Fazer Viagem com motor AP fumando pouco.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro: Gol Furg 1.6 AP Gas.
Fazer Viagem com motor AP fumando pouco.
Meu Gol quadrado furgão 89 AP 1.6 gasolina 4 marchas estava com 90.000 km quando foi feita a troca de óleo. A previsão da próxima troca seria 95.000 km, mas já baixou com 94.632 km em um intervalo de dez-17 a jul-18. Vou fazer a troca de óleo ainda esse mês. Percebo que as vezes quando faço força no motor, ele fumaça um pouco azul.
Gostaria de fazer uma viajem de 175 km nele. Será que ele aguenta o trampo? E no caso de uma viajem de 80 km? Ele aguentaria?
O meu é 4 marchas.
Obrigado galera pelas respostas.
Gostaria de fazer uma viajem de 175 km nele. Será que ele aguenta o trampo? E no caso de uma viajem de 80 km? Ele aguentaria?
O meu é 4 marchas.
Miguel Ibiapina
Gol Quadrado Furgão
Ano: 1989 Tipo: 1.6 AP Combustível: Gasolina
Gol Quadrado Furgão
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Re: Fazer Viagem com motor AP fumando pouco.
Sempre prestando a atenção no nível de óleo e não andando com giro muito alto, você vai longe.Miguel Ibiapina escreveu:Meu Gol quadrado furgão 89 AP 1.6 gasolina 4 marchas estava com 90.000 km quando foi feita a troca de óleo. A previsão da próxima troca seria 95.000 km, mas já baixou com 94.632 km em um intervalo de dez-17 a jul-18. Vou fazer a troca de óleo ainda esse mês. Percebo que as vezes quando faço força no motor, ele fumaça um pouco azul.
O meu é 4 marchas.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
E fique também monitorando o nível da água do motor.
Qual óleo você usa e qual a marca?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Cara !Miguel Ibiapina escreveu:Meu Gol quadrado furgão 89 AP 1.6 gasolina 4 marchas estava com 90.000 km quando foi feita a troca de óleo. A previsão da próxima troca seria 95.000 km, mas já baixou com 94.632 km em um intervalo de dez-17 a jul-18. Vou fazer a troca de óleo ainda esse mês. Percebo que as vezes quando faço força no motor, ele fumaça um pouco azul.
O meu é 4 marchas.
Antes de apontarmos que o problema de consumo excessivo de óleo é do motor, vamos a uma questão :
"Qual óleo foi colocado no motor AP do seu carro ????"

O Motor Ap sempre foi recomendado uso do 15w40, 20w50 (E existe também a recomendação do 20w40 que está descontinuado)
A partir da geração 3 do Gol, deu uma loucura na Volkswgen, e começaram a recomendar óleo 5w40 para todos motores, até no adesivo no capô do G3 AP é recomendado esse óleo. Sendo que a folga das peças é a mesma do MD (AP bielinha) 1.5 de 1974. O óleo certo para ele, é no mínimo um 15w40, e quando ficar bem rodado passar para um 20w50.
E aí vem o problema... no sistema dos vendedores de auto-peças, onde mostra a quantidade de óleo e o óleo recomendado, muitas vezes é recomendado esse óleo 5w40, para motores AP em geral. Dessa forma um vendedor de auto-peças passa um óleo desse para o mecânico, talvez o mecânico não questiona ou não tem experiência, e manda o óleo fino no APzão.
Trabalho com mecânica, e sei bem o que é isso, nunca cometi tal erro com nenhum motor, mas já vi casos.
Eu era contra engrossar óleo, mas depois que vi tudo na prática sou a favor... porque isso também aconteceu com Fire, AT, EA111, etc... as montadoras ficam brincando de indicar óleo fininho, sendo que o projeto do motor não foi feito para tal óleo fino, e sim óleo grosso.
A culpa pode não ser do motor, e sim do mecânico e do vendedor.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
- Membro
Amigo. Não me recordo bem, mas acho que foi o 20w50.Rodox escreveu:E fique também monitorando o nível da água do motor.
Não me preocupo com esse mecânico porque ele mora perto da minha casa e desde quando eu nasci há 21 anos atrás, ele já trabalhava com quadrados. Revisei meu carburador TLDZ com ele e ficou muito bom. Exceto pela bóia que ele não tinha e fiquei usando uma pirata até chegar uma Magnet Marelli.
Domingo, eu já vou lá pra ele trocar o óleo dele. Aí quero fazer uma experiência com meu quadrado. Viajar por 80 km e depois por 175 km. Na opinião de vocês, eu consigo fazer essa viagem ou é melhor parar e mandar fazer o motor antes disso?
E quais as dicas de vocês?
