[SUSPENSÃO] Conceito da suspensão a AR

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
SCUSY
Membro
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 20 Jul 2007, 09:34
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por SCUSY »

UMA DÚVIDA:::
Com suspensão a ar eu corro o risco de estourar as bolsas e ficar na rua devido a constante up e down no carro ?
<<<GolZera>>>
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

se você não souber usar corre sim(diz a lenda, estourar eu não sei), tipo não pode andar com as bolsas totalmente vazias, só deixa elas vazias quando tiver parado. se você andar com elas vazias, uma raspa na outra, e pode FURAR a bolsa, quando fura a bolsa você levanta o carro, e ele vai descendo conforme você anda, tem um amigo que só andava sem ar, e a unica coisa que aconteceu foi furar as bolsas traseiras. estourar acho MUITO dificil, muito mesmo, sempre tem aqueles que dizem a um amigo já estourou, eu já vi estourar duas, sei-la cara, não digo que seja balela, mas já tenho no meu carro a 7 MESES, e o unico problema que tive foi o controle parar por cair no chão...

se usar bem, DUVIDO que estrague
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Avatar do usuário
SCUSY
Membro
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 20 Jul 2007, 09:34
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por SCUSY »

valeu jhowww boa dica
<<<GolZera>>>
FRED
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Abr 2007, 10:10
Carro:
Localização: São Paulo/ZS

Re: Suspensão a "AR"

Mensagem por FRED »

Fábio Vinícius escreveu:Suspensão a Ar - Conceito

Suspensão pneumática não é um conceito recente. Foi concebido há mais de 50 anos inicialmente pensando-se em estabilidade e segurança para veículos de competição no final da década de 40 nos E.U.A.

O invento foi bem sucedido e logo foram criadas novas aplicações para o produto. A Plymouth, já na década de 50, oferecia como opcional um sistema simples de “bag” calibrável a ar com o intuito de nivelar o veículo quando carregado.

Começara a difusão na indústria norte-americana de uma nova tecnologia que se espalharia por todo o mundo nas décadas vindouras.


Basicamente, suspensões a ar compreendem “bolsas” de material elastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou substituindo a suspensão mecânica original de um veículo. São apresentados em diversos formatos, tamanhos e capacidades de carga.

Estas bolsas ou “air bags” podem ser infladas, deslocando o conjunto original, para que se obtenha compensação de carga adicional ou reboque, nivelando o veículo. Pode-se também obter maior desempenho quando o intuito for o de dosar o movimento da suspensão ou de aumentar a estabilidade, se o veículo apresentar problemas de rolagem demasiada. A estes sistemas damos o nome de “helper springs”, uma vez que atuam no auxílio de situações específicas ajudando e trabalhando em conjunto com as suspensões originais dos veículos em que são instalados, que podem ser autos de passeio, pick-ups e furgões.

Uma outra vertente, mais recente, são os sistemas “100% a ar”, inicialmente utilizados em ônibus e caminhões e agora em autos de passeio, onde a suspensão mecânica é substituída completamente por cilindros pneumáticos.

Algumas montadoras como Daimler-Chrysler, BMW e Land Rover já dipõem a alguns anos de modelos equipados com suspensões somente a ar, totalmente automatizadas e programáveis.

A novidade, que vem se tornando cada vez mais popular e procurada no meio dos aficionados por autos, são os sistemas 100% a ar para veículos que originalmente saem de fábrica com suspensão mecânica. Parece simples, mas promovem uma profunda alteração no veículo em que são instaladas, requerendo mão-de-obra especial e qualificada para a correta montagem e acerto dos mesmos.

FONTE: www.nitromotors.com

EU TENHO UMA DUVIDA ....
EU VI NO TOPICO SOBRE SUSP. DE ROSCA QUE SE ABAIXAR VC CORRE O RISCO DE DESALINHAR O CARRO..
E NA SUSP A AR .. OCORRE A MESMA COISA ???
OW SEJA ELE DESALINHA TB ..

ABRASSS A TODOS...
É NOIS NUS QUADRADUS...
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Sim, desalinha do mesmo jeito, então seria bom colocar uma barra.



Falow
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
FRED
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Abr 2007, 10:10
Carro:
Localização: São Paulo/ZS

Mensagem por FRED »

Thiago Turci escreveu:Sim, desalinha do mesmo jeito, então seria bom colocar uma barra.



