Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox, e o que me diz de carro como o nosso que tem câmbio PS que anda em baixas rotações mesmo com boas velocidades.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Olha nunca tive problema de borra no meu motor e nem de gotículas de água no óleo. A estrada que eu pego a média é de 70 a 80 km/h e na maior parte do tempo estou em 5a. marcha, que dá em torno de 2000 rpm, subida muito forte na rodovia eu vou de 4a. marcha a 80 km/h.

E quando eu andava muito aqui na cidade de São Paulo-SP eu engatava a 5a. macha só quando chegava a 60 km/h, mas nas subidas eu subia de 4a. macha a 60 km/h para não forçar o motor.

Mas aqui na cidade de São Paulo-SP está mudando o limite das principais vias da cidade para 50 km/h, então não vou usar a 5a. macha aqui na cidade nunca mais. :choro:

Acho que para quem roda muito pouco ou distâncias curtas (menos de 10 km) é valido evitar usar a 5a. macha na cidade, mas na estrada pode usar à vontade a 5a. marcha.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por cururuh »

Opa!!!

Quanto maior o API do óleo(SJ, SL, SM, SN) melhor é a performance do óleo, portanto no nosso caso, o melhor é o MOBIL SUPER 1000 20W50 API-SM, mesmo... Custa um pouco mais caro, mas o poder de limpeza e lubrificação é maior...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

cururuh escreveu:Opa!!!

Quanto maior o API do óleo(SJ, SL, SM, SN) melhor é a performance do óleo, portanto no nosso caso, o melhor é o MOBIL SUPER 1000 20W50 API-SM, mesmo... Custa um pouco mais caro, mas o poder de limpeza e lubrificação é maior...
Isso mesmo! Eu uso este óleo... foi o melhor que eu usei até hoje! Com Mobil Super 1000 Original - 20W-50 - API SM o meu motor ficou com mais facilidade de acelerar.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Vejam estes dois testes comparativos de viscosidade de diferentes óleo a temperaturas sub-zero:

https://www.youtube.com/watch?v=2u-0z8QZTac

Este é o Mobil 1 e outros óleos todos de viscosidade 5W-30 a incríveis -40ºC: https://www.youtube.com/watch?v=uQ_vxdO_9nc

Vejam o gráfico abaixo o óleo recomendado de acordo com a temperatura ambiente:

Imagem

Ou seja se você mora em regiões que nunca chega a 0ºC um 15W-40, 20W-40 ou 20W-50 vai bem, pois conforme o gráfico o 20W-50 pode ser usado a partir de -5ºC (mais lembre-se de consultar o Manual do seu carro para saber qual é o ideal ou indicação de fabricantes de óleo como a Mobil).
Editado pela última vez por Rodox em 11 Set 2015, 18:53, em um total de 3 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

ja usou militec?
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:ja usou militec?
Nunca usei não... acho ele muito caro... custa uns R$ 80,00.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:ja usou militec?
Nunca usei não... acho ele muito caro... custa uns R$ 80,00.
Além de ser caríssimo sua eficiência REAL em veículos nunca foi comprovada.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

AdrianoSocial escreveu: Além de ser caríssimo sua eficiência REAL em veículos nunca foi comprovada.
Exatamente!!! Fazem um teste em uma mera máquina de desgaste ou em um dinamômetro, sendo que na realidade devia ser feito teste em bancada de motores até o motor chegar ao fim da sua vida útil e ainda avaliar o desempenho da mistura (óleo+Militec) nos termos de desempenho da Norma API SN, no quesito limpeza, formação de borra, oxidação e desgaste.

E também teria que botar na balança o gasto com Militec e o custo de uma retífica neste período... que pode ser 20 anos para uma pessoa comum, pois nem todo mundo roda 500.000 km ou mais em 20 anos...

Conheci taxista que chegou a 800.000 km sem nunca abrir o motor e nunca usou Militec ou outro aditivo extra de óleo, somente respeitava o período de troca de óleo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

AdrianoSocial escreveu:
Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:ja usou militec?
Nunca usei não... acho ele muito caro... custa uns R$ 80,00.
Além de ser caríssimo sua eficiência REAL em veículos nunca foi comprovada.

Aqui custa em torno dos R$65,00
Eu uso e APROVO e recomendo!! hehehe uso em todos meus carros, venho usando o produto desde o meu primeiro fusca

https://www.youtube.com/watch?v=6-2e0YmuBPM


assistam esse vídeo do ADG, pra quem não conhece é um mecânico bem conceituado em FIATS, MAREA, de BH-MG.

Abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

hirinhu escreveu: Aqui custa em torno dos R$65,00
Eu uso e APROVO e recomendo!! hehehe uso em todos meus carros, venho usando o produto desde o meu primeiro fusca

https://www.youtube.com/watch?v=6-2e0YmuBPM


assistam esse vídeo do ADG, pra quem não conhece é um mecânico bem conceituado em FIATS, MAREA, de BH-MG.

Abraço
Já tinha visto, mas o próprio ADG não confiou totalmente no teste que ele fez, visto que ele recebeu algumas informações de que alguns carros andaram totalmente sem óleo e não fundiram.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

sem efeito
Editado pela última vez por Rodox em 19 Mai 2016, 12:43, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

AdrianoSocial escreveu:
hirinhu escreveu: Aqui custa em torno dos R$65,00
Eu uso e APROVO e recomendo!! hehehe uso em todos meus carros, venho usando o produto desde o meu primeiro fusca

https://www.youtube.com/watch?v=6-2e0YmuBPM


assistam esse vídeo do ADG, pra quem não conhece é um mecânico bem conceituado em FIATS, MAREA, de BH-MG.