Miguel Ibiapina
Gol Quadrado Furgão
Gol Quadrado Furgão
- João Victor AP
- Membro - Gold
Esse Gol então tem mais de 94.632Km.Miguel Ibiapina escreveu:Amigo. Não me recordo bem, mas acho que foi o 20w50.Rodox escreveu:E fique também monitorando o nível da água do motor.
Não me preocupo com esse mecânico porque ele mora perto da minha casa e desde quando eu nasci há 21 anos atrás, ele já trabalhava com quadrados. Revisei meu carburador TLDZ com ele e ficou muito bom. Exceto pela bóia que ele não tinha e fiquei usando uma pirata até chegar uma Magnet Marelli.
Domingo, eu já vou lá pra ele trocar o óleo dele. Aí quero fazer uma experiência com meu quadrado. Viajar por 80 km e depois por 175 km. Na opinião de vocês, eu consigo fazer essa viagem ou é melhor parar e mandar fazer o motor antes disso?
Gol CHT, Gol 1.000, Gol Fugão, zera o velocímetro quando chega aos 99.999Km, aí ele vai virar e fica 00.000Km novamente.
Esse Gol já virou o velocímetro algumas vezes.
Esse 20w50 já é o óleo mais grosso indicado para ser usado em AP.
tem óleos mais grossos indicados para motor de alta quilometragem, mas não recomendo.
Dá pra viajar nele, mas tem que ficar tento ao nível do óleo

Troque o óleo, e compre mais uns 2 litros do mesmo óleo para ir completando na viagem.
-
- Membro
João Victor AP escreveu:Esse Gol então tem mais de 94.632Km.Miguel Ibiapina escreveu:Amigo. Não me recordo bem, mas acho que foi o 20w50.Rodox escreveu:E fique também monitorando o nível da água do motor.
Gol CHT, Gol 1.000, Gol Fugão, zera o velocímetro quando chega aos 99.999Km, aí ele vai virar e fica 00.000Km novamente.
Esse Gol já virou o velocímetro algumas vezes.
Acho que vai ser a primeira vez que ele irá zerar o velocímetro.
Esse carro foi comprado pela estatal de telefonia do Piauí em 1990, meu pai o comprou em um leilão em 1997. Ficou rodando com ele por 4 anos ainda. Fez uma viagem que me recordo ainda de 385 km, depois disso, estacionou o carro e ficou parado cerca de 15 anos. Até hoje não sei porque. E ele não está mais aqui pra mim perguntar.
Será que esse óleo vai baixar mesmo durante a viagem? Mesmo se eu trocar um dia e viajar no outro?João Victor AP escreveu:Esse 20w50 já é o óleo mais grosso indicado para ser usado em AP.
tem óleos mais grossos indicados para motor de alta quilometragem, mas não recomendo.
Dá pra viajar nele, mas tem que ficar tento ao nível do óleo![]()
Troque o óleo, e compre mais uns 2 litros do mesmo óleo para ir completando na viagem
Miguel Ibiapina
Gol Quadrado Furgão
Gol Quadrado Furgão
-
- Membro
Amigos, troquei o óleo dele. Quando o mecânico abriu o parafuso do cárter, que o óleo começou a cair, não deu 1/2 litro de óleo no cárter. Aí o mecânico completou com 3 litros e meio com filtro e me deu meio litro para completar caso baixe.
Nesse primeiro final de semana de agosto, farei uma viagem de 80 km. Vou levando um litro e meio de óleo caso ele baixe. Se Deus quiser, irei e voltarei em paz e sem problemas.
Postarei neste mesmo tópico, como foi a viagem.
Peço ao administrador do fórum que mantenha este tópico aberto.
Nesse primeiro final de semana de agosto, farei uma viagem de 80 km. Vou levando um litro e meio de óleo caso ele baixe. Se Deus quiser, irei e voltarei em paz e sem problemas.
Miguel Ibiapina
Gol Quadrado Furgão
Gol Quadrado Furgão
- João Victor AP
- Membro - Gold
Acho que vai ser a primeira vez que ele irá zerar o velocímetro.Miguel Ibiapina escreveu:
Esse carro foi comprado pela estatal de telefonia do Piauí em 1990, meu pai o comprou em um leilão em 1997. Ficou rodando com ele por 4 anos ainda. Fez uma viagem que me recordo ainda de 385 km, depois disso, estacionou o carro e ficou parado cerca de 15 anos. Até hoje não sei porque. E ele não está mais aqui pra mim perguntar."[/quote]
Então, se ele é um motor bem cuidado, e tiver realmente os 95.000Km originais, provavelmente o defeito não é nos anéis, e sim problema nos retentores de válvulas.
Se ele estiver fumando, ele vai queimar óleo independente se o óleo é novo, ou velho.Miguel Ibiapina escreveu: Será que esse óleo vai baixar mesmo durante a viagem? Mesmo se eu trocar um dia e viajar no outro?
