[DICA] Upgrade nos freios
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Re: [DICA] Upgrade nos freios
No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
É que surgiu uma possibilidade de comprar um sistema ventilado do Gol GTI 1999 (PT), com freios a disco ventilado nas quatro.
Beleza, mano!
É que surgiu uma possibilidade de comprar um sistema ventilado do Gol GTI 1999 (PT), com freios a disco ventilado nas quatro.
Beleza, mano!
É exatamente isso que quero saber Almir.Almir Soares escreveu:No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
Beleza, mano!
Muito se fala do sistema dianteiro, mas do 'tamborzão' traseiro, não se fala muito.

Quais as vantagens de se ter os discos na traseira também?
Que deve ser melhor, não discuto. Mas no que melhoraria?
Uma frenagem mais forte, evitaria por exemplo que o carro 'travasse'?
São só dúvidas mesmo ok?
At.
- Bibes
- Membro - 1.6
- Carro:
- Contato:
depois de quatro meses , finalmente resolvi trocar as pinças e disco ..ashsahas santa preguiça.!
então tá eu ia trocar o defletores mas os que eu peguei lá do santana eram iguaizinhos os meus ai nem mexi( seria por causa do ano?).. no mais deu tudo certo plug´n´play , mantive o cilindro mestre por enquanto.. agora to com outra duvida, nos traseiro eu mantenho os tambores originais ou o do santana é maior tbm,, alguem sabe me dizer? ou até uma adaptção de disco traseiro se alguem tiver uma receita.. tipo q gaste menos q um power brake!... abç!!
então tá eu ia trocar o defletores mas os que eu peguei lá do santana eram iguaizinhos os meus ai nem mexi( seria por causa do ano?).. no mais deu tudo certo plug´n´play , mantive o cilindro mestre por enquanto.. agora to com outra duvida, nos traseiro eu mantenho os tambores originais ou o do santana é maior tbm,, alguem sabe me dizer? ou até uma adaptção de disco traseiro se alguem tiver uma receita.. tipo q gaste menos q um power brake!... abç!!
TOPICO NOVO PROJETO 86 [funilaria]
TOPICO EX - CL 1.9 90/91 Turbo [vendido]
CARAVAN 86 250S [na ativa]
-
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Cl 2.0
osmio escreveu:É exatamente isso que quero saber Almir.Almir Soares escreveu:No meu caso não há insuficiência do sistema traseiro. A idéia aqui é qualificar possíveis melhorias no sistema, de modo geral.
Beleza, mano!
Muito se fala do sistema dianteiro, mas do 'tamborzão' traseiro, não se fala muito.
Quais as vantagens de se ter os discos na traseira também?
Que deve ser melhor, não discuto. Mas no que melhoraria?
Uma frenagem mais forte, evitaria por exemplo que o carro 'travasse'?
São só dúvidas mesmo ok?
At.
eu fiz no dianteiro, mas no trazeiro é melhor falar com algum mecânico.
Aews!!
Pessoalz fiz um Upzao no meu GTS , que agora esta com 138cv ( uhhuhu ) 2.0L , ai ja viu os freios ' convencionais ' dele nao seguram mais...
Vi que os do santana ventilados servem , e vi mas ateriormente que vc LEX 777 , colocou do gol G4 , seriam a mesma coisa , so me diz se os discos sao de 256 mm e as pinças ( a minha maior duvida sao as pinças )
Por acaso vcs tem a numerçao das pinças do Santana com estes discos 256mm , pois os Santanas mais antigos os discos sao = do GTI com 239 mm ...
Vlws!
Pessoalz fiz um Upzao no meu GTS , que agora esta com 138cv ( uhhuhu ) 2.0L , ai ja viu os freios ' convencionais ' dele nao seguram mais...
Vi que os do santana ventilados servem , e vi mas ateriormente que vc LEX 777 , colocou do gol G4 , seriam a mesma coisa , so me diz se os discos sao de 256 mm e as pinças ( a minha maior duvida sao as pinças )
Por acaso vcs tem a numerçao das pinças do Santana com estes discos 256mm , pois os Santanas mais antigos os discos sao = do GTI com 239 mm ...
Vlws!
-
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Cl 2.0
Então eu não sei ao certo qual seria os diametros dela, mas não foge muito a dimensão da do santana. Mas não sei se vc viu que não tem como usar as pinças. Eu acredito que dá pra usar com os discos, pinças e espelho do santana. Entretanto eu to sem os espelhos desde o dia que troquei.mexell escreveu:Aews!!
Vlws!
Bom se vc comprar a do G4 e descobrir um jeito de colocar os espelhos me avisa.
Ow Lex
Voce sabe o numero das pinças (numero de fabrica ) P/a ver se acho por aqui? Creio que a maior dificuldade seria das pinças pois existem estes 2 modelos o de 239 e de 256 , e comprar o modelo errado nao seria nada bom neh
Qualquer coisa da uma luz aews!!
Voce sabe o numero das pinças (numero de fabrica ) P/a ver se acho por aqui? Creio que a maior dificuldade seria das pinças pois existem estes 2 modelos o de 239 e de 256 , e comprar o modelo errado nao seria nada bom neh

Qualquer coisa da uma luz aews!!
- Bibes
- Membro - 1.6
- Carro:
- Contato:
o meu eu troquei os disco e pinças pelo do santana 256mm até tinha pego o espelho mas q/do eu fui trocar percebi q era o mesmo tamanho.. aí nem mexi.. deixei o mesmo espelho.. ou será q tinha esse sistema de freio e os cara voltaram pro original e deixaram os espelhos????!!!
TOPICO NOVO PROJETO 86 [funilaria]
Alguem sabe se a pinça traseira do Tempra serve na ponta de eixo dos Golf 98?
Desculpem se ja tiverem perguntado, não li as 8 paginas do topico
Aparentemente é a mesma pinça, mas não tenho nenhuma ponta de eixo do Golf para testar...
E o cubo será que é no disco como no Golf, como vi os freio montados no tempra não pude ver os discos...

Aparentemente é a mesma pinça, mas não tenho nenhuma ponta de eixo do Golf para testar...
E o cubo será que é no disco como no Golf, como vi os freio montados no tempra não pude ver os discos...

Parati 1.6i
-
- Membro
- Carro:
Galera,
Algumas sugestôes de quem já montou o UP na dianteira:
1) Comprem primeiro as PASTILHAS do Santana e levem o jogo novo quando forem ao desmanche pra comparar na pinça. Lembro que esse "sistema" de 256mm a pinça tem que ter escrito VARGA na carcaça. O código das pastilhas outro user passou em outro post, pra facilitar as coisas.
2) Aproveita e pega os "espelhos" de "brinde". (Se não quiser tirar ou cortar/adaptar o seu.)
3) Os "parafusos" mais resistentes que foi comentado antes (aço 12.6, SNME) são os que FIXAM A CARCAÇA DA PINÇA NO TELESCÓPIO DA SUSPENSÃO, pega junto no desmanche.(são um porre de encontrar nas revendas VW) Eles são mais longos que o do sistema original. A rosca é igual. Não use outro tipo pois na hora de freada podem quebrar MESMO.
4) O preço delas aqui no RJ gira em torno de R$80 a 100,00 Se pedirem R$150,00 tá puxado. Por isso, CHOOOOREM bastante na hora de fechar o preço. Em Ferro velho, evitem parar carro bonitinho, enceradinho na porta, vão mal vestidos, sujos, não demonstrem muito interesse no que estão procurando pois a ganancia cresce.
5) Sobre o diametro das rodas. Só cabe em Aro 14 pra cima e olhe lá. Não esqueça de que vai trocar o estepe.
6) Montado o sistema novo com discos e as pastilhas novas, DRENEM todo o fluido velho do sistema e coloque o DOT 5, façam a sangria mesmo que o mecânico diga que "não precisa". Se o cilindro mestre estiver em bom estado (evidentemente o restante todo idem), o pedal vai ficar normal, e a diferença da força Vc sentirá na primeira volta. Não troquei o meu, e não senti necessidade. Mas, se tiver ruim, coloque logo o da Kombi 82/...
O código é RCCD-0050.0 da varga. Para modelos COM servofreio. Plug and Play.
1) Comprem primeiro as PASTILHAS do Santana e levem o jogo novo quando forem ao desmanche pra comparar na pinça. Lembro que esse "sistema" de 256mm a pinça tem que ter escrito VARGA na carcaça. O código das pastilhas outro user passou em outro post, pra facilitar as coisas.
2) Aproveita e pega os "espelhos" de "brinde". (Se não quiser tirar ou cortar/adaptar o seu.)
3) Os "parafusos" mais resistentes que foi comentado antes (aço 12.6, SNME) são os que FIXAM A CARCAÇA DA PINÇA NO TELESCÓPIO DA SUSPENSÃO, pega junto no desmanche.(são um porre de encontrar nas revendas VW) Eles são mais longos que o do sistema original. A rosca é igual. Não use outro tipo pois na hora de freada podem quebrar MESMO.
4) O preço delas aqui no RJ gira em torno de R$80 a 100,00 Se pedirem R$150,00 tá puxado. Por isso, CHOOOOREM bastante na hora de fechar o preço. Em Ferro velho, evitem parar carro bonitinho, enceradinho na porta, vão mal vestidos, sujos, não demonstrem muito interesse no que estão procurando pois a ganancia cresce.
5) Sobre o diametro das rodas. Só cabe em Aro 14 pra cima e olhe lá. Não esqueça de que vai trocar o estepe.
6) Montado o sistema novo com discos e as pastilhas novas, DRENEM todo o fluido velho do sistema e coloque o DOT 5, façam a sangria mesmo que o mecânico diga que "não precisa". Se o cilindro mestre estiver em bom estado (evidentemente o restante todo idem), o pedal vai ficar normal, e a diferença da força Vc sentirá na primeira volta. Não troquei o meu, e não senti necessidade. Mas, se tiver ruim, coloque logo o da Kombi 82/...
-
- Membro
- Carro:
Eu nao sei se voces sabem, mais se pode reformar as pincas do gol quadrado (as que as pastilhas parecem bananas) para colocar o disco de freio de 239 mm tambem mais ventilado. Eu fiz a 3 anos no meu quadrado 
Dois amigos meus fizeram, só abriram um pouco o cavelete... ficou muito bom...
sebada escreveu:Eu nao sei se voces sabem, mais se pode reformar as pincas do gol quadrado (as que as pastilhas parecem bananas) para colocar o disco de freio de 239 mm tambem mais ventilado. Eu fiz a 3 anos no meu quadrado

Parati 1.6i
Bom dia a todos
Cheguei novo no pedaço e, gostaria de saber com respeito aos freios a disco traseiros, alguém tem alguma experiencia, ou conhece alguma adaptação?
Att
TIago
Cheguei novo no pedaço e, gostaria de saber com respeito aos freios a disco traseiros, alguém tem alguma experiencia, ou conhece alguma adaptação?
Att
TIago
comprei um par de pinças que utilizam as pastilhas "bananinhas" e abri o cavalete para colocar os discos ventilados sabado vai ser o dia da troca...kkkkkkkk depois posto umas fotos e falo como ficou o freio..
Ah comprei o par de pinças e hidrovacuo do santana com cilindro mestre por 30,00 reais ....kkkkkkkkkkkk
Ah comprei o par de pinças e hidrovacuo do santana com cilindro mestre por 30,00 reais ....kkkkkkkkkkkk
Pessoal troquei hj as pinças, discos e pastilhas....o freio ficou BALA logo posto as fotos..kkk
-
- Membro - 2.0
- Carro:
existem dois sistemas ventilados de 256mm do santana: sitema varga (pastilha mais quadrada) e tevez (pastilha "rabo de peixe")...eu uso tevez e um amigo usa Varga...qq uma que pegar sera feliz!CHT POWER escreveu:Galera,
-
- Membro
- Carro:
choi87 escreveu:Alguem sabe se a pinça traseira do Tempra serve na ponta de eixo dos Golf 98?
As traseiras do MAREA servem, 100%
Aews
Instalei o sistema VArga 256mm no meu GTS e posso dizer que melhorou muito as frenagens mas to com problema de barulho nas pastihas... elas tem aquelas orelhas (molas na parte de tras ) ja utilizei ate silicone de alta temperatura alguem tem alguma outra sugestao p/a retirar o barulho... vlws!
Instalei o sistema VArga 256mm no meu GTS e posso dizer que melhorou muito as frenagens mas to com problema de barulho nas pastihas... elas tem aquelas orelhas (molas na parte de tras ) ja utilizei ate silicone de alta temperatura alguem tem alguma outra sugestao p/a retirar o barulho... vlws!
-
- Membro
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
ola amigos. comprei o servo freio (hidrovaco) de uma quantum 97,a ponta da haste e o comprimento e maior , e o suporte nao entre no servo freio da quantum, tem que corta adaptar ou os que vcs compraram e plug play sem adaptar?tira um e coloca o outro? o meu carro e uma parati quadrada 95 sistema de freio vargas