Abraço
Já tinha visto, mas o próprio ADG não confiou totalmente no teste que ele fez, visto que ele recebeu algumas informações de que alguns carros andaram totalmente sem óleo e não fundiram.
Ah bixo.. é muita loucura pra mim andar sem óleo hahahaah
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Veja abaixo algumas Categorias API para motores a gasolina/álcool, as mais atuais não estão na relação (SM e SN)

SA - Óleo mineral puro sem aditivos, podendo ter antiespumante e abaixador do ponto de fluidez. Indicada para motores
trabalhando em condições muito suaves.

SB - Óleo com aditivos que proporcionam certa proteção contra desgaste e contra oxidação. Indicada para motores operando
em condições suaves que requerem um óleo com capacidade de evitar arranhaduras e corrosão dos mancais. Os óleos
destinados para tais serviços são usados desde 1930.

SC - Óleo com aditivos que proporcionam bom desempenho antidesgaste, antiferrugem, antioxidação e anticorrosão,
controlando depósitos de alta e baixa temperatura (função do detergente-dispersante). Satisfaz à especificação da Ford
ESE-M2C-101-B. Indicada para serviço típico de motores à gasolina dos modelos fabricados entre 1964 e 1967.

SD - Óleo com aditivos, proporcionando a mesma proteção que os óleos da classe SC, mas em maior grau. Satisfaz à
especificação da Ford ESE-M2C-101-B (1968) e da General Motors GM-6041-M. Indicada para serviço típico de motores à
gasolina dos modelos fabricados entre 1968 e 1970. Pode ser recomendado para certos modelos de 1971, conforme
indicação dos fabricantes destes veículos.

SE - Óleo com aditivos, proporcionando a mesma proteção que os óleos de classe SD, mas em maior grau. Satisfaz às
especificações da Ford ESE-M2C-101-C e da General Motors GM-6136-M. Indicada para motores à gasolina montados em
carros de passeio e em alguns tipos de caminhões fabricados a partir de 1972. Pode ser recomendada também para alguns
veículos fabricados em 1971.

SF - Óleo com aditivos antioxidante, antidesgaste, antiferrugem, anticorrosivo, proporcionando proteção contra a formação de
ferrugem. Esta categoria apresenta maior estabilidade quanto à oxidação e menor desgaste do motor em relação às
categorias anteriores. Os fabricantes europeus e americanos recomendam óleos desta categoria para uso em motores
fabricados a partir de 1980.

SG - Óleo com aditivos antioxidante, antidesgaste, antiferrugem, anticorrosivo, proporcionando maior proteção contra a
formação de depósitos de alta e baixa temperatura, maior estabilidade quanto à oxidação e menor desgaste do motor,
em relação às categorias anteriores. Homologado pela APIASTM em 1988, é indicado para serviço típico de motores à
gasolina em carros de passeio, furgões e caminhões leves, fabricados a partir de 1989.

SH - Categoria introduzida a partir de 01/08/93. Lubrificante recomendado para motores à gasolina, álcool e gás natural
veicular, para atender os requisitos dos fabricantes de motores a partir de 1994.

SJ - Categoria introduzida a partir de 15/10/96. Lubrificante recomendado para motores à gasolina, álcool e gás natural
veicular, para atender os requisitos dos fabricantes de motores a partir de 1994. Apresentam performance com maior
resistência à oxidação e melhor desempenho contra desgaste.

SL - Categoria introduzida a partir de 2002 para atender os atuais requisitos dos fabricantes de motores à gasolina. Apresentam
características de desempenho com maior proteção contra a oxidação, ferrugem e formação de borras e depósitos. Esta
categoria substituiu as anteriores.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

O Militec é totalmente desnecessário para a grande maioria do brasileiros, pois com o óleo comum de boa marca, se trocando no período certo, se demora para rodar 200.000 km uns 20 anos... e quase ninguém fica todo esse tempo com o mesmo carro.

O meu carro mesmo está com 222.000 km e nunca fez retífica na parte de baixo, pois teve que fazer retífica de cabeçote porque o motor superaqueceu.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Medi o consumo de óleo hoje, e o Mobil Super Original 20W-50 - SM fez 250 ml a cada 1000 km. Excelente marca pra um motor com 223.600 km.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 613
Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:Medi o consumo de óleo hoje, e o Mobil Super Original 20W-50 - SM fez 250 ml a cada 1000 km. Excelente marca pra um motor com 223.600 km.
E como vai a troca? 3000 ou 5000?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

AdrianoSocial escreveu:
Rodox escreveu:Medi o consumo de óleo hoje, e o Mobil Super Original 20W-50 - SM fez 250 ml a cada 1000 km. Excelente marca pra um motor com 223.600 km.
E como vai a troca? 3000 ou 5000?
Eu estou trocando a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. A última troca estava com pouco mais de 1.500 km.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

A galera fala que Militec ajuda muito na partida, quando o óleo não está circulando ainda pelo motor.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

bleidao escreveu:A galera fala que Militec ajuda muito na partida, quando o óleo não está circulando ainda pelo motor.
uso militec até no sistema de refrigeração do meu carro...
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”