Regulagem de marcha lenta e mistura.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
Regulagem de marcha lenta e mistura.
Beleza galera?
É o seguinte, eu não sei vocês mas eu estou cansado de sair do mecânico e minha marcha lenta não estar do jeito que eu quero, então gostaria de saber se alguem aqui sabe exatamente como se deve proceder para regular a marcha lenta do gol.
Alguem sabe um metodo BOM para regular a marcha lenta? Eu sei que é um negocio que se pega com o tempo e apanhando um pouco mas Dividam o conhecimento e as manhas que vcs usam POR FAVOR HEHEHEHE!
VALEW MESMO!
É o seguinte, eu não sei vocês mas eu estou cansado de sair do mecânico e minha marcha lenta não estar do jeito que eu quero, então gostaria de saber se alguem aqui sabe exatamente como se deve proceder para regular a marcha lenta do gol.
Alguem sabe um metodo BOM para regular a marcha lenta? Eu sei que é um negocio que se pega com o tempo e apanhando um pouco mas Dividam o conhecimento e as manhas que vcs usam POR FAVOR HEHEHEHE!
VALEW MESMO!

Tem um amigo meu q sabe regular certinho...
Ele vai abrindo o gicle da lenta do carburador e quando o carro começa apagar ele vai fechando até da uma lenta estável, a hora que fica estável (porem geralmente muito baixa) ele regula pela lenta do acelerador que fica junto com o cabo do acelerador, deixando perto do 1000rpm...
Eu ainda não peguei o jeito ainda...
Ele vai abrindo o gicle da lenta do carburador e quando o carro começa apagar ele vai fechando até da uma lenta estável, a hora que fica estável (porem geralmente muito baixa) ele regula pela lenta do acelerador que fica junto com o cabo do acelerador, deixando perto do 1000rpm...
Eu ainda não peguei o jeito ainda...
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 582
- Registrado em: 27 Dez 2007, 10:50
- Carro:
- Localização: Santo André/SP
Olha Galera... existem varios fatores para se regular um carbura...
Se estiver falando de Weber, sei de alguns truques... que nao verdade nao sao truques.. e sim saber onde cada peça esta ...
O mais importante pra regulagem da marcha lenta é saber se o atenuador eletrico está funcionando

depois logo ao lado direito tem um parafuso dentro de um tubinho saliente do carburador... girando ele.. vai perceber que o carro vai acelerar ou desacelerar... pouca coisa.. mais o suficiente pra acertar o ponto da marcha lenta... o ideal é que vc acerte em um ponto onde o carro nao fique tremendo de tao baixa rotação... mais ou menos o que o nosso amigo falou... 1000 rpms mais ou menos...
Isso se a boia estiver blza, o filtro tbm, a bomba, e mais outros fatores...
Se estiver falando de Weber, sei de alguns truques... que nao verdade nao sao truques.. e sim saber onde cada peça esta ...
O mais importante pra regulagem da marcha lenta é saber se o atenuador eletrico está funcionando

depois logo ao lado direito tem um parafuso dentro de um tubinho saliente do carburador... girando ele.. vai perceber que o carro vai acelerar ou desacelerar... pouca coisa.. mais o suficiente pra acertar o ponto da marcha lenta... o ideal é que vc acerte em um ponto onde o carro nao fique tremendo de tao baixa rotação... mais ou menos o que o nosso amigo falou... 1000 rpms mais ou menos...
Isso se a boia estiver blza, o filtro tbm, a bomba, e mais outros fatores...

Coragem eu tenho... Só me falta dinheiro!!!
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
Pode não ser carburador e sim as juntas de admissão (do bloco do motor) que ressecaram, daí entra ar frio pelo bloco do motor. Gastei uma grana com "mechanicos" que diziam que era sujeira no carburador, regulagem etc... até que achei um velhinho que prepara carros p/ arrancada e me passou o macete. O gol ficou 100%...
- Denis Weckerle
- Membro
- Mensagens: 146
- Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
- Carro:
- Localização: Blumenau
- Filipe o Tosco
- Membro
- Mensagens: 142
- Registrado em: 27 Ago 2008, 23:14
- Carro:
- Localização: Fortaleza CE
Palma, Palma, não priemos cânico!
