Injeção Mareli no Gol Caixa (com fotos e vídeo)
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- buzato
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Injeção Mareli no Gol Caixa (com fotos e vídeo)
Aproveitei os feriados pra instalar a injeção no meu gol...
Detalhes da adaptação.
Motor: 1.8 alcool 1ª retifica
Cabeçote: gol TSi 2.0 comando 037.1
Injeção: Mareli AVB módulo 2.0 gas bicos 1.8 alcool IWP024
Bomba combustível e filtro: monza/kadet Efi
Combustível: Etanol
Ignição: CMPlus ( cmplus e bobina c/ 12v direto da bateria chaveada com relé 40A)
Estou com um probleminha na leitura da sonda... ela varia normal na lenta, mas com pé em cima ela é meio besta, fica em 0,05V, as vezes vai pra 0,70 ou 0,50 mas geralmente fica em voltabem baixa. Em WOT em 1000 rpm ela fica em 0,93V mas depois logo abaixa e vai pra 0V, ou até negativo.
Também estou com probleminha na lenta... fica oscilando muito , demora pra estabilizar, isso quando estabiliza.
Aceleração 0-100: 9,6s (2 pessoas no carro, melhor de duas passadas, conferido no olhômetro)
Fotos
Detalhes da adaptação.
Motor: 1.8 alcool 1ª retifica
Cabeçote: gol TSi 2.0 comando 037.1
Injeção: Mareli AVB módulo 2.0 gas bicos 1.8 alcool IWP024
Bomba combustível e filtro: monza/kadet Efi
Combustível: Etanol
Ignição: CMPlus ( cmplus e bobina c/ 12v direto da bateria chaveada com relé 40A)
Estou com um probleminha na leitura da sonda... ela varia normal na lenta, mas com pé em cima ela é meio besta, fica em 0,05V, as vezes vai pra 0,70 ou 0,50 mas geralmente fica em voltabem baixa. Em WOT em 1000 rpm ela fica em 0,93V mas depois logo abaixa e vai pra 0V, ou até negativo.
Também estou com probleminha na lenta... fica oscilando muito , demora pra estabilizar, isso quando estabiliza.
Aceleração 0-100: 9,6s (2 pessoas no carro, melhor de duas passadas, conferido no olhômetro)
Fotos
Editado pela última vez por buzato em 29 Set 2008, 11:43, em um total de 1 vez.
- rafael monteiro
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- buzato
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Kit completo 1AVB Marelli 2.0 gas (mesmo bico do 1.8 alcool)
-bobina
-distribuidor
-tubagem admissao
-tbi
-sensores
-módulo
-chicote
=R$900,00
Bomba elétrica + suporte original GM + coxins + filtro novo
=R$180
Cabeçote TSi 2.0 c/ comando original 037.1
=R$300 (de quebra veio a tampa do flex)
Linha de Combustível
-tecalon 8mm
-nipples
-abraçadeiras
=R$30,00
Caixa do filtro de ar Mi
=R$0,00 (ganhei)
Soldas, reles, fios, espaguetes, fita termoretratil
=R$20,00
Aditivo de líquido de arrefecimento
R$3,00
3L de Shell Helix 15-50 + Filtro de Óleo
=R$45,00
Bom galera é mais ou menos isso que gastei em material. Vale lembrar que algumas peças eu já tinha como cabeçote e bomba (tireo do chevette), e a mão de obra foi totalmente minha na oficina do meu velho, obviamente com ajuda dele, mas bem pouco. A ignição CM Racing nao faz parte da injeção portanto nao incluí na lista.
TOTAL DA BRINCADEIRA R$ 1478,00
-bobina
-distribuidor
-tubagem admissao
-tbi
-sensores
-módulo
-chicote
=R$900,00
Bomba elétrica + suporte original GM + coxins + filtro novo
=R$180
Cabeçote TSi 2.0 c/ comando original 037.1
=R$300 (de quebra veio a tampa do flex)
Linha de Combustível
-tecalon 8mm
-nipples
-abraçadeiras
=R$30,00
Caixa do filtro de ar Mi
=R$0,00 (ganhei)
Soldas, reles, fios, espaguetes, fita termoretratil
=R$20,00
Aditivo de líquido de arrefecimento
R$3,00
3L de Shell Helix 15-50 + Filtro de Óleo
=R$45,00
Bom galera é mais ou menos isso que gastei em material. Vale lembrar que algumas peças eu já tinha como cabeçote e bomba (tireo do chevette), e a mão de obra foi totalmente minha na oficina do meu velho, obviamente com ajuda dele, mas bem pouco. A ignição CM Racing nao faz parte da injeção portanto nao incluí na lista.
