Bom dia amigos!
Recentemente troquei o painel do meu gol por um modelo com conta giros, que foi montado e revisado em uma casa de velocímetros aqui da minha cidade. Porém, desde que troquei o painel venho sofrendo com um problema: em alguns dias o ponteiro de temperatura sobe muito pra cima do meio (quase fervendo) e em outros dias marca normalmente. Levei o painel nesta casa de velocímetros e começamos os testes, medimos a resistência do sensor do painel (cebolinha), cebolão, e também a temperatura da água: não achamos nada de anormal! Meu sistema de arrefecimento é inteiro novo, há um ano troquei cebolinha, cebolão, termostática, bomba d'água, radiador e fiz uma retífica de cabeçote, o motor está impecável hehe. Mas mesmo assim fui orientado pelo profissional do painel a trocar a cebolinha por desencargo de conciência. Troquei por uma marca diferente, mas mesmo assim o problema continua, tem dias que a temperatura sobe muito, e tem dias que marca normalmente (faixa central). O profissional do painel revisou tudo e chegou colocar um resistor no marcador de temperatura para amenizar o problema, mas mesmo assim ele acontece.
Olhando o catálogo de sensores da VDO (original) vi que a cebolinha do painel tem que ter 79ohms de resistência à 90°C. Então no carro fiz as medições tanto nos dias que o painel indicava temperatura alta quanto nos dias que indicava temperatura normal e em ambos os casos as medições foram as mesmas: no momento em que a ventoinha arma (92°C) a cebolinha marca aproximadamente 77ohms, ou seja, está mais do que provado que o motor de fato não está superaquecendo.
Intrigado com esse problema que vem tirando meu sono rsrsr acabei descobrindo um detalhe crucial: descobri que quando deixo meu carro estacionado no sol, o ponteiro da temperatura sobe (um pouco) sozinho, com a chave desligada!!! Ele chega até no meio daquela parte branca inicial. Descobri também que é nestes dias que estaciono o carro no sol que ele marca temperatura elevada!!! Nos dias que está estacionado na sombra, o marcador de temperatura trabalha normal. Desliguei o fio da cebolinha para ver se teria alguma relação, mas mesmo assim o ponteiro sobe sozinho quando o carro ta no sol.
Depois que descobri esse novo detalhe não voltei mais na casa de velocímetros devido a quarentena, mas alguém pode me dar uma luz do que pode estar acontecendo com o meu painel? Algum componente eletrônico defeituoso? Algum problema elétrico?
Obrigado.
Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol
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- bleidao
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Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol
Se está subindo a temperatura mesmo quando está no sol a sua dúvida está sanada.
O problema está no instrumento.
Faça o teste. Pegue com algum colega um painel emprestado e coloque para testar.
Caso contrário, é fazer o que você fez... medir a resistência.
O problema está no instrumento.
Faça o teste. Pegue com algum colega um painel emprestado e coloque para testar.
Caso contrário, é fazer o que você fez... medir a resistência.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol
Você tem razão bleidao, tudo está indicando problema no instrumento.
Atualizando, retirei a capela que recobre o painel, com a chave desligada usei um secador de cabelos e fui soprando UM POUCO de ar MORNO nos componentes para ver se a temperatura subia. Primeiro soprei no regulador de tensão, nada aconteceu. Depois nos resistores da malha, nada aconteceu. Por último soprei na parte de trás do marcador de temperatura e bingo! O ponteiro começou subir sozinho.
Depois disto consegui falar com o profissional da casa de painéis, relatei as novidades e ele me disse que é meio que normal o ponteiro subir um pouco quando está no sol, por se tratar de uma resistência bimetálica e tal. Enfim, estamos a procura de um outro marcador de temperatura para realizar o teste. Surgindo novidades postarei aqui para ajudar algum amigo que futuramente tenha o mesmo problema, abraço a todos!
Atualizando, retirei a capela que recobre o painel, com a chave desligada usei um secador de cabelos e fui soprando UM POUCO de ar MORNO nos componentes para ver se a temperatura subia. Primeiro soprei no regulador de tensão, nada aconteceu. Depois nos resistores da malha, nada aconteceu. Por último soprei na parte de trás do marcador de temperatura e bingo! O ponteiro começou subir sozinho.
Depois disto consegui falar com o profissional da casa de painéis, relatei as novidades e ele me disse que é meio que normal o ponteiro subir um pouco quando está no sol, por se tratar de uma resistência bimetálica e tal. Enfim, estamos a procura de um outro marcador de temperatura para realizar o teste. Surgindo novidades postarei aqui para ajudar algum amigo que futuramente tenha o mesmo problema, abraço a todos!
- bleidao
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Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol
Isso aí, irmão...
Mas de qualquer forma, se estivesse por perto, era moleza para nós testarmos esse instrumento.
Mas de qualquer forma, se estivesse por perto, era moleza para nós testarmos esse instrumento.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: Painel marcando alta temperatura quando estaciono no sol
Showww!!!
Manda aí o resultado!
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Jorge Luiz Filho
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