Limpar o sistema de arrefecimento com vinagre
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
Limpar o sistema de arrefecimento com vinagre
Depois de ver vários vídeos sobre pessoas que tiraram ferrugem utilizando vinagre me passou pela cabeça se não daria para usar essa mesma técnica para limpar o sistema de arrefecimento do carro.
Minha preocupação inicial era de que o vinagre abaixasse a temperatura de ebulição da água mas depois de uma rápida pesquisa descobri que o vinagre tem o ponto de ebulição mais alto que o da água e o ponto de solidificação mais baixo.
Fiz o meu motor tem pouco tempo e de lá pra cá eu não coloquei aditivo na água pois estava esperando para ver se apareceria algum vazamento e como todas as outras peças do arrefecimento ficaram sem uso por 4, 5 meses eu vi que elas acumularam ferrugem e não quis colocar um aditivo caro para ter que drenar o sistema depois.
Visto isso comprei 3 garrafas de vinagre de álcool (cerca de 2 reais cada uma), drenei todo o líquido velho (que estava bem sujo) pelo tubo inferior que liga o radiador a bomba de água, abri a torneira e fiquei passando água pelo sistema até ela sair limpa. Fechei o sistema e coloquei +- 500ml de vinagre e completei o resto com água. Funcionei o carro até ele ligar a ventoinha e deixei descansando por 1 dia. Na hora eu não vi nenhuma diferença na coloração da água mas hoje ao abrir o capô a primeira coisa que vi foi um vazamento que não havia antes, na mangueira do radiador ao cabeçote e a água empoçada no motor era marrom. Ao abrir a tampa do reservatório a água igualmente marrom. Liguei o carro, deixei ele esquentar a ponto de firmar a lenta e fiz o mesmo procedimento de ontem só que com o carro ligado, drenei toda a água do radiador e deixei circulando água até ela sair limpa. Fechei o sistema e completei do mesmo jeito, 500ml de vinagre e o resto com água.
Agora estou com planos de deixar 3 dias essa mistura no sistema para drená-la e fazer a mesma avaliação, coloração da água e vazamentos até que eu ache que a água está saindo limpa o suficiente.
Alguém já tentou essa técnica do vinagre? Já ouvi falar de soda caustica e querosene, se eu meter soda caustica no sistema AP e deixar agindo eu acho que ele vai explodir o radiador porque a soda reage com o alumínio e libera gás, esse gás vai dar uma pressão do kct no sistema além de comer todas as partes de alumínio. E Querosene vai reagir com as borrachas podendo dar uma merda grande no futuro.
Minha preocupação inicial era de que o vinagre abaixasse a temperatura de ebulição da água mas depois de uma rápida pesquisa descobri que o vinagre tem o ponto de ebulição mais alto que o da água e o ponto de solidificação mais baixo.
Fiz o meu motor tem pouco tempo e de lá pra cá eu não coloquei aditivo na água pois estava esperando para ver se apareceria algum vazamento e como todas as outras peças do arrefecimento ficaram sem uso por 4, 5 meses eu vi que elas acumularam ferrugem e não quis colocar um aditivo caro para ter que drenar o sistema depois.
Visto isso comprei 3 garrafas de vinagre de álcool (cerca de 2 reais cada uma), drenei todo o líquido velho (que estava bem sujo) pelo tubo inferior que liga o radiador a bomba de água, abri a torneira e fiquei passando água pelo sistema até ela sair limpa. Fechei o sistema e coloquei +- 500ml de vinagre e completei o resto com água. Funcionei o carro até ele ligar a ventoinha e deixei descansando por 1 dia. Na hora eu não vi nenhuma diferença na coloração da água mas hoje ao abrir o capô a primeira coisa que vi foi um vazamento que não havia antes, na mangueira do radiador ao cabeçote e a água empoçada no motor era marrom. Ao abrir a tampa do reservatório a água igualmente marrom. Liguei o carro, deixei ele esquentar a ponto de firmar a lenta e fiz o mesmo procedimento de ontem só que com o carro ligado, drenei toda a água do radiador e deixei circulando água até ela sair limpa. Fechei o sistema e completei do mesmo jeito, 500ml de vinagre e o resto com água.
