sinto discordar de você, mas a alavanca que comprei foi para gol geração 3 com motor AP e não precisei trocar o cabo ou qualquer outra peça do carro, apenas troquei a alavanca e senti a diferença no mesmo instante.
Seu motor é AP ou CHT?
Abraço
Gol GL 1.6 1989 MI
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- Felipe Voya
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e
Rapaz a do Santana 2.0 2001 é a ideal e vc estava com ela na mão... Este problema de pegar no agregado ou "berço" do motor é facilmente resolvido desgastando um pouco a ponta da alavanca no esmeril... Ai ela ela gira sem bater no agregado e vc pode regular o pedal do jeito que vc quiser...giodotti escreveu:Amigos,
Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
Falo por experiência própria... A minha deu o mesmo problema de bater no agregado... Só esmerilhar a ponta que fica 100% E sem dúvida alguma a alavanca do santana 2.0 é a melhor de todas! Troquei a embreagem do meu carro este mês e coloquei o kit de embreagem do AP 2.0, ta uma manteiga... hehehehe
Deixando o meu relato sobre os rangidos que eu tinha no pedal da embreagem... Pensei tb que fosse o cabo e me estrepei... Comprei o cabo atoa e não adiantou de nada... Voltei até pro cabo original VW que é mais macio que o Fania e tem melhor regulagem.
O problema do rangido só foi resolvido quando troquei a embreagem e meu mecanico engraxou as pontas do garfo e as buchas do garfo. Ficou 200%
Quem estiver com o mesmo problema do rangido não tem jeito... Tem que tirar a caixa e engraxar as pontas do garfo e as buchas de sustentação dele. Só assim q consegui me livrar dos ruidos quando acionava a embreagem depois do motor estar quente.
Falow
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Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
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Re: Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e
Sem dúvidas amigão...eu queria que fosse aquela alavanca. Pensei primeiramente em desgatar ela, mais a minha batia no agregado um bom pedacinho e aí fiquei meio reciosos de desgastá-la para passar e dar o curso certo do pedal, e acabar fragilizando o material, o que poderia ocasionar a quebra da ponta e...ficar na estrada!!
Até tô pensando em comprar ela devolta (R$ 10,00 na agência VW) só pra fazer esse teste!!
Valeu...
Até tô pensando em comprar ela devolta (R$ 10,00 na agência VW) só pra fazer esse teste!!
Valeu...
Felipe Voya escreveu:Rapaz a do Santana 2.0 2001 é a ideal e vc estava com ela na mão... Este problema de pegar no agregado ou "berço" do motor é facilmente resolvido desgastando um pouco a ponta da alavanca no esmeril... Ai ela ela gira sem bater no agregado e vc pode regular o pedal do jeito que vc quiser...giodotti escreveu:Amigos,
Nao querendo discordar de nosso amigo, pois fui por em pratica tal ideia.
Comparei a alavanca do G3 com as dos quadrados, e vi que a ponta onde engata o cabo de embreagem nao eh a mesma, tendo que ser as dos mais antigo mesmo, ou teria que trocar o cabo inteiro.
Entao comprei a alavanca de acionamento do santana antigo, e na hora de instalar...pimba...problema....a ponta dela, onde engata o cabo de embreagem bate no agregado do carro no curso de acionamento. Se colocar ela regulada para frente, ou bem pra tras, nao dah regulagem no pedal.
Solucao...descobri entao que tem 3 tipos de tamanhos de alavancas...sendo que a do meu carro (original) era a mais curta (Gol 1.6).
Fiquei um pouco decepcionado, pois a do santana seria a ideial para deixar o pedal bem mais macio, devido o seu tamanho, porem, somente iria funcionar se gastasse uma pequena parte do agregado...coisa que NAO teria a coragem de fazer (estragar o carro).
Usei entao a dos 1.8 mesmo...pouca coisa mais longa...e pra dizer a verdade...nao vih mta diferenca!!
Falo por experiência própria... A minha deu o mesmo problema de bater no agregado... Só esmerilhar a ponta que fica 100% E sem dúvida alguma a alavanca do santana 2.0 é a melhor de todas! Troquei a embreagem do meu carro este mês e coloquei o kit de embreagem do AP 2.0, ta uma manteiga... hehehehe
Deixando o meu relato sobre os rangidos que eu tinha no pedal da embreagem... Pensei tb que fosse o cabo e me estrepei... Comprei o cabo atoa e não adiantou de nada... Voltei até pro cabo original VW que é mais macio que o Fania e tem melhor regulagem.
O problema do rangido só foi resolvido quando troquei a embreagem e meu mecanico engraxou as pontas do garfo e as buchas do garfo. Ficou 200%
Quem estiver com o mesmo problema do rangido não tem jeito... Tem que tirar a caixa e engraxar as pontas do garfo e as buchas de sustentação dele. Só assim q consegui me livrar dos ruidos quando acionava a embreagem depois do motor estar quente.
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