Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

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Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Vejam a reportagem da Revista Quatro Rodas - Edição de Maio de 1997 - página 92 a 96 (já aviso no meio da reportagem tem propaganda de pneu... e que não está na ordem do site... 92 é a página real da revista e não a virtual do site... a página correspondente virtual é a p. 111), sobre gasolina premium (alta octanagem vs gasolina comum), disponível gratuitamente no link abaixo.

Na referida reportagem vocês vão ver que a gasolina de alta octanagem não serve para nossos Gols Quadrados, pois dá o mesmo desempenho e consumo de combustível que a gasolina comum.

Porém a gasolina aditivada é mais econômica e pode dar maior desempenho que a gasolina comum, porque a gasolina aditivada limpa e mantem limpo o motor com seus aditivos detergentes e dispersantes. Então se o motor estiver cabonizado a gasolina aditivada vai limpá-lo e assim vai melhorar o consumo e desempenho do motor.

O que muda da gasolina aditivada para a premium é que esta última tem maior octanagem, já a gasolina aditivada tem a mesma octanagem da gasolina comum. A gasolina premium tem 30 ppm de enxofre contra 50 ppm da gasolina comum e da gasolina aditivada.

Eu uso gasolina aditivada desde 2010 no meu Gol GL 1.8AP 90, com ela o carburador demora mais para sujar e o pistão e velas ficam limpos. Eu uso a Shell V Power Nitro.

Então use gasolina aditivada ao invés de gasolina premium (alta octanagem), pois assim seu motor terá sempre um bom desempenho e consumo por estar sempre limpo.

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Editado pela última vez por Rodox em 16 Mar 2017, 16:15, em um total de 5 vezes.
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PH_
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por PH_ »

Rodox escreveu:Pessoal,

Vejam a reportagem da Revista Quatro Rodas - Edição de Maio de 1997 - página 92 (já aviso que não está na ordem do site... 92 é a página real da revista e não a virtual do site), sobre gasolina premium (alta octanagem vs gasolina comum), disponível gratuitamente no link abaixo.

Lá vocês vão ver que a gasolina de alta octanagem não serve para nossos Gols Quadrados, pois dá o mesmo desempenho e consumo de combustível que a gasolina comum.

Porém a gasolina aditivada é mais econômica que a gasolina comum porque mantem o motor limpo com seus aditivos detergentes e dispersantes, e ainda ela tem a mesma octanagem da gasolina comum. O que muda da gasolina aditivada para a premium é que esta última tem maior octanagem.

Eu uso gasolina aditivada desde 2010, com ela o carburador demora mais para sujar e o pistão e velas ficam limpos. Eu uso a Shell V Power Nitro.

Então use gasolina aditivada ao invés de gasolina premium (alta octanagem), pois assim seu motor terá sempre um bom desempenho e consumo por estar sempre limpo.

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Pelo que li, a gasolina deu um pouco de diferença em carros 2.0 (no golf e no mondeo) acho q em um gol 1.8 ou 2.0 pode dar uma pequena variação, eu uso mais pela limpeza e lubrificação melhores no motor, e ja senti diferença quando comecei a abastecer com a V-power+, mas ainda não é tanta certeza certo? é uma revista de 97, não sabemos como esta sendo fabricada a gasolina comum e a premium de hj em dia
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

PH_ escreveu: Pelo que li, a gasolina deu um pouco de diferença em carros 2.0 (no golf e no mondeo) acho q em um gol 1.8 ou 2.0 pode dar uma pequena variação, eu uso mais pela limpeza e lubrificação melhores no motor, e ja senti diferença quando comecei a abastecer com a V-power+, mas ainda não é tanta certeza certo? é uma revista de 97, não sabemos como esta sendo fabricada a gasolina comum e a premium de hj em dia
Acho que você não leu a parte da matéria que fica na página 96... depois da propaganda no meio da matéria, lá a revista conclui o resultado do teste dos motores da Quatro Rodas (Palio 1.0 e Alfa Romeu 2.0 16V).

Esse teste do Golf GTI foi feito pela Petrobras, que é contestado pela revista Quatro Rodas...

Para Gol Quadrado gasolina de alta octanagem não adianta em nada, ou seja, é dinheiro no ralo.... a taxa de gasolina para eles é baixa... 8,5.

Segundo a reportagem em 1997 a gasolina tinha 86 octanas e hoje tem 87... na mesma; a Premium em 1997 tinha 91 octanas e hoje tem 91 também (já a Podium tem 95 octanas).

Assim se 91 octanas não fez diferença em um Gol Quadrado, então 95 da Podium não deve fazer diferença.

Fonte:

http://gasolina.hotsitespetrobras.com.b ... ferenciais
Rodox

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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por PH_ »

Rodox escreveu:
PH_ escreveu: Pelo que li, a gasolina deu um pouco de diferença em carros 2.0 (no golf e no mondeo) acho q em um gol 1.8 ou 2.0 pode dar uma pequena variação, eu uso mais pela limpeza e lubrificação melhores no motor, e ja senti diferença quando comecei a abastecer com a V-power+, mas ainda não é tanta certeza certo? é uma revista de 97, não sabemos como esta sendo fabricada a gasolina comum e a premium de hj em dia
Acho que você não leu a parte da matéria que fica na página 96... depois da propaganda no meio da matéria, lá a revista conclui o resultado do teste dos motores da Quatro Rodas (Palio 1.0 e Alfa Romeu 2.0 16V).

