(DUVIDA)

Area para os Focados em Originalidades e agora a partir de 2010 a famosa PLACA PRETA.

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oliveira10
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Mensagem por oliveira10 »

Tenho uma duvida: sobre placa preta, queria colocar no meu gol 1986 1.6 todo original, quanto custaria e como fazer ? obrigado.
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João Victor AP
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por João Victor AP »

E aí Oluveira, Blz !?

Conforme as Resoluções do CONTRAN para você colocar a placa preta no seu Gol 86 é necessário que :
* O carro tenha sido fabricado há mais de trinta anos;
* Tenha suas características originais de fabricação conservadas.
* Fazer parte de uma coleção.
* E é necessário apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo DENATRAN.

E você deve ter um laudo de uma entidade cadastrada nos Detrans de cada estado para dar entrada na documentação. Esse laudo geralmente é emitido por clubes de carros antigos. É importante salientar que a conservação das características originais não necessariamente precisa ser de 100%. Alguns clubes aceitam até 70% de originalidade.

Depois disso você vai providenciar junto ao órgão de trânsito a mudança da “categoria”.
Para isso ele deverá apresentar ao Detran os seguintes documentos (Identidade, CPF, Comprovante de Residência, documento do veículo, Certificado de Originalidade), levar o veículo e recolher as taxas devidas.
E lembrando que os documentos necessários podem variar de Estado para Estado, por isso, consulte os documentos do seu Estado.
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RicardoMG
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por RicardoMG »

Então, em relação à originalidade, o que é isso ?
70% a 80% de originalidade ...

Pintura tem que ser a original ? Que veio no carro ?
Se trocar o para-brisa por um novo ? Perde a originalidade nesse item ?
Se trocar os faróis por um outro similar (não sei se vende a mesma marca da época) perde a originalidade dos faróis ?
Se trocar o volante desgastado por outro similar ...
Se reformar os bancos ...
Se ...
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mellão
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por mellão »

RicardoMG escreveu:Então, em relação à originalidade, o que é isso ?
70% a 80% de originalidade ...

Pintura tem que ser a original ? Que veio no carro ?
Se trocar o para-brisa por um novo ? Perde a originalidade nesse item ?
Se trocar os faróis por um outro similar (não sei se vende a mesma marca da época) perde a originalidade dos faróis ?
Se trocar o volante desgastado por outro similar ...
Se reformar os bancos ...
Se ...
Quanto à pintura, não precisa ser a que veio no carro, mas o carro tem que estar pintado com cores da linha. Não pode ter massa no carro também.
O interior pode ser reformado seguindo o padrão original e quanto às peças paralelas, não sei...
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João Victor AP
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por João Victor AP »

RicardoMG escreveu:Então, em relação à originalidade, o que é isso ?
70% a 80% de originalidade ...

Pintura tem que ser a original ? Que veio no carro ?
Se trocar o para-brisa por um novo ? Perde a originalidade nesse item ?
Se trocar os faróis por um outro similar (não sei se vende a mesma marca da época) perde a originalidade dos faróis ?
Se trocar o volante desgastado por outro similar ...
Se reformar os bancos ...
Se ...
Originalidade : Padrão e características de quando o carro era novo (0 km).

Pintura para manter a originalidade deve ser a pintura original, ou carro repintado com a cor original dele.
Se trocar o para-brisa por um que não é original VW, estará retirando a originalidade.
Faróis, devem ser os originais, ou substituídos por novos da mesma marca existente nos VW Quadrados originais, no caso ARTEB ou CIBIÉ.
Volante, deve ser o original do carro, ou um igual ao original, e que também seja da VW.
Se reformar os bancos, deve-se usar o tecido o mais semelhante ao original, para manter a originalidade.
Editado pela última vez por João Victor AP em 24 Dez 2017, 19:21, em um total de 1 vez.
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João Victor AP
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por João Victor AP »

mellão escreveu:Quanto à pintura, não precisa ser a que veio no carro, mas o carro tem que estar pintado com cores da linha. Não pode ter massa no carro também.
O interior pode ser reformado seguindo o padrão original e quanto às peças paralelas, não sei...
Salve Mellão ! Vou te explicar melhor essa polêmica das massas.

Entre as massas, antigamente existia um preconceito, a qualidade não era tão boa, e os funileiros não usavam ela corretamente (pelo menos no Brasil), e daí vem o papo de que a massa é ruim.

Uso de massa não tira a originalidade não, ela não prejudica em nada. Em 90% das restaurações a massa é usada.

Hoje em dia, em latarias é a melhor opção, as melhores são as de poliéster.
Tem massas de poliéster caríssimas, que você pode aplicar, dobrar a chapa ao meio que a massa não "estoura".