Tb fiquei de saco cheio de mandar mecânico regular o meu periodicamente. Ele cobrava 25 contos (e ainda dizia que esse preço era apenas pros "chapas"). Então resolvi estudar.
Pra se regular um carbo, incluindo as piores hipóteses, siga o segunte:
1) Verificar se o carbo está bem fixado ao coletor.
Ao retirar o carbo:
2) Verificar se todas as juntas do carbo estão em bom estado.
3) Verificar se o nível bóia está adequado. O nivel ideal, geralmente, está entre a meia-taça e 2/3 da taça.
Vc pode usar água para testar, mas enxugue bem depois. Encha a taça até o volume ideal. Com a ponta da língua, crie um pequeno vácuo no tubo por onde o combustível entra no carbo, de modo que este vácuo prenda a ponta da sua lingua ao tubo. Isto é a forma mais segura de se saber se a bóia está vedando ou não. A bóia deve vedar se a quantidade de combustivel for maior ou igual ao volume ideal. Se mesmo depois passar esse volume vc não for capaz de prender a língua assim, a bóia não está vedando e precisa ser regulada.
O nivel da bóia pode ser abaixado colocando arruelas na sua rosca. (A rosca da bóia
)
4) Acione o injetor rapidamente e verifique se o jato de combustível jorra coeso e com força. Caso contrário troque-o. Acione o injetor lentamente, verifique se o combustível começa a pingar imediatamente. Caso contrário, deve haver um problema na membrana ou no mecanismo.
(este item serve para as acelerações rápidas)
5) Como regra prática, para inicar a regulagem, os mecanicos fecham totalmente o parafuso de regulagem da marcha lenta e depois o abrem cerca de 8 voltas (pra gasolina, + tenho impressão q alcool tb são 8 voltas). Esta será a referencia. A partir daí é que se procura um equilíbrio entre a abertura de parafuso da marcha lenta e o parafuso da abertura borboleta de aceleração.
Como o amigo GEH falou, se vc tiver rpm, tente acertar uns 1000 na lenta. Se vc não tem, vai ter que regular no ouvidômetro mesmo. Fique a vontade pra testar e se familiarizar.
Detalhe! O regime de funcionamento do motor frio é um e quente é outro.
Se vc regular ele quente, provavelmente ele vai dar trabalho quando frio.
Por isso, os mecânicos preferem regular a frio.
6) Verifique o tempo de queima no distribuidor. Isso tb contribui muito. Muita gente gosta de adiantar o ponto de queima, pq isso melhora a resposta do carro em altas velocidades. Porém isto torna o funcionamento de motor mais instável quando frio.
Já q vc está com a mão na massa, pegue um pincel e um pouco do seu combustível e limpe o carbo por dentro e por fora, até sair toda sujeira e fuligem. Passe óleo nos eixos das borboletas e na mola de retorno do mecanismo de aceleração. (Tem gente q passa graxa na mola, não é bom, pq a graxa se enche de sujeira e acaba virando uma lama.
Ao recolocar o carbo, aperte seus parafusos de fixação aos poucos e alternadamente.
Axo q isso é tudo.
Tb fiquei de saco cheio de mandar mecânico regular o meu periodicamente. Ele cobrava 25 contos (e ainda dizia que esse preço era apenas pros "chapas"). Então resolvi estudar.
Pra se regular um carbo, incluindo as piores hipóteses, siga o segunte:
1) Verificar se o carbo está bem fixado ao coletor.
Ao retirar o carbo:
2) Verificar se todas as juntas do carbo estão em bom estado.
3) Verificar se o nível bóia está adequado. O nivel ideal, geralmente, está entre a meia-taça e 2/3 da taça.
Vc pode usar água para testar, mas enxugue bem depois. Encha a taça até o volume ideal. Com a ponta da língua, crie um pequeno vácuo no tubo por onde o combustível entra no carbo, de modo que este vácuo prenda a ponta da sua lingua ao tubo. Isto é a forma mais segura de se saber se a bóia está vedando ou não. A bóia deve vedar se a quantidade de combustivel for maior ou igual ao volume ideal. Se mesmo depois passar esse volume vc não for capaz de prender a língua assim, a bóia não está vedando e precisa ser regulada.