TOTAL DA BRINCADEIRA R$ 1478,00
- giovanifaria
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- buzato
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Obrigado Schulz.-SCHULZ- escreveu:parabens buzato ficou show.
tenho muita vontade de fazer isso no meu gol e me livrar desse carbura imundo.
duvidas
essa bomba é de monza?
para colocar a MI preciso obrigatoriamente trocar o cabeçote?
o coletor é preciso trocar ou só furar para colocar a sonda?
Obrigado
A bomba é de monza EFI alcool... pode ser qualquer bomba que mantenha a pressão de 3 bar ... e esta está mantendo. é uma boa bomba
Tem sim que trocar o cabeçote por causa do sensor de detonação.
A sonda lambda eu instalei lá em baixo no cano de escape e mantive o coletor. Tentei instalar no coletor mas deu erro de leitura. ainda assim não está perfeito pois no meu carro desse 2 canos do coletor e a sonda está em apenas um, ainda estou enfrentando erros de leitura.
Fala rafi... valeu !!!Rafiusky escreveu:faaaaaaaaaaaaala brother, parabéns pelo motorzão ae,
eu tb tenho uma dúvida, comprei um 2.0 tucho mecanico tals,
mas to afim de injeta, será q fiz cag.... ? husahussahu
vlew e parabéns dnovo
Pra usar injeção original sim, tem que usar cabeçote com tucho hidraulico, senão vc inutiliza o sensor de detonação, e este tem grande função. Não acredito que tenha feito cagada... se quiser mesmo por injeção tem que trocar... e vender o seu nao acredito ser difícil, é o que todos querem por acreditar que tuchos hidraulicos flutuem.
Fiz algumas médias sim Giovani, mas o carro ainda não está perfeito, como disso enfrento problemas de leitura da sonda.. mas mesmo assim fez 11 na estrada, e pisando direto na cidade fez 6km/l. Lembrando que são médias de tanque cheio, sempre.giovanifaria escreveu:qual a média de consumo? ja mediu?
Foi o que paguei num desmanche, com certeza o cara não sabia o produto que tinha em mãos, paguei barato.. apenas troquei os retentores e dei uma geral no assentamento de valvulas, o cabeçote está ótimo. Não sei a graduação dele, mas é um ótimo comando.quadradeira89 escreveu:ooo velho ficou show hein ...tá puxando bem agora né ....mas só 300conto o cabeçote com comando já ...e esse comando ai ...037.1 ..qual a graduação dele ? .......mas ficou massa hein parabens !
Abraços
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- gusgol
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Eu também coloquei o kit de injeção eletrônica 1AVB no meu golzinho.
Vejam as etapas: Converti o motor ap 1.6 gasolina p/ 1.8 álcool e dei um passe de 0,5mm no cabeçote e neste fiz uma revisão geral e troquei todos os retentores. Troquei todas as juntas e bronzinas do motor.
Como a cilindrada do motor ficou em 1.8 álcool, tive diversos problemas iniciais. A instalação foi feita em 2005. Hoje, mai/2008 posso afirmar que o carro está bem próximo do funcionamento perfeito da injeção.
Tive problemas com os chips disponibilizados e com os bicos, que eram para gasolina. Fiz o trabalho de eletroerosão nos bicos que por sua vez ficaram com a vazão ideal do álcool (35 a 40ml).
O Chip original do álcool só me trouxe aborrecimento, pois o tempo de injeção era extremamente alto e o consumo era horrível (cerca de 100km para 1/2 tanque de álcool). A mistura ficava rica o tempo todo e a fumaça da combustão só cheirava a álcool.
Hoje estou usando o chip original avb para 1.8 gasolina e posso afirmar que o carro ficou melhor em termos de consumo (já rodei 80km e não cheguei a 3/4 do tanque), a estabilidade do motor melhorou (não fica mais balançando em marcha-lenta) e a única perda relativa foi em cv.
Para o funcionamento perfeito do golzinho terei que mandar fazer um chip específico para meu carro, com os mapas de avanço adequados e tempo de injeção ideal face a taxa de compressão e tipo de combustível utilizado.
Verifique o chip que vc está usando, pois ele será fundamental no desempenho de seu carro.
Abraço
Vejam as etapas: Converti o motor ap 1.6 gasolina p/ 1.8 álcool e dei um passe de 0,5mm no cabeçote e neste fiz uma revisão geral e troquei todos os retentores. Troquei todas as juntas e bronzinas do motor.
Como a cilindrada do motor ficou em 1.8 álcool, tive diversos problemas iniciais. A instalação foi feita em 2005. Hoje, mai/2008 posso afirmar que o carro está bem próximo do funcionamento perfeito da injeção.
Tive problemas com os chips disponibilizados e com os bicos, que eram para gasolina. Fiz o trabalho de eletroerosão nos bicos que por sua vez ficaram com a vazão ideal do álcool (35 a 40ml).
O Chip original do álcool só me trouxe aborrecimento, pois o tempo de injeção era extremamente alto e o consumo era horrível (cerca de 100km para 1/2 tanque de álcool). A mistura ficava rica o tempo todo e a fumaça da combustão só cheirava a álcool.
Hoje estou usando o chip original avb para 1.8 gasolina e posso afirmar que o carro ficou melhor em termos de consumo (já rodei 80km e não cheguei a 3/4 do tanque), a estabilidade do motor melhorou (não fica mais balançando em marcha-lenta) e a única perda relativa foi em cv.
Para o funcionamento perfeito do golzinho terei que mandar fazer um chip específico para meu carro, com os mapas de avanço adequados e tempo de injeção ideal face a taxa de compressão e tipo de combustível utilizado.
Verifique o chip que vc está usando, pois ele será fundamental no desempenho de seu carro.
Abraço
Gol, uma paixão.
- buzato
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Gus, ainda bem que vc postou sobre este assunto, porque eu havia feito um comentário enorme sobre as atualizações do meu motor há 2 dias, mas a mensagem sumiu devido a um problema no server do Forum, e fiquei desanimado pra reescrever. Agora vou te responder e aproveitar pra dizer o que fiz.gusgol escreveu:Eu também coloquei o kit de injeção eletrônica 1AVB no meu golzinho.
Vejam as etapas: Converti o motor ap 1.6 gasolina p/ 1.8 álcool e dei um passe de 0,5mm no cabeçote e neste fiz uma revisão geral e troquei todos os retentores. Troquei todas as juntas e bronzinas do motor.
Como a cilindrada do motor ficou em 1.8 álcool, tive diversos problemas iniciais. A instalação foi feita em 2005. Hoje, mai/2008 posso afirmar que o carro está bem próximo do funcionamento perfeito da injeção.
Tive problemas com os chips disponibilizados e com os bicos, que eram para gasolina. Fiz o trabalho de eletroerosão nos bicos que por sua vez ficaram com a vazão ideal do álcool (35 a 40ml).
O Chip original do álcool só me trouxe aborrecimento, pois o tempo de injeção era extremamente alto e o consumo era horrível (cerca de 100km para 1/2 tanque de álcool). A mistura ficava rica o tempo todo e a fumaça da combustão só cheirava a álcool.
Hoje estou usando o chip original avb para 1.8 gasolina e posso afirmar que o carro ficou melhor em termos de consumo (já rodei 80km e não cheguei a 3/4 do tanque), a estabilidade do motor melhorou (não fica mais balançando em marcha-lenta) e a única perda relativa foi em cv.
Para o funcionamento perfeito do golzinho terei que mandar fazer um chip específico para meu carro, com os mapas de avanço adequados e tempo de injeção ideal face a taxa de compressão e tipo de combustível utilizado.
Verifique o chip que vc está usando, pois ele será fundamental no desempenho de seu carro.
Abraço
Vamos lá: meu motor era 1.8 alcool com carburador tldz, a única coisa é que está na primeira ou segunda medida de pistão. A injeção que usei veio com módulo 2.0 gasolina, do 1.8 alcool IWP024; montado tudo o carro ficou muito bom, mas eu notava uma deficiencia em estabilizar e principalmente na transição da lenta p/ aceleração. É aquela coisa, eu tirei o carburador pra ter um carro que ao dar a partida ele já possa sair andando, mas infelizmente tinha que dar 1 minuto pro motor antes de sair da garagem (primeira partida do dia, nas outras ele funcionava normal).
Bom, o problema da lenta foi piorando até o ponto de ficar insuportável. Então descobri que o parafuso que regula a posição inicial da borboleta estava virando c/ a vibração e deixando a borboleta cada vez mais aberta na posição de descanço. Bom, resolvido isso, o carro ficou bom por um tempo e começou a piorar de novo, ficava acelerando e desacelerando, só resolvia quando tirava o fusível da central e recolocava, mas durava pouco tempo. Então resolvi tirar o motor de passo e colocar um atuador mecanico de posição fixa com regulagem por parafuso: na primeira partida ele ficava com rpm super baixo porcausa do ar frio e do motor frio, e depois quando esquentava ficava normal. Mas depois de um tempo ele começou a ficara acelerado demais na lenta quente de vez em quando, e de vez em quando normal; conferi todos os parafusos lá de regulgem, todos na mesma posição.