Falow
seria akelas barras anti torção???
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Exatamente, elas ajudam em muito na prevenção deste problema....

custam de 70 a 140 reais dependendo de onde comprar.
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Avatar do usuário
trovao_azul
Membro
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 13 Mai 2007, 22:02
Carro:
Localização: Suzano/SP

Mensagem por trovao_azul »

Suspensão a Ar é show mesmo e o bom é que o preço está ficando mais acessivel e os instaladores estão adquirindo mais experiência...alguém do forum tem carro turbo com essa suspensão? Estou para turbinar a minha saveiro e estou para colocar uma suspensão de rosca nela pq me falaram que a suspensão a ar para turbo não fica legal...será que é verdade?...No encontro vi as fotos de uma saveiro quadrada azul com rodas orbitais acho que é 16" alguém sabe se esse carro está com suspensão a ar?
Saveiro Caixa 1.6mi 97 TURBO
Ex. Gol Cl AP 1.6 94
FRED
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Abr 2007, 10:10
Carro:
Localização: São Paulo/ZS

alguem ja viu susp a ar desse tipo..

Mensagem por FRED »

é o seguinte um amigo meu mi mostrow 4 amortecedores e disse que eles funcionam como a susp a ar não usa bolsa mas o foda k tem ki fazer um puta trampo pra instalá.... vo tira foto pra vcs verem.....


abrass
Avatar do usuário
trovao_azul
Membro
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 13 Mai 2007, 22:02
Carro:
Localização: Suzano/SP

Re: alguem ja viu susp a ar desse tipo..

Mensagem por trovao_azul »

FRED escreveu:é o seguinte um amigo meu mi mostrow 4 amortecedores e disse que eles funcionam como a susp a ar não usa bolsa mas o foda k tem ki fazer um puta trampo pra instalá.... vo tira foto pra vcs verem.....


abrass
Será que é o mesmo esquema que a GM usava no kadett? Eu lembro que alguns sairam com regulagem de altura na traseira, tinha uma valvula igual a de bico de ar dentro do porta-malas que vc enchia no posto...
Saveiro Caixa 1.6mi 97 TURBO
Ex. Gol Cl AP 1.6 94
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Deve ser o mesmo esquema que vem no Space Fox......
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Márcio - ClubTuning
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Fev 2007, 17:17
Carro:
Localização: Hortolandia/SP

Mensagem por Márcio - ClubTuning »

Galera.. o sistema de suspensão a Ar é simples, para instalar não tem nenhum problema e nenhuma frescura...

para carro turbo também, mas o bom seria a independente nas 4 rodas.. .pois ficaria otimo, perfeito...

agora a frente e traseira é normal... mas não é aconcelhavel a andar mais de 190kh com ela... mas ela aguenta normal...

o problema seria o seguinte... em curvas... .o ar da bolsa de um lado, vai para o outro lado.. mas tem um detalhe... não é todo o ar não.. um pouco... pois os amortecedores não deixão isso acontecer... eles são preparados... para essa finalidade... e encurtado suas astes em cerca de 10 cm... aproximadamente...

duvidas mande mp
Márcio Club Tuning
Gol 1.8AP c/ Suspensão a Ar Independente.
Vendo Kits de suspensão a Ar novos
Imagem
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Márcio - ClubTuning escreveu:Galera.. o sistema de suspensão a Ar é simples, para instalar não tem nenhum problema e nenhuma frescura...

para carro turbo também, mas o bom seria a independente nas 4 rodas.. .pois ficaria otimo, perfeito...

agora a frente e traseira é normal... mas não é aconcelhavel a andar mais de 190kh com ela... mas ela aguenta normal...

o problema seria o seguinte... em curvas... .o ar da bolsa de um lado, vai para o outro lado.. mas tem um detalhe... não é todo o ar não.. um pouco... pois os amortecedores não deixão isso acontecer... eles são preparados... para essa finalidade... e encurtado suas astes em cerca de 10 cm... aproximadamente...

duvidas mande mp

Sim isso nós ja sabemos inclusive já foi MUITO discutido aqui e explicado, tenho no meu carro, nunca tive problemas nem em curvas e nem em altas velocidades.


a duvida que disseram acim foi em relação ai isso:
é o seguinte um amigo meu mi mostrow 4 amortecedores e disse que eles funcionam como a susp a ar não usa bolsa mas o foda k tem ki fazer um puta trampo pra instalá.... vo tira foto pra vcs verem.....
esse cara ai disse que o amigo tem AMORTECEDORES que funcionam como suspensão a ar


Falando nisso será que não seriam aquelas suspensões de low rider, que usam baterias e tal???
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Márcio - ClubTuning
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Fev 2007, 17:17
Carro:
Localização: Hortolandia/SP

Mensagem por Márcio - ClubTuning »

á ta amigo.. fois mals.. mas seria legal esse sistema de suspensão...
Márcio Club Tuning
Gol 1.8AP c/ Suspensão a Ar Independente.
Vendo Kits de suspensão a Ar novos
Imagem
FRED
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Abr 2007, 10:10
Carro:
Localização: São Paulo/ZS

Mensagem por FRED »

