a pedido de um colega aqui do fórum, que vai instalar a minha no carro dele e quer colocar um Xenon na mesma, estou criando este DIY para uma instalação segura.
Gostaria de lembrar também, que não sou Expert no assunto, portanto, se alguém tiver algo a acrescentar, criticar ou auxiliar, eu agradeço, pois tudo o que eu faço não é apenas para ensinar, é mais para aprender e compartilhar experiencias.
A instalação não é bicho de sete cabeças, basta prestar bastante atenção no passo-a-passo.
Ah... vou ensinar a instalar o farol de milha comum (1ª Parte) e também a colocar Xenon nas milhas(2ª Parte).
1ª Parte: INSTALANDO OS FARÓIS DE MILHA NORMALMENTE
Material Necessário:
5m de fio 2,5mm (5 metros para garantir que não vai faltar fio e 2,5mm para garantir que vai suportar).
Relé auxiliar para farol de milha
Primeiramente, temos que identificar onde será colocado o relé. No meu caso, eu opto por fixá-lo próximo ao relé de farol.
Observando o relé, fica como na imagem abaixo:

No pino 86, é ligado na lataria do carro. Eu liguei no parafuso que fixei o relé.
No Pino 30, será ligado um fusível de 30 e ligado no (+) da bateria.
No pino 87, será ligado o fio que será ligado no (+) das lâmpadas da milha.
No pino 85, será ligado o fio que vem da chave que acionará a milha. No meu caso, utilizei uma chavinha daquelas tipo Tlec-Tlec.
Vamos à parte prática.
1º Passo - ligue um fio do (+) da bateria para a Chave que acionará a milha. No meu caso, eu puxei do (+) da lanterna, para que, quando eu desligasse a lanterna do carro, a milha desligasse junto e para que a milha não ligasse sem que a lanterna estivesse ligada, mas é opcional.
2º Passo - ligue um fio no outro pino da Chave que acionará a milha até o pino 85 do relé. O pino 85 é que aciona o relé para que o mesmo comece a enviar corrente para as lâmpadas.
3º Passo - ligue um fio do (+) da bateria no pino 30 do relé e, antes desse fio chegar no relé, instale um fusível de 30a para o caso de sobrecarregar o sistema.
4º Passo - ligue um fio do pino 87 até os positivos das lâmpadas da milha. Os fios (-) do soquete das lampadas poderão ser ligados na lataria do carro.
Com base nas informações acima dá para se instalar o farol de milha. Caso precise de mais alguma informação dessa Primeira Parte, só falar.
Estou aqui para ajudar.
2ª Parte: Instalando o Kit Xenon na Milha
Essa segunda parte é a mais interessante e mais fácil. Eu aprendi com base em tutorial que li no fórum Kadetteiros, quando instalei no carro do meu amigo o kit Xenon. Está funcionando há mais de um ano e ainda não deu problemas, pois a instalação da milha foi conforme o tópico acima.
Material Necessário:
- Kit Xenon
- Abraçadeiras de Nylon (aquelas do tipo enforca gato)
- alicate de corte
Mãos à massa:
Escolha um local para fixar o reator do Kit Xenon. Eu opto por colocar próximo ao relé auxiliar da milha, pois fica mais fácil de fazer e economiza nos fios.
1º Passo - troque as lampadas da milha pelas lampadas do Kit Xenon
2º Passo - Cortes os fios corte os fios do plug da lampada original e deixe solto por enquanto.
3º Passo - Ligue o fio (+) que vem do relé na entrada (+) do reator do kit Xenon.
4º passo - ligue um fio na entrada (-) do reator na lataria do carro. Eu prendo no mesmo parafuso que fixei o reator.
5º passo - ligue o fio (-) do plug da lampada que antes seria colocado na lataria, na saída (-) do reator.
6º passo - ligue o fio (+) do plug da lampada na saída (+) do reator.
5º passo - vá prendendo os fios que ficaram soltos com as abraçadeiras de nylon.
6º e ultimo passo - ver se realmente funcionou. O cara do forum kadetteiros pediu que prepare um extintor, avise aos vizinhos, retire as crianças de perto e ligue os faróis para ver se realmente funciona.
Espero ter ajudado e, caso alguém queira entender melhor sobre Xenon, segue uma apostila da Philips:
http://www.luz.philips.com/archives/Tre ... n_2008.pdf
Qualquer duvida, só gritar!!!!