Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta"
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Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta"
Pessoa, boa tarde!
Vejam os dois vídeo abaixo que eu fiz sobre: Vela de Iridium (NGK) no uso: partida a frio e marcha lenta:
1. Partida a frio a 8ºC - Gol Quadrado 1.8AP - Vela Iridium (NGK) - motor a gasolina
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=IFWcbpQFQhc[/BBvideo]
2. Partida a frio a 15ºC - Gol Quadrado 1.8AP - Vela de Iridium (NGK):
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=dv1W8uytXgw[/BBvideo]
3. Partida a frio a 11ºC após 3 dias sem ligar o carro - Gol Quadrado 1.8AP - Vela Iridium NGK:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=13aEDmJ57qI[/BBvideo]
4. Marcha lenta "super estável" - Gol Quadrado 1.8AP - Vela de Iridium (NGK) - motor a Gasolina"
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=EkL0GCx_3r4[/BBvideo]
5. Teste do copo na "marcha lenta" com vela Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=F0X0gWX6kmk&t=3s[/BBvideo]
Abraços,
Vejam os dois vídeo abaixo que eu fiz sobre: Vela de Iridium (NGK) no uso: partida a frio e marcha lenta:
1. Partida a frio a 8ºC - Gol Quadrado 1.8AP - Vela Iridium (NGK) - motor a gasolina
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=IFWcbpQFQhc[/BBvideo]
2. Partida a frio a 15ºC - Gol Quadrado 1.8AP - Vela de Iridium (NGK):
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=dv1W8uytXgw[/BBvideo]
3. Partida a frio a 11ºC após 3 dias sem ligar o carro - Gol Quadrado 1.8AP - Vela Iridium NGK:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=13aEDmJ57qI[/BBvideo]
4. Marcha lenta "super estável" - Gol Quadrado 1.8AP - Vela de Iridium (NGK) - motor a Gasolina"
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=EkL0GCx_3r4[/BBvideo]
5. Teste do copo na "marcha lenta" com vela Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=F0X0gWX6kmk&t=3s[/BBvideo]
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 18 Ago 2018, 14:32, em um total de 7 vezes.
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
caramba, deu tanta diferença? será que compensa colocar no GTI? vi gente usando bobina Mi no GTi ok, e gente falando que estraga o módulo de ignição, o que vc acha Rodox?
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Deu muita diferença sim... te falo que nunca mais quero usar outro tipo de vela... é como comparar óleo mineral com sintético... refresco de laranja Tang com suco de laranja espremida na hora... surreal.DanielGT escreveu:caramba, deu tanta diferença? será que compensa colocar no GTI? vi gente usando bobina Mi no GTi ok, e gente falando que estraga o módulo de ignição, o que vc acha Rodox?
Se eu fosse você comprava as de Iridium pro seu GTI...
E ainda se for colocar bobina MI, na minha opinião, salvo melhor juízo, se deve colocar módulo de ignição do MI também, pois a tensão é muito alta para o módulo da bobina de latinha e isso pode gerar falhas intermitentes.
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
vou ver se na próxima troca de velas coloco essas Iridium! e sobre a ignição, não sei se posso trocar só a ignição, pq o módulo conversar com a injeção, parece ser uma coisa só. LE Jetronic e o Módulo EZK que controla a ignição. ou li errado, e ele tem outro módulo de ignição separado?
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Eu não tenho certeza, mas me parece que o módulo de ignição é separado no seu carro do módulo de injeção eletrônica. Sinceramente, acho que as velas de Iridium já resolveram 90% do "problema", assim não é necessário colocar bobina MI no seu carro na minha opinião.DanielGT escreveu:vou ver se na próxima troca de velas coloco essas Iridium! e sobre a ignição, não sei se posso trocar só a ignição, pq o módulo conversar com a injeção, parece ser uma coisa só. LE Jetronic e o Módulo EZK que controla a ignição. ou li errado, e ele tem outro módulo de ignição separado?