O nivel da bóia pode ser abaixado colocando arruelas na sua rosca. (A rosca da bóia

4) Acione o injetor rapidamente e verifique se o jato de combustível jorra coeso e com força. Caso contrário troque-o. Acione o injetor lentamente, verifique se o combustível começa a pingar imediatamente. Caso contrário, deve haver um problema na membrana ou no mecanismo.
(este item serve para as acelerações rápidas)
5) Como regra prática, para inicar a regulagem, os mecanicos fecham totalmente o parafuso de regulagem da marcha lenta e depois o abrem cerca de 8 voltas (pra gasolina, + tenho impressão q alcool tb são 8 voltas). Esta será a referencia. A partir daí é que se procura um equilíbrio entre a abertura de parafuso da marcha lenta e o parafuso da abertura borboleta de aceleração.
Como o amigo GEH falou, se vc tiver rpm, tente acertar uns 1000 na lenta. Se vc não tem, vai ter que regular no ouvidômetro mesmo. Fique a vontade pra testar e se familiarizar.
Detalhe! O regime de funcionamento do motor frio é um e quente é outro.
Se vc regular ele quente, provavelmente ele vai dar trabalho quando frio.
Por isso, os mecânicos preferem regular a frio.
6) Verifique o tempo de queima no distribuidor. Isso tb contribui muito. Muita gente gosta de adiantar o ponto de queima, pq isso melhora a resposta do carro em altas velocidades. Porém isto torna o funcionamento de motor mais instável quando frio.
Já q vc está com a mão na massa, pegue um pincel e um pouco do seu combustível e limpe o carbo por dentro e por fora, até sair toda sujeira e fuligem. Passe óleo nos eixos das borboletas e na mola de retorno do mecanismo de aceleração. (Tem gente q passa graxa na mola, não é bom, pq a graxa se enche de sujeira e acaba virando uma lama.
Ao recolocar o carbo, aperte seus parafusos de fixação aos poucos e alternadamente.
Axo q isso é tudo.
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93
Se a necessidade é a mãe da invenção, o pai é o Macgyver!
Se a necessidade é a mãe da invenção, o pai é o Macgyver!
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 439
- Registrado em: 17 Set 2007, 19:17
- Carro:
- Localização: São Paulo - Ipiranga
Filipe, excelente explicação. Parabéns.
Eu estava com o meu Weber 460 tudo desregulado, então eu li o seu post e fiquei um pouco empolgado, quando terminei de ler, minha mina me chamou para ir-mos no mercado e aproveitei pra passar no meu mecanico (preparador) e falei os sistomas do carro, entao na hora ele flw q era regulagem do carbura e talvez trocar o kit reparo. ia sair uns 80 conto pra ficar filé. Só que esse kit troquei a uns 3 meses.
Chegando em casa fui fazer as coisas que vc flw e fui testar... Brother, realmente o carro ficou muito bom mesmo, fora a economia.
Valeu
Eu estava com o meu Weber 460 tudo desregulado, então eu li o seu post e fiquei um pouco empolgado, quando terminei de ler, minha mina me chamou para ir-mos no mercado e aproveitei pra passar no meu mecanico (preparador) e falei os sistomas do carro, entao na hora ele flw q era regulagem do carbura e talvez trocar o kit reparo. ia sair uns 80 conto pra ficar filé. Só que esse kit troquei a uns 3 meses.
Chegando em casa fui fazer as coisas que vc flw e fui testar... Brother, realmente o carro ficou muito bom mesmo, fora a economia.
Valeu
- Filipe o Tosco
- Membro
- Mensagens: 142
- Registrado em: 27 Ago 2008, 23:14
- Carro:
- Localização: Fortaleza CE
-
- Membro
- Mensagens: 2
- Registrado em: 09 Nov 2008, 19:11
- Carro:
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
marcha lenta
meu amigo boa noite eu sou o charlington do rj eu tambem tenho quadrado por favor vc pode me ajudar? a minha marcha lenta está desconectada como faço a parte eletrica da marcha
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 489
- Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
- Carro:
- Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
- Contato:
ae pessoal mechanico q regula a lenta com ele friu é osso rsrsrsrs é ezatamente por isso q os carburados possuem afogador !!! se regula a lenta com o motor quente depois do 2 acionamento da ventuinha 900rpm é o original do gol 1,6 acool acho q tanto pro ap quanto pro cht Quando o minino der trabalho friu basta puxar um pouco o afogador e não forçar ele assim q atingir a temp ideal de funcionamento baixa o afogador !!! pronto goleta como saiu da fabrica !!! afogador não é só pra carro a alcool gente !!!
ps tem gom com afogador eletrico ai tem q ver se tá tudo ok nele !
ps tem gom com afogador eletrico ai tem q ver se tá tudo ok nele !
vamos lá, ja regulei tanto a lenta dos meus 2E e 3E que ja to fazendo isso de noite no escuro e com luva de box, de tão facil, e tão logo vcs vão ver que é facil tbm.