Agora estou com planos de deixar 3 dias essa mistura no sistema para drená-la e fazer a mesma avaliação, coloração da água e vazamentos até que eu ache que a água está saindo limpa o suficiente.
Alguém já tentou essa técnica do vinagre? Já ouvi falar de soda caustica e querosene, se eu meter soda caustica no sistema AP e deixar agindo eu acho que ele vai explodir o radiador porque a soda reage com o alumínio e libera gás, esse gás vai dar uma pressão do kct no sistema além de comer todas as partes de alumínio. E Querosene vai reagir com as borrachas podendo dar uma merda grande no futuro.
Re: Limpar o sistema de arrefecimento com vinagre
Scarrilho,
Eu desconheço esta técnica... você usava aditivo antes de fazer a retífica? Pois carro que não usava aditivo é perigoso usar aditivo, porque pode causar vazamentos, pois a ferrugem pode estar cobrindo buracos.
Eu desconheço esta técnica... você usava aditivo antes de fazer a retífica? Pois carro que não usava aditivo é perigoso usar aditivo, porque pode causar vazamentos, pois a ferrugem pode estar cobrindo buracos.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
scarrilho, mesmo usando o vinagre assim ele vai reagir, deixa sem tampa o reservatorio, eu ja vi muito video de gente fazendo e testem com parafusos, eu coloco mais um pouco de agua oxigenada, (peroxido de hidrogenio) ele reage mas rapido mais igual ele gera gases eu me imagino pela espuma.
Eu nunca colocarai soda no carro, prefiero a idea de deixar o carro parado e com uma bomba dagua eletrica de fonte mandar agua destilada para dentro e fazer sair se tem sujera solta vai sair de vez o resto vai ficar ai mesmo e muito dificil deixar o bloco limpo com o motor montado
Eu nunca colocarai soda no carro, prefiero a idea de deixar o carro parado e com uma bomba dagua eletrica de fonte mandar agua destilada para dentro e fazer sair se tem sujera solta vai sair de vez o resto vai ficar ai mesmo e muito dificil deixar o bloco limpo com o motor montado
Estudar e investir, em voce mesmo
Alguém aqui já usou o "RAD CLEAN" ou "RAD FLUSH" da Bardahl para limpar o sistema?
"RAD CLEAN"
INDICAÇÃO
É um produto para limpeza do sistema de arrefecimento. Remove as incrustações (depósitos de impurezas) dos dutos de circulação do sistema, que causam resistência à passagem do fluido, aumento de temperatura e conseqüentes danos ao motor. Mantém em suspensão os resíduos insolúveis, o que permite sua fácil remoção durante a drenagem.
BENEFÍCIOS
Restaura a eficiência térmica do sistema de arrefecimento e não prejudica alumínio, aço, cobre, latão, ferro, soldas eborrachas.
MODO DE USAR
Drenar a água suja do sistema. Recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 01 frasco de BARDAHL RADCLEAN para radiador com volume de até 10 L. Ligar o motor em marcha lenta até que a ventoinha ligue, para eliminar bolhas de ar, e completar com água. Após 7 dias de uso, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa. Utilize sempre a solução composta de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens e nos manuais dos veículos. Para radiadores com volume acima de 10 litros, utilizar na proporção de 2%. Em motores estacionários, trocadores e máquinas agrícolas utilizar o produto por 50 horas. Utilize sempre a solução composta de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa
"RAD FLUSH"
Limpeza rápida do radiador.
COR
BRANCO
INDICAÇÃO
É um produto para limpeza rápida do sistema de arrefecimento. Remove de forma rápida as incrustações (depósitos de impurezas) dos dutos de circulação do sistema, que causam resistência à passagem do fluido, aumento de temperatura e conseqüentes danos ao motor.