Esse teste do Golf GTI foi feito pela Petrobras, que é contestado pela revista Quatro Rodas...

Para Gol Quadrado gasolina de alta octanagem não adianta em nada, ou seja, é dinheiro no ralo.... a taxa de gasolina para eles é baixa... 8,5.

Segundo a reportagem em 1997 a gasolina tinha 86 octanas e hoje tem 87... na mesma; a Premium em 1997 tinha 91 octanas e hoje tem 91 também (já a Podium tem 95 octanas).

Assim se 91 octanas não fez diferença em um Gol Quadrado, então 95 da Podium não deve fazer diferença.

Fonte:

http://gasolina.hotsitespetrobras.com.b ... ferenciais
ah sim vdd, não li a pagina 96, li só até o teste do golf, pior que a podium custa mais de 4 reais, pra nada
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

PH_ escreveu:
Rodox escreveu:
PH_ escreveu: ah sim vdd, não li a pagina 96, li só até o teste do golf, pior que a podium custa mais de 4 reais, pra nada
Com relação a carros nacionais, em tese carro flex pode perceber a diferença entre gasolina comum e de alta octanagem devido ao fato da taxa de compressão ser alta... em tese...

Mas Gol Quadrado 95% deles ou mais são carburados, o meu por exemplo a taxa é de 8,5:1, e só o GTI era injetado, mas a taxa era apenas 10:1, pois segundo a referida reportagem a Petrobras informa que a taxa tem que ser superior a 10:1 para se notar diferença de desempenho.
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por bleidao »

Só corrigindo o link do acervo digital: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por bleidao »

Voltando agora ao assunto, era certo que a gasolina de alta octanagem (Podium) não seria uma boa para os motores que tinhamos aqui no Brasil.

Ela funciona sim... mas para veículos importados com motores de alto desempenho (Porshe, Ferrari, Maserati, e por aí vai).

Vale lembrar que o teste compara a gasolina comum com a Premium (alta octanagem) e não com a Aditivada.
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por SCarrilho »

Ressuscitando o tópico, os quadrados saíram de fábrica com a regulagem do carburador, do avanço e a compressão para a gasolina comum, talvez para que se note algum benefício da gasolina de alta octanagem seria necessário o ajuste dos mesmos pois pelo que bem lembro octanagem é a capacidade da gasolina aceitar compressões mais altas sem que ela cause pré detonação.
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Re: Gasolina de Alta Octanagem não serve para Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:Ressuscitando o tópico, os quadrados saíram de fábrica com a regulagem do carburador, do avanço e a compressão para a gasolina comum, talvez para que se note algum benefício da gasolina de alta octanagem seria necessário o ajuste dos mesmos pois pelo que bem lembro octanagem é a capacidade da gasolina aceitar compressões mais altas sem que ela cause pré detonação.
Em carro carburado teria:
- ajustar o ponto de ignição para a gasolina Podium - pois ela é mais resistente a batida de pino (pré ignição);
- aumentar a taxa de compressão;

A maioria dos motores 1.8 AP carburados a taxa é de 8,5:1, muito baixa... poderia em tese chegar no mínimo nos 10:1 (Gol GTI AP 2.0 ano 1988 a taxa é 10:1), e o máximo seria um pouco antes de bater pino com a gasolina Podium e dar um desconto para margem de segurança tipo uns 15% ou mais de margem de segurança. Mas o grande incoveniente é que se o carro ficasse preparado assim a pessoa teria que usar sempre Gasolina Podium para não bater pino, e essa gasolina Podium não se acha em qualquer cidade não.

Assim para carburado é muito complexo... mas carro injetado e que tenha tecnologia para reconhecer a batida de pino é outra história:

"Nos tempos do carburador e do distribuidor, o avanço de ignição tinha uma enorme margem de segurança, pois o sistema era incapaz de se autocorrigir: não havia fatores de correção nem sensor de detonação. Com o advento da injeção eletrônica e sua integração à ignição, pôde-se criar uma tabela que tem em um eixo a rotação e no outro a carga do motor (em geral, pressão no coletor de admissão). O resultado é um gráfico tridimensional (veja exemplo na figura)".

Imagem

"Criam-se então duas tabelas, uma delas com o avanço de ignição MBT (maiores torque e eficiência possíveis) e outra com o avanço BDL (avanço máximo do ponto antes de ocorrer detonação). Essas tabelas, usadas até hoje e conhecidas como mapas de ignição, são específicas para cada motor e cada combustível que ele pode usar. Nos flexíveis usam-se até seis mapas: dois para gasolina (MBT e BDL), dois para mistura com 50% de cada combustível e dois para álcool. Caso haja uma mistura diferente entre os dois combustíveis, o sistema faz uma interpolação entre os mapas. Com isso, pode-se atribuir o melhor avanço do ponto de ignição em diversas condições de uso do motor, tornando-o mais econômico, potente e elástico".

Fonte:

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... mo-evitar/
Rodox

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