Preciso de idéia pra AP 1.6.

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Sandro
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Out 2007, 08:45
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Preciso de idéia pra AP 1.6.

Mensagem por Sandro »

Salve galera blz?

Eu vi alguns topicos de AP 1.6, mas nenhum saciou minha dúvida.

Comprei um golzinho 88 1.6 Alcool, e to querendo montar um turbo, mas assim, naum quero nenhum animal de pista nem de rua hehehe. Pego mto estrada, queria um carro q eu pudesse dar os meus 140 de boa, e quero tb um carro com torque bom, pois naum gosto de ficar atrás de gente lerda hehehe! E tb naum quero uma turbina q espirre aos 3000RPM até pra naum dar guela heheheh.
Ah e qual a diferença entre turbina normal e pulsativa?
E claro, custo mto elevado p/ o serviço?

Abrçs a todos!!!
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Bom você esta quase no mesmo barco que eu, não quero canhão de pista e nem de rua, mas quero alguma coisa legal, pra me divertir.

No meu farei o seguinte:

Carburador 2E
Comando 49G
Kit turbo pulsativo .50

Isso é o básico, como você disse que pega muita estrada acho que essa turbina no 1.6 vai ficar legal, meu carro é 1.6 também e dizem que vai começar a encher em 3mil giros, ou seja da pra andar legal abaixo disso sem chamar a atenção, caso queira alguma que demore mais pra encher e que empurre bastante de final, pode tentar uma turbina maior, .60 por exemplo, e vai demorar bem pra encher mas de final também vai ser canhão.


ME DIGAM CASO EU TENHA DITO BESTEIRAS...


sobre os gastos:

Kit Turbo Pulsativo - R$1490 - Turbo Anhanguera
Carburador 2E - R$250 - Usado
Comando 49G - de R$80 até R$150 - Usado
Relógios Pressão Óleo e Combustivel - R$200 - ODG
Contagiros 5'' - Apartir de R$380
Instalação e acerto do kit - Varia de R$300 pra cima
Embreagem de Cerâmica - R$390 - 980lbs
Bomba do GTI - R$390


Somando tudo: R$3370 - Coloquei R$500 de instalação e acerto pois é o que vou pagar aqui, e nesses valores ainda falta contar os freios, que ainda não sei o que vou fazer.....

Pressão 1,2kb no pé direto, vai da pra brincar um pouco, me disseram que provavelmente fica com uns 150cv, já ta bom...


Falow
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
renan gouveia
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Mai 2008, 21:31
Carro:
Localização: São Paulo

No meu vou fazer o seguinte...

Mensagem por renan gouveia »

Possuo o mesmo que vc.. gol 88 1.6 gl/ap...

Uma boa noticia, dizem que é um dos mais giradores.. pelos pistões, bielas essas paradas..serem mais curtas..e resistentes..isso causa mais pressão.. no bloco do motor...

Vou iniciar o meu sem turbo com os seguintes elementos..

1. Um comando de válvulas de 276
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 a 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.

Sugestões??
GOL 88/89 ....GL/AP 1.6 ALCOOL
Avatar do usuário
policiano
Membro
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 21 Nov 2007, 16:38
Carro:
Localização: Juiz de fora - MG

Mensagem por policiano »

tb tenho um gol 88 motor ap 1.6
Queimou a junta do cabeçote comigo sabado eheh, é foda, mas foi pq a ventoinha deu problema.. saiu nessa terça da oficina.
Coloquei nele o 2E com gigle aberto (comprei aqui no forum msm), tem cabo de vela 9mm, escap direto 2,5 polegadas... da 160 em retas pequenas... cheguei a 180km/h com o carburador mini progressivo, qquer dia vo testa com este 2E...
to louco pra turbinar tambem... mas vo andar com 0.6 de pressão pois rodo media de 400km por semana

abraço!
Avatar do usuário
SS - Fek
Membro
Membro
Mensagens: 61
Registrado em: 17 Mar 2008, 13:47
Carro:
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Re: Preciso de idéia pra AP 1.6.

Mensagem por SS - Fek »

Sandro escreveu:Salve galera blz?

Eu vi alguns topicos de AP 1.6, mas nenhum saciou minha dúvida.

Comprei um golzinho 88 1.6 Alcool, e to querendo montar um turbo, mas assim, naum quero nenhum animal de pista nem de rua hehehe. Pego mto estrada, queria um carro q eu pudesse dar os meus 140 de boa, e quero tb um carro com torque bom, pois naum gosto de ficar atrás de gente lerda hehehe! E tb naum quero uma turbina q espirre aos 3000RPM até pra naum dar guela heheheh.
Ah e qual a diferença entre turbina normal e pulsativa?
E claro, custo mto elevado p/ o serviço?

Abrçs a todos!!!
Bom dia galera...

Sandro, pelo que eu vi vc precisa de um carro que ande bem na estrada e não quebre correto?

Sendo um motor AP 1.6 eu te diria o seguinte:

Coloque um kit turbo Pulsativo mas com uma APL240.

Pq a apl 240? eu explico. Como essa turbina é um pouco menor que a .50 vc vai ter o que vc quer, espirrar a 3000 rpm +ou- e por ser um motor 1.6 vc vai ter uma velocidade final bem aproveitavel, sem estrangular a turbina e vai gastar menos no valor do kit pois a APL 240 é bem mais barata que a .50.

Coloque apenas uma embreagem de ceramica, bomba de GTi e faça o escapamento. na minha opinião como vc não quer e nem precisa de um motor forte eu nem colocaria um comando de valvulas melhor, ficaria com o original mesmo.