Veja o anúncio de um módulo de ignição original do seu carro:
Modulo Ignicao Ezk Gol Gti 88/90 Original Vw Zero Sem Uso
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... em-uso-_JM
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
minha bobina não está lá aquelas coisas, ai pretendia já colocar a Mi Bosh. mas não sei se o EZK aguenta tocar ela.
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Eu creio que o seu módulo de ignição não vai aguentar... pois é como eu disse a voltagem... a bobina MI tem maior voltagem que a bobina de latinha do seu carro.DanielGT escreveu:minha bobina não está lá aquelas coisas, ai pretendia já colocar a Mi Bosh. mas não sei se o EZK aguenta tocar ela.
Seria como o equipamento ser 110V (não sendo bivolt) e você colocar na tomada 160V e então fatalmente queima ou falha por aquecimento ou diminui a vida útil.
Assim faça barba e cabelo, ou seja coloque bobina MI e módulo de ignição MI, pois assim seguramente você não terá problemas.
Mas sinceramente volto a dizer... no meu carro mesmo com bobina de latinha um pouco melhor que a Bosch (uso bobina de latinha Olimpic vermelha de voltagem um pouco maior) com as velas Iridium ficou fantástico.
Assim creio que não há necessidade de você usar bobina MI, se eu fosse você colocava velas de Iridium e se fosse trocar a bobina colocava a Olimpic vermelha de latinha. Creio que a Olimpic vermelha melhorou em torno de 25% (1/4) a ignibilidade em relação a bobina original de latinha que tinha no meu carro (Gol 1.8AP GL ano 1990).
E ainda creio que usando a vela Iridium NGK (BPR5EIX)em relação a vela original (BP5ES) no meu carro, a ignibilidade melhorou umas 3 vezes, então 1/4 da bobina para 3 vezes é uma grande diferença.
Melhor ignibilidade implica em:
- maior facilidade em dar a partida a frio;
- maior estabilidade da marcha lenta;
- maior economia de combustível.
"VELAS IRIDIUM
São as velas do tipo IX e possuem ponta de Iridium no eletrodo central, sendo a ultima geração de tecnologia em velas de ignição voltadas a motores de alta performance.
O Iridium é um metal nobre que possui alta resistência ao desgaste, possibilitando a redução do diâmetro do eletrodo e melhorando sua ignibilidade e durabilidade. Possui diâmetro de eletrodo central de 0,4mm a 0,6mm.
Outras vantagens do uso da vela de Iridium são:
– Maior economia de combustível;
– Maior estabilidade de marcha lenta;
– Redução na emissão de poluentes;
– Partidas mais fáceis;
– Menor possibilidade de falhas de ignição;
– É uma vela do tipo resistiva evitando interferência em sistemas eletrônicos".
Fonte:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/pro ... s-iridium/
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Agora eu vi, hein...
Já tivemos uma discussão sobre essas velas aqui no fórum há alguns anos atrás.
Lembra?
Já tivemos uma discussão sobre essas velas aqui no fórum há alguns anos atrás.
Lembra?
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Pessoal,
Fiz um vídeo no interior... a imagem ficou ótima e não escura como as outras:
Partida a frio super fácil com a vela de Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP - Gasolina:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=2NCpR2qnw9A[/BBvideo]
Fiz um vídeo no interior... a imagem ficou ótima e não escura como as outras:
Partida a frio super fácil com a vela de Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP - Gasolina:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=2NCpR2qnw9A[/BBvideo]
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
E fiz também o famoso teste do copo na marcha lenta...
5. Teste do copo na "marcha lenta" com vela Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Y8A1O1p-RJg[/BBvideo]
5. Teste do copo na "marcha lenta" com vela Iridium (NGK) - Gol Quadrado 1.8AP
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Y8A1O1p-RJg[/BBvideo]
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Então, Rodox... Gostaria de saber a principal diferença que você sente em relação à vela que você usava anteriormente, que é de muito boa qualidade.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
A impressão que eu tive foi que a vela Iridium tem melhor desempenho que a vela G Power, isso acredito que seja pelo fato de o seu eletrodo massa (lateral) ser chanfrado, salvo melhor juízo.bleidao escreveu:Então, Rodox... Gostaria de saber a principal diferença que você sente em relação à vela que você usava anteriormente, que é de muito boa qualidade.
