to pensando seriamente em biturbo!!!!!!
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- Haruzo
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to pensando seriamente em biturbo!!!!!!
eu queria saber como funciona a instalacao
e qual a sua finalidade tipo um abre primeiro e depois o outro abre oou os dois abrem junto??????
no japao é normal isso mais eu nunca vi debaixo do capo
sera q dah pra faze num golzinhu????
e qual a sua finalidade tipo um abre primeiro e depois o outro abre oou os dois abrem junto??????
no japao é normal isso mais eu nunca vi debaixo do capo
sera q dah pra faze num golzinhu????
Editado pela última vez por Haruzo em 18 Set 2008, 06:38, em um total de 1 vez.
existem 2 tipos de configuração de bi-turbos. em série e em paralelo.
o modo mais comum é em paralelo, onde duas turbinas trabalham lado a lado, alimentando um número igual de cilindros.
exemplos:
os bi-turbos são mais utilizados em motores com configuração em "V", pois cada "bancada" de cilindros tem sua admissão e seu escape, como neste V6:
neste V6, as duas turbinas são tocadas por 3 cilindros cada, mas se unem no coletor.
mas há também quem coloque 2 turbinas em motores em linha, como este BMW 6cc:
perceba que neste caso acima cada turbina é "empurrada" por 3 cilindros, e depois elas se unem logo antes do intercooler.
aqui no Brasil há configurações semelhantes nos motores GM 6cc em linha...
mas há também a configuração "uma turbina empurrando outra". é uma configuração muito mais complicada de se acertar, por isso não é muito usada.
clicando aqui vcs verão und malucos que tentaram, mas não conseguiram.
muitos carros gringos usam esta configuração, onde uma turbina pequena empurra uma turbina maior, diminuindo o turbo-lag.
clicando aqui vcs verão uma ótima explicação sobre esta configuração
se dá pra fazer no golzim!? teoricamente sim, pois ao invés de se colocar uma turbina grande pra alimentar os 4 cilindros, coloca-se 2 menores, cada uma alimentando 2 cilindros. ou então coloca-se uma meno empurrando outra maior, pra diminuir o LAG. mas pense num trabalho do cão q deve dar pra fazer qualquer uma das opções!
o modo mais comum é em paralelo, onde duas turbinas trabalham lado a lado, alimentando um número igual de cilindros.
exemplos:
os bi-turbos são mais utilizados em motores com configuração em "V", pois cada "bancada" de cilindros tem sua admissão e seu escape, como neste V6:
neste V6, as duas turbinas são tocadas por 3 cilindros cada, mas se unem no coletor.
mas há também quem coloque 2 turbinas em motores em linha, como este BMW 6cc:
perceba que neste caso acima cada turbina é "empurrada" por 3 cilindros, e depois elas se unem logo antes do intercooler.
aqui no Brasil há configurações semelhantes nos motores GM 6cc em linha...
mas há também a configuração "uma turbina empurrando outra". é uma configuração muito mais complicada de se acertar, por isso não é muito usada.
clicando aqui vcs verão und malucos que tentaram, mas não conseguiram.
muitos carros gringos usam esta configuração, onde uma turbina pequena empurra uma turbina maior, diminuindo o turbo-lag.
clicando aqui vcs verão uma ótima explicação sobre esta configuração
se dá pra fazer no golzim!? teoricamente sim, pois ao invés de se colocar uma turbina grande pra alimentar os 4 cilindros, coloca-se 2 menores, cada uma alimentando 2 cilindros. ou então coloca-se uma meno empurrando outra maior, pra diminuir o LAG. mas pense num trabalho do cão q deve dar pra fazer qualquer uma das opções!
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agora deu pra dah uma aliviada.......mais pra faze essa envenenada com certeza vai t q c tudo forjado...
e com interculer mais na pista esse """"
carros gringos usam esta configuração, onde uma turbina pequena empurra uma turbina maior, diminuindo o turbo-lag. """"
desenvolven legal ........naum é tipo esses monstros de 2 kilos de pressao q só um toque no acelerador ele ja faiz buracu no chao!!!!!!
a tocada aparentemente vai c mais suave.........e usando todo ou potencial do carro ou eu mi confundi????
e com interculer mais na pista esse """"
carros gringos usam esta configuração, onde uma turbina pequena empurra uma turbina maior, diminuindo o turbo-lag. """"
desenvolven legal ........naum é tipo esses monstros de 2 kilos de pressao q só um toque no acelerador ele ja faiz buracu no chao!!!!!!
a tocada aparentemente vai c mais suave.........e usando todo ou potencial do carro ou eu mi confundi????
essa configuração "em série" produz mais pressão, mas também demandam um motor muito mais resistente, totalmente forjado:
e sim, esse esquema também serve para suavizar o funcionamento do motor turbo, sem perder rendimento final.
abra os links que eu postei e dá uma lidinha. é bastante explicativo...
mas essa configuração é utilizada mais usualmente em carros DIESEL. mas em motores gigantescos, como o do Toyota SUPRA, que pedem uma turbina muito grande, também são usadas.link quatro rodas escreveu:Com as duas turbinas conseguimos atingir 26 bar de pressão, quando os turbocompressores normais alcançam de 17 a 19 bar", afirma Donatus Wichelhaus, engenheiro-chefe do OPC. "A potência aumenta proporcionalmente e, assim, ganhamos 62 cavalos em relação ao motor original." Mas não é tão simples. O motor precisou ser reforçado, pois a alta compressão nas câmaras de combustão (em torno de 180 bar) representa um desafio à vedação e resistência das peças. "Controlar as válvulas de passagem de gases, mais a mistura ar/combustível, foi um desafio bastante complexo para a eletrônica", afirma a BMW.
e sim, esse esquema também serve para suavizar o funcionamento do motor turbo, sem perder rendimento final.
abra os links que eu postei e dá uma lidinha. é bastante explicativo...
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Mister_k ......
agora eu espaireci vamos c dizer assim........
mais minha duvida ainda continua ,.......
fui num preparador e ele mi lanço um orcamento sem muito custo pra arrancada......
5500 com intercooler.........
to pensando em faze é mais ou menos isso q ele falo comigo....
kit turbo basico com caracol "grande" tanto quente qaunto frio naum lembro o tamanhu
comando 0,27 pra tuchu hidraulico naum sei c o meu é esse???
intercoller....
mais os carros "gringos" saum totalmente diferentes dos aps.......
um biturbo no ap com certesa vai muita grana mais assim como fica o desempenho???
ja andei em um biturbo gringo é totalmente diferente......dos "turbos convencionais"
e o esquema era aquele do vectra da opel
num skyline........a puxada éra doida mais num ap rola o mesmo tipo de puxada com no caso uma turbina pequena e outra media?????
a pressao naum vai ser tanta de "180 bar"
provavelmente esses turbocompressores normais alcançam de 17 a 19 bar"" saum GRANDES entaum o lag seria maior naum é?
mais ""Com as duas turbinas conseguimos atingir 26 bar de pressão
com um delay menor!!!! naum é isso?
naumdigo forçar tanto igual o vectra mais ...... o lag vai ser menor e a puxada seria como nos gringos como teoria???
agora eu espaireci vamos c dizer assim........
mais minha duvida ainda continua ,.......
fui num preparador e ele mi lanço um orcamento sem muito custo pra arrancada......
5500 com intercooler.........
to pensando em faze é mais ou menos isso q ele falo comigo....
kit turbo basico com caracol "grande" tanto quente qaunto frio naum lembro o tamanhu
comando 0,27 pra tuchu hidraulico naum sei c o meu é esse???
intercoller....
mais os carros "gringos" saum totalmente diferentes dos aps.......
um biturbo no ap com certesa vai muita grana mais assim como fica o desempenho???
ja andei em um biturbo gringo é totalmente diferente......dos "turbos convencionais"
e o esquema era aquele do vectra da opel
num skyline........a puxada éra doida mais num ap rola o mesmo tipo de puxada com no caso uma turbina pequena e outra media?????
a pressao naum vai ser tanta de "180 bar"
provavelmente esses turbocompressores normais alcançam de 17 a 19 bar"" saum GRANDES entaum o lag seria maior naum é?
mais ""Com as duas turbinas conseguimos atingir 26 bar de pressão
com um delay menor!!!! naum é isso?
naumdigo forçar tanto igual o vectra mais ...... o lag vai ser menor e a puxada seria como nos gringos como teoria???
