[DICA] Upgrade nos freios

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Almir Soares

Re: [DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Almir Soares »

No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
É que surgiu uma possibilidade de comprar um sistema ventilado do Gol GTI 1999 (PT), com freios a disco ventilado nas quatro.
Beleza, mano!
osmio
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por osmio »

Almir Soares escreveu:No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
É que surgiu uma possibilidade de comprar um sistema ventilado do Gol GTI 1999 (PT), com freios a disco ventilado nas quatro.
Beleza, mano!
É exatamente isso que quero saber Almir.
Muito se fala do sistema dianteiro, mas do 'tamborzão' traseiro, não se fala muito. :(

Quais as vantagens de se ter os discos na traseira também?
Que deve ser melhor, não discuto. Mas no que melhoraria?
Uma frenagem mais forte, evitaria por exemplo que o carro 'travasse'?

São só dúvidas mesmo ok?

At.
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por Bibes »

depois de quatro meses , finalmente resolvi trocar as pinças e disco ..ashsahas santa preguiça.!

então tá eu ia trocar o defletores mas os que eu peguei lá do santana eram iguaizinhos os meus ai nem mexi( seria por causa do ano?).. no mais deu tudo certo plug´n´play , mantive o cilindro mestre por enquanto.. agora to com outra duvida, nos traseiro eu mantenho os tambores originais ou o do santana é maior tbm,, alguem sabe me dizer? ou até uma adaptção de disco traseiro se alguem tiver uma receita.. tipo q gaste menos q um power brake!... abç!!
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 2.0

Mensagem por Léx 777 »

osmio escreveu:
Almir Soares escreveu:No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
Beleza, mano!
É exatamente isso que quero saber Almir.
Muito se fala do sistema dianteiro, mas do 'tamborzão' traseiro, não se fala muito. :(

Quais as vantagens de se ter os discos na traseira também?
Que deve ser melhor, não discuto. Mas no que melhoraria?
Uma frenagem mais forte, evitaria por exemplo que o carro 'travasse'?

São só dúvidas mesmo ok?

At.

eu fiz no dianteiro, mas no trazeiro é melhor falar com algum mecânico.
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Aews!!

Pessoalz fiz um Upzao no meu GTS , que agora esta com 138cv ( uhhuhu ) 2.0L , ai ja viu os freios ' convencionais ' dele nao seguram mais...

Vi que os do santana ventilados servem , e vi mas ateriormente que vc LEX 777 , colocou do gol G4 , seriam a mesma coisa , so me diz se os discos sao de 256 mm e as pinças ( a minha maior duvida sao as pinças )

Por acaso vcs tem a numerçao das pinças do Santana com estes discos 256mm , pois os Santanas mais antigos os discos sao = do GTI com 239 mm ...

Vlws!
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 2.0

Mensagem por Léx 777 »

mexell escreveu:Aews!!

Pessoalz fiz um Upzao no meu GTS , que agora esta com 138cv ( uhhuhu ) 2.0L , ai ja viu os freios ' convencionais ' dele nao seguram mais...

Vi que os do santana ventilados servem , e vi mas ateriormente que vc LEX 777 , colocou do gol G4 , seriam a mesma coisa , so me diz se os discos sao de 256 mm e as pinças ( a minha maior duvida sao as pinças )

Por acaso vcs tem a numerçao das pinças do Santana com estes discos 256mm , pois os Santanas mais antigos os discos sao = do GTI com 239 mm ...

Vlws!
Então eu não sei ao certo qual seria os diametros dela, mas não foge muito a dimensão da do santana. Mas não sei se vc viu que não tem como usar as pinças. Eu acredito que dá pra usar com os discos, pinças e espelho do santana. Entretanto eu to sem os espelhos desde o dia que troquei.