Thiago Turci escreveu:
Márcio - ClubTuning escreveu:Galera.. o sistema de suspensão a Ar é simples, para instalar não tem nenhum problema e nenhuma frescura...

para carro turbo também, mas o bom seria a independente nas 4 rodas.. .pois ficaria otimo, perfeito...

agora a frente e traseira é normal... mas não é aconcelhavel a andar mais de 190kh com ela... mas ela aguenta normal...

o problema seria o seguinte... em curvas... .o ar da bolsa de um lado, vai para o outro lado.. mas tem um detalhe... não é todo o ar não.. um pouco... pois os amortecedores não deixão isso acontecer... eles são preparados... para essa finalidade... e encurtado suas astes em cerca de 10 cm... aproximadamente...

duvidas mande mp

Sim isso nós ja sabemos inclusive já foi MUITO discutido aqui e explicado, tenho no meu carro, nunca tive problemas nem em curvas e nem em altas velocidades.


a duvida que disseram acim foi em relação ai isso:
é o seguinte um amigo meu mi mostrow 4 amortecedores e disse que eles funcionam como a susp a ar não usa bolsa mas o foda k tem ki fazer um puta trampo pra instalá.... vo tira foto pra vcs verem.....
esse cara ai disse que o amigo tem AMORTECEDORES que funcionam como suspensão a ar


Falando nisso será que não seriam aquelas suspensões de low rider, que usam baterias e tal???
ENTAUM ELE FALO KI COMPROW JA TEM UNS 2 ANOS .. E TAUM NOVINHA POW ELE USOW NO OPALA DELE TIROW....E GUARDOW...EU NUM ESKECI NAUM VO TIRA AS FOTOS ESSE FDS KI VI ENCONTRA COM ELE.. E MOSTRO A VCS PRA VER O KOLÉ DISSO...


ABRASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Avatar do usuário
Helisson Araujo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 479
Registrado em: 26 Abr 2007, 01:15
Carro:
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagem por Helisson Araujo »

Essa ai é a de pistão hidraulico, tem uns caras aqui de Guarulhos que fazem tbm chega a ser até mais barato que a de bolsa, e ela tem uma vantagem que se acabar o ar o carrro sobe pq continua com mola ... entaum o trabalho da suspensão (amortecedor) é encolher a mola pra baixar ... é um sistema meio diferente que eu não entendi alguams coisas mas vou ver se axo umas fotos mais ou menos e posto aqui !!!
Imagem
Imagem
FRED
Membro
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 25 Abr 2007, 10:10
Carro:
Localização: São Paulo/ZS

AEW JA PEGUEI AS FOTOS DOS AMORTECEDORES

Mensagem por FRED »

POW DESCULPA A DEMORA TAVA SEM CAMERA E MEU CELULÁ ESPLUDIU ..:( MAS CONSEGUI TIRA AS FOTO....
POW COMO FAÇO PRA POR FOTO AKI ?!?!?!?[/img]
Avatar do usuário
Rolemaum
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 15 Ago 2007, 14:00
Carro:
Localização: Santa Bárbara D´Oeste/SP

Mensagem por Rolemaum »

intaum mais si vc anda com as bolsas vazias elas num vaum pegar na roda e rasgar, ja ouvi falar muito sobro cara ki fiko andando no talo e furo as bolsas
VW Gol 92 CL1.6 CHT Branco (Valente até a biela voar)
GM Kadett 98 GLS 2.0 Prata (Aspiro forte de rua)
Ford Focus 2013 GL 1.6 Chumbo (rodas 20 e pregado no chão)
GM Astra GSI 2003 2.0 16V Prata (projeto em andamento)
Avatar do usuário
Rolemaum
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 329
Registrado em: 15 Ago 2007, 14:00
Carro:
Localização: Santa Bárbara D´Oeste/SP

Mensagem por Rolemaum »

aa sim esse sistema eu ja vii

é um pistaum k ifika na ponta do amortecedor

parece bom o sistema ki os cara inventaram
VW Gol 92 CL1.6 CHT Branco (Valente até a biela voar)
GM Kadett 98 GLS 2.0 Prata (Aspiro forte de rua)
Ford Focus 2013 GL 1.6 Chumbo (rodas 20 e pregado no chão)
GM Astra GSI 2003 2.0 16V Prata (projeto em andamento)
GoatE
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 632
Registrado em: 31 Mai 2007, 14:10
Carro:
Localização: Curitiba/PR
Contato:

Mensagem por GoatE »

a velho.. sei lah... ou eu to ficando velho ou naum sei... mas não to curtinado taum suspensão a ar naum.. (mas c alguem kizer me dar uma no problem =D) sei lah.. gosto de rosca.. pneu/paralama... ou o paralame engulindo um pko o pneu mas nem tannnnnnto... te uns kra q bota ar q deusolivre.. vc soh ve metade do pneu..
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”