o lag vai ser menor, ou seja, vc não vai sentir a turbina entrar...
o grande lance desse arranjo é ter um aumento de pressão sem aumentar o lag da turbina, que como sabemos qto maior for a turbina, mais tempo ela leva pra encher, maior é o LAG.
na gringolândia, os malucos usam motores muito grandes, 3.1 pra cima. muito difícil vc ver um 1.8 ou 2.0 com uma .90, por exemplo. creio eu q um 1.8 nem consegue encher uma dessas a 6000RPM. para motores grandes, turbinas grandes. e turbinas grandes trazem consigo lags enormes. aí vc põe uma turbina pra tocar outra turbina, e um sistema de desativar a menorzinha na hora q o motor estiver em plena potência. resolveu o problema!
e a puxada de um skyline com certeza vai ser diferente de um AP. tração traseira (ou até 4x4), mais largo, mais baixo, e com um motor que te entrega, pelo menos, uns 400Cv, coisa q um AP de rua dificilmente vai alcançar.
pra vc por um "caracol grande", não se esqueça q o motor vai precisar de girar lá na casa dos 8000RPM. um "comandinho" 0.27 não é suficiente não...
mas aí. isso tudo q te falo é teoria. falta muita prática pra mim. tenho contato com textos e relatos. talvez alguém q tenha mais prática no assunto possa te explicar melhor.
relaxa aí q vou dar mais uma vasculhada e volto aqui pra dar "satisfação"...
tô indo fazer uma prova na faculdade... :facada:
o grande lance desse arranjo é ter um aumento de pressão sem aumentar o lag da turbina, que como sabemos qto maior for a turbina, mais tempo ela leva pra encher, maior é o LAG.
na gringolândia, os malucos usam motores muito grandes, 3.1 pra cima. muito difícil vc ver um 1.8 ou 2.0 com uma .90, por exemplo. creio eu q um 1.8 nem consegue encher uma dessas a 6000RPM. para motores grandes, turbinas grandes. e turbinas grandes trazem consigo lags enormes. aí vc põe uma turbina pra tocar outra turbina, e um sistema de desativar a menorzinha na hora q o motor estiver em plena potência. resolveu o problema!
e a puxada de um skyline com certeza vai ser diferente de um AP. tração traseira (ou até 4x4), mais largo, mais baixo, e com um motor que te entrega, pelo menos, uns 400Cv, coisa q um AP de rua dificilmente vai alcançar.
pra vc por um "caracol grande", não se esqueça q o motor vai precisar de girar lá na casa dos 8000RPM. um "comandinho" 0.27 não é suficiente não...
mas aí. isso tudo q te falo é teoria. falta muita prática pra mim. tenho contato com textos e relatos. talvez alguém q tenha mais prática no assunto possa te explicar melhor.
relaxa aí q vou dar mais uma vasculhada e volto aqui pra dar "satisfação"...
tô indo fazer uma prova na faculdade... :facada:
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Excelente suas explicações Mister_K !
Apenas como complemento, o Mazda RX7 era biturbo de fábrica e uma turbina acionava antes da outra, justamente para evitar o turbolag.
E lembro que o antigo Golzin quadrado do Chico Loco da Equipe ChicoLoco era um AP biturbo.
[]´s
Apenas como complemento, o Mazda RX7 era biturbo de fábrica e uma turbina acionava antes da outra, justamente para evitar o turbolag.
E lembro que o antigo Golzin quadrado do Chico Loco da Equipe ChicoLoco era um AP biturbo.
[]´s
Eduardo Tai
Gol CL '87 5cil. 2.2 10V Turbo (Engineered by Audi Quattro)
Powered by Fueltech RacePRO-1Fi
Ford Taurus LX 95 V6 3.0 12V Police Interceptor P53
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- Haruzo
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ai mister_k e galera achei uns topicos q muita gente ja penso ou viajo como nos aki vai uns links pra todo mundo interreçado ou curioso "achu q a maioria" hehe
http://forum.streetsampa.com.br/viewtop ... c&start=75
http://www.xpeedclub.com.br/forum/viewt ... sc&start=0
http://www.dragsterbrasil.com/bau/proje ... iturbo.htm
http://forum.streetsampa.com.br/viewtop ... c&start=75
http://www.xpeedclub.com.br/forum/viewt ... sc&start=0
http://www.dragsterbrasil.com/bau/proje ... iturbo.htm
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No que já pude ler sobre preparação turbo e no meu conhecimento, acredito que motores em linha e de baixa cilindrada (mesmo AP2.0) sejam "fracos" para que cada 2 cilindros empurrem 1 turbina. Você teria de colocar 2 turbinas muitos pequenas senão teria um lag gigantesco e turbina pequena irá estrangular muito cedo. Talvez fosse o caso para motores grandes como GM4.1, porém hoje em dia existe uma gama tão variada de turbocompressores, inclusive de geometria variável, que em matéria de eficiência, acredito ser dispensável o uso de 2 turbinas, salvo casos de motores extremamente preparados....
Agora do ponto de vista estético, é lindo ver 2 turbininhas reluzindo dentro do cofre do motor... hehehehe....
Interessante era o sistema do Mazda RX7. Vou ver se acho alguma matéria a respeito e posto depois.
Haruzo, vc já esteve no Nihon ? Eu estive, há 10 anos atrás. Andei muito de GTR hehehehe....
[]´s
Agora do ponto de vista estético, é lindo ver 2 turbininhas reluzindo dentro do cofre do motor... hehehehe....
Interessante era o sistema do Mazda RX7. Vou ver se acho alguma matéria a respeito e posto depois.
Haruzo, vc já esteve no Nihon ? Eu estive, há 10 anos atrás. Andei muito de GTR hehehehe....
[]´s
Eduardo Tai
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o RX-7 possui um motor Wankel, de apenas 1300 cilindradas. a última versão, fabricada em 1999, chegava a impressionantes 280cv@6500RPM com sobrealimentação.
o sucessor dele, o RX-8, também tem só 1300cc, mas com 280cv@8500RPM. com uma turbina então...
imagina duas!!
é um conceito de motor bem diferente do que estamos acostumados. por isso, pode ter certeza q será um carro completamente diferente do comum, principalmente preparadão!
o sucessor dele, o RX-8, também tem só 1300cc, mas com 280cv@8500RPM. com uma turbina então...
imagina duas!!
é um conceito de motor bem diferente do que estamos acostumados. por isso, pode ter certeza q será um carro completamente diferente do comum, principalmente preparadão!
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Lembrando tbm q os rx's da mazda saum motores rotivos naum intendi direito mais bele.......vo acha uma foto e posto aki.....
intaum sobre o jp .....eu voltei em fevereiro pra tira habilitaçao....hehehehe
daqui uns meses achu q vo volta.....la eu tive chande de anda de chaser 100..
laurel....aro hehe e de zeto mais como vc comento a mecanica de la é muito top mesmo originebas heheheeheh
intaum sobre o jp .....eu voltei em fevereiro pra tira habilitaçao....hehehehe
daqui uns meses achu q vo volta.....la eu tive chande de anda de chaser 100..
laurel....aro hehe e de zeto mais como vc comento a mecanica de la é muito top mesmo originebas heheheeheh
Editado pela última vez por Haruzo em 09 Set 2008, 23:44, em um total de 1 vez.
o motor do RX7 era twin turbo(que é diferente de Biturbo), as turbinas funcionavam paralelas, cada uma enchendo um rotor, se não me engano
alias, o motor do RX7 é totalmente diferente do motor de qualquer outro carro no mundo, eles não usam pistóes nem bielas, nem valvulas e etc, usam 2 rotores triangulares de mais ou menos 600cc...
http://br.youtube.com/watch?v=CRC7G8vAm ... re=related
(off: cara, que inveja desse povo, todo mundo aki já foi pro japão, eu mataria um pra poder ir no japão dar um rolé de Skyline, Silvia, 180, FC3S, FD3S, AE86, Zeto, fazer uns drifts, andar a 320 por hora na Wangan em Tokyo.... mas só fico na vontade )
alias, o motor do RX7 é totalmente diferente do motor de qualquer outro carro no mundo, eles não usam pistóes nem bielas, nem valvulas e etc, usam 2 rotores triangulares de mais ou menos 600cc...
http://br.youtube.com/watch?v=CRC7G8vAm ... re=related
(off: cara, que inveja desse povo, todo mundo aki já foi pro japão, eu mataria um pra poder ir no japão dar um rolé de Skyline, Silvia, 180, FC3S, FD3S, AE86, Zeto, fazer uns drifts, andar a 320 por hora na Wangan em Tokyo.... mas só fico na vontade )
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ae galera to querendo faze locura .......................
como o eduardo_tai disse é lindo v duas turbininhas rodando dentro da baia do motor
to quase colocando como eu vo fica uns aninhus fora meu pai vai fica na responsa do carro
ai vo reforma inteirinhu
proximos projetos ...
[ ] vidro interisso
[ ] maçaneta do santana
[ ] biturbo funcinal (naum estetico)
[ ] tampa de gazoza igual parati!!
[ ] rodas 15 do vr6 amanha providencio.....
[ ] dah um tapa na funilaria geral....e um banhu de tinta
[ ] reforma todo interior....sem banco de passageiro traseiro......
[ ] instalacao de santantonio.....kkkkk
o motor tava pesnando dexa igual o do nosso amigo gti box......
20v ...achu q com biturbu ia casa legal.....fora outros equipamentos q vo traze de fora.....como turbo timer e outros dereivados
kkkkkkkkkkkk
vo pira no carro..........
como o eduardo_tai disse é lindo v duas turbininhas rodando dentro da baia do motor
to quase colocando como eu vo fica uns aninhus fora meu pai vai fica na responsa do carro
ai vo reforma inteirinhu
proximos projetos ...
[ ] vidro interisso
[ ] maçaneta do santana
[ ] biturbo funcinal (naum estetico)
[ ] tampa de gazoza igual parati!!
[ ] rodas 15 do vr6 amanha providencio.....
[ ] dah um tapa na funilaria geral....e um banhu de tinta
[ ] reforma todo interior....sem banco de passageiro traseiro......
[ ] instalacao de santantonio.....kkkkk
o motor tava pesnando dexa igual o do nosso amigo gti box......
20v ...achu q com biturbu ia casa legal.....fora outros equipamentos q vo traze de fora.....como turbo timer e outros dereivados
kkkkkkkkkkkk
vo pira no carro..........
-
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kkkkkkkkk esses caras são louco por uma velocidade..
este eh meu medo hehe.. de por um kit dps sempre querer aumentarr...
se sem kit to me matando na rodovia kkkkkkkkkkkkkkk 170 km em 4 imagina se vo de turbo ai me mato.. nossa...
kkkkkkk
eh isso ai galera.. parabenss pelos zelos de vcss com a nossa family quadrado,.. eh isso aii
abraço !
este eh meu medo hehe.. de por um kit dps sempre querer aumentarr...
se sem kit to me matando na rodovia kkkkkkkkkkkkkkk 170 km em 4 imagina se vo de turbo ai me mato.. nossa...
kkkkkkk
eh isso ai galera.. parabenss pelos zelos de vcss com a nossa family quadrado,.. eh isso aii
abraço !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Isso aih Haruzo!!! 20v na "cabeça"!!!!!! Hehehehehe!!Haruzo escreveu:ae galera to querendo faze locura .......................
como o eduardo_tai disse é lindo v duas turbininhas rodando dentro da baia do motor
to quase colocando como eu vo fica uns aninhus fora meu pai vai fica na responsa do carro
ai vo reforma inteirinhu
proximos projetos ...
[ ] vidro interisso
[ ] maçaneta do santana
[ ] biturbo funcinal (naum estetico)
[ ] tampa de gazoza igual parati!!
[ ] rodas 15 do vr6 amanha providencio.....
[ ] dah um tapa na funilaria geral....e um banhu de tinta
[ ] reforma todo interior....sem banco de passageiro traseiro......
[ ] instalacao de santantonio.....kkkkk
o motor tava pesnando dexa igual o do nosso amigo gti box......
20v ...achu q com biturbu ia casa legal.....fora outros equipamentos q vo traze de fora.....como turbo timer e outros dereivados
kkkkkkkkkkkk
vo pira no carro..........
Se precisar de alguma informação (que eu saiba.... hehehe) só perguntar mano!!!
Quanto ao biturbo, se for fazer, faça com uma pequena e uma grande em paralelo (tem umas manhas de valvula pra controlar) que deve ficar bruto. Nunca vi ninguém montar, mas tô curioso viu.... heheheh!!!
Abraço.