Bom se vc comprar a do G4 e descobrir um jeito de colocar os espelhos me avisa.
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Ow Lex

Voce sabe o numero das pinças (numero de fabrica ) P/a ver se acho por aqui? Creio que a maior dificuldade seria das pinças pois existem estes 2 modelos o de 239 e de 256 , e comprar o modelo errado nao seria nada bom neh :)

Qualquer coisa da uma luz aews!!
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por Bibes »

o meu eu troquei os disco e pinças pelo do santana 256mm até tinha pego o espelho mas q/do eu fui trocar percebi q era o mesmo tamanho.. aí nem mexi.. deixei o mesmo espelho.. ou será q tinha esse sistema de freio e os cara voltaram pro original e deixaram os espelhos????!!!
choi87
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por choi87 »

Alguem sabe se a pinça traseira do Tempra serve na ponta de eixo dos Golf 98?

Desculpem se ja tiverem perguntado, não li as 8 paginas do topico :P

Aparentemente é a mesma pinça, mas não tenho nenhuma ponta de eixo do Golf para testar...

E o cubo será que é no disco como no Golf, como vi os freio montados no tempra não pude ver os discos...
Imagem
Parati 1.6i
CHT POWER
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CHT POWER »

Galera,

Algumas sugestôes de quem já montou o UP na dianteira:

1) Comprem primeiro as PASTILHAS do Santana e levem o jogo novo quando forem ao desmanche pra comparar na pinça. Lembro que esse "sistema" de 256mm a pinça tem que ter escrito VARGA na carcaça. O código das pastilhas outro user passou em outro post, pra facilitar as coisas.

2) Aproveita e pega os "espelhos" de "brinde". (Se não quiser tirar ou cortar/adaptar o seu.)

3) Os "parafusos" mais resistentes que foi comentado antes (aço 12.6, SNME) são os que FIXAM A CARCAÇA DA PINÇA NO TELESCÓPIO DA SUSPENSÃO, pega junto no desmanche.(são um porre de encontrar nas revendas VW) Eles são mais longos que o do sistema original. A rosca é igual. Não use outro tipo pois na hora de freada podem quebrar MESMO.

4) O preço delas aqui no RJ gira em torno de R$80 a 100,00 Se pedirem R$150,00 tá puxado. Por isso, CHOOOOREM bastante na hora de fechar o preço. Em Ferro velho, evitem parar carro bonitinho, enceradinho na porta, vão mal vestidos, sujos, não demonstrem muito interesse no que estão procurando pois a ganancia cresce.

5) Sobre o diametro das rodas. Só cabe em Aro 14 pra cima e olhe lá. Não esqueça de que vai trocar o estepe.

6) Montado o sistema novo com discos e as pastilhas novas, DRENEM todo o fluido velho do sistema e coloque o DOT 5, façam a sangria mesmo que o mecânico diga que "não precisa". Se o cilindro mestre estiver em bom estado (evidentemente o restante todo idem), o pedal vai ficar normal, e a diferença da força Vc sentirá na primeira volta. Não troquei o meu, e não senti necessidade. Mas, se tiver ruim, coloque logo o da Kombi 82/...
O código é RCCD-0050.0 da varga. Para modelos COM servofreio. Plug and Play.
sebada
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por sebada »

Eu nao sei se voces sabem, mais se pode reformar as pincas do gol quadrado (as que as pastilhas parecem bananas) para colocar o disco de freio de 239 mm tambem mais ventilado. Eu fiz a 3 anos no meu quadrado :banana:
choi87
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por choi87 »

Dois amigos meus fizeram, só abriram um pouco o cavelete... ficou muito bom...
sebada escreveu:Eu nao sei se voces sabem, mais se pode reformar as pincas do gol quadrado (as que as pastilhas parecem bananas) para colocar o disco de freio de 239 mm tambem mais ventilado. Eu fiz a 3 anos no meu quadrado :banana:
Imagem
Parati 1.6i
tigsan
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por tigsan »

Bom dia a todos

Cheguei novo no pedaço e, gostaria de saber com respeito aos freios a disco traseiros, alguém tem alguma experiencia, ou conhece alguma adaptação?

