trocando a suspensão-aproveitando pra tirar algumas duvidas

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
toco
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Ago 2007, 23:29
Carro:
Localização: Guarulhos/SP

trocando a suspensão-aproveitando pra tirar algumas duvidas

Mensagem por toco »

Opa,

Hoje fui a uma loja especializada em suspenção, e vi td que tinha que trocar na minha, como achei o preço meio salgado fui numa auto peças e comprei td lá, assim saiu bem mais barato (245 reais de economia)

comprei os 4 amortecedores cofap, as quatro molas, os kit amortecedores, 1 bandeija, 1 kit rolamento, 1 tampa do rolamento.

Bom vamos as duvidas

1ª - quando eu pedi as molas no autopeças pedi original, ai 1º o cara flo que só tinha paralela, depois falou que tinha a original sim, na caixa vinha escrito qu era da fabrini mais na mola não vinha nada escrito, sera que são as originais mesmo???

Foto das molas e da caixa:

Imagem
Imagem

2ª - quando levei na loja esqueci de falar para o rapaz que quando eu esterço todo o carroele tipo fik dando uns pulinhos e um tranco no valante a cada pulo, sera que com essas peças que eu comprei vai resolver ou vou ter que comprar mais alguma coisa?

3ª - ele disse que talvez precise fazer a cambagem talvez não, intão para eu não ser enrrolado eu queria saber como faço para saber se precisa de cambagem ou naõ?

Descupa ai ta ocupando voces mais é que ja fui lá na loja e o cara testo td e eu ainda não fiz nada se eu for de novo lá ele vai fik meio bravo..rs... E quando eu chegar com as peças lá mais ainda neh..

FLW!!
VLW!!!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Fala Toco,


Beleza ???


Vamos ver se te ajudo .....
1º - Meu, qto as molas serem originais ou não é muito dificil dizer viu .....
Qdo vc as comprou a caixa estava lacrada ??? Se estivesse acho que não tem problema não. Não tem nenhum código naquela etiqueta que tá presa na mola ??
2º - Esses pulinhos são como ??? Faz algum barulho ??? Vc já passou a mão pelo pneu e viu se não tem tipo uma costela nele ?? Pode ser isso o seus pulinhos, e se for não vai parar depois que trocar tudo não, vai ter que trocar o pneu ...
3º - Para saber se precisa ou não fazer a canbagem, vc tem que medir a distância do pneu e do paralama, tipo vc coloca os dedos entre o espaço que fica entre o pneu e o paralama, por exemplo de um lado deram tres dedos e do outro deram quatro, então vc tem uma roda mais atrasada que a outra, Ok ???


Abraços amigo !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
toco
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Ago 2007, 23:29
Carro:
Localização: Guarulhos/SP

Mensagem por toco »

Opa

vlw pela ajuda aquelas que eu tirei as fotos são as de traz naquela etiqueta ta escrito fabrini e um codigo e tbm vei o certificado de garantia, mas nas da frente num veio a etiqueta só o certificado de garantia, mas blz agora ta comprado, mais fabrini é a marca original mesmo né?

quanto aos pneu estão bons sem irregularidades, tipo os pululos são como se eu tivese passando num buraco pequeno memso, só que no volante é como se ele fosse até o fim e depois voltase um pouco a cada pulo parece que o volante volta um pouco e depois vai até o fim de novo, barulho vou ver se faz amanha porque eu ando com o som ai num escuto nada.

Sobre a cambagem intendi sim os 2 lados tem que estar na mesma altura tipo 3 cm de altura de 1 lado e 3 do outro .

VLW!!!
FLW!!!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Fala Toco,


Beleza ???


Então as molas fabrini são as originais sim, pode ficar tranquilo, quanto a esses pulos esta meio estranho hein .... se os pneus estão bons pode ter algum problema mais grave aí, seria bom vc mostrar isso para o mecânico e tentar descobrir o que é .... vc já escutou se não tem um estralo junto ??? Quem sabe não é homocinética ??
A cambagem não é na altura não, é bem na base, tipo na junção do paralama com a soleira da porta, vc tem que ver se uma roda esta mais pra frente que a outra, entende ???


Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
H.Efraim
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 04 Jun 2007, 10:57
Carro:
Localização: São Luis/MA

Mensagem por H.Efraim »

cambagem não tem nada a ver com pneu pra trás ou pra frente.
a cambagem é a inclinação do pneu visto de frente tipo:
I I assim é neutra, os pneus do mesmo eixo estão retos
/ \ assim é negativa e
\ / assim é positiva, deu pra sacar?
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Exatamente H.Efraim,


Mas uma maneira mais comum de verificarmos essa inclinação é pela distância das rodas em relação ao eixo, é muito dificil observarmos a olho nu a angulação das rodas, a não ser que essa inclinação seja gritante .....
Pois geralmente o modo de se corrigir isso seria puxando ou empurrando a roda para frente ou para trás, não é mesmo ???


Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
toco
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Ago 2007, 23:29
Carro:
Localização: Guarulhos/SP

Mensagem por toco »

blz amanha vou falar com o mecanico e ja vou fazer o serviço, agora eu intendi o da cambagem uma vez vi um gol quadrado que tava com as rodas de tras assim \ / hehe.

VLW galera!!!
Avatar do usuário
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3103
Registrado em: 21 Abr 2007, 23:51
Carro:
Localização: São Paulo - Pirituba - Z/O

Mensagem por Anderson Milhouse »

toco escreveu:blz amanha vou falar com o mecanico e ja vou fazer o serviço, agora eu intendi o da cambagem uma vez vi um gol quadrado que tava com as rodas de tras assim \ / hehe.