Pois os eletrodos central dessas duas velas são praticamente das mesmas dimensões (0,4 mm Iridium e 0,6 mm G Power), logo não é a dimensão do eletrodo central que fez a diferença, mas sim o chanfro do eletrodo massa da Iridium.
Um mistério que fica é será que o eletrodo de Iridium tem melhor ignibilidade que o de platina da G Power, pois o metal é diferente, logo a sua condutividade elétrica muda...
Assim tive a impressão que a Vela de Iridium em relação a G Power teve melhor desempenho na partida a frio e na estabilidade da marcha lenta.
Porém digo que a vela G Power é muito melhor nesses quesitos citados acima que uma vela comum.
Assim quem roda pouco pode optar por uma G Power, porém quem roda muito uma Iridium cai feito luva, pois é de melhor desempenho que a G Power e dura mais...
Vou confirmar com a NGK qual é a vida útil da minha vela de Iridium, mas pelo que o povo diz é umas 4 vezes mais que uma vela comum ou G Power.
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Na Le-jetronic eu não arriscaria Bobina Mi não.DanielGT escreveu:vou ver se na próxima troca de velas coloco essas Iridium! e sobre a ignição, não sei se posso trocar só a ignição, pq o módulo conversar com a injeção, parece ser uma coisa só. LE Jetronic e o Módulo EZK que controla a ignição. ou li errado, e ele tem outro módulo de ignição separado?
Essa injeção é problemática para se adaptar com certas mudanças.
Na Mi, o módulo de ignição e injeção é o mesmo... a central comanda tudo.
Na Le-Jetronic, o módulo de ignição é separado, igual nos carros carburados. O módulo/central, controla só a parte de injeção.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- João Victor AP
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Então Rodox, não estou dizendo que você está errado, e tals... é só compartilhar minha experiência mesmoRodox escreveu: Eu creio que o seu módulo de ignição não vai aguentar... pois é como eu disse a voltagem... a bobina MI tem maior voltagem que a bobina de latinha do seu carro.
Seria como o equipamento ser 110V (não sendo bivolt) e você colocar na tomada 160V e então fatalmente queima ou falha por aquecimento ou diminui a vida útil.
Assim faça barba e cabelo, ou seja coloque bobina MI e módulo de ignição MI, pois assim seguramente você não terá problemas.
Então... alguns módulos comuns de 6 pinos queimam com a Bobina Mi, porque provavelmente o mesmo já estava bem usado (esquentando um pouco mais que o normal, módulo antigo, bem usado), e simplesmente a bobina Mi "resumiu o módulo".
Na verdade a injeção Mi não usa módulo de ignição, só a central de injeção mesmo. Não existe o módulo de ignição Mi.
O mais indicado para usar com Bobina Mi são os módulos mais modernos, os de 7 pinos são um bom exemplo
Mas, você pode sim usar a Bobina Mi juntamente com o módulo de 6 pinos.
O "macete" é o seguinte : Ao colocar a bobina Mi, você deverá deixar o carro em funcionamento por um bom tempo, ou dar uma volta no carro, e depois verificar se o módulo 6 pinos não está muito quente.
Esquentar um pouquinho, o módulo esquenta mesmo. O que não pode é esquentar muito.
Eu mesmo já citei isso nos tutoriais da Elétrica do Gol Quadrado que postei aqui no fórum.
Na oficina onde trabalho vai alguns carros lá com Bobina Mi, e rodando sem problemas.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
É uma boa conseguirmos todas as diferenças técnica. Uma vela de Iridium é extremamente cara. chega a custar 5 vezes mais do que as velas comuns.Rodox escreveu:A impressão que eu tive foi que a vela Iridium tem melhor desempenho que a vela G Power, isso acredito que seja pelo fato de o seu eletrodo massa (lateral) ser chanfrado, salvo melhor juízo.bleidao escreveu:Então, Rodox... Gostaria de saber a principal diferença que você sente em relação à vela que você usava anteriormente, que é de muito boa qualidade.
Pois os eletrodos central dessas duas velas são praticamente das mesmas dimensões (0,4 mm Iridium e 0,6 mm G Power), logo não é a dimensão do eletrodo central que fez a diferença, mas sim o chanfro do eletrodo massa da Iridium.
Um mistério que fica é será que o eletrodo de Iridium tem melhor ignibilidade que o de platina da G Power, pois o metal é diferente, logo a sua condutividade elétrica muda...
Assim tive a impressão que a Vela de Iridium em relação a G Power teve melhor desempenho na partida a frio e na estabilidade da marcha lenta.
Porém digo que a vela G Power é muito melhor nesses quesitos citados acima que uma vela comum.
Assim quem roda pouco pode optar por uma G Power, porém quem roda muito uma Iridium cai feito luva, pois é de melhor desempenho que a G Power e dura mais...
Vou confirmar com a NGK qual é a vida útil da minha vela de Iridium, mas pelo que o povo diz é umas 4 vezes mais que uma vela comum ou G Power.
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
É bom saber que o modulo MI é integrado injeção com ignição. Eu tinha visto módulo de ignição MI no mercado livre, então era um anúncio errado.João Victor AP escreveu:Então Rodox, não estou dizendo que você está errado, e tals... é só compartilhar minha experiência mesmoRodox escreveu: Eu creio que o seu módulo de ignição não vai aguentar... pois é como eu disse a voltagem... a bobina MI tem maior voltagem que a bobina de latinha do seu carro.
Seria como o equipamento ser 110V (não sendo bivolt) e você colocar na tomada 160V e então fatalmente queima ou falha por aquecimento ou diminui a vida útil.
Assim faça barba e cabelo, ou seja coloque bobina MI e módulo de ignição MI, pois assim seguramente você não terá problemas.
Então... alguns módulos comuns de 6 pinos queimam com a Bobina Mi, porque provavelmente o mesmo já estava bem usado (esquentando um pouco mais que o normal, módulo antigo, bem usado), e simplesmente a bobina Mi "resumiu o módulo".
Na verdade a injeção Mi não usa módulo de ignição, só a central de injeção mesmo. Não existe o módulo de ignição Mi.
O mais indicado para usar com Bobina Mi são os módulos mais modernos, os de 7 pinos são um bom exemplo
Mas, você pode sim usar a Bobina Mi juntamente com o módulo de 6 pinos.
O "macete" é o seguinte : Ao colocar a bobina Mi, você deverá deixar o carro em funcionamento por um bom tempo, ou dar uma volta no carro, e depois verificar se o módulo 6 pinos não está muito quente.
Esquentar um pouquinho, o módulo esquenta mesmo. O que não pode é esquentar muito.
Eu mesmo já citei isso nos tutoriais da Elétrica do Gol Quadrado que postei aqui no fórum.
Na oficina onde trabalho vai alguns carros lá com Bobina Mi, e rodando sem problemas.
Então se eu fosse o Daniel GT transformava o motor dele em 2.0 MI. Sai caro isso?
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
A melhor opção que vejo para o GTi.
Não é caro! Só conseguir coletor com TBI e sensores e, principalmente, o módulo com chicotes.
Não é difícil conseguir.
Não é caro! Só conseguir coletor com TBI e sensores e, principalmente, o módulo com chicotes.
Não é difícil conseguir.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Bleidão,bleidao escreveu: É uma boa conseguirmos todas as diferenças técnica. Uma vela de Iridium é extremamente cara. chega a custar 5 vezes mais do que as velas comuns.
Consultei a NGK sobre a vida útil da vela Iridium... veja abaixo a resposta da NGK que eu recebi por e-mail através de uma consulta via e-mail:
"Prezados, boa noite!
Comprei e instalei velas NGK de Iridium (BPR5EIX) no meu VW Gol 1.8AP ano 1990 - Gasolina.
O manual do meu carro só há a recomendação de substituição a cada 20.000 km das velas originais NGK BP5ES, pois naquela época o trânsito era brando.
Sei que a NGK considera para nos casos de uso severo que a vida útil da vela de ignição seja a metade do uso indicado no manual do proprietário, então no meu caso para a vela comum NGK BP5ES seriam 10.000 km para uso severo e 20.000 km para uso normal.
Diante do exposto, gostaria de saber qual seria a vida útil estimada para a vela de Iridium NGK BPR5EIX para uso normal e para uso severo no meu carro.
Grato,
Rodolfo"
Resposta da NGK:
"Bom dia,
Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo contato com a NGK do Brasil,
Em relação a sua dúvida a NGK do Brasil recomenda mesmo sendo vela de Iridium que siga o manual do veículo ou que 10.000 Km faça um inspeção ou anualmente para verificção do desgaste da vela de ignição,
Atenciosamente,
Departamento de Assistência Técnica
Divisão de Vendas NGK do Brasil Ltda".
Eu gostei tanto dessa vela Iridium NGK que nunca mais na minha vida quero usar vela comum! Como disse acima pra você melhorou muito a partida a frio, o motor fica mais estável durante o aquecimento exigindo menos aceleração (menos abertura do afogador) durante o aquecimento, e ainda a marcha lenta ficou super estável.
Assim mesmo que elas de Iridium NGK durem de 1 a 4 vezes mais que as velas comuns, o "custo vs benefício" na minha opinião compensa. Eu sou uma pessoa que gosto de ousar... pois gosto de testar o novo, com prudência é claro... Fui um dos pioneiros a usar o incrível Valvoline Max Life, fiz isso porque sabia da superioridade dos óleos semissintéticos com relação aos minerais, e ainda no caso desse óleo a sua superioridade devido ele ser API SN quando o restante minerais são API SL apenas. É o custo vs benefício... óleo mais caro mas por outro lado protege mais o motor contra o desgaste.
Na minha opinião as velas Iridium valeram cada centavo, não me arrependo em nenhum momento de ter comprado elas, pelo contrário... fui um dos pioneiros a testa-lá em motor AP aqui no fórum, e digo que na minha opinião só quem testa uma vela Iridium sabe o seu valor... o seu custo vs benefício compensa. Pois falar sem testar é como dizer que não gosta de suco de cupuaçu, mas nunca experimentou pra ver, ou seja, é preconceito. Deste modo, sugiro você experimentar uma vela Iridium em seu carro e depois você me fala o que achou.
Atenção
Por oportuno, a NGK no seu Catálogo 2018 (disponível no link abaixo) na página nº 126 informa:
"Nota: Não é recomendável a colocação de objetos entre os eletrodos da vela, esta ação pode danificar a ponta de Iridium".
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... 018-15.pdf
Grato,
Rodox
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Rodox... eu já vi muito AP, CHT e Fiasa usando velas de Iridium.
Só nunca parei para ver o parecer do dono. Gosto de pegar essas informações com você porque você é detalhista nas respostas.
Mas eu já estava decidido a usar essa vela por ter lido bastante a respeito.
Aqui no fórum mesmo, com motores preparados, uma galera usa velas de iridium.
Só nunca parei para ver o parecer do dono. Gosto de pegar essas informações com você porque você é detalhista nas respostas.
Mas eu já estava decidido a usar essa vela por ter lido bastante a respeito.
Aqui no fórum mesmo, com motores preparados, uma galera usa velas de iridium.
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Re: Vela de Iridium no uso: "partida a frio" e "marcha lenta
Só vai precisar de comprar a injeção Mi completa para AP 2.0 Gasolina (Coletor + Tbi + Sensores + Módulo + Chicote).Rodox escreveu:Então se eu fosse o Daniel GT transformava o motor dele em 2.0 MI. Sai caro isso?
O cabeçote da injeção Le-Jetronic, tem os bicos direto no cabeçote, enquanto a Mi tem os bicos no coletor... e a solução é simples... só abrir rosca no cabeçote do AP feito para a Le-jetronic, e colocar um bujão de Fiat Uno (Motor Fire e Fiasa) allen 12mm.
A injeção completa custa em torno de R$1.500 ~ R$2.000 no máximo.
Tem também a mão de obra do mecânico.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531