Aquecimento!!!
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Aquecimento!!!
Galera meu carro esta com a junta cabeçote nova, termostática nova e o carro esquenta até com a ventiunha ligada direto.
O que pode ser?
1.9 turbo
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- Luis Fernando
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O meu Gol CHT 1.6 a álcool também aquece em trânsito pesado e em subida... Já foi trocado bomba d'água, válvula termostática, radiador e fluído, cebolão do radiador(pelo modelo a gasolina de 86/76°. Melhorou mas não resolver... Ele nunca chega no vermelho, mas as vezes vai nos 3/4... tá assim há algum tempo, um ano(+ou- 20 mil km). Detalhe que o motor aparentemente está bom... não baixa muito óleo, não some muita água, não passa álcool pro óleo e o consumo tá +ou-... só não tá muito potente para um 1.6, mas dizem que o CHT é assim mesmo.
Interessante que quando o carro da parado, o ventilador liga próximo do meio, na marcação do painel, mas quando tá andando, só lá perto dos 3/4. Alguém arrisca o que pode ser???
Grato.
Interessante que quando o carro da parado, o ventilador liga próximo do meio, na marcação do painel, mas quando tá andando, só lá perto dos 3/4. Alguém arrisca o que pode ser???
Grato.
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
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Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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- Amisterdan Moura
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Isso acontece pois o ponteiro mede a temperatura do MOTOR e nao da AGUA.
Quando vc esta em movimento a temperatura do bloco do motor pode estar marcando vamos supor 3/4 como vc diz, so que a agua esta recebendo refrigeraçao (ventilaçao) e nao tinge a temperatura que dispara a cebola ( vavula termostatica. ou seja, vc parado, ou com rotaçao baixa a agua tende a atingir a temperatura mais alta mais cedo, como por exemplo no meio.
Entao, nao interessa a temperatura do motor, o que vai fazer disparar é a temperatura da agua, se tiver em baixa ventilaçao, atinge mais rapido, se tiver em alta ventilaçao, menos vc precisa de ventolina.
se eu estiver errado me corrigam.
Quando vc esta em movimento a temperatura do bloco do motor pode estar marcando vamos supor 3/4 como vc diz, so que a agua esta recebendo refrigeraçao (ventilaçao) e nao tinge a temperatura que dispara a cebola ( vavula termostatica. ou seja, vc parado, ou com rotaçao baixa a agua tende a atingir a temperatura mais alta mais cedo, como por exemplo no meio.
Entao, nao interessa a temperatura do motor, o que vai fazer disparar é a temperatura da agua, se tiver em baixa ventilaçao, atinge mais rapido, se tiver em alta ventilaçao, menos vc precisa de ventolina.
se eu estiver errado me corrigam.
Acho que você está enganado... tanto que quando tem ar no sistema e o carro superaquece, se o ar estiver no local do medidor da temperatura, o mesmo não vai acusar... é raro acontecer de ficar ar ali, mas pode acontecer. Digo isso porque aconteceu com um carinha lá do CPT, que tem um Polo....
[]'s
Thales
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Thales
Palio 2002 - Fire/gasolina
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- Amisterdan Moura
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mas o sensor mede justamente a temperatura da água e não do motor... tanto que Motores refrigerados a ar não tem medidor de temperatura!!!
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Thales
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Palio 2002 - Fire/gasolina
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Motor CHT esquentando
meu motor CHT está esquentando rápido demais nao ligou durante 5 minutos e ja ligou a ventoinha, o que pode ser??não é possivel nem tocar no motor de tão quente
-
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Talvez eu consiga explicar o que pode ta acontecendo.. Assim.. O pessoal que não cosytuma usar aditivo com o tempo a ferrugem que circula no sistema tende a entupir o radiador.. Pode ser o radiador sim.. Mas o que muita gente esquece é que os buraquinho por onde passam agua do cabeçote pro bloco tb são pequenos e tendem a entupir.. O meu ja tinha muito deles entupidos.. Aproveitei pra dar uma limpadinha.. Assim.. Como a agua passa mas tempo no sistema ela tende a aquecer mais.. ai o motivo pelo qual o motor em alta rotação esquentar mais.. Em regime mais alto de trabalho a agua tende a esquentar mais rapido e como a vazão é pequena por causa dos furos entupidos ai já viu!! Esquenta.. E outra . O painel marca a temperatura da agua e não do motor.. Podem observar que o detector da temperatura fica na entrada do cabeçote.. Onde tem uma mangueira que vem direto da bomba d'agua, ou seja.. Agua que não passa pelo radiador, e tem a temperadtura do motor e tb uma outra mangueira que vem do radiador.. agua já resfriada. então na verdade o que há é uma meia de temperatura.. Naquele "T" que tem na entrada do cabeçote há o encontro das aguas que vem direto da bomba e a outra que vem direto do radiador.. E outra coisa que eu acho pouco provavel.. Mas acontece tb.. Pode ser problema na parte eletrica.. Quando vc anda em regime de aceleração mais alta, ou seja, anda normal.. O carro por si precisa de mais corrente pra queimar nas velas.. Pode ser fuga de tensão por causa de fiaçao antiga e oxidada. isso acontece muito nos golzinhos.. Só que é mais frequente por exemplo quando ligamos a milha e o ventilador do ar refrigerado. Observem se o marcador de temperatura de alguns de vcs não baixam.. eu conheço uma galera aqui que é assim.. O meu mesmo é assim. Se eu ligar as milhas o ponteiro do marcador de temperatura e combustivel passam a marcar menos.. Chega ser ate engraçado.. Bom amigo.. espero ter ajudadao vc.. Eu voto pelo entupimento das vias de agua.. Olha o radiador tb.. Mas ve ai o que o pessoal acha tb.. Abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
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- Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
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Ouotra coisa ainda mais simpls.. tenta trocar o sensor de temperatura.. Nao é o cebolão não.. E o sensor que passa a informação pro painel.. Pode ser ele.. Ve tb se não tem nenhum fio do sensor fechando terra com o bloco do motor ou chaparia do carro.. abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Interessante essa da marcação da temperatura... no CHT quando troquei o sensor, não sai água nenhuma... já até tinha trocado o aditivo... estranho não???