VLW galera!!!
Nossaaa!!! :uia:
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
H.Efraim
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 04 Jun 2007, 10:57
Carro:
Localização: São Luis/MA

Mensagem por H.Efraim »

Bill escreveu:Exatamente H.Efraim,


Mas uma maneira mais comum de verificarmos essa inclinação é pela distância das rodas em relação ao eixo, é muito dificil observarmos a olho nu a angulação das rodas, a não ser que essa inclinação seja gritante .....
Pois geralmente o modo de se corrigir isso seria puxando ou empurrando a roda para frente ou para trás, não é mesmo ???


Abraços !!!! :cool:
Na verdade não amigo. Há alguns carros que possuem regulagem da cambagem na própria suspensão, no caso do Gol, dá pra regular a cambagem na dianteira pelo posicionamento dos pivôs na bandeja, pode ver pelos furos na bandeja que permitem várias posições do pivô. Já na traseira é necessário utilizar um aparelho hidráulico semelhante a um macaco que corrige a cambagem forçando as torres da susp, porém na mesma direção do eixo, não pra frente ou para trás do carro.
A susp traseira do Gol trabalha sem alterar a cambagem, já outros carros como o Uno e o Fusca alteram a cambagem na medida que o curso da susp se modifica, porém a cambagem que precisa ser corrigida é sempre em repouso, sem peso.
Avatar do usuário
mobil
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 337
Registrado em: 18 Jan 2007, 22:35
Carro:
Localização: Jacareí/SP

Mensagem por mobil »

kra sobre tipo o carro vira e tudu e anda da uns pulos
ake ta assim tbm tipo depois q bateu o carro fiko essa merda
soh q tipo pensei q era fora de cambagem
ae meu pai feiz ontem cambagem adianto nda ...
ae eu to axando q eh o telescopico pq ake ta torto
ow ago no agregado alguma coisa assim ....


e sobre cambagem
vc tera q faze sim pq vc vai troka a mola certo intaum
vc desmontando o tescopico automaticamente jah vai
perde a cambagem ow ce naun da pra faze ingual nois
feiz ake no gol do meu camara tipo levantamo o carro
colokamo cavalete e um macaco na bandeja
ae dexamo a bandeja reta como ce o carro estivece parado
e regulamo no zoiometro rsrs....
GOL 1.0 CHT
Nas 14 corigindo nas 15 ;D
Cor. Branco camaleão
mobil_2005@hotmail.com
Avatar do usuário
igormaverick
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 24 Mai 2007, 17:26
Carro:
Localização: Natal/RN

Mensagem por igormaverick »

Grande Bill

Sempre solucionando as duvidas do pessoal.

Seguinte, quando você falou em medir a distância do pneu ao paralama, tomando como referência os dedos, eu não entendi bem, segue uma foto aí pra ilustrar, acho que você vai entender minha pergunta:

http://img113.imageshack.us/my.php?imag ... gemgq1.jpg

Pra fazer essa medição sobre a cambagem, eu coloco os dedos ali na seta vermelha ou em uma das setas verdes? Qual a distância do paralama que vc se referiu?
Avatar do usuário
igormaverick
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 24 Mai 2007, 17:26
Carro:
Localização: Natal/RN

Mensagem por igormaverick »

Toco

Quanto saiu fazer a suspensão do seu gol? Teve que trocar aquelas buchas e tal?
toco
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Ago 2007, 23:29
Carro:
Localização: Guarulhos/SP

Mensagem por toco »

Opa, era pra eu ter feito o serviço na sesta mais como eu recebi um $$ que esperava em cheque amanha vou ver td isso, a minha suspenção foi comprada as 4 molas os kits amortecedores 1 rolamento 1 tampampa de rolamento 1 bandeja isso deu 250reais e mais 4 amortecedores que deu mais 250 reais total 500reais de peças ,todas originais, aconselho comprar as peças em auto peças e não direto no cara da oficina que lá eles metem a faca, a mao de obra saiu 120 mais não pesquisei só fui em 1 lugar.

VLW!!
FLW!!!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Fala Igor,


Beleza ???


Então, a distância que eu disse era essa aí que vc marcou em verde, vc teria que ver se os dois pneus do mesmo eixo estão com a mesma distancia do paralama alí em baixo ......
Se não tiver provavelmente seu problema estará aí ......


Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
igormaverick
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 24 Mai 2007, 17:26
Carro:
Localização: Natal/RN

Mensagem por igormaverick »

Ae Bill

Dei uma conferida, a roda traseira esquerda tá um dedo mais atrasada que a traseira direita, um dedo é mta diferença?

Outra coisa, não se vc lembra que em outro tópico eu comentei que o lado esquerdo do meu gol era mais baixo que o direito, vc disse até q poderia ser os batentes dos amortecedores e tal...então, agora ele tem dia q tá mais baixo, e tem dia que tá normal, no mesmo nível, como pode isso? kkkkkk carro doido

Abraços
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Fala Igor,


Beleza amigo ???


Então essa diferença de um dedo de uma roda para outra é muita coisa sim, acho que seria legal vc levar seu carro nos caras que fazem alinhamento técnico, o serviço não costuma ser barato, mas resolve de uma vez esse tipo de problema, qto a altura de um dos lados, pode ser que vc tenha alguma bucha, bvandeja ou até mesmo o batente do amortecedor com alguma ruptura da borracha, assim conforme vc anda ela pode encavalar uma parte em cima da outra e ficar mais alto, aí num outro dia ela pula de lado e fica baixo e por aí vai, de repente uma boa verificada nessa parte de buchas, bandeja e batente e vc encontra o problema ....


Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”