Tenho um gol cl 93, motor AP 1.8, ele esquentou no sabado porque a ventoinha não disparou, e até ficou sem água mas não andei com ele assim, esperei socorro, liguei a ventoinha direto, coloquei água no radiador e voltei pra casa, cerca de 100 km..
No caminho ele deu umas tossidas e apagou, umas 3 vezes nos primeiros 5 km, mas depois andou normal
Queria saber se isso tem a ver com a junta, o óleo ainda ta no nível que estava (até baixou um poco) e eu acho que esta na cor normal
Queria saber se tenho que me preocupar, o que de pior pode acontecer se estiver mesmo queimada, e quanto sai mais ou menos pra por uma nova, contando a mão de obra (valor aproximado)
Valeu pra quem puder me ajudar
Junta do cabeçote, como saber se está queimada
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada
Olá,
Se a água do reservatório de expansão não estiver abaixando tudo indica que a junta de cabeçote não queimou. Assim acompanhe o nível da água, se ela abaixar pode ser que a junta queimou mesmo.
Preste atenção se o nível da água abaixou porque está ocorrendo vazamento de água, pois se sim a ventuinha do seu carro não ligou porque tinha acabado a água do radiador, e sem água a ventuinha não funciona mesmo. Seu carro usa aditivo de radiador? Caso negativo eu vejo muitos casos da tubulação de ferro de água que sai da bomba d'água e entra no coletor de admissão furar devido a corrosão (ver imagem abaixo), verifique isso.
Segue abaixo os sinais de junta de cabeçote queimada:
- excesso de saída de vapor d'água pelo escapamento;
- nível da água do reservatório de expansão abaixa;
- o óleo do motor fica com uma cor de café com leite, indicando que houve mistura de óleo com água no cárter;
- motor falha devido a excesso de água na câmara de combustão molhando as velas.
- quando se retira uma vela e dá a partida no motor sai água pelo cilindro (buraco que enrosca a vela de ignição).
Se mesmo assim você estiver em dúvida, existe uma excelente ferramenta de diagnóstico que indica se a junta de cabeçote queimou e outras coisas mais... é o teste de vazão de cilindro. Esse teste está bem descrito no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o
Boa sorte!
Se a água do reservatório de expansão não estiver abaixando tudo indica que a junta de cabeçote não queimou. Assim acompanhe o nível da água, se ela abaixar pode ser que a junta queimou mesmo.
Preste atenção se o nível da água abaixou porque está ocorrendo vazamento de água, pois se sim a ventuinha do seu carro não ligou porque tinha acabado a água do radiador, e sem água a ventuinha não funciona mesmo. Seu carro usa aditivo de radiador? Caso negativo eu vejo muitos casos da tubulação de ferro de água que sai da bomba d'água e entra no coletor de admissão furar devido a corrosão (ver imagem abaixo), verifique isso.
Segue abaixo os sinais de junta de cabeçote queimada:
- excesso de saída de vapor d'água pelo escapamento;
- nível da água do reservatório de expansão abaixa;
- o óleo do motor fica com uma cor de café com leite, indicando que houve mistura de óleo com água no cárter;
- motor falha devido a excesso de água na câmara de combustão molhando as velas.
- quando se retira uma vela e dá a partida no motor sai água pelo cilindro (buraco que enrosca a vela de ignição).
Se mesmo assim você estiver em dúvida, existe uma excelente ferramenta de diagnóstico que indica se a junta de cabeçote queimou e outras coisas mais... é o teste de vazão de cilindro. Esse teste está bem descrito no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o
Boa sorte!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada
Valeu aí, vo fica de olho, essa tubulação de ferro eu ja tive que trocar uma vez, logo depois que comprei o gol, aí troquei a água e coloquei aditivo e não tinha mais incomodado até agora
Por enquanto ta normal o óleo, mas vo fica de olho
Por enquanto ta normal o óleo, mas vo fica de olho
Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada
Disponha!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada
Rapaz... para saber se é a junta, você tem que ver se está misturando óleo na água ou água no óleo. A temperatura também passa a subir ao ponto de o motor ferver.
Analise se não está tendo vazamento no sistema de arrefecimento e a coloração do óleo e água.
A Junta em si é bem barato da marca SABÓ. O caro é a mão de obra. Tomara que não esteja com a junta queimada.
Analise se não está tendo vazamento no sistema de arrefecimento e a coloração do óleo e água.
A Junta em si é bem barato da marca SABÓ. O caro é a mão de obra. Tomara que não esteja com a junta queimada.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada
Quando a junta queima :
*Fica passando água para o óleo.
*Perca de compressão do motor, a compressão acaba escapando.
*Motor queimando a água, sai uma fumaça branca do escapamento, e o nível de água do reservatório abaixa.
*Fica passando água para o óleo.
*Perca de compressão do motor, a compressão acaba escapando.
*Motor queimando a água, sai uma fumaça branca do escapamento, e o nível de água do reservatório abaixa.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531