[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
tomaycana
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por tomaycana »

Guilherme Monteiro escreveu:tomaycana
CAI SIM CARA..
O MEU DE 49G 4X1 2E JA FAZ 4 ,5 KM / LITRO..
NAO EH BRINKEDO NAO AMIGO..
KKKK KER QUE ANDE.. PREPARE O BOLSO !!!!

vlw pela ajuda.... Mas esse consumo já é de carro turbo.... Ta é doido.... Claro que vai ficar shik, mas putz......
Abração!!!!!
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Parati GL 88
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Ah depende do Pé né .. o meu é 1.6 com 2E+4x1+49G e faz em media 6,5 andando de boa .. se vc anda chutado ai vai p 5 facil .. mas puxada só qndo vale a pena senao o consumo fica mto alto ..

Inda bem q o arco ta barato asdhuashdsaudhasu

Se fosse gasosa .. eu ia usar o goleta so d fds ashduashdusauhdas

c ta :bleh:

Abraço
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ramongol88 OPAA.. BAUM ??
INTAO LEMBRANDO KE O MEU EH ASPIRADO.. E 1.8 ...

INTAOO RELEVE A DIFERENÇA... 1.6 X 1.8 ...

aBRAÇOO !!!!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Guilherme Monteiro escreveu:ramongol88 OPAA.. BAUM ??
INTAO LEMBRANDO KE O MEU EH ASPIRADO.. E 1.8 ...

INTAOO RELEVE A DIFERENÇA... 1.6 X 1.8 ...

aBRAÇOO !!!!
É Pod ser sim .. mas 4,5 eu ainda acho mtooo .. mas se quer andar .. tem q ta ciente q o bixin vai beber mtoooo :drink:

mas fmz !!!

abraço
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Ae pra galera aki de osasco .. tem a Garage 55 q fica localizada na Av Julio de Mesquita nº 732

tel 11 3694-3661
cel 94144425
ID 84*10493

Falar com Serginho ...

Maluco manja e trampa mto bem e rapido eu recomendo .. fiz o meu lá .. garantia de tudo ... e tem um preço baum !!!

Qndo for lá fala que foi o ramon do gol marrom rs q indicou ele ja ta sabendo !!

Abraço
Rodrigoab
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Rodrigoab »

Ae pra galera aki de osasco .. tem a Garage 55 q fica localizada na Av Julio de Mesquita nº 732

tel 11 3694-3661
cel 94144425
ID 84*10493

Falar com Serginho ...
Aeee....valeu Ramon...to correndo atrás de peças ainda, mas logo logo vou fazer uma visita la pra ver como é o trabalho do Seginho.

Pow cade o Renato pra sanar algumas dúvidas? ta complicado hein rsrs

abçs
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Rodrigoab escreveu:

tel 11 3694-3661
cel 94144425
ID 84*10493

Falar com Serginho ...
Aeee....valeu Ramon...to correndo atrás de peças ainda, mas logo logo vou fazer uma visita la pra ver como é o trabalho do Seginho.

Pow cade o Renato pra sanar algumas dúvidas? ta complicado hein rsrs

abçs
Pode crer .. KD O RENATOOO :mestre:

Mas ae Rodrigo qndo ele entrar e ver a quantidade de tópicos ele vai sair fora ahsduashduashdusahd

Mas ae passa lá mano .. e vamo agitar o encontro aki em osasco mano .. juntar uma galerinha e ja eras !!

Abraço :y:
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por felipelipe »

ramom do gol marrom .. isso eh um trokadilho ??rsrs.. zuera !

eh esse ai que eh perto da prefeitura ??

e uma coisa..

o meu eh 1.8 mais rodando com pistao de gasosa e destaxado e faz 4,5 a 5 km/l ... se for pra eu coloka um comandao 288 + 4x1 + 3e + rebaxa cabecote e continua nessa media ... demoro ! rsrs..

ja to acustumado mesmo...kkkk

e ainda fiko no aguarde da resposta..

um 288 bebe muito a mais que um 272 ou 276 ??
e a lenta fika muitoo embaralhada ou coisa minima ??

abracos
!!L!p3 !!

*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
felipelipe
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por felipelipe »

caraca...
soh foi o tempo de eu ler 2 pag. de recados ...

respondi um deles e ja tinha 2 recados a mais...kk

o parato ta parecenu '' MSN " ...kkk

mais ai bora marca um encontro em osasco...
ali em frente ao super shopping tem um posto a pampa pra junta a galera..

ou entao ali na autonomista, perto do '' museu '' !!
!!L!p3 !!

*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

bilulpg escreveu: acho q ele na hora q entrar aki e ver esse monte de posts ele vai levar até um susto
CARAAAAAMBAA !!!
Esse tópico tá legal mesmo!! A galera trocando idéias e experiências !!
Obrigado pelos elogios! Só incorporei o espírito do clube! Sem a participação da galera o tópico não seria nada!

Vamos lá .., a medida que for vendo os posts anteriores eu vou respondendo .... Mas vão dizendo aí se o que eu falo procede! Como eu disse, não sou engenheiro nem mecânico !!! Sou MÉDICO ! Sou entusiasta dos quadrados e suas preparações, e tenho experiência de mais de 15 anos com aspirados e turbos, acertando e errando tb, porém aprendendo com os erros e tentando passar pra galera a sensação de cada estágio de preparação. Muitas das modificações dos meus motores eu fiz propositalmente aos poucos, pra ver a diferença que cada coisa faz e principalmente a diferença que cada coisa CASADA com a outra faz de melhor!
Editado pela última vez por Renato3377 em 28 Jul 2009, 20:02, em um total de 1 vez.
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Olha Felipe n conheço ninguem q anda com o 272 .. mas vo te falar o 288 embaralha mto .. e um broder tem um voyage com o 288 + 4x1 + 2E e faz 5 no alcool ... então bem regulado da isso mesmo .. eu ia colocar o 288 no meu mas ando mto com ele .. e fica complicado ... o meu ta com um JK só pense num barulho ashdusahdusahdusahdu

Mas Deixo essa parte ai pra quem intende mais e quem sabe tem esse comando .. mas com certeza logo mais terei ele tb hehehehe

E em relação ao mini encontro .. poderiamos mesmo fazer esse esquema né .. tipo um domingão morto .. juntamos uma galera .... no posto em frente ao super shopping acho meio pequeno nao ??

Bom tem o estacionamento do shopping novo UNIAO rs q é gigante .. so marcar um lugarzin fmz .. e bora p la v os goletas !!!

abraço :bleh:
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Opa óia ele ai !!!

Eita Renato vai ter trampo eim mano ashdaushduashdasuhdash

Vlw mesmo pelas dicas eim cara .. vc tem ajudado mto aki !!!

Abraço
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Rodrigoab escreveu: 276º para tucho hidraulico
Coletor 4x1: Ja tenho
Taxa de 13
Velas qual grau?
Bobina do gol mi: ja tenho
Polia (pra enquadrar o novo comando)
Pistões do gol 2.0 95
Bicos com mais vazão

Quanto aos pistões ouvi dizer q poderia usar uns Pistões mais cabeçudos como os do Monza, isso confere, alguém sabe dizer onde ficaria a taxa?
Eu coloquei esse comando de 276º na lista, mas na vdd mesmo eu gostaria de um 288º será q vai embaralhar demais (show), consigo ter uma lenta estável, e o consumo fica muito comprometido?
Fala Rodrigo!
Bem-vindo ao tópico!

Vc já começa com duas vantagens na preparação aspirada: Cilindradas e câmbio. Porém, uma pequena desvantagem: custo de acerto da injeção, para rodar com álcool + preparação, que deve ser acertada por pessoas especializadas. Lembro que vc pode ter um baita cabeçote, comando, etc, mas sem acerto adequado, pode ficar muito ruim ....

Quanto ao pistão a ser usado, sugiro usar o original equivalente para álcool. Ou seja, como vai ser sua primeira retífica, seus pistões standards 82,5 mm serão trocados pelos de 83 mm com respectivos anéis, só que para modelos a álcool. Automaticamente sua taxa já vai estar alta quando seu carro sair da retífica, PORÉM só deve ligá-lo quando estiver com os bicos injetores novos para álcool montados (com a vazão certa) e com ácool no tanque, lógico ... De preferência, tudo já deve estar montado no motor quando for fazer o acerto da programação da injeção: o comando e o 4x1. Com isso vai economizar futuras reprogramações ....

Outra opção: Mantenha a gasolina. Faça a sua retífica trocando os pistões pelos originais à gasolina na medida necessária (se for a 1a retífica, deverá ser o 83 mm), que a própria retífica vai saber qual. Peça para balancearem todo o conjunto. Se eles tiverem experiência com alívio de peso, PROCEDA! Inclusive do volante do motor. Tire apenas 0,5 mm do cabeçote, para aumentar um pouco a taxa, pois a taxa original já é alta para gasolina e não devemos correr risco de detonação. Com isso, não será necessário bicos novos e nem bomba de combustível nova (se rodar no álcool vai ter que trocá-la.

Um comando bem legal pro seu motor é da Samcams 274 com lobe de 109 e lift de 11,2 ou 11,4 mm, se não me engano. Peça pra Cida ( samcams@globo.com ) a tabela com os comandos para AP hidráulico e lá tem as especificações dele. O preço é 250 reais + frete. Essa marca nacional é de excelente custo/benefício. A vantagem do tucho hidráulico é que não precisa regular a folga de válvulas, porém não vai poder abusar de giros por muito tempo .... Como vc não quer embaralhar muito a lenta, esse comando embaralha só um pouco ...

Quanto às velas, use com apenas um grau térmico acima. Não precisa de mais ...

E vamos que vamos !!!
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ranjas escreveu:renato....ja q nao eh pra moer....me indicaram passar o motor pra 2.0 e falaram q eh capaz de ficar ate mais economico (pois faz menos esforço pra conseguir o msm desempenho) isso procede?

sei q carros mais novos....msm o golzin g3 o 1.6 acaba sendo mais economico q o 1.0 será q isso aconteceria com o meu motor passando pra 2.0?
Fala Ranjas !!
Como já responderam, depende do pé ... Se o motor 2.0 for zerado, ou muito bem retificado, pode ter uma boa relação desempenho/economia pro seu carro, que é bem leve. Se vc aumetar a taxa de compressão (sem abusos), fica ainda mais eficiente e econômico. Mas se vc se empolgar com o melhor torque e potência, prepare o bolso ....

Abraço!!
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

pietro escreveu: estou com um comando 296° lob de 113 levante de 12,7 overlap de 28°

eu não ligo que a lenta fique embaralhando eu uso o carro todos os dias(mais geralmente ando pouco por dia mais nos fds que ando mais )

queria saber de vc que devo fazer pra um acerto legal no meu carro eu quero torque puxada não final

estou com um carburados 2E
gicles 1° 145 2° 220
devo almentar ?
estou usando pistoes a alcool de 1mm (não sei a medida deles)

gostaria de saber qoue devo fazer ainda esta sem 4x1 mais devo colocar até o final do mes que vem
sera que só na regulagem concigo um carro legal sem presisar tirar o cabeçote fora do lugar e mandar pra retifica alguam coisa desse tipo
pois não quero tirar o cabeçote fora do lugar ...
queria saber se quando colocar o 4x1 devo colocar o escape até a onde
puxar ele o mais reto possivel e assim vai regulagem de carbirador e assim vai ...
até o meio até o final com 2 abafadores com um só ..

pois não quero tirar o cabeçote fora do lugar

parabens a todos que nos ajudam a esclarecer nossas duvidas de aspro
vlw galera abraços

Fala Pietro!
Comandinho bem alto para um 2E, cabeçote sem taxa e sem 4x1 !!!
Esse comando "pede" uma Weber 40, "solicita" um 4x1 e "suplica" um cabeçote trabalhado !! Eu gosto sempre de pensar em conjunto de modificações, pois uma peça depende da outra para render mais. Exemplo: Digamos que cada modificação isolada renda hipotéticos 5 cv. Teremos 5 do comando, 5 do cabeçote, 5 do carburador e 5 do 4x1. No final vc não terá 5+5+5+5 (20 cv), vc terá mais (25 a 30 cv) pois o conjunto trabalha casado. Não adianta ter as válvulas abertas por mais tempo se o carburador funciona como gargalo, limitando a quantidade de mistura que entra, e se a descarga limite a saída ...
Um ponto importante da sua receita: Vc não quer trabalhar o cabeçote. Como tb não queira troca o carburador ( ou quer???) sugiro colocar o 4x1 para aumentar a eficiência de saída e pensar em trocar o comando pra um menor, no máximo 276, que lhe dará mais torque (apesar de menor potência) para arrancadas e retomadas, melhorando o consumo e ainda deixando a lenta nervosinha ...

Tamos aí!!
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Renato uma duvida o consumo do 49G para o 288 aumenta mto ?? tipo com o 2e da p rodar de 288 ?? pq quero embaralhando sem rebaixar cabeçote e rodando num giro alto o q vc me diz ??? hehe

abraço
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: ASPRO!!!

[quote="rodrigo mallet palhares]
sobre as perguntas eu gostaria de um carro com bom torque e boa aceleração.
Gostaria de obter uns 25kg de torque e uns 150 cv
gostaria de gastar bastante mais aos poucos comprando e colocando as peças gradativamente!!!
vlw mano..[/quote]

Fala Rodrigo!!
Como vc quer bastante torque, o aumento da cilindrada é imprescindível. E vai ser a base pro resto das modificações. Sugiro juntar uma graninha inicial maior pro seu primeiro passo: Aumentar seu motor para pelo menos 2.0 + alívio de peso de bielas, virabrequim e volante do motor. Ao aumentar a cilindrada, sua parte de baixo (pistões, anéis, etc ...) já vão estar no esquema pro tranco do resto da preparação. Acho uma boa idéia e mais seguro como investimento começar assim. Se vc começar pelo cabeçote e comando, pode aumentar a chance de quebras da parte de baixo, além de não conseguir a mesma eficiência pela provável fadiga dos anéis, pistões, etc ... Já que está no RJ, converse com o Josiel!!

Boa sorte !!
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

felipelipe escreveu:
Renato3377 escreveu:Fala Felipe!

Abrindo o motor e deixando no esquema pro álcool com os pistões certos já vai ficar show!

Pra torque e lenta lisa use no máximo o 272 com lobe center acima de 110. Junto com o 4x1 e uma taxa leve do cabeçote (rebaixar 0,8 mm, por exemplo) vai ficar melhor usar a 3E. Com esse conjunto, seu carro vai ficar MUITO bom pro dia-a-dia!

Lembro que o acerto da carburação (regulagem com giclês certos), ponto de ignição e enquadramento do comando (com polia regulável) são essenciais e importantíssimos que sejam feitas por gente que entende!

Veja se na sua retífica eles fazem alívio de peso do volante do motor. Se não fizerem, é melhor e mais seguro pegar uma pronta da displatec, que tem inclusive participação aqui no fórum. Pra qualquer aspirado, o alívio de peso rotacional vale MUITO a pena!

Boa sorte!
AMIGAO..

COM ESSA CONFIGURACAO..
MESMO VC SENDO DO RJ...

QUANTO GASTARIA EM MEDIA DE PECA ??
E QUAL SERIA A MEDIA DE CONSUMO ??

E UMA COISA QUE ME INTRIGA MUITO ...
A MAO DE OBRA NUM GERAL...
PRA FAZE O MOTOR E TROCAR ESSAS PECAS EH TUDO UMA COISA SOH NAO EH ??
PQ PRA FAZE O MOTOR EH NECESSARIO JA TIRAR ESSAS PECAS NAO EH ???

ABRACOS
Fala Felipe!!

Para abrir motor e retificar com troca de pistões, depende de onde vc vai fazer. É difícil fazer estimativa ... Na própria retífica eles podem rebaixar o cabeçote, aproveitando o motor aberto ...
Um comando nacional com bom custo/benefício da samcams sai a 250 + frete.
Um bom coletor 4x1 sai uns 350 + frete, fora a descarga até o final, talvez + 350 reais ...
O consumo vai proporcional ao pé, mas dificilmente vai conseguir que seja mais econômico. Espere uma piora de uns 10% ou mais dependendo da regulagem ...

Tamos aí!!
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

bilulpg escreveu: Vamos a apresentação do meu carro

Voyage GL 1.6 AP 89 gasolina com taxa original.

Ups realizados no meu carango:

- Bobina MI
- Carburador 2E
- rodando no alcool, mas ponto entre 22 e 24º (destaxado).

O q ainda mantive no meu carro
- Velas originais de grau 5
- Cabeçote ainda original sem taxar
- Pistões ainda original

O q eu pretendo fazer, e quais serão as sequencias de Up grades?

A galera experiente aki deste tópico é quem vão dizer, se vai ser já trocar os pistões, 4x1, 49G (266º) ou 272º, vcs é q vão dizer.

Lembrando mais uma vez q uso o carro no dia a dia, então não posso prejudicar o consumo.

Resumindo, procuro a melhor potência, o menor consumo e o melhor rendimento, não quero carro para rotações altas, quero um motor com torque para aproveitar a potência e n precisar pisar mto, economizando combustível.

Bom essa é para vc Renato e para toda a galera desse ShOW de Forum dos nossos Quadrados....

Abração para todos.
Fala Bilulpg!!!

Entendendo o que vc quer e o que vc tem, essas são minhas sugestões:

1- Seu motor a gasolina rodando com álcool, sem a taxa certa, perde energia mesmo com o ponto alto. Se vc colocar os pistões álcool certos, com novos anéis e o resto que normalmente é trocado na retífica, já vai ganhar MUITO em desempenho e economia de combustível.
2- Durante a retífica, retire cerca de 0,8 mm do cabeçote (sei que tem gente que tira mais, mas penso em durabilidade e menor chance de detonações). O aumento da taxa melhora torque, potência e consumo de comb tb. Se puder associar o aumento da taxa com trabalho de dutos, equalização de câmaras, ângulos de válvulas, MELHOR ainda, pois vai aumentar a eficiência volumétrica do motor dando força, sem aumento significativo no consumo.
3- Com relação ao comando: Se não fizer o trabalho de cabeçote (exceto a taxa), mantenha o original para beneficiar o consumo. Se vc fizer o trabalho do cabeçote, ele vai pedir no mínimo um 049G, que vai casar bem com seu motor, pois não adianta ter o cabeçote com fluxo todo otimizado se o comando não permitir uma entrada e saída prolongadas para aproveitar o maior fluxo ...
Como já disse em post anteriores, se puder investir em volante aliviado do motor, vale muito a pena nos aspirados! A displatec vende por 450 reais, se não me engano .... existem outras marcas tb.

Abraço !!!
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

felipelipe escreveu:*********

UMA GRANDE DUVIDA MINHA QUE ME SURGIU ...

POIS EU TO PENSANDO AKI COM MEUS BOTOES..
UM COMANDO 272 OU 276 ELE PODE FICAR COM UMA MARCHA LENTA BEM LISA ... E COM O 288 EMBARALHA BASTANTE !!

MAIS EM RELACAO AO CONSUMO, O CARRO EMBARALHANDO O CONSUMO AUMENTA MUITO EM RELACAO AO 272 ??

O CAMBIO PODE PERMANECER O MESMO ( ORIGINAL 1.8 ?? ))

E EM RELACAO AO TORQUE E VELO. FINAL, FIKA BOM ?

ABRACOS
Fala Felipe !!!

Com relação aos comandos: Quanto maior a duração, na grande maioria das vezes, pior vai ser o torque e ele virá em rotações cada vez mais elevadas... Tb pior vai ser a lenta, que tb piora o consumo ... Esses comandos altos, > 276 já pedem um carburador maior, descarga mais livre, maior taxa de compressão e câmbio mais curto ...

Se for manter o câmbio original, quiser uma lenta QUASE regular, com potência, sem perda significativa de torque ou piora significativa do consumo, sugiro um comando no máximo 272 com lobe center em torno de 110.

Boa sorte !!!
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”