Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT
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- gusgol
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Pedal da embreagem + macio - Simples e barato - P/ AP e CHT
Senhores,
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.
Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.
Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.
Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm
Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.
Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo.
Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
Segue foto da alavanca antiga:
Espero que tenha ajudado.
Abraços
resolvi postar mais informações de como deixar o pedal da embreagem mais macio.
Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.
Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.
Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
Antiga: 15cm
Nova (g3): 19,5cm
Igualando-se os momentos, teremos:
M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
F2 < F1 em 23,1%
Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.
Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo.
Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
Segue foto da alavanca antiga:
Espero que tenha ajudado.
Abraços
Editado pela última vez por gusgol em 03 Ago 2008, 19:51, em um total de 1 vez.
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cra nao intendi mto bem..... vc esta se referindo a alavanca da marca (onde usamos para fazer as mudanças) ou o braço embaixo da alavanca de marchas??/
ou ainda, o pedal da embreagems... da uma luz!!!!!
bah ja penso levesinho como o palio da mae... meu deus ia se mtoo bom
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Irmão mais velho - GTS 89 Branco
Eu - GTS 92 Cinza
Mãe - Gol G5 2010
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- gusgol
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A peça que me refiro é a alavanca que fica presa no garfo da embreagem. Abra o capô do seu carro e olhe para baixo do lado direito....ou simplesmente siga o cabo de embreagem desde o pedal até o final do cabo. Verá que o final do cabo fica presa numa peça...e esta peça é a alavanca da embreagem. Alavanca da marcha é outra coisa totalmente diferente.
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O pedal do gol com a embreagem original é levinho...o duro é o meu com platô de 980...fico imaginando os caras que colocam o de 1200lb :uia: ...vou tentar fazer esse esquema no meu pra ver se melhora um pouco...já tinha ouvido falar sobre isso mas achava que tinha que trocar alguma peça dentro do cambio por isso nem fui atrás. Boa Dica Gusgol! :y:
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Ex. Gol Cl AP 1.6 94
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- gusgol
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A troca da peça é muito simples e não demora nem 20 minutos. Vale a pena o investimento.
Agora discordo quando vc disse que a embreagem original é leve. Depende do parâmetro....se o seu parâmetro for as embreagens com disco de cerâmica, certamente a do gol é leve, mas se compararmos com outros modelos de carro, a do gol é pesada sem a menor dúvida.
Sds.
Agora discordo quando vc disse que a embreagem original é leve. Depende do parâmetro....se o seu parâmetro for as embreagens com disco de cerâmica, certamente a do gol é leve, mas se compararmos com outros modelos de carro, a do gol é pesada sem a menor dúvida.
Sds.
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Pensei na soldagem ou em mandar um torneiro mecânico fazer.
O problema da soldagem é conhecer alguém competente que saiba fazer bem, sem correr o risco de quebrar e a vantagem é que vc coloca do tamanho que quiser e fica ainda mais leve.
Quanto ao curso, este aumenta sim, pois o comprimento de arco será maior com o aumento do raio (novo tamanho da alavanca), por isso eu disse que que a regulagem do cabo é necessária.
O problema da soldagem é conhecer alguém competente que saiba fazer bem, sem correr o risco de quebrar e a vantagem é que vc coloca do tamanho que quiser e fica ainda mais leve.
Quanto ao curso, este aumenta sim, pois o comprimento de arco será maior com o aumento do raio (novo tamanho da alavanca), por isso eu disse que que a regulagem do cabo é necessária.
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- giovanifaria
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