Então se não era motor de passo, se não era a borboleta, só podia ser a central. Fui em uma casa de Elma Chips (eheh) e falei pro xipeiro se tinha chip original do AP 1.8 alcool; depois de me oferecer vários chips de potência bla bla bla, me mostrou 2 arquivos, um do GOL, e outro do SANTANA, ambos 1.8 alcool. Mandei queimar chip novo com o arquivo do gol (1AVB 5503), e na primeira funcionada já dava pra notar a diferença. O carro com a lenta perfeita, sem variar, quando acelerava ele não dava aquela engofada quando saia da lenta, e o giro subia mais rápido. Agora sim posso dizer que tenho um carro injetado com o funcionamento real de injeção eletrônica. Ligo no frio (aliás tá fazendo um bom frio aqui em SC) e já saio da garagem se quiser, como qualquer flex 2008 tirado de agência eheh
Próximo UPGRADE será um tapinha no cabeçote, quero deixá-lo com 14:1 de tx compressão.
Sobre o chip REPROGRAMADO eu não recomendo pelo simples motivo: a VW (ou qualquer montadora) passa meses com uma equipe em cima do motor, calibrando pra se tirar o máximo torque/potência e p/ poluir o menos possível. Então não vai ser um zé técnico em eletrônica que vai fazer melhor simulando num software de computador.
Experimenta um chip original do álcool. Meu carro não perdeu potência. Aqui eu consigo a 80 reais o chip pronto, se quiser te mando por correio. E é garantido o programa original porque o cara abriu um módulo AVP 1.8 alcool ZERO na minha frente, tirou o chip dele, copiou pro computador, e depois gravou um chip pra mim.
Abraço
- gusgol
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Escrevi um monte de coisa e de repente apagou tudo...vamos lá novamente.
Os bicos de meu carro eram para gasolina (IAW044), daí o funcionamento era sempre irregular. Mandei fazer o serviço de eletroerosão e a vazão nova ficou em 40ml (igual ao bico 043). Comprei um módulo original a álcool, seguem dados: 1AW 1AVB88AP/3R 66 AP 1800 MPFI ÁLCOOL 5503
Com esse módulo o carro ficava bem mais forte, parecia carro de corrida, mas em compensação o consumo era em torno de 100km/meio tanque de álcool. A mistura estava sempre rica, claro. Atualmente uso um chip original a gasolina e o carro perdeu, como era de se esperar, potência, mas o consumo melhorou, ficou na faixa de 200 a 230km/meio tanque.
Como está o seu consumo?
Me tira uma dúvida, o ponto de ignição do gol mi 1avb álcool é 9 ou 12graus? Eu sei que para veículos a gasolina o ponto é 9 graus.
Vc sabe qual a vazão dos seus bicos?
Tenho um cabo de comunicação com a central e consigo verificar todos dados de funcionamento, por isso já verifiquei um tempo de injeção muito alto para o chip a álcool.
Seu colega tem vários mapas de injeção para gravar num chip?
Abraço e obrigado
Os bicos de meu carro eram para gasolina (IAW044), daí o funcionamento era sempre irregular. Mandei fazer o serviço de eletroerosão e a vazão nova ficou em 40ml (igual ao bico 043). Comprei um módulo original a álcool, seguem dados: 1AW 1AVB88AP/3R 66 AP 1800 MPFI ÁLCOOL 5503
Com esse módulo o carro ficava bem mais forte, parecia carro de corrida, mas em compensação o consumo era em torno de 100km/meio tanque de álcool. A mistura estava sempre rica, claro. Atualmente uso um chip original a gasolina e o carro perdeu, como era de se esperar, potência, mas o consumo melhorou, ficou na faixa de 200 a 230km/meio tanque.
Como está o seu consumo?
Me tira uma dúvida, o ponto de ignição do gol mi 1avb álcool é 9 ou 12graus? Eu sei que para veículos a gasolina o ponto é 9 graus.
Vc sabe qual a vazão dos seus bicos?
Tenho um cabo de comunicação com a central e consigo verificar todos dados de funcionamento, por isso já verifiquei um tempo de injeção muito alto para o chip a álcool.
Seu colega tem vários mapas de injeção para gravar num chip?
Abraço e obrigado
Gol, uma paixão.
- gusgol
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Outra dúvida, o seu motor sempre foi a álcool? Manteve o cabeçote original? O meu eu mantive o cabeçote. Aproveitei e dei um passe de 0,5mm. Creio que a taxa esteje próxima dos 13:1.
Como é a sua partida a frio quando a temperatura baixa muito? No meu eu consegui o kit original do gol para a injeção de gasolina.
Abraços
Como é a sua partida a frio quando a temperatura baixa muito? No meu eu consegui o kit original do gol para a injeção de gasolina.
Abraços
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