BENEFÍCIOS
Restaura a eficiência térmica do sistema de arrefecimento e não prejudica alumínio, aço, cobre, latão, ferro, soldas e borrachas.
MODO DE USAR
Drenar a água suja do sistema, recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 01 frasco de BARDAHL RADFLUSH. Para radiadores com volume acima de 10 L, utilizar na proporção de 10%. Certifique-se quanto ao correto funcionamento do sistema. Caso necessário, completar o nível do fluido com água. Deixar o motor funcionar durante 15 minutos, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa. Encher o reservatório com a solução de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens e nos manuais dos veículos.
"RAD CLEAN"
INDICAÇÃO
É um produto para limpeza do sistema de arrefecimento. Remove as incrustações (depósitos de impurezas) dos dutos de circulação do sistema, que causam resistência à passagem do fluido, aumento de temperatura e conseqüentes danos ao motor. Mantém em suspensão os resíduos insolúveis, o que permite sua fácil remoção durante a drenagem.
BENEFÍCIOS
Restaura a eficiência térmica do sistema de arrefecimento e não prejudica alumínio, aço, cobre, latão, ferro, soldas eborrachas.
MODO DE USAR
Drenar a água suja do sistema. Recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 01 frasco de BARDAHL RADCLEAN para radiador com volume de até 10 L. Ligar o motor em marcha lenta até que a ventoinha ligue, para eliminar bolhas de ar, e completar com água. Após 7 dias de uso, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa. Utilize sempre a solução composta de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens e nos manuais dos veículos. Para radiadores com volume acima de 10 litros, utilizar na proporção de 2%. Em motores estacionários, trocadores e máquinas agrícolas utilizar o produto por 50 horas. Utilize sempre a solução composta de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa
"RAD FLUSH"
Limpeza rápida do radiador.
COR
BRANCO
INDICAÇÃO
É um produto para limpeza rápida do sistema de arrefecimento. Remove de forma rápida as incrustações (depósitos de impurezas) dos dutos de circulação do sistema, que causam resistência à passagem do fluido, aumento de temperatura e conseqüentes danos ao motor.
BENEFÍCIOS
Restaura a eficiência térmica do sistema de arrefecimento e não prejudica alumínio, aço, cobre, latão, ferro, soldas e borrachas.
MODO DE USAR
Drenar a água suja do sistema, recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 01 frasco de BARDAHL RADFLUSH. Para radiadores com volume acima de 10 L, utilizar na proporção de 10%. Certifique-se quanto ao correto funcionamento do sistema. Caso necessário, completar o nível do fluido com água. Deixar o motor funcionar durante 15 minutos, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa. Encher o reservatório com a solução de BARDAHL RAD COOL PLUS ou BARDAHL RAD COOL LONG LIFE e água limpa, seguindo as instruções contidas em suas embalagens e nos manuais dos veículos.
Rodox
Usava sim, os selos do motor estavam intactos e mesmo assim foram trocados na retífica, na parte do motor ta tudo zerado. Ele ficou só com água sei lá, uns 2 meses que tem que eu montei o motor. E sobre o seu outro post eu já usei um treco de limpar industrializado mas na época o meu carro já estava com aditivo então não vi a sujeira sair como agora.Rodox escreveu:Scarrilho,
Hoje quando eu fui abrir a tampa do reservatório não senti nenhuma pressão além do normal mas vou fazer isso de deixar ele destampado sim, eu não sabia dessa da água oxigenada reagir mais rápido e soda caustica no motor eu acho coisa de maluco, olha como ficou o coletor do carro depois que o cara deixou 24h na soda:meison escreveu:scarrilho, mesmo usando o vinagre assim ele vai reagir, deixa sem tampa o reservatorio, eu ja vi muito video de gente fazendo e testem com parafusos, eu coloco mais um pouco de agua oxigenada, (peroxido de hidrogenio) ele reage mas rapido mais igual ele gera gases eu me imagino pela espuma.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=qyvW79nHu-A[/BBvideo]
Corroeu tanto que o bicho ficou meio branco e não tirou nada da ferrugem interna.
