gusgol escreveu:Eu também coloquei o kit de injeção eletrônica 1AVB no meu golzinho.
Vejam as etapas: Converti o motor ap 1.6 gasolina p/ 1.8 álcool e dei um passe de 0,5mm no cabeçote e neste fiz uma revisão geral e troquei todos os retentores. Troquei todas as juntas e bronzinas do motor.
Como a cilindrada do motor ficou em 1.8 álcool, tive diversos problemas iniciais. A instalação foi feita em 2005. Hoje, mai/2008 posso afirmar que o carro está bem próximo do funcionamento perfeito da injeção.
Tive problemas com os chips disponibilizados e com os bicos, que eram para gasolina. Fiz o trabalho de eletroerosão nos bicos que por sua vez ficaram com a vazão ideal do álcool (35 a 40ml).
O Chip original do álcool só me trouxe aborrecimento, pois o tempo de injeção era extremamente alto e o consumo era horrível (cerca de 100km para 1/2 tanque de álcool). A mistura ficava rica o tempo todo e a fumaça da combustão só cheirava a álcool.
Hoje estou usando o chip original avb para 1.8 gasolina e posso afirmar que o carro ficou melhor em termos de consumo (já rodei 80km e não cheguei a 3/4 do tanque), a estabilidade do motor melhorou (não fica mais balançando em marcha-lenta) e a única perda relativa foi em cv.
Para o funcionamento perfeito do golzinho terei que mandar fazer um chip específico para meu carro, com os mapas de avanço adequados e tempo de injeção ideal face a taxa de compressão e tipo de combustível utilizado.
Verifique o chip que vc está usando, pois ele será fundamental no desempenho de seu carro.
Abraço
Gus, ainda bem que vc postou sobre este assunto, porque eu havia feito um comentário enorme sobre as atualizações do meu motor há 2 dias, mas a mensagem sumiu devido a um problema no server do Forum, e fiquei desanimado pra reescrever. Agora vou te responder e aproveitar pra dizer o que fiz.
Vamos lá: meu motor era 1.8 alcool com carburador tldz, a única coisa é que está na primeira ou segunda medida de pistão. A injeção que usei veio com módulo 2.0 gasolina, do 1.8 alcool IWP024; montado tudo o carro ficou muito bom, mas eu notava uma deficiencia em estabilizar e principalmente na transição da lenta p/ aceleração. É aquela coisa, eu tirei o carburador pra ter um carro que ao dar a partida ele já possa sair andando, mas infelizmente tinha que dar 1 minuto pro motor antes de sair da garagem (primeira partida do dia, nas outras ele funcionava normal).
Bom, o problema da lenta foi piorando até o ponto de ficar insuportável. Então descobri que o parafuso que regula a posição inicial da borboleta estava virando c/ a vibração e deixando a borboleta cada vez mais aberta na posição de descanço. Bom, resolvido isso, o carro ficou bom por um tempo e começou a piorar de novo, ficava acelerando e desacelerando, só resolvia quando tirava o fusível da central e recolocava, mas durava pouco tempo. Então resolvi tirar o motor de passo e colocar um atuador mecanico de posição fixa com regulagem por parafuso: na primeira partida ele ficava com rpm super baixo porcausa do ar frio e do motor frio, e depois quando esquentava ficava normal. Mas depois de um tempo ele começou a ficara acelerado demais na lenta quente de vez em quando, e de vez em quando normal; conferi todos os parafusos lá de regulgem, todos na mesma posição.
Então se não era motor de passo, se não era a borboleta, só podia ser a central. Fui em uma casa de Elma Chips (eheh) e falei pro xipeiro se tinha chip original do AP 1.8 alcool; depois de me oferecer vários chips de potência bla bla bla, me mostrou 2 arquivos, um do GOL, e outro do SANTANA, ambos 1.8 alcool. Mandei queimar chip novo com o arquivo do gol (1AVB 5503), e na primeira funcionada já dava pra notar a diferença. O carro com a lenta perfeita, sem variar, quando acelerava ele não dava aquela engofada quando saia da lenta, e o giro subia mais rápido. Agora sim posso dizer que tenho um carro injetado com o funcionamento real de injeção eletrônica. Ligo no frio (aliás tá fazendo um bom frio aqui em SC) e já saio da garagem se quiser, como qualquer flex 2008 tirado de agência eheh
Próximo UPGRADE será um tapinha no cabeçote, quero deixá-lo com 14:1 de tx compressão.
Sobre o chip REPROGRAMADO eu não recomendo pelo simples motivo: a VW (ou qualquer montadora) passa meses com uma equipe em cima do motor, calibrando pra se tirar o máximo torque/potência e p/ poluir o menos possível. Então não vai ser um zé técnico em eletrônica que vai fazer melhor simulando num software de computador.
Experimenta um chip original do álcool. Meu carro não perdeu potência. Aqui eu consigo a 80 reais o chip pronto, se quiser te mando por correio. E é garantido o programa original porque o cara abriu um módulo AVP 1.8 alcool ZERO na minha frente, tirou o chip dele, copiou pro computador, e depois gravou um chip pra mim.
Abraço