é só ter um carro bem acertadinho que vc vai ficar muito feliz com essa configuração.

Abraços....
Imagem
http://WWW.SSCOMPETICOES.COM.BR

COPA FUSCA 2008 - To quase lá ! ! !
Stcunha
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 17 Nov 2007, 18:48
Carro:
Localização: Brasília/DF

Re: No meu vou fazer o seguinte...

Mensagem por Stcunha »

renan gouveia escreveu:Possuo o mesmo que vc.. gol 88 1.6 gl/ap...

Uma boa noticia, dizem que é um dos mais giradores.. pelos pistões, bielas essas paradas..serem mais curtas..e resistentes..isso causa mais pressão.. no bloco do motor...

Vou iniciar o meu sem turbo com os seguintes elementos..

1. Um comando de válvulas de 276
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 a 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.

Sugestões??
Então,

Eu tenho um ap 1.6, mas meu gol é 86. Vou dizer o que tem no meu.

AP 1600 ÁLCOOL
2E MECÂNICO E FILTRO ESPORTIVO
4X1
ESCAPAMENTO 2" ATÉ O FINAL
CABEÇOTE TAXA 12,8
CABEÇOTE RETRABALHADO, 3 ÂNGULOS, VALV. 33 E 41
BOBINA DE MI
COMANDO 284
CÂMBIO PV (GTS)
EMBREAGEM DE CERÂMICA
CÁLCIO DO MOTOR RÍGIDO
VOLANTE DO MOTOR ALIVIADO

Deve ter mais coisas, mas não lembro agora. Falta umas velas mais frias e outras coisas a mais...

O carro anda bem em giro alto. No chute, acho que o carro deve ter uns 130cv (eu acho). Pq ele anda muito mais que o gti bola que eu tinha (122cv).

Faz 7km/l na estrada andando a 110km/h.

Nem se compara a carro turbo. Turbo anda mais e gasta menos se souber regular e andar.

Valeu.
Avatar do usuário
Rafael Diniz
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 737
Registrado em: 28 Dez 2007, 10:55
Carro:
Localização: Contagem-MG

Mensagem por Rafael Diniz »

vai ficar bala..com o comando 276

mais eu tbm tenho q mesma duvida..
qual a diferença pra turbina pulsativa pra outra normal??
Imagem

No primeiro "Parque dos Dinossauros" o Tiranossauro Rex não estava perseguindo o jipe. O GOL estava perseguindo o Tiranossauro. E o jipe.
GEH
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Jul 2008, 21:51
Carro:
Localização: Americana/SP

Mensagem por GEH »

Coletor de escape 4x1 eh pra aspirado galera....Turbo usa o 4x2 mesmo.

Abraços
Avatar do usuário
Rafael Bellato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 624
Registrado em: 20 Nov 2007, 06:18
Carro:
Localização: São Manuel - SP
Contato:

Mensagem por Rafael Bellato »

qual a diferença pra turbina pulsativa pra outra normal??

Turbina monofluxo ("normal") os gases do escape entram pela mesma entrada , enquanto na pulsativa tem 2 entradas (1º-4º e 2º-3ºcilindros).
Imagem
"Velocidade mata!!! Compre um FIAT e viva para sempre!"
Avatar do usuário
michel.balazs
Membro
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 09 Ago 2008, 00:28
Carro:
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por michel.balazs »

O que seria o volante do motor aliviado???
Gol GL 1.8AP 91/92 Prata - [VENDIDO]

http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... html#89341

Atual... Peugeot 206 1.4
Em breve Novo Golzinho Quadrado... (Dessa vez turbo...)
Guto 1.6 GL
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 06 Ago 2008, 16:14
Carro:
Localização: Jundiai/SP

Mensagem por Guto 1.6 GL »

eu tenho a mesma duvida do michel....
o q seria volante do motor aliviado????
Avatar do usuário
SS - Fek
Membro
Membro
Mensagens: 61
Registrado em: 17 Mar 2008, 13:47
Carro:
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por SS - Fek »

Guto 1.6 GL escreveu:eu tenho a mesma duvida do michel....
o q seria volante do motor aliviado????
Exemplo: Um volante do motor do fusca tem aprox. 7.200Kg e aliviar é retirar um pouco da sua massa para poder diminuir o seu peso.
Imagem
http://WWW.SSCOMPETICOES.COM.BR

COPA FUSCA 2008 - To quase lá ! ! !
Stcunha
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 17 Nov 2007, 18:48
Carro:
Localização: Brasília/DF

Mensagem por Stcunha »

michel.balazs escreveu:O que seria o volante do motor aliviado???

Volante do motor ou cremalheira é uma espécie de coroa dentada do motor. Ela é "ligada" no eixo do virabrequim, portanto, se ficar mais leve mais fácil o motor gira. Mas se ficar muito leve o carro perde em desempenho em altas rotações (física).

Espero não ter falado muita besteira.

Abraço.
Avatar do usuário
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 983
Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
Carro:
Localização: Araguari, MG Brasil

Mensagem por Ricardo Máximo »

Cara, mas como se faz pra aliviar esse voltante?

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
GTIBox
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 01 Ago 2008, 14:19
Carro:
Localização: BR

Mensagem por GTIBox »

Pra aliviar tem que tornear e balancear depois...

Mas isto é só pra carro de pista, pra rua, com kit básico, nem rola... e dinheiro atoa...
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”