Renato, mto obrigado pelas dicas e informações, mas é que meu orçamento por enquanto não dá para trocar os pistões e abrir o motor, então por enquanto vou manter os pistões do jeito que estar e rodar destaxado mesmo, e pretendo sim colocar um 049G e trabalhar o cabeçote e colocar um volante aliviado, mas o q eu quis dizer tb é se tem algum UP que eu já possa fazer sem antes trocar os pistões e se trará algum benefício para mim, tipo no caso trocar as velas, já colocar um coletor 4x1, e já mandar simplesmente somente rebaixar 0,8mm no cabeçote sem trabalhar os dutos e o fluxo, para mim ter noção qto q eu vou gastar somente nessa parte de trabalho do cabeçote? Aki na minha cidade tem uma retífica e eles cobram em torno de 150 reais somente para rebaixar o cabeçote? O q vc acha.
Fala amigo !!
Acho que na sua fase inicial um esquema que vai ficar legal, com mais torque e de repente com melhor consumo (isso todo mundo gosta) vai ser o seguinte:
1- O preço da retífica (150 reais) para rebaixar o cabeçote está bom, comparando com o RJ capital. Como no futuro pretende colocar pistões álcool, sugiro tirar 0,8 mm se for motor 1.8. Com isso, sua queima fica mais eficiente, com a taxa um pouco mais próxima do necessário para rodar com álcool.
2- Como sua taxa, apesar de rebaixar o cabeçote, não vai ficar alta devido aos pistões gasolina, pode continuar usando as velas originais. Com relação a ignição, a bobina do MI (uns 90 reais + 15 do chicote no RJ) pode melhorar um pouco mais o consumo e a resposta do motor. Essa bobina tb vai te acompanhar em vários estágios de preparação, sempre garantido uma queima adequada.
3- Ao invés de colocar o 4x1 (uns 350 do coletor + 350 da descarga com abafadores + M.O.) e o comando (uns 150 reais + M.O.) agora, vc vai ter muito mais prazer em dirigir o carro se trocar apenas o volante do motor pelo aliviado (450 reais na displatec + M.O.).
4- Compre uma polia do virabrequim em alumínio e com menor diâmetro (vende em várias lojas de preparação, eu gosto do atendimento da Zanini) que custa uns 45 reais. Ela diminui o esforço do motor para rodar os componentes, sem prejudicá-los. Dá uma pequena sensação de mais torque, que somadas as outras modificações, já fica mais perceptível.
Com essas 4 opções, seu carro fica mais econômico e com melhores respostas (sensação de maior torque) e com componentes que te acompanharão nos outros estágios.
Espero ter ajudado !!
Boa sorte!!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.