Retirar ponteiros e mostradores do Painel GOL GTI 1992

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
presidente001
Membro
Membro
Carro: Não Tenho

Retirar ponteiros e mostradores do Painel GOL GTI 1992

Mensagem por presidente001 »

Olá Pessoal.

O painel do meu GTI 92 está bem judiado, leds não acendem, os mostradores foram modificados, o antigo dono colocou um fundo prata com letras de neon e etc, não gostei então resolvi dar um trato nele. Comprei a malha nova e já estou trocando. Também vou trocar os mostradores e colocar os da painel show http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lucido-_JM pra deixar estilo original com acendimento translúcido. No entanto estou com dificuldades para retirar os ponteiros do Velocímetro e RPM. Já tentei puxar mas não quis fazer muita força com medo de quebrar. Alguém saberia me dizer a melhor forma de retirar os ponteiros para eu poder trocar os mostradores??

Valeu pessoal!!
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Re: Retirar ponteiros e mostradores do Painel GOL GTI 1992

Mensagem por AdrianoSocial »

Tem que ter cuidado mesmo porque o plástico do ponteiro pode estar ressecado e quebrar com facilidade.

Pode usar uma colher pra fazer uma espécie de alavanca.
claudv
Membro
Membro
Carro: gol GTI 88/89

Mensagem por claudv »

Tem que ter muito cuidado... o meu também troquei os mostradores... o velocimetro vç pode fazer com um garfo e duas colheres... usa as colheres como alavanca... Agora o conta-giros RMP.. Se fizer assim pode quebrar internamente... ai ja era.... vou ver se acho as fotos de quando desmontei o meu depois posto aqui.....

MAS ATENÇÃO.... RETIRA O PINO BATENTE DO PONTEIRO PRIMEIRO,... E MARCA CERTINHO A POSIÇÃO DO PONTEIRO PARA NÃO PERDER A CALIBRAGEM DO VELOCIMETRO...SENÃO VAI MARCAR ERRADO QUANDO MONTAR....

E cuidado quando o ponteiro saltar para não cair no piso e quebrar....

Imagem
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

claudv escreveu:Tem que ter muito cuidado... o meu também troquei os mostradores... o velocimetro vç pode fazer com um garfo e duas colheres... usa as colheres como alavanca... Agora o conta-giros RMP.. Se fizer assim pode quebrar internamente... ai ja era.... vou ver se acho as fotos de quando desmontei o meu depois posto aqui.....

MAS ATENÇÃO.... RETIRA O PINO BATENTE DO PONTEIRO PRIMEIRO,... E MARCA CERTINHO A POSIÇÃO DO PONTEIRO PARA NÃO PERDER A CALIBRAGEM DO VELOCIMETRO...SENÃO VAI MARCAR ERRADO QUANDO MONTAR....

Imagem
Legal heim, muito bom!
presidente001
Membro
Membro

Valeu mesmo pela dica!! Mas vc pode pelo menos tentar descrever como você fez para retirar o ponteiro do RPM??

Valeu mesmo pela dica!!
claudv escreveu:Tem que ter muito cuidado... o meu também troquei os mostradores... o velocimetro vç pode fazer com um garfo e duas colheres... usa as colheres como alavanca... Agora o conta-giros RMP.. Se fizer assim pode quebrar internamente... ai ja era.... vou ver se acho as fotos de quando desmontei o meu depois posto aqui.....

Imagem
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

É só puxar pra cima. Claudv falou tudo. Só cuidado tambem para não entortar o eixo do velocimetro.
claudv
Membro
Membro
Carro: gol GTI 88/89

Mensagem por claudv »

então.... olha só pepino....antes de fazer o painel do GTI usei um painel cobaia que eu tinha guardado......

O RPM tem uma bobina que esta fixada numa base que gira junto com o eixo... se puxar o ponteiro, e ele estiver muito preso, ela vai quebrar..... então como eu fiz... desmontei toda a parte de traz do RPM... é bem delicado pois tem tem um imã e aquela mola espiral bem fina... olha a foto da bobina...

Imagem

Aqui desmontado......

Imagem

depois de desmontar e deixar a bobina livre ai vç pode usar as colheres e garfo para sacar o ponteiro...

infelizmente o RPM do painel cobaia, fui puxar o ponteiro sem desmontar e descolei a bobina...mas consegui colar novamente com araldite..

Já fiz dois painéis translucido do passat antigo e não tive problemas... mas esse do gol e bem mais delicado....

O painel do meu GTI .. não pintei o ponteiros com aquela tinta que vem junto...e não coloquei a iluminação por traz dos mostradores... ate por ter pouco espaço... coloquei a fita de led por dentro da caixa onde fica as duas lampadas originais... gostei muito do resultado...ficou parecendo mais original e ficou muito bonito a noite...

a foto não aparece muito mas ficou Show....
Imagem
presidente001
Membro
Membro

Cara, muito obrigado pela ajuda!! Ficou show mesmo o seu painel.

Abraço!!!
claudv escreveu:então.... olha só pepino....antes de fazer o painel do GTI usei um painel cobaia que eu tinha guardado......

O RPM tem uma bobina que esta fixada numa base que gira junto com o eixo... se puxar o ponteiro, e ele estiver muito preso, ela vai quebrar..... então como eu fiz... desmontei toda a parte de traz do RPM... é bem delicado pois tem tem um imã e aquela mola espiral bem fina... olha a foto da bobina...

Imagem

Aqui desmontado......

Imagem

depois de desmontar e deixar a bobina livre ai vç pode usar as colheres e garfo para sacar o ponteiro...

infelizmente o RPM do painel cobaia, fui puxar o ponteiro sem desmontar e descolei a bobina...mas consegui colar novamente com araldite..

Já fiz dois painéis translucido do passat antigo e não tive problemas... mas esse do gol e bem mais delicado....

O painel do meu GTI .. não pintei o ponteiros com aquela tinta que vem junto...e não coloquei a iluminação por traz dos mostradores... ate por ter pouco espaço... coloquei a fita de led por dentro da caixa onde fica as duas lampadas originais... gostei muito do resultado...ficou parecendo mais original e ficou muito bonito a noite...

a foto não aparece muito mas ficou Show....
Imagem
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Acho bonitos esses Kits translúcidos.

Mas ai... o mais delicado é realmente o ponteiro do Conta-Giros. se puder dar uma aquecida antes só para garantir. Muitos eletricistas quando mexem, usam cola.
presidente001
Membro
Membro

Pessoal, peguei o macete de como os profissionais fazem para retirar os ponteiros usando ferramentas, sai bem fácil, tanto o ponteiro do velocímetro quanto o do conta-giros e não precisa desmontar nada. Vou preparar o vídeo e postar pra vcs. Alguém sabe me dizer como faço pra testar os marcadores de temperatura e combustível?? basta aplicar 12v nos terminais que ele sobe? Seria isso??
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

aguardando....

Quanto à temperatura, tem que jogar positivo no painel e o que dá o sinal é negativo.
ggsound
Membro
Membro
Carro: Gol GTS

Mensagem por ggsound »

Olá, gostaria de saber se algum dos membros mais velhos tem esse vídeo que foi comentado acima ,nesse tópico, de como retirar os ponteiros do mostrador ? Pois estou precisando muito para poder restaurar ele e o bendito não sai.

Agradeço se alguém puder me passar. Meu zap 85 988043109

Gilson
Fortaleza - CE
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”