E sobre essa ideia da bomba ela é ótima o problema é ter material pra fazer isso.
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Eu acho uma boa isso!
Sempre limpei com querosene e sempre funcionou.
Quanto a não utilizar aditivos porque vai provocar vazamentos, é relativo.
Porque só vai provocar vazamentos se alguma parte estiver completamente oxidada já, ao ponto de hora ou outra te deixar na mão. Como um selo rompido ou algo do tipo.
Eu sempre limpei radiador com querosene e sempre usei aditivo!
Vale sim a pena!
Abraço.
Porque só vai provocar vazamentos se alguma parte estiver completamente oxidada já, ao ponto de hora ou outra te deixar na mão. Como um selo rompido ou algo do tipo.
Vale sim a pena!
Abraço.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Agora... esses Radclean, Rodox... eu acho muito agressivos. Não utilizaria. Ele acaba degradando as borrachas e as juntas.
Gol Plus 1986 Cinza:
bleidao escreveu:Agora... esses Radclean, Rodox... eu acho muito agressivos. Não utilizaria. Ele acaba degradando as borrachas e as juntas.
Bom saber que é perigoso então!
Rodox
Só para constar, não deixei até sábado. Tirei na sexta com 2 dias e o reservatório já tinha juntado um monte de água amarela de novo. Fiquei com medo de que se deixasse por muito tempo o vinagre poderia corroer a alma da junta do cabeçote ou trazer algum problema na minha válvula termostática. Acho que esse tipo de limpeza vale a pena sim, colocar entre 600ml-1l de vinagre no reservatório mas deixar por somente 24h para não agredir o metal. Acabou que graças a isso descobri um vazamento na tampinha do cabeçote (embaixo da cebolinha de óleo) pois olhei a caixa de marcha e ela estava suja de ferrugem da mistura, coisa que eu não conseguiria identificar se fosse água pura. E meus planos eram de colocar o aditivo após a limpeza porém de nada adiantou, descobri uma trinca no meu coletor e não vou colocar o aditivo agora pois vou ter que baixar a água quando for trocá-lo.
Acho que até daria pra você já por aditivo, pois quando for soldar o coletor é só deixar em uma bacia o aditivo de radiador
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Não compensa colocar aditivo agora porque ao retirar do radiador, vai poluir. Sem contar que ele vai jogar dinheiro fora porque está com vazamento.
Mantenha andando com querosene então. Coloca um litro e o resto de água.
Mantenha andando com querosene então. Coloca um litro e o resto de água.
Gol Plus 1986 Cinza:
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Isso... se usar aditivo e aparecer vazamentos, é porque os selos já estavam muito finos, peças muito corroídas pela ferrugem, etc.bleidao escreveu:Eu acho uma boa isso!
Vale sim a pena!
Abraço.
Carro que não usa radiador tem que receber uma limpeza, assim as peças que já apresentarem problemas são trocadas, e o sistema de arrefecimento fica limpo para receber o aditivo.
Vinagre, querosene, e limpa radiadores são muito bons para limpar o sistema de arrefecimento.
Essa da Coca em radiador é antiga, muito antiga ! Mas não funciona não KKKK
Os mecânicos "mais velhos" contam lá na oficina essas histórias pra gente que é mais novo, que muita gente conhece mas não funciona, como essa da Coca Cola para limpar em radiador, aplicar muitas demãos de tinta na junta do cabeçote velha para reaproveitar... umas doideiras assim.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Sempre tem algumas histórias.
Mas não recomendo esses Radclean da vida.
Apenas o fluído de arrefecimento mesmo. Seja ele concentrado ou diluído. Eu particularmente prefiro já diluído porque não preciso ficar medindo dosagem de água desmineralizada.
Mas não recomendo esses Radclean da vida.
Apenas o fluído de arrefecimento mesmo. Seja ele concentrado ou diluído. Eu particularmente prefiro já diluído porque não preciso ficar medindo dosagem de água desmineralizada.
Gol Plus 1986 Cinza: