Superaquecimento
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
Superaquecimento
Olá pessoall,
Bom to com um problema no golzinho aqui de casa... de uns tempos pra cá o painel dele tem acusado superaquecimento, principalmente na estrada e somente quando o motor é exigido(reta pisando fundo, ou subida forte). O ponteiro chega até nos 3/4 quando arma a ventoinha... Ele nunca passou desse ponto.
Bom depois que começou este problema, já rodamos 23 mil km com o carro e tudo continua como antes... Não passa álcool pro cárter, não passa água pro cartér e não some água do radiador(só é preciso completar de vez em quando, mas pouco). Ou seja tá rodando normal...
Bom depois que isto começou, trocamos a bomba d'água, válvula termostática e o radiador. Melhorou mas não resolveu... Trocamos então a cebolinha do radiador por uma de menor temperatura( 86º~76º, contra 92º~87º da original. A primeira temperatura é de quando ela liga e a segunda quando desliga). Melhorou mais mas o problmea persiste... falta ainda ver o marcador de temperatura e o cabeçote/junta. Mas antes de mexer no cabeçote, ouvi dizer que as valvulas desreguladas poderiam ocasionar isso... Se isto for verdade vou regulá-las e ver se resolve o problema.
Antes de mais nada mais um detalhe... o escape está melado de óleo, mas o motor não fuma e o nível da cárter não abaixa... O máximo que coloquei foi 700ml de óleo num intervalo de 6 mil km... Estou desconfiado de ser os retentores de válvulas, ou será que as válvulas estando desreguladas causariam este problema também???
Será que é melhor tirar o cabeçote e já mandar retificar ou só fazer a regulagem e ver o resultado?
Mais detalhes, com o carro parado não superaquece, pode ser em marcha lenta ou acelerando. Na estrada depois que aciona a ventoinha, se não tiver uma descida a mesma continua ligada até que pare ou chegue uma descida.
Dados do carro: Gol 90, motor CHT 1.6 a álcool, com 115.000 km aparentemente originais.
Grato.
Bom to com um problema no golzinho aqui de casa... de uns tempos pra cá o painel dele tem acusado superaquecimento, principalmente na estrada e somente quando o motor é exigido(reta pisando fundo, ou subida forte). O ponteiro chega até nos 3/4 quando arma a ventoinha... Ele nunca passou desse ponto.
Bom depois que começou este problema, já rodamos 23 mil km com o carro e tudo continua como antes... Não passa álcool pro cárter, não passa água pro cartér e não some água do radiador(só é preciso completar de vez em quando, mas pouco). Ou seja tá rodando normal...
Bom depois que isto começou, trocamos a bomba d'água, válvula termostática e o radiador. Melhorou mas não resolveu... Trocamos então a cebolinha do radiador por uma de menor temperatura( 86º~76º, contra 92º~87º da original. A primeira temperatura é de quando ela liga e a segunda quando desliga). Melhorou mais mas o problmea persiste... falta ainda ver o marcador de temperatura e o cabeçote/junta. Mas antes de mexer no cabeçote, ouvi dizer que as valvulas desreguladas poderiam ocasionar isso... Se isto for verdade vou regulá-las e ver se resolve o problema.
Antes de mais nada mais um detalhe... o escape está melado de óleo, mas o motor não fuma e o nível da cárter não abaixa... O máximo que coloquei foi 700ml de óleo num intervalo de 6 mil km... Estou desconfiado de ser os retentores de válvulas, ou será que as válvulas estando desreguladas causariam este problema também???
Será que é melhor tirar o cabeçote e já mandar retificar ou só fazer a regulagem e ver o resultado?
Mais detalhes, com o carro parado não superaquece, pode ser em marcha lenta ou acelerando. Na estrada depois que aciona a ventoinha, se não tiver uma descida a mesma continua ligada até que pare ou chegue uma descida.
Dados do carro: Gol 90, motor CHT 1.6 a álcool, com 115.000 km aparentemente originais.
Grato.
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
-
- Membro - 2.0
- Mensagens: 1985
- Registrado em: 04 Jul 2008, 14:06
- Carro:
- Localização: Rio de Janeiro / RJ
- Rafael Bellato
- Membro - 1.6
- Mensagens: 624
- Registrado em: 20 Nov 2007, 06:18
- Carro:
- Localização: São Manuel - SP
- Contato:
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 489
- Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
- Carro:
- Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
- Contato:
cara volta a cebolinha da temperatura e troca o marcador de temp. q ele tá zuado o meu deo o mesmo problema !! o me plugou outro "termometro" e deu normal fui numa loja q mexe com painel e mandei arrumar o cara falou q era só regulagem em 1:30 ele regulou e montou tudo denovo e não deu mais problema
Agora o oleo no escap leva no mec pra ele ver isso ai q não é normal não
Agora o oleo no escap leva no mec pra ele ver isso ai q não é normal não
Bom vamos lá...
essa semana o carro começou a grilar em baixa... ou seja preciso conferir o ponto ou trocar de posto. Bom depois disso a temperatura abaixo bem... só chega nos 3/4 com subida muito forte e o carro carregado. Sem isso mal passa do meio...
Diante disso acho que o cabeçote pode ser dispensado por enquanto. Vou mandar regular as válvulas dele, conferir o ponto, trocar a tampa da bomba d'água(aquela na frente do motor, não a do reservatório) e trocar o sensor de temperatura. Depois disso se ficar beleze, troco o cebolão pelo original. Se contiunar ruim aí é mandar mexer no cabeçote :facada: !!
Valeu pessoal, vamos ver se resolve!!!
essa semana o carro começou a grilar em baixa... ou seja preciso conferir o ponto ou trocar de posto. Bom depois disso a temperatura abaixo bem... só chega nos 3/4 com subida muito forte e o carro carregado. Sem isso mal passa do meio...
Diante disso acho que o cabeçote pode ser dispensado por enquanto. Vou mandar regular as válvulas dele, conferir o ponto, trocar a tampa da bomba d'água(aquela na frente do motor, não a do reservatório) e trocar o sensor de temperatura. Depois disso se ficar beleze, troco o cebolão pelo original. Se contiunar ruim aí é mandar mexer no cabeçote :facada: !!
Como disse devo trocar o sensor de temperatura. Água do radiador perde, mas muito pouco. Um compo(cerca de 200ml~250ml) a cada 2~3 semanas. Água e óleo não tão misturando.Marc escreveu:Já experimentou "calibrar" o painel de instrumentos ( medidor da temperatura ) ??
Tá tendo perda de água do radiador ??
Tá misturando água no óleo do motor ??
Se trocar o sensor da temperatura será que precisa regular o painel??? Não quero desmontar ele ,já que é uma boa mão de obra e o risco de caca é grande...Rogério escreveu:cara volta a cebolinha da temperatura e troca o marcador de temp. q ele tá zuado o meu deo o mesmo problema !! o me plugou outro "termometro" e deu normal fui numa loja q mexe com painel e mandei arrumar o cara falou q era só regulagem em 1:30 ele regulou e montou tudo denovo e não deu mais problema
Agora o oleo no escap leva no mec pra ele ver isso ai q não é normal não
Valeu pessoal, vamos ver se resolve!!!
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Mas o seu acusa aquecimento quando o carro parado??? Ou só em movimento. O estranho do meu, que com o carro parado ele não acusa superaquecimento, mesmo acelerando muito. Já andando, princiapalmente na estrada, ele acusa...Rogério escreveu:cara volta a cebolinha da temperatura e troca o marcador de temp. q ele tá zuado o meu deo o mesmo problema !! o me plugou outro "termometro" e deu normal fui numa loja q mexe com painel e mandei arrumar o cara falou q era só regulagem em 1:30 ele regulou e montou tudo denovo e não deu mais problema
Agora o oleo no escap leva no mec pra ele ver isso ai q não é normal não
[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 489
- Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
- Carro:
- Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
- Contato:
cara eu percebi o problema com ele andando pq a ventoinha ligava com o ponteiro de temp muito alto mas na oficina o mec testou parado mas como a cebolinha tava plugada no termometro dele o ponteiro do painel tava desplugado, a ventoinha ligou na temp normal de funcionamento !!! ai mandei arrumar o painel e agora quando ela passa um pouquinho do meio a ventoinha já liga !!!
-
- Membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
- Carro:
- Localização: Sales, São Paulo
Galera, não sei se porque onde moro é muito calor, o ponteiro da temperatura trabalha somente pra frente do meio, as vezes chega quase na marca final, mas não chega a ponto de acender a luz, esta luz está funcionando porque uma vez escapou um fio que conecta a ventoinha e ela acendeu, o carro liga a ventoinha normalmente assim que o ponteiro passa do meio.
Será que tá normal isso?
Será que tá normal isso?
- Marcus Ap 1.8
- Membro
- Mensagens: 249
- Registrado em: 30 Mai 2008, 18:07
- Carro:
- Localização: Canoas/RS
- Denis Weckerle
- Membro
- Mensagens: 146
- Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
- Carro:
- Localização: Blumenau
se lah pessoal......superaqecimento acho q eh so qando chega no vermelho...1.6 pra cima eh normal trabalhar cm motor qente e ligando a ventoinha bastante.....qando peguei meu gol pensei q era anormal, pois eu tinha um uno 1.3...e raramente ligava ventoinha, e meu gol eh dereto....ai mecanico falou pra mim ficar sussi....pq eh um motor maior e q costuma trabalhar mais quente....tenqe ver os a alcool....qando eu tinha meu gti era animal....parado, andando ligava muito a ventoinha
-
- Membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
- Carro:
- Localização: Sales, São Paulo
O meu arma certinho logo que passa do meio, mas tem vezes que o ponteiro sobe muito, fico com medo, mas nunca chegou na marca final.
Um mecânico me disse que é porque esses motores tem pouca água, ou seja uma capacidade pequena de água pra refrigeração, tipo, se são 5 litros, poderia ser 6 ou 7, e covenhamos nós, o radiador dos AP são do lado do carro, ficam meio escondidos, podem ver em outros carros mais modernos que o radiador fica bem no meio da grade.
O mesmo mecânico também me disse que troca sempre a "cebolinha" da temperatura, isso pra evitar que ocorra algum imprevisto, é um tipo de manutenção que não tinha pensado ainda.
Galera, e o uso de aditivos pra água do radiador, ajudam a arrefecer mesmo? Qual a melhor marca, isso pode ajudar bastante contra o superaquecimento.
Um mecânico me disse que é porque esses motores tem pouca água, ou seja uma capacidade pequena de água pra refrigeração, tipo, se são 5 litros, poderia ser 6 ou 7, e covenhamos nós, o radiador dos AP são do lado do carro, ficam meio escondidos, podem ver em outros carros mais modernos que o radiador fica bem no meio da grade.
O mesmo mecânico também me disse que troca sempre a "cebolinha" da temperatura, isso pra evitar que ocorra algum imprevisto, é um tipo de manutenção que não tinha pensado ainda.
Galera, e o uso de aditivos pra água do radiador, ajudam a arrefecer mesmo? Qual a melhor marca, isso pode ajudar bastante contra o superaquecimento.
- Denis Weckerle
- Membro
- Mensagens: 146
- Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
- Carro:
- Localização: Blumenau
- Marcus Ap 1.8
- Membro
- Mensagens: 249
- Registrado em: 30 Mai 2008, 18:07
- Carro:
- Localização: Canoas/RS
moderadores, favor apagar, duplicidade.
Editado pela última vez por Tahoe em 08 Nov 2008, 13:42, em um total de 1 vez.
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Hoje troquei a tampa da bomba d' água e o sensor de temperatura. Realmente, passou do meio ele já arma, na cidade, sempre no mesmo ponto(antes mudava um pouco) Tá ligando direto. Agora vamos ver na estrada, que era onde tinha o maior problema.
Também regulei o ponto que estava adiantado. O carro agora está muito mais esperto nas saídas em baixa rotação e não grila mais...
[]'s
Também regulei o ponto que estava adiantado. O carro agora está muito mais esperto nas saídas em baixa rotação e não grila mais...