Att
TIago
sidnois
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por sidnois »

comprei um par de pinças que utilizam as pastilhas "bananinhas" e abri o cavalete para colocar os discos ventilados sabado vai ser o dia da troca...kkkkkkkk depois posto umas fotos e falo como ficou o freio..

Ah comprei o par de pinças e hidrovacuo do santana com cilindro mestre por 30,00 reais ....kkkkkkkkkkkk
sidnois
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por sidnois »

Pessoal troquei hj as pinças, discos e pastilhas....o freio ficou BALA logo posto as fotos..kkk
binhodrummer
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por binhodrummer »

CHT POWER escreveu:Galera,

Algumas sugestôes de quem já montou o UP na dianteira:

1) Comprem primeiro as PASTILHAS do Santana e levem o jogo novo quando forem ao desmanche pra comparar na pinça. Lembro que esse "sistema" de 256mm a pinça tem que ter escrito VARGA na carcaça. O código das pastilhas outro user passou em outro post, pra facilitar as coisas.

2) Aproveita e pega os "espelhos" de "brinde". (Se não quiser tirar ou cortar/adaptar o seu.)

3) Os "parafusos" mais resistentes que foi comentado antes (aço 12.6, SNME) são os que FIXAM A CARCAÇA DA PINÇA NO TELESCÓPIO DA SUSPENSÃO, pega junto no desmanche.(são um porre de encontrar nas revendas VW) Eles são mais longos que o do sistema original. A rosca é igual. Não use outro tipo pois na hora de freada podem quebrar MESMO.

4) O preço delas aqui no RJ gira em torno de R$80 a 100,00 Se pedirem R$150,00 tá puxado. Por isso, CHOOOOREM bastante na hora de fechar o preço. Em Ferro velho, evitem parar carro bonitinho, enceradinho na porta, vão mal vestidos, sujos, não demonstrem muito interesse no que estão procurando pois a ganancia cresce.

5) Sobre o diametro das rodas. Só cabe em Aro 14 pra cima e olhe lá. Não esqueça de que vai trocar o estepe.

6) Montado o sistema novo com discos e as pastilhas novas, DRENEM todo o fluido velho do sistema e coloque o DOT 5, façam a sangria mesmo que o mecânico diga que "não precisa". Se o cilindro mestre estiver em bom estado (evidentemente o restante todo idem), o pedal vai ficar normal, e a diferença da força Vc sentirá na primeira volta. Não troquei o meu, e não senti necessidade. Mas, se tiver ruim, coloque logo o da Kombi 82/...
O código é RCCD-0050.0 da varga. Para modelos COM servofreio. Plug and Play.
existem dois sistemas ventilados de 256mm do santana: sitema varga (pastilha mais quadrada) e tevez (pastilha "rabo de peixe")...eu uso tevez e um amigo usa Varga...qq uma que pegar sera feliz!
CHT POWER
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CHT POWER »

choi87 escreveu:Alguem sabe se a pinça traseira do Tempra serve na ponta de eixo dos Golf 98?

Desculpem se ja tiverem perguntado, não li as 8 paginas do topico :P

Aparentemente é a mesma pinça, mas não tenho nenhuma ponta de eixo do Golf para testar...

E o cubo será que é no disco como no Golf, como vi os freio montados no tempra não pude ver os discos...

As traseiras do MAREA servem, 100%
mexell
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mexell »

Aews

Instalei o sistema VArga 256mm no meu GTS e posso dizer que melhorou muito as frenagens mas to com problema de barulho nas pastihas... elas tem aquelas orelhas (molas na parte de tras ) ja utilizei ate silicone de alta temperatura alguem tem alguma outra sugestao p/a retirar o barulho... vlws!
alexssantiago
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por alexssantiago »

ops
alexssantiago
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por alexssantiago »

ola amigos. comprei o servo freio (hidrovaco) de uma quantum 97,a ponta da haste e o comprimento e maior , e o suporte nao entre no servo freio da quantum, tem que corta adaptar ou os que vcs compraram e plug play sem adaptar?tira um e coloca o outro? o meu carro e uma parati quadrada 95 sistema de freio vargas
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”