Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por bleidao »

óleo ideal é uma discussão mundial.

Acho que o problema pode realmente ser o filtro, como citado acima.

Desculpe por não ter acompanhado, semana de luta intensa na faculdade.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:óleo ideal é uma discussão mundial.

Acho que o problema pode realmente ser o filtro, como citado acima.

Desculpe por não ter acompanhado, semana de luta intensa na faculdade.
Também acho que é o filtro.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por bleidao »

Eu gosto muito do Mann Filter.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Eu gosto muito do Mann Filter.
Só usei uma vez Mann
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Hoje a luz apagou rápido, só fiz o esquema de virar aquele prisioneiro e apertar bem firme... não troquei óleo nem filtro

Vou ver como o carro vai se comportar durante a semana e depois quando deixa-lo parado por mais de 1 dia.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Descobri uma coisa interessante....

Filtro vox é fabricado pela tecfil

Filtro fram também é fabricado pela tecfil mas aparentemente é em outra fábrica



Olhem a última página desse PDF, o cnpj das empresas e os endereços.


Olhei na caixa do filtro VOX e lá diz que o nome do fabricante é SOFAPE (deve ser uma empresa que fabrica para um monte de marca)


Também vi um vídeo no youtube que o cara comparava os filtros originais com o tecfil, o cnpj da empresa também era o mesmo, agora basta saber se foi na planta que fabrica o tecfil ou fram.


[BBvideo 560,340]https://youtu.be/lrRHz-LZBCQ[/BBvideo]
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Esse cara aqui abriu um filtro metal leve pra ver como ele é

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ZxCo1nHR1MU[/BBvideo]

Esse aqui abriu um tecfil e um fram para comparar

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=GBC_Ls8YMFU[/BBvideo]



Podem ser modelos diferentes mas o tecfil é quase igual ao metal leve, já o fram é muito superior.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu: Esse aqui abriu um tecfil e um fram para comparar

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=GBC_Ls8YMFU[/BBvideo]

Podem ser modelos diferentes mas o tecfil é quase igual ao metal leve, já o fram é muito superior.
Eu acabei de ver esse vídeo e agora só vou usar FRAM ou Mann Filter... :bb:
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:
SCarrilho escreveu: Esse aqui abriu um tecfil e um fram para comparar

Podem ser modelos diferentes mas o tecfil é quase igual ao metal leve, já o fram é muito superior.
Eu acabei de ver esse vídeo e agora só vou usar FRAM ou Mann Filter... :bb:

Não sei aí mas o problema é achar, eu mesmo nunca vi por aqui...

Liguei para umas 4 auto peças procurando no mínimo o mahle e só tinham wega e vox a venda.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

A Americanas vende...

Se você for ficar com esse carro compre uns 5 filtros e guarde:

https://www.americanas.com.br/produto/2 ... ch_page%20


A Jocar esgotou:

https://www.jocar.com.br/produto/volksw ... i-ph2870b/
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Achei um vídeo bom da FRAM, que mostra que ele tem 99% de eficiência de filtragem no mínimo, conforme artigo abaixo da FRAM:

http://www.fram.com.br/pdf/pesada/modulo07.pdf

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=C8m78C42rJQ[/BBvideo]
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Será que os filtros fram para o ap tem essa válvula anti drenagem? Seria uma boa.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Será que os filtros fram para o ap tem essa válvula anti drenagem? Seria uma boa.
Sem sobra de dúvidas... da próxima vez que formos trocar o óleo vamos abrir...
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:
SCarrilho escreveu:Será que os filtros fram para o ap tem essa válvula anti drenagem? Seria uma boa.
Sem sobra de dúvidas... da próxima vez que formos trocar o óleo vamos abrir...
O VOX e o MAHLE eu adianto que não tem. Eu abri um VOX e não tem, o MAHLE só de olhar por fora já dá pra ver que é igual.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

O carro estava parado desde quinta, hoje fui dar a partida lá... liguei 2x e contei 10 segundos... nada da luz apagar, fiz o esquema de girar com a furadeira e funcionou.

Acho que vou trocar tudo, bomba de óleo, filtro e óleo. Só que dessa vez vou procurar ums bomba schadek ao invés da original.

Se não resolver fodeu.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:O carro estava parado desde quinta, hoje fui dar a partida lá... liguei 2x e contei 10 segundos... nada da luz apagar, fiz o esquema de girar com a furadeira e funcionou.

Acho que vou trocar tudo, bomba de óleo, filtro e óleo. Só que dessa vez vou procurar ums bomba schadek ao invés da original.

Se não resolver fodeu.
Se eu fosse você fazia mudanças em etapas... do mais barato para o mais carro... assim seria:

1º troque o filtro de óleo e complete o nível do óleo com os 500 ml que falta do filtro novo - usar da marca FRAM ou Mann Filter;

2º se não resolver o passo anterior, troque o óleo e o filtro e o óleo;

3º se não resolver o passo anterior, troque a bomba de óleo;

4º se não resolver o passo anterior, pode ser o cabeçote que está com excesso de folgas.

Obs.: Pode ser que a sua rpm de marcha-lenta esteja muito baixa (valor correto = mín. 850 e máx. 950 rpm), assim a pressão de óleo cai e causa desgaste no motor

Falo isso porque meu pai já trocou peças quando a Caravan 2.5 - 1981 dele rateava, como por exemplo bobina de ignição e platinado e condensador, sendo que o problema só se resolveu quando trocou o mais barato... as velas.

Nota:

rateava = como "engasgar", mas sendo problema de ignição ao invés de carburação.
Editado pela última vez por Rodox em 10 Set 2018, 13:28, em um total de 2 vezes.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Pode ser que a sua rpm de marcha-lenta esteja muito baixa (valor correto = mín. 850 e máx. 950 rpm), assim a pressão de óleo cai e causa desgaste no motor
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por SCarrilho »

Já decidi, vou trocar a bomba... achei uma brosol com um preço bacana no mercado livre... 110 com frete grátis.

Vou coletar o óleo que está no carro em um recipiente limpo e depois que trocar a bomba vou colocar ele de volta só para ter certeza se o problema está na bomba ou no conjunto óleo + filtro.

E o carro está com o motor novo, virabrequim novo standard e o cabeçote idem. A rotação da lenta está baixa quando ligo o carro( 650~700rpm), se eu dou uma acelerada leve a luz do alternador apaga mas a do óleo não.

E outra, quando a luz apaga eu posso colocar a lenta em 600rpm ou até onde o motor deixar que a luz não pisca, o problema é só na partida, depois que o óleo circula a luz nunca mais acende.
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Re: Luz de óleo acesa na primeira partida com o carro frio

Mensagem por Rodox »

Até que não foi cara a bomba.
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