De qualquer forma ele vai baixar um pouco durante a viagem.
Então está baixando muito o nível do óleo.Miguel Ibiapina escreveu:Amigos, troquei o óleo dele. Quando o mecânico abriu o parafuso do cárter, que o óleo começou a cair, não deu 1/2 litro de óleo no cárter. Aí o mecânico completou com 3 litros e meio com filtro e me deu meio litro para completar caso baixe.
Isso mesmo ! Melhor comprar no mínimo 1 litro de óleo a mais. É melhor estar sempre com um litro de óleo reserva, caso o nível abaixe.
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Exatamente o que eu disse...Miguel Ibiapina escreveu:Amigos, troquei o óleo dele. Quando o mecânico abriu o parafuso do cárter, que o óleo começou a cair, não deu 1/2 litro de óleo no cárter. Aí o mecânico completou com 3 litros e meio com filtro e me deu meio litro para completar caso baixe.
Vai e volta brincando e ainda roda muito. Só ficar atento ao nível de óleo.
JV indicou carregar 2L com você na viagem para uma emergência.
Pode ser que ele vá e volte sem precisar completar.
Gol Plus 1986 Cinza:
- lucascht
- Membro
- Carro: Voyage 1.6 1992
Seria o 25w60 né? por qual motivo voce nao o recomenda?João Victor AP escreveu:
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Ow Lucas...lucascht escreveu:Seria o 25w60 né? por qual motivo voce nao o recomenda?João Victor AP escreveu:
Ele como toda pessoa sensata sabe que a viscosidade ideal para o seu motor é uma.
Você colocando um óleo mais grosso, você faz com que ele não passe ou passe menos pelos anéis, mas prejudica todo o restante, como galerias, bielas, bronzinas, dentre outros. Não compensa você tampar o sol com a peneira. Gambiarra aumenta ainda mais o seu prejuizo.
Espero ter ajudado.
Gol Plus 1986 Cinza:
- lucascht
- Membro
- Carro: Voyage 1.6 1992
Sim, isto é obvio que o óleo certo é o recomendado pelo fabricante, mas para motores que estejam em relativo bom estado. Minha duvida seria quanto a utilização desse óleo em motores de fato com alta quilometragem, onde já está fumando e consumindo bastante óleo, devido a maior folga entre os componentes. Fiz varias pesquisas referente a esse óleo, e todos os fabricantes alegam que ele é projetado para não interferir na circulação pelas galerias, mas claro que não podemos ter confiança total (o único que de fato demonstrou mais confiança é o Castrol). Li também vários depoimentos de pessoas que utilizam esse óleo e não tiveram problemas, e também alegam que o carro deixou de queimar tanto óleo. Claro que não seria o melhor a se fazer, mas existem pessoas que não tem condições financeiras para fazer a retifica do motor e acabam usando esse óleo pois ele (em tese) sana alguns defeitos. Acredito que problemas consequentes ao uso desse óleo se deve principalmente a pessoas o utilizarem por muito tempo, sendo que o mais cabível seria utilizar ele em casos de emergência (como por exemplo quando não se pode fazer a retifica), e posteriormente refazer o motor e voltar a utilizar o óleo correto. Mas isso são teorias, eu não tive experiencia com esse óleo, por isso gostaria de uma opinião, apenas para fins de conhecimento, já que foi tocado no assunto, pois não é o caso de eu estar interessado em utilizar esse óleo.bleidao escreveu:Ow Lucas...lucascht escreveu:Seria o 25w60 né? por qual motivo voce nao o recomenda?João Victor AP escreveu:
Ele como toda pessoa sensata sabe que a viscosidade ideal para o seu motor é uma.
Você colocando um óleo mais grosso, você faz com que ele não passe ou passe menos pelos anéis, mas prejudica todo o restante, como galerias, bielas, bronzinas, dentre outros. Não compensa você tampar o sol com a peneira. Gambiarra aumenta ainda mais o seu prejuizo.
Espero ter ajudado.