Feche o parafuso de mistura que tem atras dos 2E/3e que fica bem na base do bura virado pra bateria, enfia a cabeça lá que vcs vão ver.
Após fechar tudo, abra mais ou meno 1 volta e meia.
Após feito isso vá ate o parafasuso que tem na lateral direita do bura (olhando de frente) esta parafuso fica meio escondido abaixo da bombinha do desafogador, aperte este parafuso para o carro ficar bem acelerado mesmo.
ligue o carro e volte este ultimo parafuso ate o carro ficar mais ou menos em 1000 giros, feito isso vá novamente até o parafuso de mistura aquele da base do bura e vá abrindo ele ate que a acelereção se altere, provavelmente o carro vai ficar mais acelerado, volte ao parafuso da lateral e diminua novamente a rotação.
repita este procedimento ate o momento que ao abrir o parafuso da base do bura a rotação nao se altere mais, nem pra cima nem pra baixo, quando isso acontecer o ideal é voltar (fechar) um pouquinho de nada este parafuso, veja em qual rotação o carro se fixou e se necessario, no parafuso lateral, acerte para que o giro fique entre 950 e 1000 giros.
Pronto facil, vcs vão percebendo pelo barulho do motor que cada vez que vai se repetindo o passo acima o motor vai ficando mais redondo
Feche o parafuso de mistura que tem atras dos 2E/3e que fica bem na base do bura virado pra bateria, enfia a cabeça lá que vcs vão ver.
Após fechar tudo, abra mais ou meno 1 volta e meia.
Após feito isso vá ate o parafasuso que tem na lateral direita do bura (olhando de frente) esta parafuso fica meio escondido abaixo da bombinha do desafogador, aperte este parafuso para o carro ficar bem acelerado mesmo.
ligue o carro e volte este ultimo parafuso ate o carro ficar mais ou menos em 1000 giros, feito isso vá novamente até o parafuso de mistura aquele da base do bura e vá abrindo ele ate que a acelereção se altere, provavelmente o carro vai ficar mais acelerado, volte ao parafuso da lateral e diminua novamente a rotação.
repita este procedimento ate o momento que ao abrir o parafuso da base do bura a rotação nao se altere mais, nem pra cima nem pra baixo, quando isso acontecer o ideal é voltar (fechar) um pouquinho de nada este parafuso, veja em qual rotação o carro se fixou e se necessario, no parafuso lateral, acerte para que o giro fique entre 950 e 1000 giros.
Pronto facil, vcs vão percebendo pelo barulho do motor que cada vez que vai se repetindo o passo acima o motor vai ficando mais redondo
-
- Membro
- Mensagens: 2
- Registrado em: 27 Jan 2009, 09:12
- Carro:
- Localização: PIRACICABA - SP
- filipesava
- Membro - 1.6
- Mensagens: 563
- Registrado em: 09 Mar 2009, 13:50
- Carro:
- Localização: São Gabriel / RS
- henriquefly
- Membro
- Mensagens: 232
- Registrado em: 29 Jan 2009, 18:54
- Carro:
- Localização: São Paulo
-
- Membro
- Mensagens: 175
- Registrado em: 22 Out 2008, 20:49
- Carro:
- Localização: São Paulo
henriquefly escreveu:Pra gente que é mais leigo, vc´s poderiam por fotos ou pelo menos descrever onde ficam esses reguladores, marcha lenta, mistura, ar...
Tem um monte de parafuso no meu Webber 450 naum sei pra que eles server..... nem o nome deles...
Noossa é verdade,tem que rolar uma fotos msm...pelo menos eu vou lendo até vou entendendo mas na hr de fazer fodeu! É tanto parafuso que nem sei o que é do que!!!!
-
- Membro
- Mensagens: 1
- Registrado em: 06 Out 2009, 07:38
- Carro:
- Localização: Londrina