Lembrando que a lataria caso tenha um grande defeito, o correto é tentar recuperar o máximo possível, depois a massa vem no processo de pintura para corrigir imperfeições que não é possível retirá-las de outra forma. Assim a massa se torna uma camada bem fina, não prejudicando em nada.
A massa não é pra preencher, tipo quando tiver um amassado o cara vai lá e passa massa no buraco presente na lataria para tampar, isso já é serviço porco, a massa não foi feita para essa finalidade de preencher.
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mellão
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por mellão »

João Victor AP escreveu:
mellão escreveu:Quanto à pintura, não precisa ser a que veio no carro, mas o carro tem que estar pintado com cores da linha. Não pode ter massa no carro também.
O interior pode ser reformado seguindo o padrão original e quanto às peças paralelas, não sei...
Salve Mellão ! Vou te explicar melhor essa polêmica das massas.

Entre as massas, antigamente existia um preconceito, a qualidade não era tão boa, e os funileiros não usavam ela corretamente (pelo menos no Brasil), e daí vem o papo de que a massa é ruim.

Uso de massa não tira a originalidade não, ela não prejudica em nada. Em 90% das restaurações a massa é usada.

Hoje em dia, em latarias é a melhor opção, as melhores são as de poliéster.
Tem massas de poliéster caríssimas, que você pode aplicar, dobrar a chapa ao meio que a massa não "estoura".

Lembrando que a lataria caso tenha um grande defeito, o correto é tentar recuperar o máximo possível, depois a massa vem no processo de pintura para corrigir imperfeições que não é possível retirá-las de outra forma. Assim a massa se torna uma camada bem fina, não prejudicando em nada.
A massa não é pra preencher, tipo quando tiver um amassado o cara vai lá e passa massa no buraco presente na lataria para tampar, isso já é serviço porco, a massa não foi feita para essa finalidade de preencher.
Realmente, a minha ideia era sobre esse tipo de serviço porco que você citou... Mas bom saber, ainda não tenho muito contato com o meio
E quanto às peças paralelas, vc tem conhecimento?
.
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RicardoMG
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por RicardoMG »

João Victor AP escreveu:
mellão escreveu:Quanto à pintura, não precisa ser a que veio no carro, mas o carro tem que estar pintado com cores da linha. Não pode ter massa no carro também.
O interior pode ser reformado seguindo o padrão original e quanto às peças paralelas, não sei...
Salve Mellão ! Vou te explicar melhor essa polêmica das massas.

Entre as massas, antigamente existia um preconceito, a qualidade não era tão boa, e os funileiros não usavam ela corretamente (pelo menos no Brasil), e daí vem o papo de que a massa é ruim.

Uso de massa não tira a originalidade não, ela não prejudica em nada. Em 90% das restaurações a massa é usada.

Hoje em dia, em latarias é a melhor opção, as melhores são as de poliéster.
Tem massas de poliéster caríssimas, que você pode aplicar, dobrar a chapa ao meio que a massa não "estoura".

Lembrando que a lataria caso tenha um grande defeito, o correto é tentar recuperar o máximo possível, depois a massa vem no processo de pintura para corrigir imperfeições que não é possível retirá-las de outra forma. Assim a massa se torna uma camada bem fina, não prejudicando em nada.
A massa não é pra preencher, tipo quando tiver um amassado o cara vai lá e passa massa no buraco presente na lataria para tampar, isso já é serviço porco, a massa não foi feita para essa finalidade de preencher.
No caso da lataria ter um grande defeito, não seria melhor a substituição da peça ?
Quando o defeito é muito grande, não é fácil conseguir recuperar a lata. Vão ficar muitas imperfeições (ondulações) e também não será fácil deixar bem lisinho e "esticado" usando massa ...
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João Victor AP
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Re: (DUVIDA)

Mensagem por João Victor AP »

RicardoMG escreveu:No caso da lataria ter um grande defeito, não seria melhor a substituição da peça ?
Quando o defeito é muito grande, não é fácil conseguir recuperar a lata. Vão ficar muitas imperfeições (ondulações) e também não será fácil deixar bem lisinho e "esticado" usando massa ...
Com grandes defeitos já é outro caso.
Me refiro ao uso da massa em restaurações e reformas, ela é usada na maioria das restaurações, e tentei explicar que ela é uma das melhores opções hoje em dia.

Mas, quando se pega um carro para restaurar, muitas as vezes em muitos dos locais há amassados, é melhor tentar recuperar desamassando com as ferramentas, e depois quando for pintar tentar deixar o mais liso possível com a massa.

Se tiver um para-lama original amassado é melhor tentar recuperar do que comprar um paralelo.

Agora, uma peça destruída que levou uma pancada forte é outra coisa, aí sim é bom substituir. Mas se for comprar uma peça original usada, muitas das vezes uma massinha ali ou aqui, vira e mexe ela vai levar.

E tem profissional porco, que pega a massa para tentar preencher latarias com grandes amassados, fazendo dela uma "massinha de modelar".
A massa foi feita para corrigir pequenas imperfeições na lataria, que as ferramentas não conseguem remover. E não para modelar e preencher.
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