[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
-
- Membro
- Mensagens: 163
- Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
- Carro:
- Localização: Salvador/BA
Galera.. è o seguinte. Vcs estão esquecendo que muitos golzinhos ja estão rodando a muito tempo, e muito deles de forma indevida.. Tipo.. Muitos golzinhos rodaram ou ainda rodam sem aditivo porm uito tempo. O que acontece é o seguinte.. Com o tempo os furinhos que dãpo passagem da agua do cabeçote para o parte de baixo do bloco acabam intupindo, naturalmente.. Carros antigos.. Muito tempo rodando, muitas vezes sem aditivo.. O que pode ta contecendo tb é que como os alguns furinhos estão abstruidos, a agua demora mais pra circular, ou seja, passa mais tempo no cabeçote, o que leva a agua a aquecer mais do que deveria.. E quando se anda com regimes de aceleração ainda mais altas, isso fica notorio, pois a temperatura sobe mesmo.. Pra vcs terem uma ideia.. Carro na estrada, se estiver funcionando tudo direitinho, nem é pra acionar ventuinha.. A propria passagem do vento no radiador resfria tudo.. E bom a galera ai ficar prestando atenção pra não ser surpreendido com aquecimento do carro.. Tow falando isso com base no que vi no meu, pois meu carro aqueceu, precisei tirar o cabeçote e quando fui ve os furos em sua maior parte estavam obstruidos.. Ficar de olho.. O ideal da temperatura é não passar do meio emsituação alguma.. se tudo estiver funcionando como deve o ponteiro deve ficar sempre do meio pra baixo.. Abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
-
- Membro
- Mensagens: 139
- Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
- Carro:
- Localização: Sales, São Paulo
Pois então Nilmar, se é normal andar do meio pra baixo então o meu não está normal, pois sempre anda do meio pra cima, nada exagerado, mas também já ouvi dizerem que um pouco pra cima do meio também não é pra se preocupar, dizem que é normal, o meu carro é velho e desconheço o cuidado que o antigo dono tinha, mas assim que comprei fiz o motor dele, e adicionei aditivo orgânico e passados 3000km eu troquei o aditivo por outro tipo e marca (importante não misturar aditivos). Eu uso meu carro mais na estrada pois viajo todo final de semana, e sempre quando paro o carro no destino heheh! A ventoinha tá lá ligadona! pois o ponteiro está pra cima da marca do meio. Será que é porque o motor tá meio novão ainda? (6000km).
O importante também pra quem quer um sistema eficiente é usar um produto que limpa o sistema de arrefecimento tal como: http://comprar.todaoferta.uol.com.br/li ... SHOD0OFSWY
Você tira toda a água do radiador, coloca este produto, completa o restante com água, ligue o carro e deixe o motor funcionar por algum tempo, faça o trabalhar em rotaçãoes um pouco altas de vez enquando (na garagem de casa por exemplo) depois de alguns minutos esgote toda essa água com a solução e coloque o aditivo na proporção indicada, alguns aditivos são concentrados, outros não, mas estão devidamete especificados. Dependendo do tipo de produto que se usa pra fazer isso, pode se obter uma eficiente limpeza, e se as mangueiras do teu sistema estiverem ruins ou alguma parte com problema pode ocorrer o rompimento dos tais pois a ferrugem que antes esteva impregnada se solta e ocorre os vasamentos pois isso não se recomenda colocar esse produto e sair andando por ai.
Outra forma de limpar que foi como eu fiz no meu carro, é ligar uma mangueira diretamente no sitema de arrefecimento e desconectar a mangueira que vai lá embaixo no radiador e deixar até a água sair limpa.
O importante também pra quem quer um sistema eficiente é usar um produto que limpa o sistema de arrefecimento tal como: http://comprar.todaoferta.uol.com.br/li ... SHOD0OFSWY
Você tira toda a água do radiador, coloca este produto, completa o restante com água, ligue o carro e deixe o motor funcionar por algum tempo, faça o trabalhar em rotaçãoes um pouco altas de vez enquando (na garagem de casa por exemplo) depois de alguns minutos esgote toda essa água com a solução e coloque o aditivo na proporção indicada, alguns aditivos são concentrados, outros não, mas estão devidamete especificados. Dependendo do tipo de produto que se usa pra fazer isso, pode se obter uma eficiente limpeza, e se as mangueiras do teu sistema estiverem ruins ou alguma parte com problema pode ocorrer o rompimento dos tais pois a ferrugem que antes esteva impregnada se solta e ocorre os vasamentos pois isso não se recomenda colocar esse produto e sair andando por ai.
Outra forma de limpar que foi como eu fiz no meu carro, é ligar uma mangueira diretamente no sitema de arrefecimento e desconectar a mangueira que vai lá embaixo no radiador e deixar até a água sair limpa.