Agora té eu fiquei encucado...
[]'s
Thales
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Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
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Manual Proprietario Gol GTS 88
"Luz indicadora do Superaquecimento/indicador da temperatura do liquido de arrefecimento do motor"
A Luz pisca com a ignicao ligada, assim permanecendo por alguns segundos. Em condições normais de funcionamento do motor, o ponteiro deve permanecer na parte central da escala. Caso o motor seja muito exigido, é normal que o ponteiro se aproxime da marcação superior, podendo até atingi-la. Nesta ultima condição, a lampada se ascenderá, devendo apagar-se e o ponteiro retornar a posicao normal, quando cessar a sobrecarga. Se, porem, isto nao acontecer, com a diminuicao da velocidade ou a utilizacao de uma marcha superior, pare o veiculo. Desligue a ignicao, e verifique se o ventilador do radiador, esta funcionando. Se estiver, verifique o nivel do liquido de arrefecimento, completando-o se nescessario. Caso contrario, aguarde alguns segundos. Se mesmo assim o ventilador nao entrar em funcionamento, procure o auxilio de um concessionario Volkswagen.
Copiei do manual...
Acredito que existem alguns erros... um deles é de nao adicionar agua, enquanto o motor esta quente... muitos, deixao para verificar a agua quando para no posto, e o motor esta quente... faça isso em casa... oleo e agua se ve em casa...
outra coisa, se ver que o motor esta superaquecendo... a ponto de ferver e nao esta baixando a temperatura, e ventoinha nao liga... pare o veiculo e desligue, e espere mais ou menos meia hora, até dar uma esfriada... enquanto isso, verifique, nivel de agua, nao abra a tampa, somente olhe pela lateral do bujao... e verifique correias, mangueiras furadas, etc...
É melhor perder um tempo, esperando esfriar, doque perder tempo e dinheiro fazendo um motor e comprando peças...
Caso ver que o motor aqueceu demasiadamente, e o sistema de refrigeracao, esta funcionando bem... vc pode molhar o radiador, para abaixar a temperatura, molhe somente o radiador, com o motor em funcionamento, nunca molhe o motor, ou outras partes... isso é bom, caso note que a ventoinha esta com defeito... mas caso nao tenha agua pra molhar... se desligar o motor, e esperar esfriar tambem funciona.
"Luz indicadora do Superaquecimento/indicador da temperatura do liquido de arrefecimento do motor"
A Luz pisca com a ignicao ligada, assim permanecendo por alguns segundos. Em condições normais de funcionamento do motor, o ponteiro deve permanecer na parte central da escala. Caso o motor seja muito exigido, é normal que o ponteiro se aproxime da marcação superior, podendo até atingi-la. Nesta ultima condição, a lampada se ascenderá, devendo apagar-se e o ponteiro retornar a posicao normal, quando cessar a sobrecarga. Se, porem, isto nao acontecer, com a diminuicao da velocidade ou a utilizacao de uma marcha superior, pare o veiculo. Desligue a ignicao, e verifique se o ventilador do radiador, esta funcionando. Se estiver, verifique o nivel do liquido de arrefecimento, completando-o se nescessario. Caso contrario, aguarde alguns segundos. Se mesmo assim o ventilador nao entrar em funcionamento, procure o auxilio de um concessionario Volkswagen.
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Acredito que existem alguns erros... um deles é de nao adicionar agua, enquanto o motor esta quente... muitos, deixao para verificar a agua quando para no posto, e o motor esta quente... faça isso em casa... oleo e agua se ve em casa...
outra coisa, se ver que o motor esta superaquecendo... a ponto de ferver e nao esta baixando a temperatura, e ventoinha nao liga... pare o veiculo e desligue, e espere mais ou menos meia hora, até dar uma esfriada... enquanto isso, verifique, nivel de agua, nao abra a tampa, somente olhe pela lateral do bujao... e verifique correias, mangueiras furadas, etc...
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Caso ver que o motor aqueceu demasiadamente, e o sistema de refrigeracao, esta funcionando bem... vc pode molhar o radiador, para abaixar a temperatura, molhe somente o radiador, com o motor em funcionamento, nunca molhe o motor, ou outras partes... isso é bom, caso note que a ventoinha esta com defeito... mas caso nao tenha agua pra molhar... se desligar o motor, e esperar esfriar tambem funciona.
Magaiver