Amigo, em função da sua pergunta acabei de fazer o vídeo abaixo pra você:lucascht escreveu: Sim, isto é obvio que o óleo certo é o recomendado pelo fabricante, mas para motores que estejam em relativo bom estado. Minha duvida seria quanto a utilização desse óleo em motores de fato com alta quilometragem, onde já está fumando e consumindo bastante óleo, devido a maior folga entre os componentes. Fiz varias pesquisas referente a esse óleo, e todos os fabricantes alegam que ele é projetado para não interferir na circulação pelas galerias, mas claro que não podemos ter confiança total (o único que de fato demonstrou mais confiança é o Castrol). Li também vários depoimentos de pessoas que utilizam esse óleo e não tiveram problemas, e também alegam que o carro deixou de queimar tanto óleo. Claro que não seria o melhor a se fazer, mas existem pessoas que não tem condições financeiras para fazer a retifica do motor e acabam usando esse óleo pois ele (em tese) sana alguns defeitos. Acredito que problemas consequentes ao uso desse óleo se deve principalmente a pessoas o utilizarem por muito tempo, sendo que o mais cabível seria utilizar ele em casos de emergência (como por exemplo quando não se pode fazer a retifica), e posteriormente refazer o motor e voltar a utilizar o óleo correto. Mas isso são teorias, eu não tive experiencia com esse óleo, por isso gostaria de uma opinião, apenas para fins de conhecimento, já que foi tocado no assunto, pois não é o caso de eu estar interessado em utilizar esse óleo.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M[/BBvideo]
Abraços,
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Mas Rodox... mantendo a viscosidade, o óleo continua a passar pelos anéis e, um óleo caro como o Valvoline num motor que está desgastado não acho bom negócio.
Gol Plus 1986 Cinza:
bleidao escreveu:Mas Rodox... mantendo a viscosidade, o óleo continua a passar pelos anéis e, um óleo caro como o Valvoline num motor que está desgastado não acho bom negócio.
Bleidao,
Considerando que a viscosidade 20W-50 (por exemplo) não é um valor fixo, mas sim uma faixa de valores conforme eu disse no tópico do link abaixo, então se o motor gasta óleo além do desejado e se deve usar a mesma viscosidade 20W-50, então é escolha do dono do carro escolher qual marca de óleo e tipo de base (mineral, sintética ou semi-sintética) ele quer usar. Eu uso Valvoline Max Life 20W-50 pelo tal do "custo vs benefício"... esse tal de "custo vs benefício" eu já te expliquei recentemente eu te falando sobre as velas de Iridium IX da NGK... lembra?
Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=35749
E por último lugar, mas não menos importante, Valvoline Max Life é o pioneiro óleo no mundo para motores com alta quilometragem, logo o seu consumo de óleo "deve" ser inferior a um óleo similar (semi-sintético) de mesma viscosidade exata (cSt), tipo os dois óleos tem 19 cSt a 100ºC, salvo melhor juízo.
Assim ele "deve" ter em sua composição química aditivos específicos para reduzir o consumo de óleo, salvo melhor juízo. Deste modo, além de menor consumo de lubrificante, ele por ser óleo semi-sintético tende a ter uma vida útil mais longa que o óleo mineral, assim o seu custo diminui, pois dura mais que o óleo mineral e gasta menos óleo também que o mineral. E ainda ele protege o motor contra o desgaste muito mais que a concorrência, pois ele é API SN, enquanto a concorrência é API SL apenas. Em fim, é o tal do "custo vs benefício".
A página da Valvoline saiu do ar da minha fonte abaixo, pois diz que está em construção o site... Mas veja o que dizia a Valvoline sobre o Max Life 20W-50:
As vantagens do Valvoline MaxLife™ :
- Condiciona dos selos do motor;
- Minimiza o consumo do óleo lubrificante;
- Maior resistência à degradação térmica;
- Reduz a formação de depósitos.
Fonte:
http://www.valvoline.com.br/produtos_ca ... motos.html
Mas também devemos separar o joio do trigo... se o motor consome por exemplo 2 litros de óleo a cada 1000 km, convenhamos que mesmo que o dono use óleo de R$ 10,00 ele irá perder muito dinheiro se rodar muitos quilômetros por mês com este carro... tipo 2.000 km por mês, assim seguramente ele deve encostar o carro para corrigir o alto consumo de óleo, que por sua vez pode ser causado por várias variáveis conforme expliquei no vídeo acima.
E lembrando que óleo barato protege menos o motor, logo ele desgasta mais rápido ainda.
2.000 km/mês = 24.000 km/ano
24.000 km => 48 litros de óleo
48 litros de óleo => R$ 10,00*48 = R$ 480,00
Assim, em 125.000 km rodados ele paga o valor de retífica (valor médio R$ 2.500,00) só com o consumo abusivo do óleo de apenas R$ 10,00.
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold
Esse óleo é grosso demais !lucascht escreveu:Seria o 25w60 né? por qual motivo voce nao o recomenda?João Victor AP escreveu:
A troca do calor nas partes móveis é muito precária com um óleo de viscosidade bem alta, a lubrificação dos anéis e cilindros acaba sendo afetada pelo óleo não conseguir percorrer pelo motor e lubrificar da forma correta.
A pressão de óleo aumenta muito, e se for um Motor AP com tuchos mecânicos, é ainda mais grave, porque o óleo não consegue preencher o tucho, por ser um óleo muito grosso.
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Aquele negócio de tentar tampar o sol com a peneira. Infelizmente quando se tenta fazer um paliativo para mascarar um problema, acaba ocasionando um problema maior ainda.
Gol Plus 1986 Cinza: